771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

CDS-PP

Noticiário

8h. Rodrigues dos Santos rejeita cerco a Chega

Ex-líder centrista quebrou silêncio de 2 anos com avisos. Santos Silva pede à AD que seja responsável e critica "passa culpas" do PCP e BE. E, apelo ao protesto marca último dia de eleições russas.
Legislativas 2024

Rodrigues dos Santos quebra "voto de silêncio"

O antecessor de Melo defende que o Chega não deve ser ignorado, mas antes chamado à responsabilidade. Atira a quem no seu tempo não queria alianças e agora pode "sentar-se no Conselho de Ministros".
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Direto ao Assunto

“Não sei se Nuno Melo combateu o Chega”

Ribeiro e Castro, ex-presidente do CDS, critica estratégia de campanha dos centristas e atira ao líder: “Era importante ter falado com Francisco Rodrigues dos Santos”. E o “bom sinal” dos Açores.
Noticiário

14h. Programa de Governo dos Açores aprovado

PSD, CDS e PPM votaram a favor. PS e BE votaram contra. Bolieiro promete estar aberto a negociações, mas alerta que existem linhas vermelhas. Ainda, Moedas pede responsabilidade à oposição.
Legislativas 2024

Montenegro deve abdicar de Orçamento Retificativo 

Contra planos iniciais, governo da AD deve mesmo abdicar de retificativo. No PSD, acredita-se que há folga para acautelar despesa. Equipa de Montenegro acredita que sobrevive pelo menos dois anos.
A História do Dia

Afinal, ainda é possível um Governo de esquerda?

Os partidos da esquerda estão a conversar. Juntos têm (até ver) mais deputados do que AD e IL. Onde vão dar estas negociações? Mariana Lima Cunha, jornalista, é a nossa convidada.
A História do Dia

O ADN tirou deputados à AD?

É possível que a subida meteórica do ADN face a 2022 possa ser explicada com o erro de milhares de eleitores? Ricardo Ferreira Reis, do centro de sondagens da Católica, é nosso convidado
Legislativas 2024

Melo deixa Parlamento Europeu no início de abril

Ainda não se sabe quem irá substituir Nuno Melo até ao fim do mandato mas, na lista de candidatos do CDS-PP ao Parlamento Europeu, o nome seguinte é o do antigo ministro Pedro Mota Soares.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Legislativas 2024

Governo de combate, pensado para mini-ciclo

Montenegro teve noite agridoce: venceu e vai governar, algo que não acontecia desde 2011. Mas resultado curto e ascensão do Chega indiciam aparente bloqueio. Próxima etapa: combater e dramatizar.
Reportagem Observador

"Exijo sentido de responsabilidade aos partidos"

No discurso de vitória, Luís Montenegro destaca a vitória da AD e a queda do PS. A Marcelo, Montenegro mostra-se disponivel para formar governo e espera "que PS e Chega não formem coligação negativa".
Emissão Especial

Montenegro: “É minha expectativa formar governo”

Luís Montenegro destaca que a vitória da Aliança Democrática é “incontornável”. O líder do PSD sublinha que ““a AD ganhou as eleições e o PS perdeu”. 
Emissão Especial

Nuno Melo: "A AD venceu as eleições"

​Nuno Melo mostra-se convicto na vitória da AD. O presidente do CDS-PP, deixa vários elogios a Luís Montenegro e manifesta-se satisfeito com o regresso do CDS à assembleia.
Reportagem Observador

Cavaco Silva. "Voltei porque confio em Montenegro"

Aníbal Cavaco Silva recorda que não participava numa campanha eleitoral "há 21 anos" e explica que se junta à lista de apoiantes da AD porque confia na capacidade de Montenegro para governar.
Emissão Especial

Luís Montenegro: “Estou francamente otimista”

A caminho de um prato de bacalhau, em casa, o líder do PSD conversou com o jornalista Miguel Santos Carrapatoso a 6 de março. Montenegro não esconde a confiança de que vai ter um bom resultado. 
Reportagem Observador

Sem chuva, AD consegue “onda de mudança” no Porto

Na tradicional arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto, Montenegro foi levantado em obros antes de discursar para pedir "mudança". O líder da AD diz que "confia" no juízo dos portugueses.
Noticiário

14h. BCE mantém taxas de juro

Taxa dos depósitos, a mais importante para a política monetária, mantém-se nos 4%, valor mais alto de sempre. Ainda neste jornal, AD cancela arruada em Lisboa devido ao mau tempo.
Direto à Campanha

Chuva vai estragar a festa de PS e AD no Porto?

Pedro Nuno e Montenegro querem um banho de multidão no Porto, mas a chuva pode estragar os planos aos candidatos. Jerónimo de Sousa discursou e garantiu que é errado apontar para uma "morte" da CDU.
Fact Check

“Não” venceu no referendo ao aborto de 1998?

Paulo Núncio, número 4 da lista da AD a Lisboa, defende novo referendo ao aborto para “ganhar como ganhámos em 1998”. Dirigente centrista diz a verdade? Ou exagerou na dimensão dos números?
Reportagem Observador

Marques Mendes. “Montenegro é de confiar”

Em Barcelos, Luís Marques Mendes centrou-se nos indecisos. O antigo lider do PSD garante que Montenegro "é de confiança" e a quem quer protestar, diz que escolher AD é "voto eficaz".
Reportagem Observador

Rui Rio na campanha sem conselhos para Montenegro

O antigo lÍder do PSD aparece ao lado de Montenegro em Viana do Castelo para dizer que não tem "conselhos para dar" e que veio porque "tem de ser". Na reta final, Rio pede um "voto na mudança".
Direto à Campanha

A força da rua e o comício com percalços

Pedro Nuno na rua a mostrar "a viragem face às sondagens" e Montenegro em êxtase com mais duas figuras de destaque: Rui Rio e Marques Mendes. De Espanha, chega um "reforço de peso" para Ventura.
Reportagem Observador

Portas contra "ZigZag" do PS e "PingPong" do Chega

Num jantar comício nas Caldas da Rainha, Paulo Portas centrou o discurso nos problemas da governação socialista e no zingzaguaer de Pedro Nuno Santos. Sobre o Chega, fala num partido "Ping Pong".
Legislativas 2024

"Não deixem que se instale o vírus do ódio"

Antigo vice-primeiro-ministro referiu-se sempre ao Chega como o "tal partido extremista" e pediu aos potenciais eleitores de Ventura que reconsiderassem. AD reforça apelo ao voto útil à direita.
Política

XIX Congresso de CDS/Madeira de 13 a 14 de abril

O momento servirá para eleger os novos órgãos do partido, que terão a responsabilidade de "conduzir os destinos do CDS-PP/Madeira".
Noticiário

12h. Portas junta-se à campanha da AD

O antigo líder do CDS-PP vai marcar presença no jantar de campanha nas Caldas da Rainha. Ainda neste jornal, Luís Montenegro diz que não participa no "recreio" de André Ventura.
Direto à Campanha

PS e AD à caça dos indecisos

Pedro Nuno, de capacete e colete, a mostrar a obra e Montenegro, de arruada em arruada, a mostrar que é do povo. IL dá tudo por tudo para contrariar o voto útil na AD que acusa de "pressão ilegítima".
CDS-PP

CDS/Açores destaca consistência do governo

Líder do CDS promete "um Governo Regional de continuidade", dizendo que "foram realizados alguns ajustamentos, mas de continuidade e de consistência daquilo que foi a governação anterior".
Noticiário

14h. Portugal lança satélite para o espaço

O satélite português vai ser enviado a partir do Estados Unidos, e tem como objetivo estudar os oceanos. Ainda neste jornal, Rui Rocha volta a desafiar Luís Montenegro sobre a descida do IRS.
Noticiário

13h. AD acredita em "vitória inequívoca"

O líder social-democrata refere que está em marcha uma mudança política em Portugal. Ainda neste jornal, o secretário geral do PCP defende a construção de um novo hospital público em Santo Tirso.
Noticiário

12h. PS desvaloriza bloco maioritário de direita

Pedro Nuno Santos está hoje em campanha pelo Porto. E ainda, Mariana Mortágua chama "aprendiz de Bolsonaro" a André Ventura.
Direto à Campanha

A "arrogância" da AD e a "fuga de cérebros"

A norte, Pedro Nuno defende o legado da ferrovia e Montenegro intensifica a campanha e direciona o discurso para os jovens. Raimundo, com um dia cheio, mostra-se confiante com apoio de Jerónimo.
A História do Dia

Como querem os partidos convencer os indecisos?

Que estratégias vão adoptar os partidos para a derradeira semana de campanha? E que peso têm as sondagens para definir o rumo? Uma conversa com o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes. 
Legislativas 2024

IL e AD numa relação. Mas Montenegro fez ghosting

Rocha e Montenegro nunca esconderam que pode vir aí um casamento por conveniência, mas na campanha mostram estados anímicos diferentes: IL quer assinar papéis, AD vai fazendo de conta que não conhece.
Reportagem Observador

Santana ensaia o "regresso" de quem nunca partiu

A caravana da AD parou na Figueira da Foz para um café com Santana Lopes. O autarca assume que o “regresso” ao PSD pode estar para breve e de frente para o mar, Montenegro e Santana apontam para Costa
Reportagem Observador

AD tenta caçar jovens da IL e travar "fugas"

Em Famalicão a AD ensaia uma "Ted Talk" para os jovens. Alexandre Poço faz a primeira investida aos jovens indecisos entre AD e IL. Montenegro mostra que conta com a juventude e quer travar s "fuga".
Reportagem Observador

Rui Moreira e Menezes. Vozes do norte apoiam AD

Em dois comícios seguidos, na Trofa e em Braga, Montenegro mostra força com a ajuda do “independente” Rui Moreira e do ex-lider do PSD, Luís Filipe Menezes. Na mira estiveram o PS e Pedro Nuno Santos.
Legislativas 2024

A corrida louca de Montenegro em dia de Costa

Arrancou embalado por Cavaco, mergulhou num mercado, teve apoio de Moreira e Menezes, teve três comícios e fez três discursos. Pelo meio, ainda cantou Rui Veloso e Tony Carreira num autocarro de jotas
Legislativas 2024

AD quer poupanças à americana (e à britânica)

Portugal tem das mais baixas taxas de poupança. AD quer criar novos planos inspirados nos 401k dos EUA e as ISA do Reino Unido. Como funcionam? O Observador disseca uma medida por dia até 10 de março.
Reportagem Observador

Durão Barroso: “Voto de protesto não chega”

Num comício em Santa Maria da Feira, Durão Barroso juntou-se à campanha da AD para elogiar Montenegro, defender o legado de Passos e para atacar o PS de Costa, Pedro Nuno Santos e José Sócrates. 
Noticiário

1h. Durão Barroso entra na campanha da AD

Antigo primeiro-ministro faz apelo ao voto útil e sublinha que PSD e CDS-PP não têm de pedir desculpas, mas sim ter orgulho pelo período de governação durante os anos da Troika.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos