CDS-PP

CDS-PP

Forbes: as polémicas de "Chicão", o líder da JP

Fez uma ironia com a cor da pele de António Costa, defende a criminalização do aborto e o ensino da abstinência sexual. Francisco Rodrigues dos Santos, um dos jovens mais brilhantes para a Forbes.
Nuno Melo

Nuno Melo: Governo é "um fantoche"

544
O vice-presidente do CDS afirmou que é "uma mentira absoluta" que tenha aprovado as listas transnacionais no Parlamento Europeu. Nuno Melo acusa o Governo de ser "um fantoche".
CDS-PP

CDS diz-se "sempre disponível" para dialogar

Assunção Cristas garantiu que o CDS está "sempre disponível" para dialogar, mas vê um Governo com pouca vontade " para acolher ideias que não venham da sua área política".
Política

PSD, CDS, PCP contra projeto de cobrança de dívida

PSD, CDS-PP e PCP manifestaram-se contra o projeto do PS sobre cobrança extrajudicial de créditos vencidos por entenderem que legaliza a procuradoria ilícita.
Ribeiro e Castro

O apagamento da história e o futuro do CDS

177
Agora que o PSD escolheu Rui Rio, defensor da eutanásia, o CDS só poderá afirmar-se e ganhar espaço se deixar o pragmatismo envergonhado que o separa da afirmação plena da razão para o qual foi criado
CDS-PP

Congresso do CDS-PP vai realizar-se em Lamego

446
A Comissão Organizadora do XXVII Congresso do CDS-PP decidiu, por unanimidade, que a reunião magna dos centristas, marcada para 10 e 11 de março, se realizará no pavilhão multiusos de Lamego.
Escolas

CDS acusa Governo: "estalinização da comunicação"

135
Cecília Meireles, deputada do CDS-PP, acusou o Governo de "estalinização da comunicação" quanto aos rankings das escolas. O ministro da Educação desvalorizou o "ruído".
CDS-PP

CDS repõe foto de Ribeiro e Castro. "Um remendo!"

454
A direção do CDS decidiu incluir a imagem de Ribeiro e Castro na fotogaleria do site alusiva à história dos congressos. Decisão surge depois de o partido ter sido acusado de "revisionismo histórico".
CDS-PP

CDS acusado de prática estalinista e revisionismo

654
A direção do CDS está a ser acusada de ter apagado Ribeiro e Castro da fotografia. Em causa, uma fotogaleria dos vários congressos em que o antigo líder é esquecido. Secretário-geral rebate críticas.
CDS-PP

Ao centro e à direita

221
Não é a primeira vez que o CDS é o único partido não socialista em Portugal e que fica com todo o espaço à direita. A história diz-nos que isso, por si só, não é assim tão vantajoso como pode parecer.
PSD

Ovar. Carrinha é de associação que recebe subsídio

422
O presidente da concelhia do CDS de Ovar diz que a carrinha utilizada pelos 'caciques' do PSD para transportar militantes é de uma associação que recebe subsídios da câmara, que é social-democrata.
Financiamento dos Partidos

Cristas desafia PSD a rever posição

197
Assunção Cristas desafiou o PSD a rever a sua posição em relação ao limite do financiamento privado nos partidos, sublinhando que o CDS "sempre teve a mesma posição e foi firme do princípio ao fim".
PGR

Cristas desafia Costa a assumir não recondução

165
A presidente do CDS-PP defendeu uma renovação do mandato da procuradora-geral da República, desafiando o Governo a assumir politicamente a intenção de não reconduzir Joana Marques Vidal.
Parlamento

Montepio: "Tenho pena que a ideia não seja minha" - como aconteceu

121
António Costa concorda com a ministra da Justiça no mandato único da PGR, mas desautoriza timming de Francisca van Dunen. E defende a entrada da Santa Casa no Montepio.
CDS-PP

Palavras, actos e omissões

Quase dois anos depois da eleição de Assunção Cristas como líder do CDS-PP, o Congresso deste partido já marcado para os próximos dias 10 e 11 de Março de 2018, não pode ser uma oportunidade perdida.
Alojamento Local

Novas regras em debate no Parlamento

245
Cinco propostas relativas ao alojamento local vão esta sexta-feira a discussão no Parlamento. A definição de quotas por parte das câmaras é uma das alterações que está em cima da mesa.
CDS-PP

CDS. Apoios a fogos de outubro iguais aos de junho

Em visita a Oliveira do Hospital, Assunção Cristas defendeu que os apoios concedidos aos incêndios de junho devem ser repetidos quanto aos incêndios de outubro. A região Centro foi a mais afetada.
CDS-PP

Assunção pede "discussão alargada" da lei

158
Assunção Cristas mostra "muito agrado" com o veto de Marcelo às alterações à lei e reforça a intenção de avançar com proposta de revogação, caso "a esmagadora maioria" do Parlamento repita o voto.
Financiamento dos Partidos

CDS. Veto era "esperado, inevitável e exigível"

277
Líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, diz que veto de Marcelo à alteração à lei do financiamento era "esperado, inevitável e exigível". Bloco de Esquerda e PCP não se pronunciam para já.
Financiamento dos Partidos

Partidos. Uns falidos, outros com milhões

1.162
PS e CDS estão tecnicamente falidos. PCP tem receitas de milhões de euros. BE é o que tem um passivo menor. PSD tem vindo a perder dinheiro. Assim vão as contas dos partidos.
Financiamento dos Partidos

Subvenção. Partidos com aumento após dez anos

525
Valor das subvenções pagas aos partidos com assento parlamentar estava congelado desde 2008. Aumento dos indexantes de apoios sociais permitirá pagar mais 1,5 milhões de euros em 2018.
Financiamento dos Partidos

O negócio escondido dos partidos em 7 passos

2.054
Em 16 minutos, os deputados arrumaram o debate sobre o financiamento partidário, cheios de autoelogios, e sem referirem os dois pontos polémicos. Veja o que disseram - e os 7 passos do negócio secreto
Financiamento dos Partidos

Assunção Cristas pede veto de Marcelo

3.125
Assunção Cristas pede a Marcelo Rebelo de Sousa para que vete as alterações "escandalosas" à lei de financiamento partidário. Se tal não vier a acontecer, CDS admite auto-regular-se.
CDS-PP

CDS. Costa corrigiu discurso sobre incêndios

CDS-PP registou "uma correção" do discurso de António Costa sobre os incêndios. Lamentou a ausência de compromissos sobre a estabilidade da legislação laboral e a políticas de atração de investimento.
Orçamento do Estado

CDS partilha das preocupações de Marcelo

Assunção Cristas afirmou que partilha das preocupações que o Presidente da República deixou ao promulgar o Orçamento do Estado para 2018.
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5.672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
CDS-PP

CDS contesta fim do limite máximo de angariação

O CDS afastou-se do acordo global para o fim do limite máximo para angariação de fundos por parte dos partidos. Todas as outras bancadas parlamentares estão a favor.
Assunção Cristas

Rio ou Santana? Cristas não tem preferência

166
Cristas quer que o CDS concorra sozinho às legislativas, embora admita coligação pós-eleitoral com o PSD, qualquer que seja o líder. E manifesta-se contra a participação da Santa Casa no Montepio.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
Câmara Municipal Lisboa

A teimosia de Medina devia ser taxada

684
O anúncio pela Câmara da criação de um balcão municipal para receber pedidos de devolução acarreta mais burocracia e prejudica quem já foi lesado. Se cobrar foi fácil, devolver também tem de ser.
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
CDS-PP

Nuno Melo é presidente da distrital de Braga

249
O eurodeputado Nuno Melo foi eleito presidente da distrital de Braga do CDS-PP, estrutura que diz ser "importantíssima" para o partido e à qual regressa para disputar as "grandes batalhas".
Defesa

Defesa. CDS exige que Governo preste contas

CDS-PP propôs que o Governo preste regularmente contas ao parlamento sobre a participação portuguesa na cooperação europeia de Defesa.
IPSS

Silêncio de António Costa é "inqualificável"

O vice-presidente do CDS-PP lamentou que Portugal tenha "um primeiro-ministro insensível e absolutamente impreparado" e considerou "inqualificável" o silêncio de Costa em relação à Raríssimas.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. PSD quer duplicação da Taxa Turística

130
Os vereadores sociais-democratas em Lisboa querem a revogação da Taxa de Proteção Civil e a duplicação da Taxa Turística. O CDS-PP também apresentou uma proposta com vista à extinção da primeira.
CDS-PP

Corrente interna do CDS admite desafiar liderança

986
Tem "algumas centenas" de apoiantes dentro do CDS e admite desafiar Cristas já em 2018. Pedro Borges de Lemos, do CDS XXI, acusa a líder de ser contraditória e defende apoio a Governo do PS.
Mário Centeno

Da direita à esquerda "não há bela sem senão"

121
O PS e o Governo festejaram, os partidos à esquerda desvalorizaram a força de Centeno e a oposição aplaudiu. PSD e CDS acreditam agora mais que o Governo é cumpridor.
Açores

Açores. Orçamento aprovado com oposição contra

O parlamento açoriano aprovou o Orçamento para 2018. A oposição - PSD, CDS-PP, BE e PPM, votaram contra o documento.
Política

Cristas quer papel reforçado da Polícia Municipal

239
A vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa defendeu a necessidade de haver um reforço do papel da Polícia Municipal na cidade.
CDS-PP

Especial/ “Sou capaz de ser primeira-ministra”

8.895
O CDS começa a acreditar que pode ser mais do que o PSD. Em entrevista ao Observador, Cristas assume ambição de ser primeira-ministra e diz ter os melhores protagonistas para um Governo.
CDS-PP

"Governo revela sinais de arrogância democrática"

1.031
Para Cristas, o Governo socialista está "refém da estratégia umbiguista do primeiro-ministro", que continua incapaz de assumir responsabilidades, de pedir desculpa e de pautar pela "transparência".
CDS-PP

Portas foi a Peniche desafiar os moderados

335
Entre Maputo e México, um salto a Peniche. Portas chegou a dizer que não ia à Escola de Quadros do CDS, mas foi. Deixou um aviso aos partidos sobre redes sociais e disse aos moderados para atacarem.
António Costa

Costa: mudança do Infarmed já estava decidida

455
Primeiro-ministro garante, em entrevista à Antena 1, que mudança do Infarmed já estava decidida. E adianta que vítimas dos fogos serão compensadas assim que houver posição sobre os critérios.
Pedro Nuno Santos

Governo: PSD e CDS têm propostas exorbitantes

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares diz não acreditar em "coligações negativas". Pedro Nuno Santos acusa PSD e CDS de "irresponsabilidade" ao apresentar propostas de "valor exorbitante".
CDS-PP

CDS: país está melhor "apesar do Governo"

201
O porta-voz do CDS-PP considera que o país está melhor "apesar do Governo", que falhou em áreas essenciais. João Almeida defende que a maioria de esquerda falhou na autoridade do próprio Estado.
Infarmed

Cristas: Infarmed no Porto é "decisão errática"

Assunção Cristas defendeu que a ida do Infarmed para o Porto é "uma decisão isolada e um pouco errática", que pode nem ter "o efeito desejado" de uma estratégia de descentralização pensada.
Assunção Cristas

Compromisso com docentes. Cristas critica Governo

250
A líder do CDS-PP criticou a postura do Governo das negociações com os professores. Segundo Assunção Cristas, o executivo "tem a obrigação de não dizer a toda a gente que pode dar tudo".
Saúde Pública

Votar o futuro da Saúde da nação

282
Resta-nos a nós, cidadãos, esperar que quando esta medida de Saúde Pública [taxa do sal] for votada, os deputados não se esqueçam de acautelar a vontade da sociedade.
Fogo de Pedrógão Grande

Incêndios. CDS quer informação não divulgada

143
O CDS vai pedir que seja entregue ao parlamento o capítulo do relatório sobre as falhas de socorro nos incêndios de Pedrógão Grande, mesmo que seja necessário apagar nomes de mortos e vítimas.
Assunção Cristas

Cristas acusa Governo de "ser errático"

283
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que o Governo tem "sido errático" e que anda ao "sabor das imposições e da contestação" que se faz notar, com no caso dos professores.
Orçamento do Estado

Prisões. PSD/CDS querem mais verba para refeições

926
O PSD e o CDS propuseram um aumento do total das verbas para a alimentação dos reclusos até 17,4 milhões de euros, contra os 6,6 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2018.
Lisboa

CDS acusa câmara de Lisboa de desperdiçar água

Vereadores do CDS acusam Fernando Medina de ter "limitada ambição e visão para resolver o problema da seca" e denunciam "incompetência do município" na gestão do consumo de água.
Incêndios

Incêndios. Apelo por novo relatório foi "acolhido"

PSD e CDS-PP congratularam-se com o "acolhimento" por parte dos outros partidos para a realização de um novo relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de 15 de outubro.
Câmara Municipal Lisboa

E se taxa de proteção civil for inconstitucional?

155
Uma eventual declaração de inconstitucionalidade da taxa municipal de proteção civil de Lisboa poderia resultar no grave inconveniente de termos dois grupos de contribuintes afetados de modo desigual.
Câmara Municipal Lisboa

CDS propõe fim da taxa de proteção civil em Lisboa

504
O CDS apresentou uma proposta para extinguir a taxa de proteção civil em Lisboa por ser "inconstitucional e injusta". Esta também era uma das principais promessas eleitorais do PSD.
Incêndios

Incêndios. CDS-PP quer alargar apoios a feridos

O CDS-PP vai apresentar no parlamento um projeto para incluir os feridos e incapacitados nos apoios às vítimas dos incêndios do Verão, no sentido do que defendeu o Presidente da República.
Orçamento do Estado

CDS quer eliminar imposto da batata frita

1.536
Entre as propostas de alteração ao Orçamento que o CDS está alinhar está a eliminação do novo imposto sobre o sal e também da taxa criada há um ano para refrigerantes.
Assunção Cristas

Cristas critica PCP e BE por se "evaporarem"

809
A presidente do CDS-PP diz que quando há más notícias "o PCP e Bloco de Esquerda se evaporam" e que "de repente querem vir fazer oposição".
Assunção Cristas

Pobre e velho? Cristas fala no país que resiste

679
Líder do CDS-PP declarou-se "chocada" com declarações do ministro da Saúde, de que "o país está pobre, velho e muitas vezes abandonado e entregue a si próprio". E responde: "Há um país que resiste".
Legionela

Cristas critica recolha de corpo no velório

611
A presidente do CDS-PP criticou a "descoordenação muito grave" entre "diferentes departamentos" do Estado, que levou a que o corpo de uma vítima de Legionella tenha sido recolhido durante o velório.
Incêndios

Incêndios. CDS quer indemnizações para os feridos

CDS quer que indemnizações do Estado às vítimas dos incêndios de junho e de outubro se estendam também aos feridos, e não apenas aos familiares das vítimas mortais. E desafia Governo a clarificar.
CDS-PP

E se fosse consigo?

7.539
Alguém que, como eu, não é de esquerda, está proibido de recorrer à ironia, afirmar-se pela igualdade, combater o racismo, proteger as minorias, repudiar a violência, ser moderado ou amar a liberdade.
Política

CDS-PP. Congresso nos dias 10 e 11 de março

O 27º Congresso do CDS-PP foi marcado para 10 e 11 de março de 2018, numa reunião do Conselho Nacional centrista na segunda-feira à noite, ficando por decidir o local.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site