CDS-PP

Saúde Pública

Votar o futuro da Saúde da nação

139
Resta-nos a nós, cidadãos, esperar que quando esta medida de Saúde Pública [taxa do sal] for votada, os deputados não se esqueçam de acautelar a vontade da sociedade.
Fogo de Pedrógão Grande

Incêndios. CDS quer informação não divulgada

101
O CDS vai pedir que seja entregue ao parlamento o capítulo do relatório sobre as falhas de socorro nos incêndios de Pedrógão Grande, mesmo que seja necessário apagar nomes de mortos e vítimas.
Assunção Cristas

Cristas acusa Governo de "ser errático"

264
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que o Governo tem "sido errático" e que anda ao "sabor das imposições e da contestação" que se faz notar, com no caso dos professores.
Orçamento do Estado

Prisões. PSD/CDS querem mais verba para refeições

721
O PSD e o CDS propuseram um aumento do total das verbas para a alimentação dos reclusos até 17,4 milhões de euros, contra os 6,6 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2018.
Lisboa

CDS acusa câmara de Lisboa de desperdiçar água

Vereadores do CDS acusam Fernando Medina de ter "limitada ambição e visão para resolver o problema da seca" e denunciam "incompetência do município" na gestão do consumo de água.
Incêndios

Incêndios. Apelo por novo relatório foi "acolhido"

PSD e CDS-PP congratularam-se com o "acolhimento" por parte dos outros partidos para a realização de um novo relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de 15 de outubro.
Câmara Municipal Lisboa

E se taxa de proteção civil for inconstitucional?

152
Uma eventual declaração de inconstitucionalidade da taxa municipal de proteção civil de Lisboa poderia resultar no grave inconveniente de termos dois grupos de contribuintes afetados de modo desigual.
Câmara Municipal Lisboa

CDS propõe fim da taxa de proteção civil em Lisboa

504
O CDS apresentou uma proposta para extinguir a taxa de proteção civil em Lisboa por ser "inconstitucional e injusta". Esta também era uma das principais promessas eleitorais do PSD.
Incêndios

Incêndios. CDS-PP quer alargar apoios a feridos

O CDS-PP vai apresentar no parlamento um projeto para incluir os feridos e incapacitados nos apoios às vítimas dos incêndios do Verão, no sentido do que defendeu o Presidente da República.
Orçamento do Estado

CDS quer eliminar imposto da batata frita

1.536
Entre as propostas de alteração ao Orçamento que o CDS está alinhar está a eliminação do novo imposto sobre o sal e também da taxa criada há um ano para refrigerantes.
Assunção Cristas

Cristas critica PCP e BE por se "evaporarem"

809
A presidente do CDS-PP diz que quando há más notícias "o PCP e Bloco de Esquerda se evaporam" e que "de repente querem vir fazer oposição".
Assunção Cristas

Pobre e velho? Cristas fala no país que resiste

679
Líder do CDS-PP declarou-se "chocada" com declarações do ministro da Saúde, de que "o país está pobre, velho e muitas vezes abandonado e entregue a si próprio". E responde: "Há um país que resiste".
Legionela

Cristas critica recolha de corpo no velório

611
A presidente do CDS-PP criticou a "descoordenação muito grave" entre "diferentes departamentos" do Estado, que levou a que o corpo de uma vítima de Legionella tenha sido recolhido durante o velório.
Incêndios

Incêndios. CDS quer indemnizações para os feridos

CDS quer que indemnizações do Estado às vítimas dos incêndios de junho e de outubro se estendam também aos feridos, e não apenas aos familiares das vítimas mortais. E desafia Governo a clarificar.
CDS-PP

E se fosse consigo?

7.539
Alguém que, como eu, não é de esquerda, está proibido de recorrer à ironia, afirmar-se pela igualdade, combater o racismo, proteger as minorias, repudiar a violência, ser moderado ou amar a liberdade.
Política

CDS-PP. Congresso nos dias 10 e 11 de março

O 27º Congresso do CDS-PP foi marcado para 10 e 11 de março de 2018, numa reunião do Conselho Nacional centrista na segunda-feira à noite, ficando por decidir o local.
Violência

Líder da JP: Urban foi fechado por "tipo moreno"

6.308
O líder da Juventude Popular escreveu no Facebook que o Urban foi encerrado por um "tipo moreno de ascendência indiana". Democrata-cristão diz que o post serve para criticar práticas racistas.
Orçamento do Estado

CDS quer estatuto fiscal para o interior

160
CDS apresentou já três propostas de alteração ao OE. Quer criar um estatuto fiscal próprio para região do interior, proibir cativações sobre formação profissional. E manter regime simplificado do IRS.
CDS-PP

CDS. Diogo Moura eleito líder da bancada municipal

1.223
Bancada do CDS na Assembleia Municipal de Lisboa cresceu de dois para cinco deputados. Diogo Moura, que já era deputado municipal, não encabeçou a lista mas foi agora eleito líder por unanimidade.
Agricultura

Cristas: impostos impensáveis para agricultores

Assunção Cristas acha que as alterações ao IRS vão provocar um aumento de impostos incomportável para os agricultores. A presidente da CDS-PP fala em "ataque brutal".
Incêndios

Cristas escreve a Costa com proposta para fogos

250
A presidente do CDS enviou ao primeiro-ministro uma carta com 43 propostas para "responder com justiça e rapidez às vítimas dos incêndios e garantir uma reconstrução rápida do tecido produtivo".
Fact Check

Fact Check/ Este Governo gastou menos que PSD/CDS no fogo?

Assunção Cristas disse que o Governo de António Costa devia sentir-se "envergonhado" pelas verbas que dedicou ao combate a incêndios. A centrista diz que o PS gastou menos que o PSD/CDS.
Fact Check

Fact Check/ Fogos. Teria sido possível "evitar" a tragédia?

No debate da moção do censura apresentada pelo CDS, a líder centrista defendeu a ideia de que a dimensão da tragédia de Pedrógão Grande podeiia ter sido menor.
Governo

Especial/ Fact Check. Verdades e enganos na moção de censura

1.444
O combate aos fogos foi eficaz? Foram usados meios suficientes? Este Governo gastou dinheiro suficiente para atacar os fogos? O que foi dito de certo e de errado no debate da moção de censura.
Moção de Censura

Moção de censura ao Governo chumbada - como aconteceu

861
Como se esperava, moção de censura foi rejeitada pela maioria de esquerda. Só PSD e CDS votaram a favor. Debate foi duro, com BE e PCP a exigirem garantias ao Governo mas a centrar ataque na direita.
Moção de Censura

Especial/ Para que serve esta moção de censura?

641
Não vai fazer cair o Governo, mas o CDS diz que as moções não servem só para isso. Depois de quatro meses com 109 mortos nos incêndios, Costa enfrenta a sua primeira censura. O que dizem os dois lados
Política

CDS vai além da moção de censura e leva propostas

236
O CDS-PP leva ao parlamento uma moção de censura ao Governo como "ato de indignação política" dos portugueses pelas "falhas do Governo nos incêndios", apresentando também propostas em diversas áreas.
Política

A perturbação dos sistemas partidários europeus

Não é normal nem desejável a súbita ‘revolução’ nos sistemas partidários a ocorrer na Europa. Esta é razão adicional para saudar a intervenção de Marcelo, bem como a moção de censura proposta pelo CDS
CDS-PP

A moção e a censura de um país

A Constituição não limita o direito à censura por parte dos cidadãos. É a essa censura – e revolta indignada - que nenhum Governo pode fugir. Face à censura coletiva, a discussão da moção nada adianta
Eleições Legislativas

Sondagem. PS continua tendência de queda

3.223
Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.
Incêndios 2016

Atraso das verbas para a Madeira não são bom sinal

167
Assunção Cristas considera que os atrasos das verbas prometidas pelo Governo depois dos incêndios de 2016 para a região autónoma não são "bom sinal".
Caixa Geral de Depósitos

Acordo de Governo e CGD deixa dúvidas ao BE e CDS

BE e CDS-PP estão com dúvidas relativamente a um acordo entre o Governo e a anterior administração do banco quanto à entrega de declarações ao Tribunal Constitucional.
Saúde

Parlamento aprova Ordem dos Fisioterapeutas

157
A Assembleia da República aprovou os projetos do PS e do CDS-PP para a criação da Ordem dos Fisioterapeutas mas rejeitou outro dos socialistas sobre a Ordem dos Técnicos de Saúde.
Moção de Censura

Crítica no CDS. "Moção não é solução para nada"

1.128
"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.
Incêndios

Moção do CDS desafia esquerda a avaliar falhas

O líder parlamentar do CDS-PP desafiou esta quinta-feira os partidos que apoiam o governo a avaliar as falhas nos incêndios. Nuno Magalhães afirmou que a moção de censura "não é calculista".
CDS-PP

Cristas. Costa "não está à altura" das funções

1.317
Moção de censura que será apresentada pelo CDS na quinta-feira visa António Costa, que “não está à altura para o exercício das funções que desempenha”, afirmou Assunção Cristas.
Fact Check

Fact Check/ Houve redução de meios de combate aos incêndios?

Assunção Cristas acusou António Costa de "incúria" depois de o Governo ter permitido, apesar dos avisos, a redução de meios de combate ao incêndio no final de setembro. A líder do CDS terá razão?
Incêndios

Fact Check/ Cristas responsável por liberalizar eucalipto?

278
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse no debate quinzenal que Assunção Cristas foi responsável pela “liberalização total da expansão do eucalipto”. Será mesmo assim?
Caixa Geral de Depósitos

PSD e CDS criticam comissão de inquérito à CGD

O PSD acusa o relator da segunda comissão de inquérito a Caixa de "parcialidade nas conclusões" e vai apresentar uma versão alternativa das mesmas. O CDS-PP fala em "omissões", que tentará colmatar.
Incêndios

PCP vai ser ouvido por Marcelo depois do CDS

Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir o PCP na quarta-feira, logo depois da reunião já agendada com o CDS para falar sobre os incêndios de domingo.
CDS-PP

CDS avança com moção de censura. PSD a favor

4.903
O CDS vai mesmo avançar com uma moção de censura ao Governo por ter "falhado" na proteção das pessoas. Cristas já informou Passos e Marcelo, texto fica pronto na quinta-feira. PSD votará a favor.
CDS-PP

CDS pondera censura ao Governo por causa dos fogos

2.487
O órgão de direção mais restrito do CDS reúne-se ao início da tarde com uma moção de censura ao Governo em cima da mesa. A ideia ganha peso. Se passar, moção tem de ser discutida ainda esta semana.
PSD

A hora de Santana Lopes

288
Esta é a hora de uma nova e revigorada união de esforços do centro e da direita em Portugal, a única capaz de num futuro próximo superar e derrotar definitivamente a geringonça.
CDS-PP

CDS assume-se como alternativa a Governo PS

367
O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, defendeu que os resultados das eleições autárquicas elevaram a fasquia ao partido, que se deve assumir como alternativa ao Governo do PS.
Incêndios

CDS questiona o não prolongamento da fase Charlie

O CDS-PP questionou o Ministério da Administração Interna sobre a opção de não prolongar a fase Charlie dos incêndios, sublinhando que na fase seguinte, a Delta, "os meios no terreno são reduzidos".
Orçamento do Estado

PS apoia críticas de Ferreira Leite a horas extra

O PS subscreve "totalmente" as críticas de Ferreira Leite à proposta do CDS-PP para isentar de IRS as horas extraordinárias, considerando que o partido revela "má consciência" do anterior Governo.
Orçamento do Estado

CDS quer isenção de IRS para horas extraordinárias

886
Antes de ser conhecido o OE, CDS avança com 10 propostas. Entre várias cartas repetidas, propõe isenção de IRS para horas extraordinárias para premiar o mérito. Objetivo é ser "oposição responsável".
Assunção Cristas

Cristas descarta "neste momento" acordos com PS

430
Líder do CDS-PP diz que "claramente o Partido Socialista encostou-se à esquerda, fez a sua opção preferencialmente pela esquerda". Daí que só admita uma futura "geringonça" de centro-direita.
PSD

Tempos interessantes para a direita

936
Faria bem ao PSD escolher personagens não cinzentas, novas, que conheçam mais o país que a bolha do partido. Gente que saiba fazer oposição de forma aguerrida e sinta prazer por ir à cara à esquerda.
Autárquicas 2017

Assunção

1.644
Enquanto o PSD não se reorganizar, os cidadãos que não se revêem neste governo podem contar com Assunção Cristas, que não só revelou fibra política, como tem armas para o combate e gosto neste combate
Autárquicas 2017

Veja as frases dos 7 vencedores da noite eleitoral

António Costa, Assunção Cristas, Rui Moreira, Fernando Medina e Ricardo Robles acabaram a noite do lado dos vencedores. Ao lado de Isaltino. E, surpresa, de Inês de Medeiros
Autárquicas 2017

Especial/ Lisboa à beira de uma "geringonça"

462
O PS ficou a um mandato da maioria na Câmara. O CDS ultrapassou o PSD, mas juntos têm mais lugares do que tiveram coligados. A CDU manteve e o BE conquistou um lugar. A noite e as contas em Lisboa.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: e agora, Passos?

Pedro Passos Coelho admitiu não se recandidatar à liderança. Miguel Pinheiro e Vítor Matos comentam os possíveis efeitos do resultado eleitoral na cúpula do PSD
Autárquicas 2017

Veja aqui os discursos dos líderes

Passos admite não se recandidatar. Cristas deu as boas vindas a novos eleitores. Jerónimo admite perda de 9 ou 10 câmaras e diz que "populações não demorarão a perceber o quão errada foi essa opção"
Autárquicas 2017

Vídeo em direto/ Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos.
Autárquicas 2017

Comparómetro em vídeo das 3 arruadas no Chiado

Fernando Medina e António Costa, do PS, João Ferreira e Jerónimo de Sousa, da CDU, e Assunção Cristas, do CDS, desceram o Chiado com poucas horas de diferença no fim da campanha. Compare as imagens
Autárquicas 2017

Especial/ Arruadas. O que fica quando a caravana passa

Depois da arruada passar há quem fique enervado, quem fique a sorrir ou quem fique a chorar por não ter emprego. Mas a julgar pelos eleitores não é na rua que se ganham votos.
Autárquicas 2017

Os melhores momentos dos 14 Carpool Autárquicas

Sustos, polémicas, gargalhadas e outras peripécias das entrevistas do Observador aos candidatos enquanto viajavam pelos seus concelhos. Um best of com as tiradas de Isaltino, Leal Coelho e companhia
Assunção Cristas

Escutas. Cristas recusa julgamentos antecipados

A presidente do CDS-PP defendeu que o não levantamento do segredo de Estado pelo primeiro-ministro que ditou o arquivamento do caso de alegadas escutas pelas secretas será apurado "com muito rigor".
Assunção Cristas

Cristas: o "tormento" na saúde é dos utentes

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu em Alvaiázere que existe um "tormento" no setor da saúde, mas que é sentido pelos utentes.
Autárquicas 2017

Especial/ A líder e a amiga do líder. Uma luta às direitas

120
De um lado joga-se a liderança, do outro a consolidação da líder. Teresa e Cristas são diferentes: no estilo, no trato, na estratégia. À direita, a disputa pelo 2º lugar em Lisboa é uma surpresa.
Autárquicas 2017

Cristas pôs a campanha a andar de mota em Lisboa

100
De capacete na cabeça, à pendura do marido, a candidata e a sua comitiva percorreram várias ruas de Lisboa para mostrar que as motas podem circular na faixa BUS, graças a uma proposta do CDS

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site