Liberdade Religiosa

Educação

50 Anos da Universidade Católica

169
A razão que explica o sucesso entre nós da Universidade Católica — que não é financiada pelo Estado — é simplesmente a escolha livre dos alunos e das suas famílias.
Liberdade Religiosa

Em Portugal há um bom convívio inter-religioso

O presidente da Comissão de Liberdade Religiosa diz que Portugal tem poucas queixas e pouco graves relacionadas com liberdade religiosa, vivendo o país um clima de bom convívio com as religiões.
Liberdade Religiosa

Há uma mesquita na Alemanha liderada por mulheres

134
Seyran Ateş, uma advogada alemã com origem turca, abriu a primeira mesquita liderada por mulheres na Alemanha. O Egito já emitiu uma fatwa contra o espaço mas Ates garante que continuará a funcionar.
Liberdade Religiosa

Igreja dedicada a Fátima destruída na Índia

921
A igreja tinha sido consagrada no dia 13 de maio a Nossa Senhora de Fátima, mas foi vandalizada poucos dias depois. Polícia diz que foi uma disputa de terrenos a motivar a destruição do templo.
Papa em Fátima

Fé e liberdade

119
Por que motivo terá a mensagem pacífica de Fátima gerado tantos ódios entre nós? Por que motivo tantas vozes se zangaram contra a liberdade de Fátima em nome da “verdadeira liberdade”?
Parlamento

CDS-PP quer debater liberdade religiosa

421
O CDS-PP agendou um debate, no parlamento, sobre liberdade religiosa, a 21 dias da visita do papa. Será no dia 21 de abril.
Liberdade Religiosa

Complexos de laico

900
Não deixa de ser curioso constatar que, num tempo em que tanto debatemos formas de conter a influência do islamismo no Velho Continente, ninguém se ocupe em defender aquela que é a nossa maior herança
Liberdade Religiosa

Os ateus-carrapato

1.852
Os portugueses católicos que vão dar uma volta: temos é de evitar amofinar os ateus-carrapatos, que amuam quando os pontos de vista dos seus ódios de estimação têm voz.
Liberdade Religiosa

Há cada vez menos liberdade religiosa no mundo

O relatório da Fundação AIS, elaborado a cada dois anos, sublinha que desde 2014 houve ataques islamitas num em cada cinco países do mundo, e que a liberdade religiosa está mais ameaçada.
Liberdade Religiosa

Vera Jardim critica fisco

Vera Jardim desafiou o Governo a lembrar aos contribuintes que podem dedicar uma percentagem dos seus impostos a favor das confissões religiosas ou de outras instituições utilidade pública.
Liberdade Religiosa

Vera Jardim lidera Comissão da Liberdade Religiosa

137
A Comissão estava em gestão há 4 anos e o Governo nomeou hoje o socialista para a liderar. "Somos um bom exemplo de tolerância religiosa", diz Vera Jardim Sobre Portugal.
Liberdade Religiosa

Estranho silêncio sobre a perseguição aos cristãos

3.600
Muitos pensam que, se o Ocidente permanecer afastado das disputas religiosas, o anjo da morte não irá escolher-nos. Mas a experiência dos judeus antes e durante a II Guerra mostra que isso não resulta
Bloco de Esquerda

Fanfarronice do Bloco. E a liberdade de expressão.

520
A defesa da liberdade de expressão do BE foi tanto mais valente pelos bravos paladinos que se levantaram por ninguém ter atentado contra ela. Defender algo que não está em perigo até dá boa imprensa.
Charlie Hebdo

Charlie Hebdo.1 ano depois, Deus assassino na capa

137
O Charlie Hebdo vai lançar um número especial com um Deus barbudo na capa e uma legenda desafiadora: "Um ano depois, o assassino ainda está em fuga".
Angola

Angola quer harmonizar liberdade religiosa no país

O Governo angolano aprovou uma nova lei sobre a Liberdade de Religião que, entre outras exigências, obrigará as confissões religiosas a uma subscrição mínima por 60.000 fiéis.
Direitos Humanos

Egito. Desaparecimentos forçados e detenções ilegais

A organização de defesa dos direitos humanos HRW denunciou o desaparecimento forçado e detenção "à margem da lei" de dezenas de pessoas no Egito.
Liberdade Religiosa

Papa pede fim do "genocídio" dos cristãos

115
"Neste terceira guerra mundial que estamos a experienciar, travada em fragmentos, uma espécie de genocídio está a acontecer" no Médio Oriente, defendeu durante a sua visita à Bolívia.
Dalai Lama

Dalai lama celebra 80 anos na Califórnia

Arrancou no domingo a ‘cimeira mundial da compaixão’, na Califórnia, para celebrar os 80 anos do líder espiritual tibetano. O Dalai Lama, convidado de honra, discursou para 18.000 pessoas.
Austrália

Confrontos entre manifestantes anti-islamismo

Australianos anti-islamismo manifestaram-se "em defesa da identidade australiana" e entraram em confronto com as contramanifestações de ativistas antirracistas.
Terrorismo

Ban Ki-moon condena ataques e apela à tolerância

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou os ataques de sábado em Copenhaga, Dinamarca, que causaram dois mortos e cinco feridos, e apelou à defesa da liberdade de expressão e à tolerância.
Terrorismo

Cardeal-patriarca condena atentados "abomináveis"

O cardeal-patriarca de Lisboa condenou os recentes atentados em Copenhaga, capital da Dinamarca, que classificou como "abomináveis", e apelou ao diálogo entre as várias religiões.
Terrorismo

Rui Machete: "Não podemos ceder ao medo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que a Europa não pode "ceder ao medo", sublinhando não ter "nenhuns indícios" que atentados semelhantes possam acontecer em Portugal.
Dinamarca

Atentado: polícia divulga imagem do suspeito

A polícia dinamarquesa declarou que afinal é um suspeito e não dois que dispararam sobre o edifício onde decorria uma conferência em homenagem ao Charlie Hebdo
Dinamarca

Tiroteio era "algo que se temia depois de Charlie"

O secretário-geral dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) admitiu que o tiroteio em Copenhaga, num edifício onde decorria um debate sobre islamismo e liberdade de imprensa, foi "algo que se temia depois de Charlie Hebdo".
Nigéria

Boko Haram lança ofensiva no norte

O Exército da Nigéria enfrentam os extremistas do Boko Haram que lançaram hoje um ataque no nordeste do país, no mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, é esperado em Lagos.
Lisboa

Muçulmanos, judeus e cristãos oram juntos pela paz

1.754
Muçulmanos, judeus e cristãos oraram pela paz na Mesquita de Lisboa, iniciativa que volta a acontecer no sábado e no domingo, na Sinagoga do Rato e na Igreja de Santo António de Campolide.
Mundo

Charlie Hebdo "defende a liberdade de religião"

Chefe de redação do Charlie Hebdo, Gérard Biard, defendeu, numa entrevista difundida parcialmente no sábado, as caricaturas controversas do profeta Maomé publicadas pelo jornal satírico.
Terrorismo

Estado Islâmico liberta 200 iraquianos

Mais de 200 iraquianos da minoria religiosa yazidi foram libertados por um grupo do Estado Islâmico no norte do Iraque, muitos com problemas psíquicos e mentais.
Atentados de Paris

Protestos islâmicos no Paquistão fazem 3 feridos

Três pessoas ficaram gravemente feridas, entre os quais um fotógrafo da AFP, durante uma manifestação contra o jornal satírico Charlie Hebdo frente à embaixada da França em Karachi, no Paquistão.
Atentados de Paris

Netanyahu diz que o mundo começa a perceber ameaça

Depois dos ataques em Paris, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, diz que o mundo começa a perceber o que é a ameaça terrorista.
Atentados de Paris

Sarkozy: Imigração "complica as coisas"

A seguir aos atentados em França, Sarkozy nega que a imigração seja a causa do terrorismo, mas diz que "complica as coisas".
Atentados de Paris

Papa condena "formas desviantes de religião"

O Papa Francisco condenou hoje "as formas desviantes de religião", na origem do "trágico massacre" de Paris, em que 17 pessoas foram mortas por 'jihadistas' em três ataques diferentes.
Atentados de Paris

3,7 milhões nas ruas. A manif, hora a hora

Pelo menos 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, em França, na sequência dos atentados mortíferos dos últimos dias em Paris, anunciou o Ministério do Interior francês.
Direitos Humanos

Muçulmano condenado a pena de morte na Mauritânia

Tribunal concluíu que Mohamed Cheikh Ould Mohamed insultou o profeta Maomé num artigo publicado em vários sites. A pena de morte naquele país não é aplicada desde a década de 80.
País

Onde começa (e acaba) a liberdade religiosa?

223
O crucifixo numa parede é um símbolo religioso ou também cultural? E pode um organismo público montar um presépio na sua sede? Quais os limites ao proselitismo dos crentes ou à militância do laicismo?
Liberdade Religiosa

Ataques antissemitas duplicaram em frança

O país que tem a terceira maior comunidade judaica do mundo tem sido palco de ataques antissemitas que têm cada vez uma maior adesão.
Venezuela

"Chavéz nosso que estais no céu"...

513
Maduro não aceita críticas da Igreja Católica à sua nova versão de Pai Nosso.
Terrorismo

'Jihadistas' não intimidam EUA

Obama declarou hoje que os Estados Unidos "não se vão deixar intimidar" pela execução do jornalista Steven Sotloff, momentos depois de a Casa Branca ter confirmado a autenticidade do vídeo.
Mundo

Human Rights Watch proibido de entrar no Egito

A organização de defesa dos direitos humanos fala de "prováveis crimes contra a humanidade" na repressão, pela polícia e exército, em agosto de 2013, de manifestação de apoiantes do Presidente Morsi.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site