Segurança

Incêndios

Fogos deixam 16 estradas cortadas em todo o país

Em atualização 210
Pelo menos 16 estradas estão cortadas devido aos fogos no centro e norte do país. Veja aqui as vias alternativas. Há 4 comboios retidos na Linha da Beira Alta. Mais de 700 pessoas aguardam transbordo.
Incêndios

Os conselhos da GNR à população

392
A GNR partilhou vários conselhos na sua página de Facebook: feche todas as janelas e portas, molhe as paredes da casa, tente extinguir o fogo, esteja preparado para sair com a família.
Caça

GNR deteta mais de 100 infrações ligadas à caça

A GNR instaurou 107 autos de contraordenação por desrespeito da lei da caça, falta de registo de canídeos e infrações à lei das armas, durante ações de fiscalização a nível nacional.
Orçamento do Estado

Reserva e pré-aposentações continuam congeladas

589
GNR, PSP, PJ, SEF, Polícia Marítima e Guarda Prisional vão continuar limitadas a situações de saúde, limites de idade e outras regras. É uma "medida de equilíbrio orçamental", diz o Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Apontar a lua para mostrar o dedo

O preço da liberdade de discordar na Administração Público poderá ser a demissão. O que espero nunca venha a ser é a auto-crítica revolucionária, a reeducação pelo trabalho ou o linchamento público.
Manifestações

Protesto de polícias desmobiliza de São Bento

O protesto das forças de segurança, em Lisboa, junto do parlamento e da residência do primeiro-ministro, começou a ser desmobilizado cerca das 21h30.
Manifestações

Segurança. Protesto dirige-se para a Assembleia

Uma parte dos manifestantes de forças de segurança que estão concentrados junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, começou a retirar-se do local e a dirigir-se para a Assembleia da República.
Lisboa

Segurança. Aparato policial rodeia manifestação

Um forte dispositivo policial foi montado em frente ao Ministério das Finanças, em Lisboa, onde termina hoje ao início da noite uma manifestação de elementos das forças de segurança.
Carreira

Forças de segurança protestam em Lisboa

Milhares de elementos das forças e serviços de segurança iniciaram, cerca das 18h30, uma marcha em Lisboa para exigir o descongelamento das carreiras.
Santuário de Fátima

400 militares para celebrações em Fátima

A GNR destacou 200 militares para cada um dos dias das celebrações do encerramento do Centenário das Aparições. Em curso está também a "Operação Peregrinação", que acompanha os peregrinos até Fátima.
Orçamento do Estado

Polícias e Segurança Social ajudam idosos

224
As forças de segurança e os serviços da Segurança Social vão cooperar para "reforçar a proteção" da população idosa e mais vulnerável, segundo uma proposta preliminar do Orçamento do Estado.
GNR

GNR acusados de avisar casa de alterne de buscas

128
O Ministério Público acusou dois militares da GNR de terem avisado a troco de dinheiro os proprietários de um café em Vila Real, onde se praticava prostituição, de ações de fiscalização.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Estrangeiros com cadastro podem receber vistos

2.887
As alterações à Lei de Estrangeiros abriu a porta a que os estrangeiros condenados por crimes violentos possam receber um visto de residência "por razões humanitárias".
Orçamento do Estado

Polícias vão ter carreiras descongeladas

O sindicato da PSP recebeu a garantia da ministra da Administração Interna que o descongelamento das carreiras dos funcionários públicos previsto para 2018 vai também abranger os polícias.
Assalto em Tancos

"Auditoria sobre Tancos terá resposta prática"

O ministro da Defesa falou sobre Tancos, a auditoria, o sistema "Costa Segura" e o conjunto de medidas para reforçar a segurança. Azeredo Lopes disse que o importante é que o caso não se repita.
Catalunha

Que é feito dos polícias enviados à Catalunha?

Foram destacados pelo governo para impedir o referendo independentista e acabaram alvo de contestação catalã. Porém, na fronteira de Aragão com a Catalunha, os "300 de Pineda" são vistos como heróis.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Carlos Alberto Matos Moreira é o novo diretor

122
Inspetor coordenador superior da carreira de investigação e fiscalização, Carlos Alberto Matos Moreira era, desde 2008, o oficial de ligação do Ministério da Administração Interna junto da UE.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Diretores adjuntos do SEF pediram a demissão

236
Os dois diretores adjuntos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras pediram a demissão na sequência da saída de Luísa Maia Gonçalves do cargo de diretora.
GNR

GNR participa em operação europeia de fiscalização

256
A GNR vai intensificar a fiscalização de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, nas estradas com mais tráfego, entre segunda-feira e sábado, uma operação realizada em toda a Europa.
Moçambique

Moçambique. Polícia detém membros de grupo armado

A polícia de Moçambique já deteve mais de 10 membros do grupo armado que na quinta-feira atacou três postos de polícia no norte de Moçambique.
Política

PSD quer audição urgente de ex-diretora do SEF

O PSD pediu a audição urgente da ex-diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves, sobre os motivos da sua demissão, preocupado com a situação de turbulência no serviço.
Moçambique

Moçambique. Homens disparam perto da polícia

Os confrontos entre um grupo armado e as autoridades começaram na madrugada de quinta-feira. A retaliação começou quando a polícia abateu dez membros do gangue.
Rio de Janeiro

Brasil. Mais de mil forças em operação em favela

Mais de mil efetivos das forças de segurança do Brasil vão realizar uma operação na favela Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, para cumprir 31 mandados de prisão de traficantes.
Crime

Três explosões em caixas multibanco no Porto

Desde 26 de setembro, já explodiram seis caixas multibanco no distrito do Porto. Desta vez, aconteceu nos concelhos de Vila do Conde, da Maia e de Paredes.
Madonna

Portugal já atribuiu 73 "vistos Madonna" este ano

1.040
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras não esclarece se vai receber a artista norte-americana para a conclusão do processo. Encontro "de cortesia" com ministra da Administração Interna é caso único.
Ministério Administração Interna

Demissão. Diretora do SEF antecipa-se a ministra

1.035
Constança Urbano de Sousa convocou a responsável do SEF. Queria dar-lhe conta de que ia ser afastada, mas Luísa Maia Gonçaves apresentou antes a sua demissão.
Furto

Vila Real. Três mulheres detidas por alegado furto

A PSP de Vila Real dete três mulheres por alegado furto de bijuteria num estabelecimento comercial. As mulheres têm antecedentes criminais e estão envolvidas em 100 casos semelhantes.
Reino Unido

Avião da Ryanair escoltado até Londres por caças

136
A escolta deveu-se a receio de que o avião, proveniente da Lituânia, pudesse conter um pacote suspeito. O voo foi desviado e aterrou em segurança no aeroporto de Stansted, em Londres.
Moçambique

Moçambique. População ataca posto de polícia

As instalações de um comando de polícia no norte de Moçambique foram atacadas na segunda-feira pela população, anunciou esta terça-feira a mesma força de segurança.
Moçambique

Confrontos entre polícia e população causam mortos

Quatro pessoas morreram e seis ficaram gravemente feridas em confrontos registados na segunda-feira entre a polícia moçambicana e a população no norte do país.
Catalunha

Puigdemont acusado de instigar assédio à polícia

O ministro do Interior de Espanha, Juan Ignacio Zoido, acusou o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, de fomentar o assédio popular a elementos das forças policiais nacionais.
Tribunal

Julgamento de Pedro Dias com segurança reforçada

201
O Tribunal da Guarda está a preparar um conjunto de medidas de segurança para o julgamento de Pedro Dias, suspeito de três homicídios, um deles um militar da GNR, em Aguiar da Beira.
GNR

GNR deteve 99 pessoas em flagrante delito

A GNR deteve 99 pessoas em flagrante delito, 52 das quais por condução sob o efeito do álcool durante as operações de prevenção e combate à criminalidade violenta este fim-de-semana.
Canadá

Canadá investiga possíveis atos terroristas

A polícia está a investigar um ataque a um agente da polícia perto de um estádio e um atropelamento de quatro peões como atos terroristas. Justin Trudeau disse estar "indignado" com o que aconteceu.
Reino Unido

Reino Unido: Esfaqueamentos fazem dois mortos

194
Episódios de esfaqueamentos simultâneos em quatro cidades inglesas fizeram dois mortos e vários feridos. Não é terrorismo, mas os casos acabaram a ser vistos como apenas coincidências.
PSP

PSP preparada para Sporting-FC Porto com eleições

O subintendente da PSP, responsável pelo Sporting-Porto rejeitou constrangimentos na segurança no próximo Domingo, apesar de se tratar de uma "situação nova" devido às eleições autárquicas
Crime

Fez-se passar por jornalista para burlar hotéis

239
O suspeito, já detido pela GNR, apresentava diferentes identidades para reservar estadias em hotéis, dos quais fugia sempre sem pagar, conta o Correio da Manhã.
PSP

Juiz não agrava medidas contra PSP de Alfragide

152
O juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Sintra recusou o agravamento das medidas de coação pedidas pelo Ministério Público para 18 polícias da esquadra de Alfragide, na Amadora.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Aeroportos

Aeroportos portugueses baixam taxa de segurança

A taxa de segurança cobrada nos aeroportos portugueses por cada passageiro embarcado vai descer 56 cêntimos a partir desta quarta-feira, para 1,94 euros, segundo uma portaria publicada na terça-feira.
Crime

6 detidos por posse de arma em Celorico da Beira

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou a detenção, no concelho de Celorico da Beira, de seis homens pelos crimes de detenção e tráfico de armas proibidas.
Aeroportos

Aeroportos portugueses baixam taxa de segurança

A taxa de segurança cobrada nos aeroportos portugueses por cada passageiro embarcado vai descer 56 cêntimos a partir de quarta-feira, para 1,94 euros.
Rio de Janeiro

Polícia do Rio de Janeiro vai continuar na Rocinha

Luiz Fernando Pezão, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] vai-se manter na problemática favela.
Catalunha

Governo catalão recusa mão do Estado nos Mossos

205
Joaquim Forn, conselheiro do Interior da Catalunha, diz que não será aceite a tomada de controlo da polícia autónoma catalã por parte do governo de Madrid.
Polícia

950 vagas para curso de formação na PSP e GNR

674
O governo publicou em Diário da República a abertura de 950 vagas para os cursos de formação na PSP e na GNR. 200 das vagas são para o curso de formação de chefes da PSP.
GNR

GNR tem 319 novos militares

A Guarda Nacional Republicana tem a partir desta sexta-feira 319 novos militares que vão reforçar o dispositivo territorial de todas as unidades do país a partir de 28 de setembro.
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

145
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Envelhecimento

Envelhecimento exige "políticas inclusivas"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou que "os desafios" colocados aos estados com o envelhecimento populacional exigem "políticas inclusivas e sustentáveis".
Segurança Rodoviária

Esta quinta-feira é o Dia Sem Mortos nas Estradas

Esta quinta-feira assinala-se o Dia Europeu Sem Mortos nas Estradas e Cascais recebe uma conferências com vários especialistas. Na Europa, morreu 70 pessoas por dia devido a acidentes de carro.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Mais de 4 mil pedidos de visto numa semana

449
Lei que permite autorização de residência com "promessa de contrato de trabalho" faz disparar requerimentos no SEF. Entre 11 e 18 de setembro, deram entrada 4.073 novos pedidos de visto.
Cabo Verde

Cabo Verde. PJ investiga agentes por assaltos

A PJ fez buscas nas casas de três agentes suspeitos de participar em assaltos a casas na ilha de Santiago. Os polícias fazem parte da Brigada de Investigação Criminal e da Polícia Fiscal.
Sinistralidade Rodoviária

PSP fez 4.000 detenções na operação Verão Seguro

A PSP anunciou esta segunda-feira que fez 4.077 detenções, incluindo 1.288 por condução com excesso de álcool e 526 por tráfico de droga, durante a operação Verão Seguro.
Arte Urbana

Dois novos trabalhos de Banksy nas ruas de Londres

144
O artista anónimo voltou a deixar a sua marca nas ruas de Londres e agora inspirou-se no também artista Jean-Michel Basquiat. As obras estão a ser interpretadas como uma crítica às forças policiais.
Parlamento

Graça Mira Gomes ouvida no parlamento

A embaixadora Maria da Graça Mira Gomes, indigitada para o cargo de Secretária-Geral do Sistema de Informações da República, vai ser hoje ouvida no parlamento.
Assalto em Tancos

Despacho para reforçar segurança ficou na gaveta

200
Jornal Expresso teve acesso a documento que pretendia alterar e reforçar segurança nos paióis de Tancos. O despacho foi feito há um ano pelo chefe do Estado-Maior do Exército, mas nunca foi assinado.
Estado Islâmico

Estado Islâmico mantém "sólido" apoio na Internet

O grupo extremista Estado Islâmico conserva uma "base sólida de apoiantes dedicados" na Internet apesar das perdas no terreno na Síria e no Iraque, advertiu a Europol (Serviço Europeu de Polícia).
Animais

Os cães que farejam cartões de memória

110
Tweed e Rob são dois cães que encontram dispositivos de memória digital através do olfato. A polícia britânica garante que se a experiência correr bem, há a possibilidade de aumentar a matilha.
GNR

Criança da Guarda pode ter sido morta pela mãe

Uma criança morreu na localidade de Sortelhão, Guarda. Fonte da Polícia Judiciária adianta ao JN que criança pode ter sido morta pela mãe.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF desmantela rede de casamentos falsos

Operação, que decorreu em simultâneo na Alemanha, levou ao desmantelamento de uma rede de casamentos de conveniência, tendo sido detidas cinco pessoas e executadas cerca de 50 buscas.
Reino Unido

Polícia tem mecanismo para travar atropelamentos

188
A polícia inglesa tem um novo mecanismo para impedir os atropelamentos em massa: uma rede com pregos que consegue travar veículos até 17 toneladas.
Segurança Rodoviária

Mais de 614 mil viaturas chumbaram na inspeção

Mais de 614 mil viaturas reprovaram nos Centros de Inspeção Automóvel em 2016. Os dados mostram que 10,5% das cerca de 5,8 milhões de viaturas inspecionadas tinham "desconformidades relevantes".
Segurança

GNR mais atenta aos cintos e às cadeirinhas

A GNR intensificou a fiscalização às infrações por falta de cinto de segurança ou cadeirinhas para as crianças. Estas contraordenações diminuíram 7% em relação ao mesmo período de 2016.
Desaparecimentos

Polícia Marítima procura turista no Douro

A Polícia Marítima está a realizar buscas no rio Douro para encontrar um turista norte-americano. O homem de 34 anos ter-se-á atirado da ponte para "imitar" outros jovens.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site