Várias centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Budapeste contra o projeto-lei do Governo de medidas antiterroristas, que prevê restrições sobre a Internet e a possibilidade de abrir fogo.

“Este plano desenha o fim da democracia, de uma vez por todas”, disse à AFP Lajos Bokros, um dos organizadores da manifestação, que calculou terá reunido cerca de 800 pessoas frente ao parlamento.

Segundo o projeto, diz a AFP, o Executivo pretende alterar a Constituição, criando a categoria de emergência denominada “situação de ameaça terrorista”, que autorizará a tomada de decisões de emergência, suspensão de lei e alteração de legislação.

Entre as trinta propostas Governamentais, está o controlo da Internet, o envio de tropas para qualquer região do país, a imposição de recolher obrigatório nas regiões afetadas por uma ameaça terrorista.

Os críticos do texto Governamental, incluindo os partidos da oposição e ativistas dos Direitos Humanos, consideram que o conceito de “ameaça terrorista” não está claramente definido, o que permite ao Governo restringir as liberdades civis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR