António Costa e o PS teriam, se houvesse novas eleições legislativas, uma votação 5,5 pontos percentuais superior à que tiveram na última ida às urnas – quase 42% dos votos. Esta é a principal conclusão da sondagem feita pela Pitagórica, para o JN e TSF, que dá pouco mais de 23% ao PSD. Rui Rio continua a perder terreno para Costa, bem como os partidos à esquerda do PS.

Numa sondagem que foi realizada entre 15 e 26 de abril, António Costa avançou mais duas décimas em relação ao registo que tinha tido em março. Os 41,9% das intenções de voto equivalem ao melhor resultado de António Costa desde julho do ano passado, antes de começar a campanha para as legislativas. Já o PSD de Rui Rio perde mais de dois pontos percentuais – de 25,2% em março baixa para 23,1% (e está cada vez mais distante da percentagem de votação de 27,8% que obteve nas legislativas).

Além de virem do PSD, as intenções de voto que estão a transferir-se para o PS, segundo a Pitagórica, também estão a vir dos partidos à esquerda. O Bloco de Esquerda tinha tido 8,6% na última sondagem e agora consegue 8,1%. O partido liderado por Catarina Martins mantém-se, porém, à frente do Chega de André Ventura (que baixa de 8,1% para 7,3%) e, também, da CDU, que sobe três décimas para 5,6%.

O CDS-PP, o PAN e a Iniciativa Liberal têm, cada um, 2,6% – este último é o único que sobe, enquanto CDS e PAN caem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR