A Comunidade Israelita/Judaica do Porto (CIP/CJP) apresentou uma queixa-crime por discriminação e incitamento ao ódio e à violência contra o portal Esquerda.net e autores de cartazes exibidos na manifestação por habitação, que decorreu no Porto.

Na participação criminal, a que a agência Lusa teve acesso esta sexta-feira, são visados “os autores dos cartazes com os dizeres ‘Nem Haifa, nem Boavista, fora o capital sionista’, e ‘Não queremos ser inquilinos de sionistas assassinos!'”, alegadamente empunhados na manifestação por habitação, no Porto, em 27 de janeiro.

Na queixa-crime enviada à Procuradora-Geral da República, são também visados a “Associação denominada ‘Coletivo pela Liberdade da Palestina'”, o portal de informação do Bloco de Esquerda (BE) “Esquerda.net”, assim como os seus responsáveis “pelo conteúdo publicado em 30 de janeiro, intitulado: ‘Capital Israelita aumenta pressão imobiliária no Porto'”.

Quem será responsável quando acontecer um atentado terrorista contra a Comunidade Judaica do Porto, seus membros, sinagogas, museu judaico, museu do Holocausto e suas demais instituições? Num país com uma população de 10 milhões de pessoas e cerca de 5.000 judeus (0,05% do total da população), grande parte deles chegados na última década, a minoria judaica já começa a ser acusada de pôr em risco direitos fundamentais dos portugueses, como o direito à habitação”, lê-se na queixa-crime.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embaixador israelita critica silêncio em Portugal perante aumento de antissemitismo

A CIP/CJP sustenta que, em 27 de janeiro, aproveitando uma manifestação por melhor habitação na cidade do Porto, “elementos do Coletivo pela Libertação da Palestina, com o aval desta organização exibiram cartazes com os dizeres ‘Nem Haifa, nem Boavista, fora o capital sionista’, e ‘Não queremos ser inquilinos de sionistas assassinos!'”.

“A referência à ‘Boavista’, zona onde se localiza a sinagoga Kadoorie, o coração da Comunidade Judaica do Porto, constitui um ataque direto à comunidade judaica da cidade. O mesmo já acontecera três dias depois do massacre de 7 de outubro de 2023, quando aquela sinagoga foi alvo de vandalismo, com inscrições de ‘Apartheid’ e ‘Palestina Livre’, numa tentativa concretizada de associar a maior sinagoga do país à violação de direitos humanos e não ao culto e à cultura judaica”, frisa a participação criminal.

Segundo a CIP/CJP, “a referência a senhorios ‘sionistas assassinos’ constitui um ataque direto aos membros israelitas daquela Comunidade que trabalham com imobiliário na cidade do Porto, para a qual contribuem com empreendedorismo e ideias novas”, sublinhando que “o investimento por parte de israelitas constitui uma percentagem irrisória do investimento imobiliário que se pratica na cidade” do Porto.

Embaixador israelita em Portugal critica cartazes antissemitas em manifestação no Porto

“Os ‘sionistas assassinos’ a que se referem os cartazes e, em socorro destes, o jornal ‘Esquerda.net’, são pessoas casadas, com filhos menores que estudam nas escolas portuguesas, e que hoje estão em perigo, na sua segurança física e no seu trabalho. Invariavelmente, como na União Soviética, foram publicados os nomes verdadeiros de pessoas a atingir, amedrontar e destruir”, acusa a Comunidade Israelita/Judaica do Porto.

A participação criminal refere que, em 30 de janeiro, “o jornal ‘Esquerda.net’ também procurou justificar aqueles cartazes com argumentos da mesma jaez e através de um exercício de identificação — nome por nome, empresa por empresa — dos investidores israelitas no imobiliário da cidade do Porto”.

“Sem nunca esclarecer que os mesmos representam uma ínfima percentagem dos investidores portuenses nessa área do mercado. Pequenos e grandes empresários, todos misturados, em grupo, num cenário de culpa coletiva, foram apresentados à população como portugueses de segunda categoria ligados à especulação, por atentarem contra o direito à habitação dos cidadãos autóctones. Até a construção de hotéis foi apresentada como imoral”, sustenta a CIP/CJP.

Numa reação enviada esta sexta-feira à agência Lusa, o BE refere que “a resposta às acusações de que o artigo é alvo está contida no próprio artigo”.

“Tal como o artigo refere, a acusação de anti-semitismo tenta ‘promover a confusão entre povo judeu/religião judaica e interesses do Estado/empresas de Israel’. Sublinhamos que entre os promotores da campanha de boicote a Israel estão muitas pessoas judias, de todo o mundo”, salienta o BE.