O Hamas disse que pelo menos 20 pessoas morreram na quinta-feira num ataque aéreo israelita na Faixa de Gaza, quando uma multidão aguardava a distribuição de ajuda humanitária, uma acusação negada por Israel.

Em comunicado, o Ministério da Saúde na Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que o número de mortos no ataque na rotunda Kuwait, junto ao Complexo Médico Al Shifa, aumentou de 14 para 20. Há também registo de pelo menos 155 feridos.

Segundo a agência de notícias palestiniana Wafa, aviões de combate e drones israelitas lançaram rajadas de tiros e mísseis contra uma multidão de pessoas que esperava pela entrega de alimentos e fornecimento de ajuda humanitária junto à rotunda Kuwait.

O Hamas apresentou acordo de tréguas, Netanyahu diz que as exigências são “inaceitáveis”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As Forças de Defesa de Israel já negaram ser responsáveis pelo ataque. “Os relatos da imprensa segundo os quais as forças israelitas atacaram dezenas de habitantes de Gaza num ponto de distribuição de ajuda são erróneos“, sublinhou um porta-voz dos militares israelitas numa publicação na quinta-feira na rede social X (antigo Twitter). Avichay Adraee garantiu que Israel já está a “analisar o incidente de forma séria”, mas não avançou qualquer explicação sobre o que aconteceu.

Esta sexta-feira Israel divulgou os resultados preliminares da investigação sobre o caso, responsabilizando um grupo de palestinianos armados pelo ataque. Num comunicado citado pela CNN, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) dizem que nenhum ataque aéreo ou terrestre israelita atingiu os civis que aguardavam a chegada de ajuda humanitária.

As IDF referem que no dia do ataque permitiram a passagem de 31 camiões humanitários com mantimentos dirigidos aos civis no norte de Gaza. Segundo a sua versão, cerca de uma hora antes da chegada do comboio um grupo de palestinianos armados começou a disparar contra os civis. “À medida que os camiões entravam, os palestinianos armados continuaram a disparar contra a multidão, que começava a saquear os camiões”, referem, acrescentando que algumas pessoas acabaram por ser atropeladas.

Vários ataques têm marcado os últimos dias de conflito. Na tarde de quarta-feira, oito civis palestinianos morreram num ataque aéreo israelita a um armazém de distribuição de ajuda no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, disse a Wafa. Horas antes, pelo menos seis habitantes de Gaza foram mortos e 83 feridos ficaram depois de um ataque israelita contra a mesma rotunda.

Na quarta-feira, cinco pessoas morreram, na sequência de um ataque aéreo contra um centro de distribuição de ajuda da agência da ONU para os refugiados palestinianos em Rafah. Na altura, o exército israelita anunciou ter “eliminado um terrorista” do Hamas neste ataque.

Em 29 de fevereiro — no que ficou conhecido como o “Massacre da Farinha” — 118 habitantes de Gaza morreram, depois de soldados israelitas terem disparado contra uma multidão em busca de comida.

Atualizado às 15h27 com a informação dos resultados iniciais da investigação de Israel