537kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

39 histórias que contámos em 2019. São de amor, sexo, espiões, dinheiro, crimes, datas inesquecíveis e uma epopeia

Como a chegada à Lua e o festival de Woodstock se viveram em Portugal. Os 50 anos do crime de Charles Manson ou do sismo que matou 13 pessoas. E Fernão de Magalhães, claro.

Açores? "Há um claro desconforto do PSD"

O Editor Adjunto de Política, Miguel Santos Carrapatoso, explica as incongruências de André Ventura sobre uma eventual revisão da Constituição e destaca a dificuldade do PSD em lidar com as críticas.
Conversas de Fim de Tarde

"Este Natal ofereçam cultura portuguesa"

São uma banda dos 8 aos 80. Para assinalar 12 anos de carreira, os Anaquim lançaram um vinil com temas inéditos. Em entrevista, o vocalista pede "normalidade" para todos os setores da sociedade".  
Renault

Renault 5 pode estar de volta (e era bem-vindo)

Desde 1972 e durante 24 anos, o Renault 5 foi o modelo mais popular da marca e um dos mais vendidos na Europa. Agora há quem deseje que regresse, mas como utilitário eléctrico, alimentado por bateria.
Eleições EUA

Não está a ser como esperavam, pois não? 

Os inimigos de Trump foram outra vez apanhados de surpresa pela mais singela verdade: a de que nem todas as pessoas pensam como nós, e de que a democracia faz sentido precisamente por causa disso.
A Sexta Coluna

O grande ogre

A América está dividida e a culpa não é exclusivamente de Trump. Trump é uma reacção a um processo de mundialização da economia, de crise de valores da civilização, cujas vítimas estão a resistir.
Serviço Nacional de Saúde

Faltam camas para internamento de todos os doentes

Com coragem política, podiam procurar-se soluções que passassem pelo acordo com privados, em que estes apenas fariam um “aluguer de instalações”, deslocando-se as equipas cirúrgicas para aí operarem.
Açores

Açores. Ventura destaca "vitória histórica"

Chega e PSD acordaram a redução do número de deputados e do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Mas Ventura afirma que o partido não fará parte deste governo.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989

A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
Sociedade

Fomos ao último cinema pornográfico de Lisboa

Abriu em 1975 pela mão de um conhecido empresário da noite e não passou só fitas para adultos. Na semana passada foi notícia: um idoso morreu na plateia a ver um filme. Esta é a história do Cinebolso.
Coronavírus

Só PSD poupou decreto feito por "Dupond e Dupont"

À esquerda e à direita, partidos criticaram gestão do Governo na resposta à crise e atacaram Marcelo Rebelo de Sousa. Estado de emergência aprovado pela menor margem desde o início da crise.
Pet Radio

Os gatos podem morrer se tomarem paracetamol

Os riscos de automedicar os nossos animais. Atenção! Os anti-inflamatórios que tomamos não se aplicam aos cães e gatos. 
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor

350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
História

A história do pergaminho que esteve à venda no OLX

Documento só vai para a Torre do Tombo quando PJ fechar o caso esta semana. Vendedor de Gaia ganhou 750 euros, mas assustou-se quando a polícia foi atrás dele.
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz?

Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
Holocausto

A incrível história de sobrevivência dos Kleinmann

Uma família desmembrada pelo Holocausto e um filho que não abandona o pai, nem sequer quando o enviam para Auschwitz. Jeremy Dronfield conta a história — para que o mundo continue sem esquecer.
Prisão de Guantánamo

Guantánamo. O preso e o guarda que ficaram amigos

Mohamedou Salahi é um dos presos mais conhecidos de Guantánamo, onde esteve detido 14 anos. Steve Wood foi um dos seus guardas — e agora pode ser padrinho do filho do antigo prisioneiro.
Venezuela

O capitão português do Caracas FC que apoia Guaidó

Ricardo Martins lidera o Caracas FC enquanto o clube tenta jogar futebol em clima de guerra civil. Apoiante de Guaidó, tem de lidar com greves, assaltos e falta de comida.
Guia Michelin

"Confirmo que há um inspetor Michelin português"

José Vallés é o novo responsável máximo por quem dá e tira as famosas estrelas na Península Ibérica. Numa oportunidade única, o Observador falou com ele sobre critérios, polémicas e o futuro.
Nostalgia

Viúva Lamego: 170 anos da fábrica dos azulejos  

Há 170 anos, erguia-se uma oficina de olaria em Lisboa. Hoje, ainda não sabemos o que chamar à Viúva Lamego. Fábrica? Atelier? As histórias, a arte e as pessoas dentro deste espaço de criação.
China

Tiananmen: os trinta anos do que não existiu

O Partido Comunista Chinês impôs uma amnésia coletiva sobre Tiananmen. Depois das ousadias políticas, os chineses deveriam concentrar-se em ganhar dinheiro. Ensaio de Maria João Marques.
China

Tiananmen. O símbolo de um protesto maior que ele

Quem era, o que disse, o que lhe aconteceu? Ninguém sabe. Mas os que estavam em Pequim naquele dia coincidem num ponto: o "Homem do Tanque" serve para que ninguém se esqueça de Tiananmen.
Exploração Espacial

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
História

Sem rei nem roque? 100 anos da Monarquia do Norte

Há 100 anos, a monarquia foi restaurada no Porto para combater o radicalismo da esquerda revolucionária republicana. Porque é que isso aconteceu? E porque é que fracassou? Ensaio de Rui Ramos
Resposta Pronta

"É interessante saber se o partido abandona Trump"

"Biden tem mais razões para confiar na vitória". A análise de Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, ao impasse nos EUA que está para durar. "As hipóteses estão do lado de Biden".
Monarquia

Os 100 anos da Monarquia do Norte

A memória da Monarquia do Norte, ocorrida há cem anos, pode ser entendida como capítulo da teoria geral das revoluções e contra-revoluções portuguesas. Ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
PCP

O PCP e o 18 de Janeiro de 1934

O 18 de Janeiro marca o fim da influência maioritária do anarco-sindicalismo nos movimentos organizados do operariado. O PCP assumiu então o controlo da via revolucionária. Ensaio de José Luís Andrade
Música

Duo Ouro Negro: o mundo inteiro a partir de Angola

Raul Indipwo e Milo MacMahon vieram de Angola há 60 anos, cheios de música, e foram muito mais do que hits e moda. Agora há um concerto-tributo para que, talvez, lhes seja feita justiça.
Música

Assim se viveu o Woodstock no Portugal de 1969

Woodstock mereceu apenas três notícias e uma fotolegenda na imprensa portuguesa de 1969, mas a sua música não deixou o país indiferente -- com a cumplicidade de dois comissários de bordo da TAP.
História

Maria matou a mãe por um namorado que ninguém viu

Em 1848, Maria José matou a mãe, despedaçou o seu corpo e espalhou-o pela zona da Graça a mando de José Maria. A polícia nunca encontrou provas da existência do namorado e Maria foi condenada à forca.
História

Elisa e Marcela. O casamento há 100 anos e o Porto

Elisa e Marcela casaram-se numa igreja em Espanha em 1901. Perseguidas pela polícia, refugiaram-se no Porto e conquistaram o apoio da população. O primeiro filme sobre as duas estreia a 7 de junho.
Música

50 anos depois, esta é a história da "Desfolhada"

A 24 de fevereiro de 1969, a "Desfolhada" ganhava o Festival da Canção. Não conquistou a Eurovisão, mas fez história. Simone de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes recordam-na.
Livros

As cartas que Gulbenkian escreveu ao neto

Em plena Segunda Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian responsabiliza-se pela educação do neto, Mikaël. O Observador faz a pré-publicação do livro que reúne a correspondência trocada entre ambos.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
História

Os zombies que há 50 anos Manson tornou assassinos

Manson, o menino com vergonha da mãe, entrou no crime aos 9 anos. Depois dos 30 tinha um culto com sexo e drogas livres. E levou adolescentes hipnotizados a cometeram a chacina que marcou Hollywood.
Religião

Mórmones. Profetas, polémicas e controlo

Cresceram discretamente e já são 45 mil em Portugal. Os mórmones têm uma história de polémicas, como a poligamia ou o encobrimento de abusos. Este fim de semana inauguram um templo de luxo em Lisboa.
Sequestro

Bruxarias e encontros sexuais. A vida dos Turpin

Sentença dos pais que acorrentaram os 13 filhos durante anos é conhecida esta sexta-feira. Em livro, a irmã de Louise Turpin fala numa infância difícil e num casamento difícil de compreender.
Astronomia

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal

Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.
Sismo

Há 50 anos, "o fim do mundo" passou em Portugal

A 28 de fevereiro de 1969 o país tremeu com um sismo de magnitude 7,9, o maior do século XX. No mar "era como se os barcos levantassem voo", conta quem o viveu. Mas porque aconteceu? E vai repetir-se?
Vaidades

A falsa herdeira que enganou a elite de NY

Morava em hotéis de luxo e dizia ser uma herdeira alemã, mas tudo não passou de uma farsa. Sorokin, ou Delvey, que continua a aguardar deportação, regressa em "Inventing Anna", que chegou à Netflix.
Hotéis

Hilton: 100 anos de hotéis, 100 anos de História

Conrad Hilton chegou ao Texas em 1919 disposto a comprar um banco. Acabou por investir num hotel, o primeiro de uma cadeia espalhada pelo mundo onde a História se instalou de mala e cuia.
Angola

Savimbi. Herói ou sanguinário?

O funeral do ex-líder da UNITA acontece este sábado, 17 anos depois da sua morte. O evento atrai milhares de pessoas e pôs o país a discutir a figura de um homem tão carismático quanto sanguinário.
Livros

Como 4 aviadores se tornaram Falcões do Biafra

Entre 1967 e 1970, a República do Biafra gerou a guerra civil nigeriana e Portugal apoiou o regime secessionista. Esta é a pré-publicação do excerto de um novo livro que recorda esse episódio.
História

Magalhães e a viagem que Portugal tentou impedir

Portugal quer ver a rota reconhecida pela UNESCO. Espanha reclamou com fervor patriótico. Mas que expedição foi esta? O que fizeram os dois países? E o que queria mesmo o navegador ressabiado?
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
História

Quem era o português que deu a volta ao mundo?

A educação na corte, a ambição de ser navegador, as dificuldades em ocupar um cargo superior e a glória que foi também o seu fim. Há 500 anos, Fernão de Magalhães fez a viagem de circum-navegação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.