Dark Mode 113kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

39 histórias que contámos em 2019. São de amor, sexo, espiões, dinheiro, crimes, datas inesquecíveis e uma epopeia

Como a chegada à Lua e o festival de Woodstock se viveram em Portugal. Os 50 anos do crime de Charles Manson ou do sismo que matou 13 pessoas. E Fernão de Magalhães, claro.

Luxo, intriga, poder. A casa dos Espírito Santo /premium

Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Crime

O "Monstro de Fortaleza" quer ser professor /premium

602
18 anos após o massacre na Praia do Futuro, Luís Miguel Militão deve ficar preso até 2031. Está a tirar dois cursos na cadeia e a fazer estágio como professor. O caso recordado por quem o investigou.
Entrevista

Elefante Branco. "Aos 30, esquece, já eram velhas” /premium

1634
Foi porteiro da boîte por 22 anos e nunca falou sobre isso. Agora, Manuel Ribeiro conta tudo em livro. A jornalista que o escreveu tem recebido telefonemas de figuras públicas: "Têm medo de aparecer".
Sociedade

Fomos ao último cinema pornográfico de Lisboa /premium

221
Abriu em 1975 pela mão de um conhecido empresário da noite e não passou só fitas para adultos. Na semana passada foi notícia: um idoso morreu na plateia a ver um filme. Esta é a história do Cinebolso.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

577
Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
História

A história do pergaminho que esteve à venda no OLX /premium

143
Documento só vai para a Torre do Tombo quando PJ fechar o caso esta semana. Vendedor de Gaia ganhou 750 euros, mas assustou-se quando a polícia foi atrás dele.
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz? /premium

454
Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989 /premium

127
A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
Holocausto

A incrível história de sobrevivência dos Kleinmann /premium

5313
Uma família desmembrada pelo Holocausto e um filho que não abandona o pai, nem sequer quando o enviam para Auschwitz. Jeremy Dronfield conta a história — para que o mundo continue sem esquecer.
Prisão de Guantánamo

Guantánamo. O preso e o guarda que ficaram amigos /premium

142
Mohamedou Salahi é um dos presos mais conhecidos de Guantánamo, onde esteve detido 14 anos. Steve Wood foi um dos seus guardas — e agora pode ser padrinho do filho do antigo prisioneiro.
Venezuela

O capitão português do Caracas FC que apoia Guaidó /premium

258
Ricardo Martins lidera o Caracas FC enquanto o clube tenta jogar futebol em clima de guerra civil. Apoiante de Guaidó, tem de lidar com greves, assaltos e falta de comida.
Guia Michelin

"Confirmo que há um inspetor Michelin português" /premium

José Vallés é o novo responsável máximo por quem dá e tira as famosas estrelas na Península Ibérica. Numa oportunidade única, o Observador falou com ele sobre critérios, polémicas e o futuro.
Nostalgia

Viúva Lamego: 170 anos da fábrica dos azulejos   /premium

957
Há 170 anos, erguia-se uma oficina de olaria em Lisboa. Hoje, ainda não sabemos o que chamar à Viúva Lamego. Fábrica? Atelier? As histórias, a arte e as pessoas dentro deste espaço de criação.
China

Tiananmen: os trinta anos do que não existiu /premium

193
O Partido Comunista Chinês impôs uma amnésia coletiva sobre Tiananmen. Depois das ousadias políticas, os chineses deveriam concentrar-se em ganhar dinheiro. Ensaio de Maria João Marques.
China

Tiananmen. O símbolo de um protesto maior que ele /premium

400
Quem era, o que disse, o que lhe aconteceu? Ninguém sabe. Mas os que estavam em Pequim naquele dia coincidem num ponto: o "Homem do Tanque" serve para que ninguém se esqueça de Tiananmen.
Exploração Espacial

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

104
Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
História

Sem rei nem roque? 100 anos da Monarquia do Norte /premium

1807
Há 100 anos, a monarquia foi restaurada no Porto para combater o radicalismo da esquerda revolucionária republicana. Porque é que isso aconteceu? E porque é que fracassou? Ensaio de Rui Ramos
Monarquia

Os 100 anos da Monarquia do Norte /premium

363
A memória da Monarquia do Norte, ocorrida há cem anos, pode ser entendida como capítulo da teoria geral das revoluções e contra-revoluções portuguesas. Ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
PCP

O PCP e o 18 de Janeiro de 1934 /premium

O 18 de Janeiro marca o fim da influência maioritária do anarco-sindicalismo nos movimentos organizados do operariado. O PCP assumiu então o controlo da via revolucionária. Ensaio de José Luís Andrade
Música

Duo Ouro Negro: o mundo inteiro a partir de Angola /premium

1296
Raul Indipwo e Milo MacMahon vieram de Angola há 60 anos, cheios de música, e foram muito mais do que hits e moda. Agora há um concerto-tributo para que, talvez, lhes seja feita justiça.
Música

Assim se viveu o Woodstock no Portugal de 1969 /premium

112
Woodstock mereceu apenas três notícias e uma fotolegenda na imprensa portuguesa de 1969, mas a sua música não deixou o país indiferente -- com a cumplicidade de dois comissários de bordo da TAP.
História

Maria matou a mãe por um namorado que ninguém viu /premium

375
Em 1848, Maria José matou a mãe, despedaçou o seu corpo e espalhou-o pela zona da Graça a mando de José Maria. A polícia nunca encontrou provas da existência do namorado e Maria foi condenada à forca.
História

Elisa e Marcela. O casamento há 100 anos e o Porto /premium

943
Elisa e Marcela casaram-se numa igreja em Espanha em 1901. Perseguidas pela polícia, refugiaram-se no Porto e conquistaram o apoio da população. O primeiro filme sobre as duas estreia a 7 de junho.
Música

50 anos depois, esta é a história da "Desfolhada" /premium

A 24 de fevereiro de 1969, a "Desfolhada" ganhava o Festival da Canção. Não conquistou a Eurovisão, mas fez história. Simone de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes recordam-na.
Livros

As cartas que Gulbenkian escreveu ao neto /premium

Em plena Segunda Guerra Mundial, Calouste Gulbenkian responsabiliza-se pela educação do neto, Mikaël. O Observador faz a pré-publicação do livro que reúne a correspondência trocada entre ambos.
História

Espada de D. Miguel. Guardião conta a sua história

1041
João Teixeira da Motta foi o último guardião da espada de D. Miguel, que fará parte do futuro Museu do Tesouro Real. Neste texto, escrito na primeira pessoa, conta a sua história.
História

Os zombies que há 50 anos Manson tornou assassinos /premium

465
Manson, o menino com vergonha da mãe, entrou no crime aos 9 anos. Depois dos 30 tinha um culto com sexo e drogas livres. E levou adolescentes hipnotizados a cometeram a chacina que marcou Hollywood.
Religião

Mórmones. Profetas, polémicas e controlo /premium

323
Cresceram discretamente e já são 45 mil em Portugal. Os mórmones têm uma história de polémicas, como a poligamia ou o encobrimento de abusos. Este fim de semana inauguram um templo de luxo em Lisboa.
Sequestro

Bruxarias e encontros sexuais. A vida dos Turpin /premium

Sentença dos pais que acorrentaram os 13 filhos durante anos é conhecida esta sexta-feira. Em livro, a irmã de Louise Turpin fala numa infância difícil e num casamento difícil de compreender.
Astronomia

Quando Einstein derrubou Newton em Portugal /premium

479
Há 100 anos o eclipse no Brasil e São Tomé provou a teoria de Einstein pela primeira vez. Newton saiu do trono. E Einstein tornou-se o génio que une o mundo após a maior guerra que já se tinha vivido.
Sismo

Há 50 anos, "o fim do mundo" passou em Portugal /premium

4814
A 28 de fevereiro de 1969 o país tremeu com um sismo de magnitude 7,9, o maior do século XX. No mar "era como se os barcos levantassem voo", conta quem o viveu. Mas porque aconteceu? E vai repetir-se?
Vaidades

A falsa herdeira que enganou a elite de NY /premium

Morava em hotéis de luxo, jantava em restaurantes da moda e usava roupas de marca. Dizia ser uma herdeira alemã mas tudo não passou de uma farsa. Foi condenada a uma pena de prisão de 4 a 12 anos.
Hotéis

Hilton: 100 anos de hotéis, 100 anos de História /premium

Conrad Hilton chegou ao Texas em 1919 disposto a comprar um banco. Acabou por investir num hotel, o primeiro de uma cadeia espalhada pelo mundo onde a História se instalou de mala e cuia.
Angola

Savimbi. Herói ou sanguinário? /premium

151
O funeral do ex-líder da UNITA acontece este sábado, 17 anos depois da sua morte. O evento atrai milhares de pessoas e pôs o país a discutir a figura de um homem tão carismático quanto sanguinário.
Livros

Como 4 aviadores se tornaram Falcões do Biafra /premium

464
Entre 1967 e 1970, a República do Biafra gerou a guerra civil nigeriana e Portugal apoiou o regime secessionista. Esta é a pré-publicação do excerto de um novo livro que recorda esse episódio.
História

Magalhães e a viagem que Portugal tentou impedir /premium

1028
Portugal quer ver a rota reconhecida pela UNESCO. Espanha reclamou com fervor patriótico. Mas que expedição foi esta? O que fizeram os dois países? E o que queria mesmo o navegador ressabiado?
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães /premium

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
História

Quem era o português que deu a volta ao mundo? /premium

552
A educação na corte, a ambição de ser navegador, as dificuldades em ocupar um cargo superior e a glória que foi também o seu fim. Há 500 anos, Fernão de Magalhães iniciou a viagem de circum-navegação.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.