Dark Mode 115kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Dos abusos sexuais na Igreja aos riscos das pedreiras, 3 grandes investigações e 32 grandes casos de 2019

Começámos 2019 com um trabalho nunca feito em Portugal sobre os abusos na Igreja, investigámos as pedreiras em risco e os poderes das grandes instituições. Sem falhar os casos do ano. Leia-os aqui.

Pedreiras

Pedreiras. Casas no precipício e buraco junto à A1 /premium

Especial. Depois de Borba, o Governo apontou 191 pedreiras críticas. Mas há mais: cemitérios, casas e estradas coladas ao risco — até mesmo a A1. Veja os vídeos impressionantes feitos por drone.
Atualidade

As pedreiras e os precipícios vistos do ar

1972
De Marco de Canaveses a Vila Viçosa, o Observador usou um drone para filmar algumas das 191 pedreiras de risco. As imagens mostram casas e estradas à beira do precipício.
Pedreiras

Pedreiras. As falhas da "lista negra" do Governo /premium

534
As empresas receberam ordens diferentes, e incompatíveis, de dois organismos do Estado. As indicações são incongruentes e a fiscalização foi feita por amostra. Há casos de risco óbvio fora da lista.
Abusos na Igreja

Bispos portugueses esconderam pelo menos 3 casos /premium

542
Nem a Igreja nem a Justiça contabilizam os abusos sexuais praticados por padres. O Observador cruzou dados e descobriu que foram investigados pelos menos 9 casos, mas que outros ficaram em segredo.
Abusos na Igreja

Funchal. À terceira denúncia, o padre desapareceu /premium

1630
Investigação Observador. O padre Anastácio já tinha sido investigado na polícia por abusos sexuais duas vezes. Só à terceira é que a Igreja o dispensou de funções. Agora ninguém sabe onde ele está.
Abusos na Igreja

Golegã. Ministério Público pensou acusar a Igreja /premium

840
Investigação Observador. O padre António Júlio foi condenado por abusos de duas menores. No segundo caso, o sacerdote já estava a ser investigado pela Igreja — que nada disse à polícia.
Abusos na Igreja

Vila Real. A Igreja foi mais dura que o tribunal /premium

258
O tribunal condenou o padre Pedro Ribeiro a uma pena suspensa de 20 meses, mas a Igreja obrigou-o a ficar 4 anos a viver num mosteiro sem funções de sacerdote. Não está, porém, isolado do mundo.
Abusos na Igreja

Fundão. Governo ignorou denúncia contra o padre /premium

266
Luís Mendes está a cumprir uma pena de 10 anos por abusos de 5 rapazes. Um deles denunciou-o quatro anos antes da investigação. Agora, o padre contratou o advogado de Sócrates para o tirar da prisão.
Abusos na Igreja

Padre foi pai. Relação começou era ela menor /premium

4045
Uma catequista contou à PJ que ainda era criança quando começou a relação com o padre de quem engravidou. Ele foi investigado por abusos sexuais, mas a Igreja não agiu. Está agora colocado no Canadá.
Abusos na Igreja

"Papa tem de cumprir promessa de tolerância zero" /premium

226
Peter Isely sofreu abusos sexuais de um padre quando tinha 13 anos. Agora é um ativista, está em Roma a pedir tolerância zero à Igreja e também acusa o Papa de encobrir casos. Entrevista no Vaticano.
Investigação Organizações

Outros poderes. Como funciona a Deco por dentro

Tem quase 400 mil associados e uma das principais publicações em Portugal. Pode ditar o sucesso ou fracasso de um produto e já influenciou a mudança de leis. Como funciona e onde se financia a Deco.
Investigação Organizações

Raio-X. Como resiste a UGT à crise do sindicalismo

101
Queda de sindicalizados e pagamento de dívidas do Fundo Social Europeu trouxeram dificuldades financeiras que a UGT teve de gerir. Investigação à central que viabiliza acordos de concertação social.
Investigação Organizações

Outros poderes. Raio-X à Associação das Farmácias

Como funcionam as organizações mais poderosas do país? De onde vêm as receitas? Quem manda? Muito mais do que a associação das farmácias, a ANF é o segundo de uma série de artigos de investigação.
Justiça

Alexandre Cavalleri. De porteiro a rei do pernil /premium

167
Perfil. Do "Maria Bolachas" até aos negócios milionários com a Venezuela, o líder da Iguarivarius cultivou a sua paixão por carros desportivos, lutou contra Bruno de Carvalho e ficou cheio de dívidas.
Justiça

Como o rei do pernil foi apanhado pela Justiça /premium

809
Contrato de 30 milhões de euros garantido à cabeça explica sucesso da Iguarivarius na Venezuela. Transferências de milhões para a Suíça terão levado ao pagamento de luvas a políticos venezuelanos.
Lixo

Guerra do lixo. Governo revoga despacho polémico

748
Procuradoria dá razão ao regulador. Recolha de resíduos biodegradáveis está fora da concessão da empresa privada EGF. Ministro tem outra opinião, mas vai acolher decisão e revogar despacho polémico.
Caixa Geral de Depósitos

Os milhões da Caixa num banco que nunca controlou /premium

1414
Em 2002 a CGD comprou o Crown Bank, nos EUA. Cinco anos depois, manobrada por um emigrante luso-americano e sem nunca ter controlado a gestão, só ficou com uma conta do advogado: 20 milhões.
Caixa Geral de Depósitos

As caravelas que levaram 340 milhões da CGD /premium

685
Em 1999, a Caixa Geral de Depósitos contratou um produto complexo a um banco de investimento. A história da operação Boats Caravela, que foi feita para camuflar perdas, mas viria a custar muito mais.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Como se decidiram os negócios ruinosos /premium

1055
Versão preliminar da auditoria à Caixa faz a anatomia de como foram decididas as operações que mais perdas geraram. Houve regras não cumpridas e pareceres técnicos ignorados. Mas Berardo não aparece.
Crime

O julgamento de Rosa Grilo, em versão de bolso /premium

Foram precisas 12 sessões para o julgamento da morte do triatleta. De quem investigou a quem pareceu tornar possível a tese dos angolanos, foram ouvidas cerca de 80 testemunhas. Eis um resumo.
Crime

Mãe tentou impedir que bebé fosse salvo do lixo /premium

782
A juíza que pôs Sara na prisão explicou ao Supremo Tribunal o que a levou a acreditar que houve uma premeditação e que a jovem queria matar o filho. Veja a reconstituição das 17 horas do crime.
Crime

Como Diana e Iuri mataram Amélia Fialho /premium

343
O tribunal deu como provado que Diana planeou com Iuri matar a mãe adoptiva e condenou-os a 24 e 23 anos de prisão. O casal deixou um longo rasto de provas, num crime descrito como "maquiavélico".
Sporting

Alcochete. 7 episódios de uma instrução atribulada /premium

239
Sessões adiadas, depoimentos inflamados e arguidos levados para o tribunal errado. Zangas, revelações e um duelo de Bruno de Carvalho com Cândida Vilar. Juiz decide na quinta-feira se há julgamento.
Hackers

Hacker. A carta misteriosa, o Sporting e a prisão /premium

Autoridades encontraram documento escrito à mão pelo hacker com frases soltas que o Ministério Público considera uma confissão. Rui Pinto não poupou os mails dos ex-presidente e treinador do Sporting.
EDP

Conceição "aderiu ao pacto" de Pinho e Mexia /premium

668
Ministério Público indicia atual administrador da REN por ter promovido prejuízo de 1,2 mil milhões de euros ao Estado em conjunto com o ministro Manuel Pinho. Conceição refuta a imputação.
EDP

11 diplomas do Governo 'escritos' pela EDP /premium

3474
Ex-consultor de Manuel Pinho enviou anteprojetos de lei confidenciais para a EDP antes de pedir emprego a António Mexia. Advogados da EDP escreveram boa parte dos textos de onze diplomas do Governo.
Corrupção

Como Lalanda conseguiu dominar o negócio do sangue /premium

720
Ex-líder da farmacêutica Octapharma foi acusado de alegadamente ter corrompido o ex-líder do INEM, uma médica e uma farmacêutica para ganhar o domínio de um negócio de mais de 120 milhões de euros.
Armando Vara

A história completa da ascensão e prisão de Vara /premium

370
Vinte anos separam o miúdo de Vinhais do influente socialista, o bancário de província do importante banqueiro. A vida do homem que esteve no topo e que desce agora ao inferno.
Assalto em Tancos

Os detalhes de como foi feito o assalto a Tancos /premium

304
O Observador reconstitui os pormenores do assalto ao Quartel de Tancos, assim como a investigação que o Ministério Público e a PJ estão a realizar desde 2017 — e que já se encontra na reta final.
Assalto em Tancos

Tancos. As provas contra Azeredo Lopes /premium

390
Estes são os detalhes das 556 páginas da acusação de Tancos. Contam a história completa de um caso que envolve um grupo de assaltantes, altos dirigentes da PJ Militar e o ministro Azeredo Lopes.
Arte

As voltas que Berardo deu para chegar ao CCB /premium

501
O empresário tentou convencer Cavaco, Guterres e Barroso. Mas Sócrates é que lhe abriu as portas. Uma história com quase 30 anos que envolve zangas, reuniões secretas e boatos sobre Angola.
Governo

Cinco novos casos da família socialista /premium

6262
Sobrinha de dirigente do PS já passou por três gabinetes só neste Governo. Companheiro de Idália Serrão foi nomeado por Ana Paula Vitorino para o gabinete e mais tarde por Eduardo Cabrita para a ANSR.
PSD

Malheiro leva carro de luxo da câmara para o PSD /premium

7735
Na última quinta-feira, autarca tentou dissimular: antes de chegar à sede do partido, estacionou o Lexus numa garagem a menos de um quilómetro da São Caetano à Lapa. Caso dura há três meses.
PCP

PCP. Milhões adjudicados a empresas de militantes /premium

17383
Cinco empresas de militantes ganharam mais de dois milhões em adjudicações de autarquias do PCP. Loures admite que houve 2 contratos de genro de Jerónimo atribuídos sem serem ouvidas outras empresas.
Burla

YCBM. Esquema já agarrou mil jovens em Portugal /premium

6117
São jovens e prometem enriquecimento fácil no mercado cambial. Mas são poucos os que ganham dinheiro a sério. O Observador mostra-lhe aquele que pode ser o mais recente esquema piramidal em Portugal.
Corrupção

OCDE e corrupção: o que o Governo quis eliminar /premium

4953
Referências à Operação Marquês, recomendações para criar um tribunal contra a corrupção e revisão do sistema de recursos estavam no draft do relatório e fizeram o Governo perder a calma diplomática.
Transportes Públicos

O raio-X aos transportes públicos de Lisboa /premium

2262
Na Transtejo/Soflusa, 8 de 17 barcos não têm certificado para navegar. Na CP houve 1079 supressões em 5 meses. E a Carris perdeu mais de 400 trabalhadores desde 2010. Os passageiros queixam-se. Muito.
Ambiente

O manual dos ambientalistas para serem detidos /premium

137
Os ambientalistas que fazem ações de "desobediência civil" têm um manual que os prepara para serem detidos. Como agir, de que crimes podem ser acusados e como resistir às "forças repressivas".
Ministério Público

Hells Angels. As regras, os crimes e as vítimas /premium

O Ministério Público acredita que em 2018, quando invadiram um restaurante em Loures, os motards queriam mesmo matar o neonazi Mário Machado para impedir que criasse um motoclube rival.
INEM

As outras chamadas que afastaram o médico do INEM /premium

16933
Além do caso da tourada, o INEM investigou outros 2 episódios: um idoso com um AVC que António Peças recusou transportar e a resistência ao transporte de uma mulher com um aneurisma. Ouça as chamadas.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.