289kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

As 53 grandes entrevistas do Observador em 2019. De Costa a Rio e Catarina, até Isabel dos Santos e Varandas

Alexandre Soares dos Santos deu-nos a sua última entrevista. Foi uma das muitas feitas pelo Observador em 2019. Selecionámos 53, da política à economia, da cultura ao desporto. Pode relê-las todas.

Costa promete alívio no IRS para classe média /premium

Na entrevista ao Observador, o primeiro-ministro falou do arraso do Tribunal de Contas ao Revita, da ida de Centeno para o FMI, da redução de impostos para a classe média, de Marcelo e do familygate
Isabel dos Santos

"Não sei se sou a mulher mais rica de Angola" /premium

974
Em entrevista ao Observador, Isabel dos Santos nega ter sido favorecida pelo pai, fala das acusações de irregularidades no BIC Portugal e conta que não vai a Angola há mais de um ano porque tem medo.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Entrevista

Magnata dos media? "Comigo é para ganhar dinheiro" /premium

Faria negócio com Trump, acha que Costa e Rio se complementariam e não tem "medo de ser o patrão". A primeira grande entrevista de Mário Ferreira depois de se saber da oferta da Cofina pela TVI.
Entrevista

Geringonça? "Foi nefasta para o país" /premium

2866
"Portugal faliu, goste-se ou não de dizer isto" e, agora, "parou nas reformas estruturais". Em entrevista na Rádio Observador, Pedro Soares dos Santos só não quis falar de um tema, um "tema triste".
Entrevista

Resolução "apressada" do BES foi "péssima decisão" /premium

599
Em entrevista, Artur Santos Silva pede uma solução rápida para o Novo Banco, que continua a acumular prejuízos. É uma das "histórias tristes" da banca – outra foi a gestão "deplorável" na Caixa.
Entrevista

Sair do euro. "Na próxima crise, o tema voltará" /premium

553
João Ferreira do Amaral avisa: a crise é inevitável (embora imprevisível), a dívida é ainda maior do que em 2008 e o crescimento é "insuficiente" numa zona euro que "só por milagre" daria certo.
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Alexandre Soares dos Santos

"Morrer de cancro? Já fiz o que tinha a fazer"

1414
Este áudio de 80 minutos é um documento: recorde a última grande entrevista de Alexandre Soares dos Santos, dada 6 meses antes de morrer, onde se definiu numa palavra: "Sou imprevisível".
PSD

Rio: "Temos de emagrecer a Administração Pública" /premium

790
Rui Rio desfaz tabu: vai ser número 2 na lista do Porto. Em entrevista, não aponta um crítico que vá ser incluído, admite apoio a Centeno no FMI e critica guerra entre Costa e autarcas sobre fogos.
Entrevista

"Na essência, programa do BE é social-democrata" /premium

7832
Em entrevista ao Observador, a líder do BE diz que nacionalização de toda a banca "não é um papão". Evita traçar "linhas vermelhas", mas tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Assunção Cristas

Se vem aí crise é melhor despachar já o governo PS /premium

425
Não quer o diabo (nem André Ventura) e, se for preciso, corta na despesa para baixar impostos. Em entrevista ao Observador, Cristas assumiu erros do CDS mas garante que a estratégia não mudou.
Música

Carlos do Carmo em entrevista: “Detesto vedetas" /premium

106
Quando decidiu deixar os palcos, no final de 2019, Carlos do Carmo deu uma longa entrevista ao Observador. Recordou histórias, pessoas e memórias. Leia e ouça aqui.
Rádio Observador

"Antes do transplante cansava-me a cortar pão" /premium

1706
Salvador Sobral fala sobre tudo numa conversa com Laurinda Alves: sobre o período em que esteve internado à espera de um transplante de coração, a Eurovisão, a mulher — e, claro, a música.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Brexit

"Não há motivos para portugueses se preocuparem" /premium

Em conversa na Rádio Observador, o embaixador britânico em Lisboa garantiu que Boris Johnson está a trabalhar "incansavelmente" e que ainda há tempo para um acordo. "Não muito, mas temos tempo."
Igreja Católica

"Se é estar com os pobres, a Igreja é de esquerda" /premium

2157
Em entrevista, o arcebispo D. Jorge Ortiga lamenta que o discurso político não tenha em conta os problemas da população. Há idosos com reformas "ridículas" e os políticos não conhecem o país real.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Papa Francisco

"O Papa é de esquerda e liberal nos costumes" /premium

545
É assim que o descreve o sociólogo Dominique Wolton, que privou com Francisco um ano. Nas conversas publicadas em livro, há perguntas, respostas e discussões duras, bem-humoradas e surpreendentes.
Igreja Católica

"A ressurreição de Jesus é um feito inacreditável" /premium

507
É o acontecimento central da doutrina cristã, mas impossível à luz da ciência. Um médico espanhol conta ao Observador os detalhes do seu livro sobre a ressurreição de Jesus à luz da História.
Entrevista

Trabalhar até às 18h, 19h? "Sorry, não é natural" /premium

8958
Em entrevista, Nadim Habib diz que as empresas têm de ser geridas com mais "ciência" e "menos heroísmo". Esta é uma das (muitas) coisas em Portugal que "irritam profundamente" o professor da Nova SBE.
Web Summit

Dylan, Trump e os CEO que só se "embebedam" /premium

117
As pressões externas, os SMS ameaçadores, as situações mais embaraçosas e os tweets e emails que já enviou por engano. Fizemos 47 perguntas ao fundador da Web Summit, mas nem todas tiveram resposta.
Economia

"Investimento público foi abaixo das expectativas" /premium

Em entrevista à Rádio Observador, ministro da Economia admite problemas mas não culpa Centeno. Faz ainda revelações sobre a polémica empresa imobiliária que constituiu com a mulher.
Governo

"Eu sou a maior crítica do Eduardo [Cabrita]" /premium

599
Chineses em Sines, o TGV e a terceira travessia do Tejo. As greves dos motoristas e a polémica das relações familiares no Governo. A ministra do Mar na grande entrevista da Rádio Observador.
Entrevista

"A China é nossa parceira, mas não é nossa aliada" /premium

258
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece as chamadas de atenção dos EUA por causa da aproximação de Portugal à China, desvaloriza o "familygate" e elogia Rio. Entrevista de Maria João Avillez.
Música

“Tenho desafiado a morte de uma forma louca" /premium

Das noite na berma da estrada aos concertos nos maiores palcos do país, Jorge Palma faz 70 anos, mas está "aí para as curvas". Uma longa entrevista sobre tudo, com todos os temas e sem tabus.
Música

“Gosto demasiado de música para viver dela" /premium

107
No mês em que lança um novo álbum com os Mão Morta e um livro que reúne a poesia escrita nos últimos 40 anos, Adolfo Luxúria Canibal fala do tempo que parece não passar e da vontade de não se repetir.
Música

“Cheguei a pensar: e se morro sem conseguir?" /premium

464
Lena d'Água está de volta aos discos de originais "cheia de voz, pica e tesão para fazer coisas". 30 anos depois de 'Tu Aqui', gravou um disco inatacável que lhe faz jus. Estivemos com ela em estúdio.
Música

Marco Paulo: "Não sei como vou reagir à despedida" /premium

1396
O cantor prepara-se para um grande concerto em Lisboa. Em entrevista, recorda mais de meio século de carreira e o dia em que tentou escrever a letra de uma canção.
Música

Entrevista de vida a Roberto Leal, o "homem de fé" /premium

431
O cantor Roberto Leal, que morreu este domingo, deu uma entrevista de vida ao Observador em janeiro. Falou sobre a infância, a música, a entrada falhada na política, o cancro e a fé.
Rádio Observador

"Tive 4 filhos após os 40. Se não é milagre..." /premium

447
Da "volta grande no íntimo" às 500 fraldas que compra por mês, do poder da música à fé, o que mudou para a maestrina Joana Carneiro depois de ter tido 4 filhos saudáveis em 15 meses, após os 40 anos?
Arte

Vhils: "Banksy apoiou-me bastante" /premium

641
Vhils já não foge da polícia. Nem chora a falta de notas para entrar em Belas Artes. Isso atirou-o para Londres, onde trabalhou com Banksy e cresceu para o célebre artista que muda cidades. E não só.
Arquitetura

"Não é pelo Pritzker que agora levo mais caro" /premium

416
Prestes a inaugurar a exposição que reúne obras dos últimos 40 anos, Souto de Moura fala dos netos que o derretem, do pudor em copiar Siza, dos crimes na reabilitação urbana e da vontade em abrandar.
Sporting

"O tempo da cultura do medo acabou no Sporting" /premium

798
Frederico Varandas, presidente do Sporting, passou pelas Manhãs 360 da Rádio Observador e falou de vários temas da atualidade, entre AG, futebol, reestruturação financeira e as heranças do passado.
Sporting

Roquette sobre Varandas: "Não vai fazer milagres" /premium

883
Em entrevista ao programa "Sob Escuta" da rádio Observador, o antigo líder do Sporting admite que a maioria da SAD pudesse ser vendida a grandes investidores — mas acha difícil acontecer em Portugal.
Pais e Filhos

"Por falta de tempo, tentam ser pais helicópteros" /premium

8856
Histórias para adormecer contadas à pressa e crianças confinadas a quatro paredes. Num novo livro, Mário Cordeiro diz que o stress destrói relações e que vivemos num "colete de forças sentimental".
Educação

"Crianças precisam de ficar de cabeça para baixo" /premium

7333
Terapeuta ocupacional, autora do livro "Descalços e Felizes", Angela J. Hanscom explica que nenhuma criança terá um desenvolvimento saudável se não puder andar à roda ou rebolar na relva livremente.
Entrevista

"Turmas? Isso é a pré-história da educação" /premium

10949
José Pacheco defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes, sem chumbos. E conseguiu fazê-lo nos anos 1970, numa escola pública — a Escola da Ponte, que hoje se tornou "turismo educacional".
Livros

"Da Vinci guardou a Mona Lisa até morrer"

465
Com 700 páginas, a biografia escrita por Walter Isaacson descreve ao pormenor os cadernos daquele que é, para ele, o génio mais criativo de todos os tempos. E porquê? Porque nunca parou de questionar.
Corrupção

Investigar Sócrates e Lula? "É uma possibilidade" /premium

2968
Em entrevista ao Observador, Moro não se arrepende das críticas a Sócrates, diz que foi insultado pelo ex-primeiro-ministro e defende que a eficácia da Justiça é essencial para cumprir a democracia
Coreia do Norte

"Kim Jong-un segue os passos de William e Kate" /premium

O autor do livro "Coreia do Norte — Estado de Paranoia" aponta muitas fraquezas ao regime de Kim Jong-un: fome, corrupção e pobreza. Mas a imagem é o ponto forte: "Segue os passos de William e Kate".
Entrevista

Viúva de Escobar: "Após a violação fui sua presa" /premium

885
Viúva do narcotraficante explica em entrevista que vivia "seduzida" e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.
Televisão

"A TV é o bombo da festa de tudo o que é mau" /premium

1103
Vemo-lo todos os dias no Jornal da Noite da SIC, mas Rodrigo Guedes de Carvalho ainda tem surpresas. Uma entrevista sobre música, o disco que está a gravar, os livros, a televisão e o jornalismo.
Televisão

"Os reality shows não são para educar o povo" /premium

252
Onde muitos viram sexismo, ele viu cenas cómicas ou caricatas. Piet-Hein Bakker, o antigo produtor do “Big Brother”, acha que os novos “reality shows” da SIC e da TVI não são para levar a sério.
Moda

Luís Onofre: "Falhei e tive de ser mais humilde" /premium

2301
A 3 meses de se tornar presidente da Confederação Europeia da Indústria do Calçado, Luís Onofre fala da sua primeira coleção falhada, dos sustos que já viveu no mar e da crise que o setor atravessa.
Cultura

"Mesmo o melhor hostel do mundo tem percevejos" /premium

1481
A dona do melhor hostel de Portugal e terceiro do mundo fala de como chegou ao pódio ao herdar o negócio do filho e conta as viagens em que dormiu ao relento, deu colo a chimpazés e foi ao "espaço".
Atletismo

"A minha mãe guarda as medalhas porque são limpas" /premium

199
Campeã olímpica em 1996, bronze em 2000 e uma das atletas portuguesas mais bem sucedidas. Quase com 50 anos, Fernanda Ribeiro recorda a carreira ao Observador e revela ainda novos objetivos.
Cinema

"A vitória é chegar são e salvo a casa" /premium

270
Em “Árctico”, um homem tenta sobreviver em condições adversas. João Garcia ajuda-nos a perceber quão realista é o filme de Joe Penna. E acabámos a falar da vida do montanhista português.
Jornalismo

"No El Mundo, não sabia de onde vinham as balas" /premium

136
David Jimenez dirigiu por um ano um dos mais influentes jornais espanhóis e desvendou o lado negro do jornalismo num livro. Foi um best-seller. Políticos e empresários adoraram. Os jornalistas não.
Google

O português da Google que recusa robôs emocionais /premium

Trabalha na Califórnia e é uma referência mundial em inteligência artificial. Fernando Pereira é um dos executivos de topo da Google e explica porque é que as máquinas nunca poderão ter sentimentos.
Tecnologia

Pai do hashtag: "Fui ao Twitter e disseram-me não" /premium

114
No início ouviu, pelo Twitter, que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu e deu ao mundo a ferramenta que se tornou símbolo de uma #geração. Entrevista a Chris Messina.
Teatro

“Achava que o D. Maria II tinha muitos luxos” /premium

Tiago Rodrigues, Prémio Pessoa 2019, diz que o teatro precisa de mais dinheiro público. Fala num recorde de espectadores no D.Maria II e conta detalhes de uma peça sobre a “beleza de matar fascistas".
Livros

"O grego tornou-se uma espécie de droga" /premium

505
Frederico Lourenço ficaria doente se não pudesse ler grego, mas foi ao latim, língua pela qual também diz ter uma grande paixão, que dedicou o seu último livro — uma gramática. Falámos com o tradutor.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.