|
|
|
Esqueça a Smart dos carros pequeninos que, nos últimos tempos, se viu ainda mais apequenada por ter uma gama reduzida a um modelo, o Fortwo, com a agravante de este eléctrico estar longe de impressionar, sobretudo devido à sua acanhada autonomia. Isso é passado! |
A prova de que a marca virou a página e está disposta a crescer e a aparecer encontra-se no seu primeiro modelo projectado em conjunto pela Geely e pela Mercedes, que detêm a Smart em partes iguais. Com o estilo dos alemães e a tecnologia dos chineses, o novo Smart #1 vai dar que falar, com toda a certeza. Desde logo, porque consegue não só ser o mais rápido do seu segmento como ameaça até os rivais do segmento superior, em capacidade de aceleração. E convenhamos que não é todos os dias que surge um pequeno “avião” capaz de bater pé ou até superar o Tesla Model 3… Aqui dou-lhe conta das minhas primeiras impressões num breve contacto com o Smart #1 que, para cúmulo, vai ser comercializado por valores competitivos. Além da experiência ao volante, fique a saber o que tem de melhor e de menos bom este novo e surpreendente SUV compacto a bateria, bem como quando vai chegar e por quanto. |
Sem grande surpresa, e prosseguindo em modo eléctrico, destaque para o facto de a Renault aproveitar a próxima edição do Salão de Paris para mostrar um novo “show car” que presta tributo à 4L, preparando o regresso do icónico modelo como um SUV eléctrico. Antes disso, já no próximo dia 12, ficaremos a conhecer o primeiro crossover eléctrico da Polestar. E note que o Polestar 3 não deve “fugir” muito de tudo aquilo que sabemos acerca da variante eléctrica do XC90, o EX90. Mas porque nem tudo é comparável, não deixe de avaliar por si próprio como é que é possível comercializar um eléctrico com uma autonomia razoável por o equivalente a pouco mais de 10.500€. E enquanto França já tem planos para limitar o carregamento de veículos a bateria, se for caso disso, ficámos também a saber que a chinesa BYD vai “inundar” a Europa com 100.000 carros eléctricos (e isto só fruto de um acordo com uma empresa de rent-a-car). |
Na semana que passou, houve mais do que uma mão-cheia de novidades. A Maserati revelou o novo GranTurismo que deita mão ao V6 do MC20, mas consegue ser ainda melhor na variante exclusivamente a bateria. Já a BMW serenou os ânimos dos fãs com a revelação de um dos seus modelos mais aguardados, o “peso-pesado” XM. Pelo seu lado, a Lamborghini aproveitou a actualização do Urus para propor um novo modelo de entrada na gama – o Urus S com 666 cv passa a ser o mais barato. Ainda sem preços, mas com chegada a Portugal garantida já no próximo mês de Abril, foi revelado o Alpine A110 mais extremo. Corta no peso, ganha na aerodinâmica e mantém o 1.8 sobrealimentado a apimentar este “cocktail” inspirado no mundo da competição. |
Se lhe falta a inspiração, imagine por exemplo como seria uma fábrica de automóveis sem empregados. Parece que Elon Musk já pensou nisso e apresentou o seu primeiro robô humanóide, que espera vender por 20.000€. Está claro que isso, a materializar-se num futuro não muito distante, faria maravilhas à eficiência da máquina produtiva. Porém, há pérolas como o SP51 que não se fabricam em série: Ferrari como este não há mais nenhum. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mercedes-Benz
|
|
De uma assentada, a marca da estrela actualizou os seus compactos Classe A e Classe B. As alterações exteriores são muito subtis, com a maior novidade a recair no incremento da autonomia dos plug-in.
|
|
|
|
Alpine
|
|
A Alpine continua a fazer render o seu único modelo, agora com uma versão mais extrema do que o A110 S. Mais leve, mais aerodinâmico e com uma configuração de chassi específica, o A110 R é “radical”.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A marca de luxo italiana revelou o seu novo coupé GranTurismo, que monta o mesmo V6 Nettuno do MC20 ou, na variante a bateria, três motores eléctricos que fazem do Folgore rival directo do Taycan.
|
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
Com mais de 20 mil unidades vendidas, o Urus foi uma aposta certeira por parte da Lamborghini. Agora a marca substitui o original pelo Urus S, com a mesma potência do Performante e retoques estéticos.
|
|
|
|
Opel
|
|
Poucos dias depois da Opel anunciar que recuperaria a sigla GSe para denominar os seus modelos electrificados mais desportivos, a marca alemã apresenta as variantes hatchback e carrinha do Astra GSe.
|
|
|
|
|
BMW
|
|
SUV há muitos, mas poucos são os que conseguem chamar tanto a atenção como o novo BMW XM. Imponente e pesadão (quase 2,8 toneladas), consegue ser ágil e desportivo, passando 653 cv às quatro rodas.
|
|
|
|
DS
|
|
O SUV mais pequeno da DS segue as pisadas do irmão maior. Depois do DS 7 ser actualizado, agora é a vez do DS 3 renovar os seus argumentos e quem mais beneficia deste “restyling” é a versão eléctrica.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volvo
|
|
A Volvo vai revelar o EX90, o seu primeiro modelo eléctrico concebido a partir de uma plataforma exclusiva, a 9 de Novembro. Mas não deixa de avançar algumas das novidades, com ênfase na segurança.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Muitos construtores falam há muito na necessidade de propor automóveis eléctricos acessíveis, mas a realidade é que propostas abaixo dos 15.000€ não há. Por isso, vale a pena conhecer este Tiago.ev.
|
|
|
|
Mercado
|
|
A divisão europeia da BYD acaba de anunciar que chegou a acordo com a empresa de rent-a-car Sixt, fechando um contrato para a venda de 100.000 veículos eléctricos. As entregas arrancam ainda este ano.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A guerra baralhou por completo a política energética europeia. Com o frio à porta e o corte por tempo indeterminado no fornecimento de gás à Europa, França quer limitar recargas de carros eléctricos.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Todos os fabricantes de veículos pesados procuram mecânicas eléctricas, sejam elas alimentadas por bateria ou por “fuel cell“ a hidrogénio. Mas para a Traton, da Volkswagen, só existem as primeiras.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
|
Ferrari
|
|
A divisão de Projectos Especiais da Ferrari voltou a provar que é essencial para elevar os lucros da marca, produzindo este one-off com base no 812 GTS para um cliente que desembolsou um balúrdio.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Elon Musk, CEO da Tesla, revelou o robô humanóide da empresa, que acredita poder ser proposto por menos de 20.000 dólares, o equivalente a menos de 20.000€. Além de fabricar os carros da marca...
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Dacia
|
|
O Grupo Renault inclui marcas como a Alpine, a Samsung e a Dacia, além da marca francesa que dá o nome ao grupo. E vai começar a vender carros da Dacia com emblema Renault, mas longe da Europa.
|
|
|
|
BMW
|
|
A F1 é a rainha do desporto automóvel, liderando nos espectadores mas também nos investimentos. Mas ao contrário da Mercedes, Renault, Alfa Romeo e Aston Martin, a BMW prefere o WEC e os seus LMDh.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
A Aston Martin realizou mais um “tour” para atrair investidores e com o DBX já no mercado e o Valkyrie e o Valhalla a caminho, não faltaram os interessados. Os sauditas e a Geely lideraram a procura.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|