|
|
|
Finalmente há várias marcas a comprometer-se a lançar no mercado veículos eléctricos por menos de 25.000€, conscientes de que esta tecnologia nunca será uma realidade sem propostas eficientes e acessíveis, comercializadas por preços similares aos seus concorrentes com motores de combustão a gasolina. A Volkswagen foi o mais recente construtor a comprometer-se com um eléctrico a bateria por menos de 25.000€, mas já antes a Renault, cujo CEO é um ex-quadro do Grupo Volkswagen, Luca de Meo, tinha anunciado que o R5 iria chegar ao mercado em 2024 por menos de 25.000€. |
Ora, 25.000€ representa uma redução considerável em relação ao preço actualmente exigido por um eléctrico com pouco mais de 4 metros de comprimento, como o Zoe, que ainda hoje obriga o consumidor a despender cerca de 34 mil euros, representando uma redução de 27% para o mesmo tipo de veículo. Mas mais importante do que isso, a Renault alinha pela fasquia já estabelecida pela Volkswagen, renovada esta semana, que garante aos seus clientes poderem contar com um eléctrico por menos de 25.000€ a partir de 2025. E apesar de isto ser um ano depois do R5, tal prova que os eléctricos propostos por preços próximos ou equivalentes às versões com motores de combustão serão (mesmo) uma realidade e estão aí à porta. |
O novo modelo da Volkswagen, o ID.2ALL, oferece a habitabilidade de um Golf com o comprimento total (e o preço) de um Polo, prometendo vários tipos de motorizações, até um máximo de 226 cv, bem como diferentes capacidades de bateria, que garantam até 450 km de autonomia. Seja como for, é uma lufada de ar fresco (e barato) para quem quer um eléctrico com uma autonomia decente e uma potência aceitável, a que a Dacia também aderiu ao fazer evoluir o seu Spring para a versão Extreme. |
Mas se o primeiro e o terceiro grupos automóveis europeus, respectivamente a Volkswagen AG e o Renault Group, avançaram para os eléctricos acessíveis, a Stellantis não deverá querer atrasar-se nesta matéria, pelo que é de esperar novidades para breve, assim que este grupo tiver acesso às plataformas específicas para eléctricos desta bitola. Quem já está pronto para atacar o mercado é a Kia, com o novo topo de gama EV9, bem como a BMW, que tem entre mãos o futuro i5, enquanto a Mistubishi anuncia 16 novos modelos para os próximos cinco anos e o ID.3 baixou em 4000€, embora o CEO do Grupo VW tenha dito que não alinhava na guerra de preços… |
O mercado não vive exclusivamente de veículos eléctricos, como prova o facto de a Mitsubishi ter apresentado o novo ASX, que chega a Portugal em Abril, um mês depois do Tonale na versão PHEV, que promete ser a mais popular para empresas, e o Ford Bronco que, embora em número muito limitado, vai satisfazer quem quer um SUV radical. |
Mais impressionante é o sucessor do Aventador, que será potente e leve, bem como o novo carro de Valtteri Bottas, o piloto oficial da Alfa Romeo. E se quiser chegar aos calcanhares do piloto finlandês de F1 pode adquirir um dos simuladores de condução da Red Bull, mais que não seja para evitar a vergonha do condutor que capotou um “mata-velhos” no gancho do hotel Fairmont no Mónaco. Não é possível é evitar o embaraço de ver a CaetanoBus vender mais 60 autocarros a fuel cell de hidrogénio para a Alemanha, veículos fabricados em Gaia, mas que não conseguem ser vendidos entre nós, uma vez que só Cascais tem uma estação de reabastecimento deste combustível limpo e sustentável. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mitsubishi
|
|
A 2.ª geração do Mitsubishi ASX dá o pontapé de saída na reafirmação da marca no mercado europeu. O B-SUV nipónico que tem por base o Captur propõe três motores e outros tantos níveis de equipamento.
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
Se o Tonale chegou para dinamizar as vendas da Alfa Romeo, a sua aguardada versão PHEV promete contribuir decisivamente para o sucesso comercial deste SUV. Por cá há condições especiais no lançamento.
|
|
|
|
Ford
|
|
A Ford anunciou que o Bronco iria estar disponível, pela primeira vez, na Europa. Sabe-se agora que as reservas estão prestes a abrir e Portugal é um dos países eleitos. Icónico 4x4 chega em Outubro.
|
|
|
|
|
Vendas
|
|
O Grupo VW ressentiu-se da falta de chips, o que obrigou a racionalizar semicondutores e a retirar do mercado muitos dos seus híbridos plug-in. Por cá, sabemos que isso vai mudar e dizemos-lhe quando.
|
|
|
|
Nissan
|
|
A Nissan tem muita experiência em modelos 4x4, ainda que nos tempos dos motores a combustão. Agora, com os motores eléctricos, colocou à prova o sistema de tracção integral e-4ORCE do Ariya e X-Trail.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
A VW vai abrir encomendas do renovado ID.3 e já anunciou os preços da versão mais acessível, a ID.3 Pro. Ao contrário do que o CEO do grupo afirmou, a marca entrou na guerra de preços e cortou 4000€.
|
|
|
|
KIA
|
|
A Kia revelou a versão final do seu SUV topo de gama, destinado a desempenhar o papel do Sorento, mas 100% eléctrico. O design é marcante, as dimensões generosas e o preço será garantidamente elevado.
|
|
|
|
|
|
Nissan
|
|
A Nissan deposita grandes esperanças no novo Ariya, o SUV eléctrico que começou a produzir em 2022. Mas várias dificuldades têm impedido o construtor de ultrapassar 66% do objectivo da produção anual.
|
|
|
|
MINI
|
|
A nova geração do Mini eléctrico com três portas vai estar disponível antes do final de 2023. Vai oferecer várias motorizações, com até 218 cv, e uma autonomia que pode atingir 386 km entre recargas.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Quer um simulador de condução feito por quem sabe e por quem tem um piloto especialista na matéria? A Red Bull desenvolveu um sistema baseado no RB 18 que permite correr de Fórmula 1… lá em casa.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
Adivinha-se a revelação iminente do sucessor do Aventador, pois a Lamborghini fez saber que o LB744, além de 1015 cv, vai ser estupidamente leve. E tudo indica que o design será o que lhe mostramos…
|
|
|
|
|
Alpine
|
|
A Alpine oferece uma série de versões do seu coupé A110, leve e ágil. Mas enquanto se prepara para lançar uma gama de eléctricos, aponta já armas ao mercado americano e disputa a Rampa de Pikes Peak.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
A CaetanoBus foi escolhida pelo operador de transportes Deutsche Bahn para fornecer uma frota de autocarros a hidrogénio. As 60 unidades com pilha de combustível da Toyota são produzidas em Portugal.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Segurança
|
|
Passear pelas ruas do Mónaco e capotar numa das curvas mais famosas do mundo parece totalmente descabido, até ao volante de um Ferrari. Se o bólide for um “mata-velhos”, o melhor é ser um Ami.
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A adaptação da indústria automóvel à tecnologia eléctrica tem custos avultados. Daí que os indianos da Tata, donos da Jaguar Land Rover, tenham pressionado o Governo inglês: ou paga ou adeus fábrica.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Os condutores que falhem o pagamento das prestações dos seus carros, correm o risco de, em breve, perder o ar condicionado, rádio, navegação e até a capacidade de abrir as portas ou acelerar.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|