O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

213kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • Lifestyle
Subscrever

Azeite. Um guia para temperar à maneira

19 Nov 2020, 17:52
radio
Ver no browser
Observador
Observador

Lifestyle

Fotografia de Maria Ramos Silva
Maria Ramos Silva
Editora de Lifestyle
Quinta, 19 Nov 2020
Foto da Newsletter

Por mais que nos acenem com incerteza, há favoritos que não abandonam a mesa e se renovam a cada ano que passa. Clássicos infalíveis que se souberam reinventar com os anos e conquistar espaço em terrenos mais improváveis. Quer ver? “Uma bola de gelado de baunilha com pingo de azeite de Galega, que tenha notas de maçã ou banana, fica extraordinário”, garante Edgardo Pacheco, um especialista na matéria escutado pela Ana Cristina Marques.

A partir de hoje, e durante as próximas semanas, em contagem decrescente para as festas possíveis, vamos enchendo o Cabaz de Natal com alguns artigos intemporais. Dos azeites aos vinhos, passando pelos mimos que adoçam a boca e pelos queijos, servimos-lhe uma lista de sugestões para comprar, devidamente acompanhada por um guia útil para aprender a escolher, saborear e, quem sabe, impressionar os amigos em algum quizz via zoom.

Sabe a diferença entre azeite verde e maduro? Como se prova? Quais os descritores mais comuns? Que defeitos ainda acusam? Sim, continuamos a consumir muito produto com pontos fracos e a confiar — erradamente — na pureza artesanal do garrafão que o primo nos traz lá da aldeia, adverte um dos nomes que nos ajuda a desbravar tudo o que envolve o ouro líquido e convoca o nosso olfato para esta prova. “Os consumidores não estão habituados a cheirar os azeites, acham estranho que alguém lhes diga que o azeite possa cheirar a tomate, a alcachofras, a ervas aromáticas ou até a maçã… Um azeite, se bem feito, tem notas de frutos: ou verdes ou maduros”.

Aqui ficam então 10 sugestões, dos 4 aos 19 euros, para desfazer mitos, cimentar novos e deliciosos hábitos e temperar um Natal com ou sem bacalhau.

E porque a temporada é de compras, estes mais de 100 descontos mostram como a Black Friday se adiantou este ano e promete estender-se ao longo dos próximos dias. Vá seguindo as novidades neste elenco de A a Z e amanhã conte com mais uma lista de ideias para não ficar com os azeites em pleno fim de semana.

Até para a semana

Para fazer

Fotografia
Cuidado: está quente

E se Vítor Sobral cozinhasse numa perfumaria?

Depois da perfumaria de nicho, da alfaiataria e da arquitetura, a família OTRO ganhou um restaurante. Vitor Sobral assina uma carta de base tradicional portuguesa, temperada com sabores do mundo.

Para comprar

Fotografia
Vinho

Casa Relvas juntou 15 anos num só vinho

Para celebrar a primeira referência que viu nascer, a Casa Relvas lançou um vinho que reúne 15 colheitas. Um resumo da história da empresa e uma espécie de prova vertical numa só garrafa.

Fotografia
Vimos e Gostámos

Alecrim aos molhos e a arte do tear português

Luke Edward Hall sugere o guarda-roupa ideal para um retiro no campo inglês. Em Portugal, a Benamôr elege o alecrim como o ingrediente da estação. A Josefinas puseram os teares a trabalhar.

Fotografia
Black Friday

Black Friday. Mais de 100 descontos (e a contar) /premium

Num ano atípico, nem a Black Friday é o que era. A grande corrida às compras antecipou dezenas de descontos, da moda à tecnologia, e convida a aproveitar os bons negócios online. Veja a lista.

Para saber

Fotografia
Casa Real

Juan Carlos procura novo destino para exílio /premium

Fontes da Zarzuela admitem uma renúncia para ajudar a limpar a imagem da monarquia espanhola. Juan Carlos poderá deixar Abu Dhabi, mas a semana começa com mais um escândalo financeiro.

Fotografia
Passadeira Vermelha

As estrelas do People's Choice Awards

Jennifer Lopez vestiu-se de vermelho para aceitar o prémio de Ícone de 2019. Demi Lovato trocou várias vezes de roupa para apresentar uma gala sem público. Veja as imagens.

Fotografia
Amor e Sexo

A pandemia também acelerou relações /premium

A quarentena foi, em alguns casos, o álibi perfeito para que casais se juntassem debaixo do mesmo tecto. Solidão, companhia ou apenas amor, há histórias com finais felizes — e outras nem por isso.

Fotografia
Príncipe Harry

Príncipe Harry surpreende com momento musical

O Príncipe Harry surpreendeu o público que assistia ao musical 'Hamilton', no teatro Victoria Palace, em Londres, quando começou a cantar no início do discurso de encerramento da sessão.

Fotografia
Vinho

Morreu James Symington

O homem que tinha "um profundo amor pelo Douro" morreu aos 86 anos. James Symington, pai do atual CEO da Symington Family Estates, era membro da terceira geração de uma família dedicada ao vinho.

Fotografia
Salvar o Natal

Masterclass sobre o sexo em tempos de pandemia

Como o confinamento afetou as relações e o sexo. E quais os sinais do início da paixão. E do fim do interesse. Conversa com os psicólogos e sexólogos Fernando Mesquita e Ana Carvalheira.

Fotografia
Celebridades

"Não quero que um filho meu siga esta carreira" /premium

O "feeling" de David Carreira raramente o deixa ficar mal. Aos 29 anos, lança um livro de histórias e sonhos. Entre ter um descapotável e tornar-se futebolista, a música era o mais distante de todos.

Fotografia
Família Real Britânica

A história do intruso que invadiu Buckingham

Em 1982, Michael Fagan fez o impossível: invadiu o palácio duas vezes, sentou-se no trono e viu a rainha Isabel II a dormir. O episódio fará agora parte do enredo da quarta temporada de The Crown.

Fotografia
Chocolate

Pintarolas: sete cores, 40 anos e muito chocolate /premium

É na fábrica Imperial, em Vila do Conde, que há 40 anos se produzem as famosas Pintarolas, drageias de chocolate de leite, pinceladas com sete cores. Para celebrar, a marca vai lançar novos produtos.

Produto da Semana

Prato para degustação, taça e tábua

Este "Monte das Oliveiras” é uma composição de três peças que representam a tradição da olivicultura em Portugal

47.90€

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Lifestyle diretamente no seu email

À quinta-feira à noite, a Maria Ramos Silva oferece-lhe uma seleção semanal de artigos para o ajudar a viver melhor e planear o seu fim de semana.

  • Newsletter
  • Observador
  • Lifestyle
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

Lifestyle

50 peças de roupa (e um queijo para o caminho)

25/2/2021, 17:31
Lifestyle

Nutritivo e rico em fibra: olh'ó tremoço

18/2/2021, 17:41
Lifestyle

Oops, quem tramou Britney Spears?

11/2/2021, 17:57
Lifestyle

Um dia de emoções no estúdio de David Carreira

4/2/2021, 18:01

O melhor do Premium

Política

Resignados e conformados com a mediocridade /premium

Alexandre Homem Cristo
25/2/2021, 0:10 564
Coronavírus

As linhas vermelhas para desconfinar (e confinar) /premium

24/2/2021, 22:31 214
Julgamentos

Mariana diz que cometeu o crime por amor /premium

24/2/2021, 22:00 362
Extrema Esquerda

A revolução em marcha /premium

Rui Ramos
26/2/2021, 3:28 435

Populares

Meteorologia

Vem aí uma semana com temperaturas de 20ºC

26/2/2021, 23:06 9956
Ana Gomes

Ana Gomes recebeu resposta da Europol sobre Chega

27/2/2021, 2:10 6039
Andebol

O guerreiro não resistiu: morreu Alfredo Quintana

26/2/2021, 13:35 15892
Angola

Doentes angolanos: regresso é "morte certa"

26/2/2021, 16:29 1967

Últimas

Noticiário

1h "Para o SCP, empatar aqui é ganhar a Champions"

28/2/2021, 1:10
Sem Falta

"João Pinheiro é o melhor árbitro português"

28/2/2021, 0:51
Primeira Liga NOS

Como ficam as contas do título para o Sporting

28/2/2021, 0:38
Sporting

Sporting iguala invencibilidade do título de 81/82

28/2/2021, 0:32
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play