Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Em Janeiro deste ano, Amanda Gorman recitou um poema na tomada de posse de Joe Biden. Editores de outros países acreditaram que seria negócio publicá-la nas respectivas línguas. Começaram, então, os problemas. A holandesa Marieke Lucas Rijneveld não podia traduzir Gorman para holandês; o espanhol Victor Obiols também não podia traduzi-la para catalão. Porquê? Por falta de competência linguística para entender o original? Por não darem garantias de que as suas versões tivessem qualidade literária? Não, nada disso. Rijneveld e Obiols tiveram de renunciar a traduzir Gorman porque nenhum deles tinha a cor da pele de Gorman, que nos Estados Unidos é identificada como “afro-americana”. A pergunta que poderíamos fazer é a seguinte: que palavra nos ocorre quando uma pessoa é excluída de uma actividade ou de uma posição por causa da cor da sua pele?

Mas não respondam já. Imaginem a situação inversa. Imaginem que Rijneveld e Obiols, convidados a traduzir Gorman, se tinham recusado. E imaginem que, como razão, tinham citado a cor da pele de Gorman. Ficaríamos surpreendidos se muita gente, sem mais informação do que essa, fosse tentada a usar, para explicar o comportamento de Rijneveld e de Obiols, a palavra “racismo”? No entanto, ninguém usou essa palavra para referir a exclusão de tradutores pelo facto de não terem a mesma cor da pele da autora a ser traduzida. Os banidos aceitaram mansamente o seu destino. Muitos literatos, ainda mais mansamente, preferiram meditar em abstracto sobre “os problemas da tradução”. E houve até quem, subindo da mansidão à solicitude, louvasse a discriminação: iria “diversificar” o lote de tradutores a trabalhar na Holanda e na Espanha. Não é “racismo”, porque as intenções são boas? Existe um racismo bom?

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.