910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Washington

Noticiário

17h. Síria. Al Assad terá pedido ajuda aos EUA

A Bloomberg avança que o líder sírio terá prometido aos EUA que iria cortar todas as ligações com as organizações apoiadas pelo Irão e distanciar-se da Rússia.
Noticiário

3h. Venezuela. MP investiga Maria Corina Machado

O Ministério Público da Venezuela, em comunicado, diz que a opositora de Nicolás Maduro, apoiou a aprovação da "Lei Bolívar", que tem como objetivo restringir o financiamento ao regime venezuelano.
América Dividida

Imigração: Trump vai chocar com estados democratas

Nem todos os estados vão aceitar medidas anti-imigração do presidente eleito que quer deportar 12 milhões. Mas, lembra Francisco Pereira Coutinho, foi no que os americanos e os hispânicos votaram
América Dividida

Afinal, quem é culpado pela vitória de Trump?

E os jornalistas falharam em não prever a vitória de Trump? O erro é das sondagens? Afinal, Bruno Cardoso Reis sublinha: Harris falhou em mobilizar os mesmos eleitores democratas de 2020.
América Dividida

Trump quer centrar recursos no grande adversário

China é o alvo. Presidente eleito não se preocupa com capitulação da Ucrânia nem com o "desgosto dos europeus", como explica Luís Tomé, especialista em relações internacionais. Foco é na Ásia-Pacífico
América Dividida

Como interpretar vitória do presidente condenado?

Futuro da NATO e Europa é incógnito, mas Bruno Cardoso Reis sublinha: embora "mentiroso compulsivo", não devemos desvalorizar declarações de Trump. Irá Vance ser o pior inimigo do presidente?
América Dividida

“Kamala Harris perdeu nas margens”

Franjas do eleitorado fizeram toda a diferença para a candidata democrata. "Resultado chocou muitos, mas não foi surpreendente”. Daniela Melo, cientista política, explica que as sondagens não erraram.
América Dividida

"Afinal, a América não estava assim tão dividida"

Helena Ferro Gouveia não tem dúvidas de que a América não está assim tão dividida como parecia. Major-General Arnaut Moreira sublinha: "Para olhar para a América é preciso pensar como um americano".
América Dividida

Eleições EUA: "Não vai haver empate"

A força de Harris nos últimos momentos de campanha, Trump e a relação com o eleitorado latino e a batalha entre homens e mulheres. A análise de Ana Cavalieri, especialista em relações internacionais.
América Dividida

Dia de eleições. Existe futuro para a democracia?

Kamala Harris quer "virar a página", mas Donald Trump insiste: Kamala está a enganar os eleitores. Haverá guerra nos EUA? Ainda, Bruno Cardoso Reis reflete: que impacto terão estas eleições no mundo?
América Dividida

Divisão entre sexos relacionada com o aborto?

Mais mulheres com Kamala Harris, menos com Donald Trump. Resta saber se a divisão é estrutural. Ainda o estado decisivo da Pensilvânia para a democrata. A análise de João Diogo Barbosa.
América Dividida

Estratégias opostas na reta final. Qual vencerá?

O historiador Bruno Cardoso Reis diz que Kamala Harris apresenta-se como alguém capaz de lidar com posições diferentes. Acrescenta que Trump apostou na radicalização e numa retórica muito agressiva. 
América Dividida

Biden? "Deve ficar calado"

A quatro dias das eleições, Vasco Rato considera que Trump "está em boas condições para vencer" e critica Biden por colocar dificuldades a Kamala Harris. 
América Dividida

Um humorista ao serviço de um político corre mal

Piada sobre Porto Rico tem impacto no eleitorado? Se fosse dita num espectáculo não teria. Mas quando a arte está ao serviço de um partido deixa de ser arte. 
América Dividida

"Ou eu ou o caos". Esta é a narrativa de Trump

Bruno Cardoso Reis diz que Trump faz promessas que não são credíveis. O historiador comenta as declarações do republicano sobre Kamala se preparar para levar o mundo à terceira guerra mundial.
América Dividida

Inflação baixou, mas Harris não ganha com isso

Pensilvânia foi quase sempre democrata, até Donald Trump em 2016. É um estado que funciona como um espelho da América. E é decisivo
América Dividida

Biden. "Declaração não é útil para campanha"

Bruno Cardoso Reis diz que declaração de Biden sobre apoiantes de Trump foi infeliz. O historiador considera que Musk não não se limita a apoiar Trump e que está a ter papel muito ativo na campanha.
América Dividida

Que impacto da falta de apoio declarado da impr...

Cientista política Mafalda Pratas analisa a polémica em torno do bloqueio ao apoio declarado a Harris por parte de jornais e enfatiza que questões económicas decidem sentidos de voto.
América Dividida

Sondagens. “Boas para Trump, más para Kamala"

​Bruno Cardoso Reis diz que o voto antecipado dos republicanos pode ter impacto no resultado final das eleições. O historiador acredita que Musk não apelou diretamente ao voto.
América Dividida

"Esta campanha é uma batalha de sexos"

Ana Cavalieri reflete: Donald Trump deu "tiro no pé" ou limitou-se a ser ele mesmo? Já Kamala não está a conseguir refletir uma viragem pós-Biden. Afinal, o que poderá salvar a campanha democrata?
América Dividida

Médio Oriente. Retaliação de Israel favorece Trump

Israel atacou o Irão, o que beneficia narrativa de Trump de que há guerra por todo o lado e que ele vai acabar com conflitos. Kamala insiste que eleições são decisivas para a economia e a democracia.
América Dividida

Trunfo Obama. Barack é um moderado?

Barack Obama marcou presença no comício na Geórgia. Diana Soller acredita que a escolha do estado se deve ao simbolismo: é fundamental para os direitos civis. Mas será o antigo presidente um moderado?
América Dividida

"Regras habituais não se aplicam a Trump"

Trump está a ser acusado de abuso sexual, mas Bruno Cardoso Reis diz que polémica não afetará votos dos eleitores. E ainda a sondagem que indica que Trump está à frente no que diz respeito à economia.
América Dividida

Harris não tem conseguido convencer na economia

O papel da mulher, os judeus indecisos da Pensilvânia, os árabes do Michigan, os latinos e os eleitores negros. E ainda os swing states.
América Dividida

Kamala Harris violou a lei eleitoral?

Bruno Cardoso Reis explica o porquê de o voluntariado britânico na campanha de Harris poder soar a violação da lei eleitoral. Ainda, Kamala marca pontos, mas não ultrapassa as fragilidades.
América Dividida

Hitler, fascismo e violência: as últimas de Trump

Candidato republicano terá desejado a lealdade "dos generais que Hitler tinha", segundo revela o ex-chefe da Casa Banca que considera Trump "fascista". Ainda "o inimigo interno" e a tropa na rua.
América Dividida

Viragem nas sondagens? "Pensilvânia pode decidir"

Bruno Cardoso Reis explica a importância do estado da Pensilvânia, entre os sete tidos como chave, para decidir o rumo das eleições presidenciais e sublinha: "Viragem nas sondagens pode ser decisiva".
América Dividida

Harris devia ter jogado a cartada racial?

Nuno Amaral Jerónimo analisa a mudança no eleitorado que altera a forma como os dois partidos se comportam. Candidata democrata precisa de recuperar o voto suburbano.
América Dividida

"Kamala está a perder votos dos eleitores negros"

Bruno Cardoso Reis diz que Kamala Harris tem melhores resultados que Biden e que está a tornar a campanha mais competitiva. O historiador comenta ainda como a desinformação está a afetar Tim Walz.
América Dividida

“Harris anda a cortejar republicanos indecisos”

O especialista Nuno Gouveia fala sobre a estratégia de Kamala Harris para convencer os eleitores mais conservadores que não têm simpatia por Trump a votar nos democratas.
América Dividida

"Trump não fala de um ditador sem ter simpatia"

Bruno Cardoso Reis fala sobre a influência de Elon Musk nas eleições e diz que numa democracia não é suposto pagar para se votar. O historiador alerta para o "perigo" de Trump para os Estados Unidos.
América Dividida

Hamas. "Morte do líder é relevante para campanha"

O historiador Bruno Cardoso Reis diz que Kamala Harris não perdeu oportunidade para falar da morte de Sinwar. Acrescenta que Trump confirmou a tendência que tem para "culpar Ucrânia pela invasão".
América Dividida

“Kamala Harris mostrou descolar-se de Joe Biden”

Candidata democrata, em entrevista à Fox News, apresentou-se combativa. Para Madalena Mayer Resende, agora tem de continuar ao ataque e dirigir-se especificamente aos eleitores fundamentais.
América Dividida

"Kamala transmitiu não recear questões difíceis"

Bruno Cardoso Reis considera que Kamala Harris cumpriu os objetivos na entrevista que deu à Fox News. O historiador afirma que a democrata pode precisar do estado do Nebraska para ganhar as eleições. 
A História do Dia

A guerra na Ucrânia pode acabar em 2025?

Zelensky apresentou o seu plano para a vitória em Kiev. Diz que o sucesso depende dos aliados e pode acabar com a guerra. Será? Daniela Nunes, investigadora de Relações Internacionais, é a convidada.
América Dividida

"Harris tem de se descolar de Joe Biden"

Vasco Rato, especialista em Relações Internacionais, afirma que Kamala Harris tem de comunicar de forma mais clara. E considera que a candidata democrata tem de ter atenção para não cometer erros.
América Dividida

"Trump acha que pode fazer tudo"

Bruno Cardoso Reis diz que é anormal que Trump tenha bamboleado no último comício. O historiador diz que as notícias de possível ataque do Irão contra Trump podem beneficiar resultados do republicano.
América Dividida

"Comunidades afro-americanas podem desempatar"

Lídia Franco, especialista em ciência política e relações internacionais, afirma que todos os votos contam para desempatar as sondagens de Trump e Harris. Considera que a mobilização é essencial.
América Dividida

"Trump não tem a mínima cultura democrática"

Bruno Cardoso Reis critica declarações de Trump, que sugeriu que a esquerda radical deve ser combatida por militares. O historiador diz que ser entrevistada na Fox News é boa estratégia de Kamala.
América Dividida

"Entrevistas de Kamala Harris têm corrido mal"

Ana Cavalieri explica que as campanhas eleitorais continuam "imprevisíveis". A especialista em relações internacionais admite que o debate de JD Vance e Tim Walz pôs Trump mais próximo da liderança.
América Dividida

"FBI diz que o crime tem descido"

Bruno Cardoso Reis diz que homicídios desceram 12% durante mandato de Biden. O historiador acrescenta que há dados a desmentir Trump, que insiste que os suspeitos deste crime são imigrantes ilegais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.