Logo Observador

Alexandre Homem Cristo

Colunista

ahomemcristo@gmail.com

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, ver mais... publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Maioria de Esquerda

A rolha

Alexandre Homem Cristo

Os casos de Teodora Cardoso e Carlos Costa mostram como PS-PCP-BE têm intimidado instituições independentes e o escrutínio à actuação do governo. É admirável que esta intimidação passe como normal.

1.004
Jornais

Ter melhores jornais

Alexandre Homem Cristo

Com a emergência dos populismos, ficou evidente que os jornais estão aquém do que deles se pede e exige: um olhar crítico sobre o discurso político, que o confronte com factos e esclareça os leitores.

636
Política

Acima da lei

Alexandre Homem Cristo

Temos órgãos de soberania que, em vez de dar o exemplo, olham para as regras com o desprezo de quem faz o que quer. Foi o caso de Marcelo, com a Cornucópia. E o do Parlamento, com o prémio a Guterres.

460
Itália

Brincar com a democracia

Alexandre Homem Cristo

Renzi e Cameron criaram uma tempestade perfeita para a afirmação de populismos inimigos da liberdade. É que estes encontraram nos referendos um palco de vitórias que nunca de outro modo alcançariam.

186