Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Nacional

728 mil pessoas receberam salário mínimo em 2017

Cerca de 728 mil trabalhadores portugueses recebiam, no primeiro semestre deste ano, o salário mínimo nacional, o que representa um aumento de 13,4% face ao mesmo período do ano passado.
Salário Mínimo Nacional

Frente Comum quer aumentos salariais de 4%

A Frente Comum da Administração Pública exigiu aumentos salariais de 4% para 2018, com um mínimo de 60 euros para todos os trabalhadores, e anunciou uma ação de luta nacional em outubro ou novembro.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 600€ só no final da legislatura

O Governo mantém o objetivo de aumentar o Salário Mínimo Nacional para 600 euros "no final da legislatura". Vieira da Silva diz que "o Governo irá cumprir o que está no Programa".
Angola

Angola fixa salário mínimo em 88 euros

O Governo angolano fixou esta sexta-feira o salário mínimo nacional único nos 16.503,30 kwanzas, pouco mais de 88 euros.
Bloco de Esquerda

BE: "Parar o empobrecimento é reforma estrutural"

PSD diz que esquerda não faz reformas, mas BE responde: travar empobrecimento é reforma em si mesmo. E tem uma prova: aumento do salário mínimo, ao contrário do que diziam, promoveu emprego.
Santander

Santander Totta sobe salário mínimo em 20%

O Santander Totta subiu o salário mínimo no banco para 1.200 euros mensais, mais 20% "para todos os trabalhadores a tempo completo", segundo uma nota interna a que a Lusa teve acesso esta sexta-feira.
UGT

UGT quer melhoria do salário mínimo nacional

A secretária-geral adjunta da UGT considerou que o salário mínimo nacional deve ser revisto em alta para 2018, apelando ainda ao reforço da contratação coletiva.
Comércio

Salário mínimo. Governo não cumpriu promessas

O presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal acusou o Governo de incumprimento do acordo que possibilitou a subida do salário mínimo em 2017.
Salário Mínimo Nacional

730 mil trabalhadores recebem salário mínimo

O número de trabalhadores que ganham o salário mínimo nacional aumentou para os 730 mil em março deste ano face ao período homólogo, mais 88,9 mil trabalhadores, representando 22,9% do total.
Salários

Catarina Martins insiste em descongelar salários

A coordenadora do Bloco de Esquerda lembrou esta quarta-feira a necessidade de discutir o descongelamento dos salários na função pública e lembrou ainda que há dois escalões abaixo do salário mínimo.
Desemprego

BCE. Salário mínimo elevado está a travar emprego

498
Num relatório que analisa o desemprego em Portugal, a chefe de missão pelo BCE defende que as subidas do salário mínimo (em relação ao salário médio) estão a fazer aumentar o desemprego no país.
Fact Check

Fact check em vídeo: Passos e o salário mínimo 

O líder do PSD veio dizer que em 2016 o salário mínimo abrangeu 1 milhão de pessoas. Os números ainda não estão fechados, mas é expectável que cheguem ao valor estimado por Passos Coelho?
Salário Mínimo Nacional

Fact Check/ Já há 1 milhão a viver com o salário mínimo?

249
O líder do PSD garante que no fim de 2016 havia 1 milhão de pessoas com salário mínimo (quando em 2014 eram só 400 mil). E acusa o Governo de promover uma política de baixos salários. Tem razão?
PSD

Há mais gente com baixos salários, acusa Passos

228
O presidente do PSD disse que o número de trabalhadores com baixos salários cresceu com o atual Governo, estimando que no final de 2016 "quase um milhão" de trabalhadores ganhava o salário mínimo.
Salário Mínimo Nacional

Portugal tem salário mínimo mais próximo do médio

Portugal é o país da União Europeia (UE) com um salário mínimo mais próximo do salário médio, embora esteja a meio da tabela em termos brutos, de acordo com dados hoje divulgados pelo Eurostat
Salário Mínimo Nacional

Passos quer Governo a rever meta do salário mínimo

Líder do PSD diz que aumento de 19% em quatro anos, em comparação com o crescimento económico de 5% no mesmo período, não é sustentável e é "conversa infantil".
Parlamento

BE e PCP dão luz verde à redução do PEC

Desta vez, BE e PCP foram consultados e deram o OK ao Governo. Redução do pagamento especial vai merecer voto a favor dos partidos da esquerda quando chegar à AR, por ser estímulo às microempresas.
Salário Mínimo Nacional

PS. Economia suporta aumento do salário mínimo

107
O líder parlamentar do PS acredita que a economia tem condições para suportar o aumento do salário mínimo até 2019 e que as entidades patronais, na concertação social, assumiram essa perspetiva.
PSD

PSD pressiona: não vai ser "tábua de salvação"

125
Episódio da TSU pode repetir-se. PSD avisa que vai analisar casos mas não vai ser tábua de salvação. Política salarial tem "pés de barro" e salário mínimo é "excessivo" ou não era preciso compensação.
TSU

TSU: BE rejeita compensações do salário mínimo

Catarina Martins disse, esta sexta-feira, que o Bloco não quer compensações às empresas pelo aumento do salário mínimo, mas assinalou que a baixa da fatura energética é uma das medidas favoráveis.
TSU

Marcelo promulgou descida da TSU para evitar vazio

244
Marcelo Rebelo de Sousa justificou a aprovação urgente da redução da TSU com a necessidade de preencher um "vazio" deixado pelo fim do regime anterior.
TSU

Cristas disse à UGT que não porá acordo em causa

Secretário-geral da UGT diz que a presidente do CDS lhe transmitiu que não porá em causa a concertação social no sentido de voto que terá na apreciação parlamentar da diminuição da TSU para empresas.
TSU

As polémicas e contradições da mal amada TSU

Costumava ser usada como medida de estímulo ao emprego mas desde 2010 que tem sido usada como moeda de troca para aumento do salário mínimo. Já pôs o país a gritar na rua. Porque é tão polémica?
TSU

BE quer Parlamento a travar descida da TSU

"Se o decreto vier a ser aprovado, ainda não foi – o salário mínimo, esse sim, já está em vigor – o BE requererá a apreciação parlamentar dessa medida", disse o deputado José Soeiro.
Salário Mínimo Nacional

PSD deixa PS isolado e vota contra descida da TSU

1.575
PSD recusa ser "muleta" e "bombeiro de serviço" da geringonça e vai votar contra descida da TSU para patrões quando partidos da esquerda pedirem apreciação. Indicação veio de Passos Coelho.
Salário Mínimo Nacional

Especial/ Governo conta com PSD para salvar redução da TSU

574
Com uma jogada, António Costa fechou um acordo na concertação social, deixou a esquerda a protestar e colocou o PSD com a batata nas mãos. Redução da TSU agita a "geringonça" e o Parlamento.
Salário Mínimo Nacional

60% dos auxiliares abaixo do novo salário mínimo

Quase dois terços dos auxiliares das escolas nacionais recebe menos do que o novo salário mínimo nacional. Segundo o Diário de Notícias, mais de 20 mil funcionários terão de ser aumentados em 2017.
Salário Mínimo Nacional

Marcelo promulga aumento do salário mínimo

O Presidente da República promulgou o decreto do Governo que estabelece o aumento do salário mínimo nacional para 557 euros em 2017, aprovado na semana passada.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Lesados com custo para contribuintes

730
O Presidente da República comentou, esta sexta-feira, a solução para os lesados do BES, o aumento do salário mínimo e o défice.
TSU

BE também pede apreciação da redução da TSU

O BE anunciou que vai pedir apreciação parlamentar da redução em 1,25 pontos percentuais da Taxa Social Única para as empresas que pagam o salário mínimo, por discordar que o "bónus dado aos patrões" seja pago pelos contribuintes.
Salário Mínimo Nacional

PCP tenta travar descida da TSU para patrões na AR

263
Comunistas vão tentar revogar norma que estabelece descida de TSU para as entidades patronais em 1,25 p.p. acordado em concertação social. Dizem que Governo cedeu a "chantagem" dos patrões.
Concertação Social

"Acordo não é lei. Verdes confrontarão o Governo"

121
Heloísa Apolónia já reagiu ao acordo de concertação social e diz que vai confrontar o Governo com a decisão de reduzir TSU para empresas. Bloco reitera críticas à medida.
Concertação Social

Concertação.Toma lá: 557 euros. Dá cá: 1,25 de TSU

625
Há acordo na concertação social. O salário mínimo nacional sobe para os 557 euros, mas em contrapartida os patrões vão ter uma descida de 1,25 da Taxa Social Única (TSU). CGTP não assinou acordo.
Concertação Social

Acordo sobre o salário mínimo está "dificílimo"

O presidente da Confederação do Turismo Português afirmou "haver vontade" em chegar a acordo relativamente ao aumento do salário mínimo, em Concertação Social, mas assume estar a ser "dificílimo".
Salário Mínimo Nacional

Governo ainda quer consenso sobre salário mínimo

O Governo vai reunir-se com os parceiros sociais para chegar a um consenso sobre o salário mínimo. Esta é a segunda reunião depois do encontro em sede de Concertação Social ter sido inconclusivo.
Salário Mínimo Nacional

CGTP. Salário mínimo de 557 euros é insuficiente

A CGTP-IN considerou insuficiente o aumento do salário mínimo para os 557 euros e acusou o Governo de cedência às reclamações patronais, nomeadamente com a redução da Taxa Social Única.
Salário Mínimo Nacional

O risco de aumentar o salário mínimo. Alternativas

455
Um salário mínimo “excessivo” tem efeitos nefastos no emprego. Sendo um instrumento que visa proteger os trabalhadores de baixos salários, pode ter como efeito desproteger esses mesmos trabalhadores.
Salário Mínimo Nacional

Governo propõe salário mínimo de 557 euros

O Governo apresentou uma proposta de actualização do salário mínimo nacional para os 557 euros, a par da redução de um ponto percentual da Taxa Social Única para as empresas.
CIP

Salário acima de 540€ "depende das contrapartidas"

156
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, afirmou que a CIP só aceitará a atualização do salário mínimo para um valor superior a 540 euros se o Governo apresentar contrapartidas.
Salário Mínimo Nacional

Patrões admitem 540 euros com menos TSU

As confederações patronais admitem o aumento do salário mínimo para os 540 euros desde que lhes garantam uma redução de 1% na Taxa Social Única (TSU) a cargo dos empregadores.
Salário Mínimo Nacional

Governo retoma discussão sobre o salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais retomam esta segunda-feira a discussão do aumento do salário mínimo nacional para 2017. Governo comprometeu-se a atingir s 600 euros em 2019.
Salário Mínimo Nacional

PS e direita chumbam salário mínimo nos 600 euros

221
PS, PSD e CDS chumbaram proposta do PCP que recomendava aumento do salário mínimo para 600 euros já em janeiro. Proposta do PSD para aumentar salário em função do crescimento económico não passou.
Salário Mínimo Nacional

AR deverá chumbar salário mínimo de 600 euros

Apesar dos votos favoráveis de BE, PEV e PAN, a proposta de aumento do salário mínimo nacional para 600 euros deverá ser chumbada, esta sexta-feira, pelo PS, PSD, e CDS/PP, na votação plenária.
Salário Mínimo Nacional

PCP insiste em salário mínimo de 600 euros

O PCP exigiu um aumento extraordinário do Salário Mínimo Nacional (SMN) para os 600 euros e pediu ao Governo a "rechaçar manobras e pressões do patronato".
Governo

Reunião sobre o salário mínimo foi inconclusiva

A reunião entre o Governo e os parceiros sociais para discutir o salário mínimo nacional foi inconclusiva, tendo as confederações patronais e sindicais uma semana para enviarem propostas.
Salário Mínimo Nacional

Governo. Salário mínimo sobe com ou sem acordo

348
Ministro do Trabalho diz que era vantajoso haver um acordo de médio prazo na concertação social, mas a proposta vai avançar, haja ou não acordo. Quem decide o aumento, é o Governo,
Salário Mínimo Nacional

No salário mínimo, vale o que disse Costa

277
Na resposta ao presidente da CIP, Carlos César adverte que, quanto ao aumento do salário mínimo, "o que vale é o que o primeiro-ministro disse". Ou seja, 557 euros e não 540 como querem os 'patrões'.
Governo

Costa garante salário mínimo de 557 euros em 2017

590
O primeiro-ministro socialista garantiu este sábado que o programa de Governo vai mesmo ser cumprido: em janeiro de 2017, o salário mínimo nacional vai chegar aos 557 euros.
Salário Mínimo Nacional

CGTP-IN insiste em salário mínimo nos 600 euros

O secretário-geral da CGTP-IN insistiu no aumento para 600 euros do salário mínimo nacional no início de 2017, adiando um comentário sobre a necessidade de um acordo de concentração social.
UGT

UGT também exige contrapartidas

A UGT propõe 565 euros como valor para o salário mínimo em 2017 enquanto o Governo sugere 557 euros, mas admite rever se parceiros aceitarem acordo para desbloquear a contratação coletiva.
Concertação Social

Patrões querem salário mínimo abaixo dos 550 euros

262
Numa entrevista ao DN e à TSF, António Saraiva afirma que o aumento proposto pelo Governo, que prevê que o salário mínimo passe a ser de 557 euros em 2017, está muito acima das contas dos patrões.
CIP

Aumentar salário mínimo sem mexer na lei laboral

O presidente da CIP revelou que só aceita o aumento do salário mínimo se o Governo não mexer na legislação laboral. António Saraiva propõe a criação de um fundo que absorva o mal parado da banca.
CGTP

CGTP quer aumentos de 4% para 2017

A CGTP aprovou a proposta reivindicativa para 2017. Uma proposta que prevê aumentos salariais de 4%, bem como o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.
Salários

CGTP exige aumentos salariais de 4%

A CGTP aprova hoje a sua proposta reivindicativa para 2017, que deve incluir aumentos salariais de 4%, o aumento do salário mínimo nacional para 600 euros e melhores condições de vida.
Salário Mínimo Nacional

Governo faz balanço sobre subida do salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais irão discutir o impacto que teve a subida do salário mínimo nacional, em janeiro. António Costa espera que o salário mínimo passe a ser de 600 euros em 2019.
Competitividade

Costa: Discutir 30 euros não traz competitividade

António Costa defendeu que a competitividade "já não se ganha" reduzindo ou discutindo 30 euros no salário mínimo, considerando que a aposta tem de passar por mais qualificação e inovação.
Política

CGTP: congresso aprova aumento do salário mínimo

O documento aprovado por maioria, no decorrer do congresso da CGTP, exige a subida do salário mínimo nacional para os 600 euros em 2017.
Economia

A ‘Nova Globalização’ exige uma nova esquerda

356
O grande desafio que a esquerda enfrenta é encontrar as políticas adequadas a esta nova globalização. Sendo que aumentos de salário mínimo (muito) acima da produtividade são passos no sentido errado.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros devem acordar salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais deverão subscrever esta sexta-feira o acordo sobre o salário mínimo nacional. Mas sem a CGTP.
País

IKEA Portugal aumenta salário mínimo

333
A IKEA Portugal decidiu aumentar o salário mínimo dos seus colaboradores para os 600 euros brutos "numa altura em que o governo português revê o salário mínimo nacional para 530€".
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo nos Açores aumenta mais

O salário mínimo regional nos Açores aumenta em 2016 para 556,50 euros, representando mais 26,25 euros mensais face ao que vigorava.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros sociais e Governo voltam à concertação

Os parceiros sociais e o Governo voltam hoje à concertação social para discutir o calendário negocial para este ano e continuar a debater o salário mínimo, aumentado a 01 de janeiro para os 530 euros.
Governo

Esquerda, salário mínimo e hipocrisia

1.335
Querer que sejam os outros a pagar as políticas redistributivas não é ser de esquerda, é ser populista. E defender políticas que prejudicam parte das pessoas que se diz querer beneficiar é ser cínico.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site