O anúncio foi feito esta terça-feira pela comissária da Polícia Metropolitana britânica, Cressida Dick, citada pelo jornal The Times: “Fazemos o trabalho policial sem medo ou favorecimentos. Compreendo perfeitamente que há uma profunda preocupação do público. Confirmo que a Met está a investigar vários eventos que decorreram em Downing Street.”

Esta investigação surge depois de ter sido revelado que os funcionários de Downing Street organizaram uma festa de aniversário surpresa para o primeiro-ministro, Boris Johnson, durante o confinamento. Esta foi mais uma de várias festas que ocorreram no escritório e residência oficial do líder do governo, durante o período de confinamento por causa da pandemia.

Boris Johnson e a festa de aniversário durante o confinamento. “Ele esteve lá menos de 10 minutos”, defendem assessores

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta investigação policial pode levar à suspensão de um inquérito interno, que está a ser liderado pela funcionária pública Sue Gray. Quando este inquérito foi aberto foi estabelecido que se “alguma prova emergir de comportamento potencialmente criminoso”, seria remetido para a polícia e o trabalho deste gabinete seria “suspenso”, recorda o jornal The Times.

Na festa surpresa do passado mês de junho, a mulher do primeiro-ministro, Carrie Johnson, e o designer de interiores Lulu Lytle ofereceram a Boris Johnson, que fez 56 anos, um bolo com a bandeira da Union Jack (bandeira do Reino Unido), enquanto os funcionários cantaram em coro os “Parabéns”.

Uma fonte não identificada disse ao jornal que os membros da equipa de Johnson tinham recebido um email a convidá-los a comparecerem para “desejar feliz aniversário ao primeiro-ministro”.

Numa entrevista esta terça-feira, o ministro dos Transportes, Grant Shapps, disse partilhar da “inquietação” do público sobre as mais recentes revelações, e sublinhou que não queria “tentar defender” o que se passou. Shapps afirmou que a festa “claramente” não devia ter acontecido, mas ressalvou que era improvável que Johnson soubesse que tinha sido planeada.

“Estou certo que o pessoal pensou que era um gesto bonito, mas acho que as pessoas deviam ter respeitado as regras”, disse ao programa Good Morning Britain.

O relatório de Sue Gray a esta e muitas outras festas na residência oficial do primeiro-ministro era esperado para esta semana.

Boris Johnson encorajou festas semanais em Downing Street durante confinamentos

O escândalo conhecido por “partygate” causou uma onda de indignação, já que muitas pessoas viram-se impossibilitadas de acompanhar familiares que morreram ou que estavam doentes ou sozinhos. Sondagens mostram uma queda na popularidade de Boris Johnson, eleito em 2019 com uma maioria absoluta histórica graças à promessa de concretizar o brexit.