790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Indi, a bebé britânica com doença grave que foi retirada do suporte de vida após batalha com tribunais

Bebé de 8 meses lutava contra uma doença mitocondrial rara e pais queriam prolongar tratamentos, apesar da decisão dos tribunais. Governo italiano concedeu nacionalidade para que fosse transferida.

Os tribunais não concederam que Indi fosse transferida para Roma, tendo, em vez disso, obrigado a que fosse retirada do aparelho de suporte de vida
i

Os tribunais não concederam que Indi fosse transferida para Roma, tendo, em vez disso, obrigado a que fosse retirada do aparelho de suporte de vida

Os tribunais não concederam que Indi fosse transferida para Roma, tendo, em vez disso, obrigado a que fosse retirada do aparelho de suporte de vida

Uma batalha legal nos tribunais britânicos, uma atribuição de cidadania italiana e até uma oração do Papa Francisco, no Vaticano. Os pais de Indi Gregory não estavam dispostos a desistir da filha e tudo fizeram para adiar a sua despedida. No entanto, nenhuma das tentativas surtiu efeito e a bebé acabou por morrer na madrugada desta segunda-feira, quase dois dias depois de ter sido removida do aparelho de suporte vital.

A notícia foi dada num comunicado escrito pelo pai, Dean Gregory e divulgado pela associação Christian Concern, que apoiava a família na luta para que a menina de oito meses continuasse a receber tratamentos para a doença mitocondrial rara, que fazia com que as suas células não produzissem energia suficiente para funcionamento do organismo.

“A vida de Indi terminou à 1h45”, escreveu o pai, aproveitando para fazer uma dura crítica ao Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) e aos tribunais britânicos que “não só lhe arrancaram a oportunidade de ter uma vida longa, como lhe tiraram também a dignidade de morrer na casa de família, onde pertencia”.

Estas acusações surgem da batalha legal intensa que a família defrontou no Tribunal Supremo, Tribunal de Recurso de Londres e até no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, de forma a prolongar os tratamentos à bebé, após os médicos do NHS terem dito que já não havia nada a fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ela é uma menina que tentámos salvar o melhor que pudemos. Mas a terrível realidade é que ela está a morrer”, disse um ao juíz Robert Peel, do Tribunal Supremo, citado pelo Telegraph.

Os pais, Dean e Claire Staniforth, explica o The Guardian, queriam que especialistas continuassem a cuidar de Indi, mas os tribunais britânicos negaram-no, dizendo que não seria o melhor para a bebé e que era “legal” limitar o seu tratamento.

Ainda assim, Dean e Claire ainda tinham uma luz de esperança, que surgiu após, na última segunda-feira, o governo italiano ter concedido à menina cidadania de emergência, na sequência de um hospital ter oferecido ajuda para prosseguir os tratamentos.

O casal pediu ao juiz Robert Peel que autorizasse a transferência. No entanto, este disse estar “convencido de que” tal não “serviria os melhores interesses da bebé”. Desta forma, Indi acabou por ser transferida, no sábado, de um hospital em Nottingham para um centro de cuidados paliativos, onde acabou por ser retirada do aparelho de suporte vital.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, já reagiu, dizendo que fizeram “tudo o que podiam e tudo o que era possível” para preservar a vida da bebé. “Infelizmente, não foi suficiente. Boa viagem, pequena Indi”, escreveu, numa publicação no X, antigo Twitter.

No comunicado, os pais, que disseram estar “zangados, de coração partido e envergonhados”, deixaram bem claro quem consideram ser os culpados da morte da menina.

Eles [NHS e tribunais] foram bem sucedidos em tirar o corpo e a dignidade de Indi. Mas nunca levarão a sua alma. Tentaram livrar-se dela sem que ninguém soubesse, mas nós certificámo-nos de que seria recordada para sempre. Soube que era especial desde o dia em que nasceu”, escreveu o pai, dizendo que a mãe “segurou-a nos últimos suspiros”.

A torcer por Indi estavam não só os pais e o governo italiano, como a maior figura da Igreja Católica. No sábado passado, o Papa Francisco “abraçou a família da pequena, o pai e a mãe”, rezando e dirigindo “o seu pensamento a todas as crianças que, em todo o mundo, vivem com dor e a arriscar a vida por causa de doenças e guerras”, revelou o Vaticano, num comunicado.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora