A Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou na quarta-feira um programa de manutenção e inspeções para permitir que o Boeing 737 MAX 9, imobilizado no país após um incidente em janeiro, volte a voar.

Também a transportadora United Airlines, com a maior frota deste modelo (79 aparelhos), anunciou que está a preparar o regresso ao serviço dos aviões a partir de domingo.

A 5 de janeiro, uma porta de um Boeing 737 MAX 9 operado pela Alaska Airlines, que fazia a ligação entre Portland (Oregon) e Ontário (Califórnia) partiu-se durante o voo.

Voo da Alaska Airlines aterra de emergência após perder uma janela. Todos os voos de Boeing 737 MAX 9 foram suspensos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As companhias aéreas têm a opção de fechar uma porta quando o número de saídas de emergência é suficiente para o número de lugares no avião. Esta modificação foi efetuada em 171 dos 218 Boeing 737 MAX 9 entregues até à data.

A FAA suspendeu de imediato os voos dos aviões com esta configuração até nova ordem.

Novo problema com Boeing. Avião que fazia voo doméstico no Japão interrompe viagem depois de ter sido detetada falha na janela do cockpit

“Este incidente não pode voltar a acontecer”, declarou o regulador em comunicado, anunciando “ações adicionais para garantir a segurança de todos os aviões”.

Só depois de concluído o plano estabelecido “é que o avião poderá regressar ao serviço”, declarou, sem indicar uma data.