595kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fernando Leal da Costa

Fernando Leal da Costa

Convidado

Artigos publicados

Centros de Saúde

Tribos

Há um enorme trabalho a resolver na definição do que deve ser a atribuição de papéis, na governação clínica dos cuidados de saúde primários e nos objetivos que se pretendem atingir com as USF.
Serviço Nacional de Saúde

Araújo, o Político

Fernando Araújo teria sido um bom ministro da saúde, e é um bom Diretor Executivo por deixar claro que o seu papel é totalmente desnecessário a não ser para servir de testa de ferro de Manuel Pizarro.
Serviço Nacional de Saúde

Autópsia Política da Saúde - Parte IV

A transformação do cargo de diretor-executivo num cargo político é sublinhar a inutilidade da direção-executiva. Na CNN o diretor-executivo apareceu vestido de político e errou ao tê-lo feito.
Serviço Nacional de Saúde

Autópsia Política da Saúde- Parte III

A Lei de Bases da Saúde é essencialmente uma Lei sobre o SNS que poderia ser bem mais curta, até porque os Estatutos do SNS repetem partes do articulado. Mas valia terem deixado estar como estava.
Serviço Nacional de Saúde

Autópsia política da Saúde. Parte II

As ARS ficam subordinadas em quase tudo ao novo DE, mas ninguém se atreveu a escrever isso no diploma. Logo, vai haver potencial de conflito e a resultante inação por falta de clarificação explícita.
Serviço Nacional de Saúde

O Messias

O governo esforçou-se a dizer que não ficará desresponsabilizado por um diretor do SNS, mas como se elevou um nome à categoria de Messias temo que estejam a construir o altar para a imolação de alguém
Ministério da Saúde

O novo ministro da Saúde

No novíssimo governo de Sua Majestade a ministra da Saúde é vice-primeira ministra, braço direito político da Sra. Truss. Em Portugal, desde que eu me lembro, o ministro da Saúde está a meio da tabela
Ministério da Saúde

Autópsia Política da Saúde. Parte I

A necessidade de procurar proteção complementar de saúde para lá do SNS tem vindo a aumentar durante os anos de governo PS. Haverá já mais de 5 milhões de pessoas com cobertura de saúde para lá do SNS
Ministério da Saúde

A demissão que já era antes de o ser

O próximo ministro será mais uma cabeça na máquina trituradora da João Crisóstomo salvo se lhe forem dadas as condições políticas, instrumentais, operacionais e financeiras para a governação da Saúde.
PSD

O próximo 28 de maio

Pago o preço de não ser do PS, como se fosse do PSD, e percebo o cordão sanitário que se fechou em torno da minha pessoa. Sei onde devo estar e não tenho outras ambições que não as de tratar doentes.
Serviço Nacional de Saúde

Desafios “novos” e problemas velhos

Se o sistema de prescrição eletrónica de medicamentos, iniciado por um governo PSD-CDS pôde ser concretizado pelo governo PS, não percebo porque três governos de PS não resolverão esta questão magna.
Guerra na Ucrânia

A Rússia (ainda) não perdeu

A Rússia tenha perdeu homens, material e muito dinheiro, mas não perdeu a guerra. Nem sequer é ainda possível saber quanto é que a clique de Putin já perdeu no xadrez de interesses da corte de Moscovo
Guerra na Ucrânia

Nos dias que correm

Provavelmente as maiores mudanças, graças a Putin, tenham sido o incremento da consciência europeia para ocidente da Rússia e o reaproximar da América e do Reino Unido ao espaço continental europeu.
PSD

Depois de Rui Rio

O PSD precisa de uma gentrificação intelectual, tem de rever o seu lado pimba e recuperar consolidação urbana junto dos que habitualmente decidem as eleições. Com ideias, com pessoas, com tudo e todos
Saúde Mental

O terrorista

O alegado terrorista não tem afiliação conhecida a grupo extremista, não parece perfilhar uma ideologia política que esteja em luta contra o ocidente cristão, não é Russo da Crimeia nem Cossaco do Don
Legislativas 2022

O rescaldo

Estou convencido que os “truques” de aumentarem o salário mínimo, as pensões e o “cheirinho” do aumento de 0,9% na função pública, no mês das eleições, decorriam foram muito impactantes para a maioria
Legislativas 2022

Implicações e absurdos

As últimas semanas têm sido férteis em afirmações e notícias que suscitam implicações e revelam absurdos. Das maiorias que não se pedem às despesas com Saúde, passando pelo voto dos confinados.
Legislativas 2022

Seguir em frente

Reconheço que há ideias boas no que a IL e CDS defendem que poderiam levar a uma coligação. Não houve. Seja. Ficou assim claro que quem não quiser PS a comandar os destinos de Portugal deve votar PSD.
Ministério da Saúde

O futuro

O que os eleitores querem ouvir são propostas para o fim da degradação constante do SNS. A pandemia vai passar. E depois? O que vai restar do sistema de saúde e o que se vai fazer para o recuperar?
Serviço Nacional de Saúde

Olhar para trás, retrato do presente

Não é nada fácil governar saúde quando é preciso estar sempre a improvisar, a tentar adaptar um sistema que é quase inflexível.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.