Fernando Leal da Costa

Convidado

Artigos publicados

Saúde

Aquilo de que não se fala

Agora, que o assunto morreu, é certo que só se voltará a falar de segurança e de prevenção quando nos confrontarmos com novo episódio de eventual má prática ou qualquer outro acidente funesto.
Serviço Nacional de Saúde

As dificuldades de acesso aos cuidados de saúde

126
Acesso não se mede pelo tempo de espera por uma única intervenção seja uma consulta ou uma cirurgia. Em termos sistémicos, acesso é a garantia de obtenção de cuidados adequados e, por fim, consequente
Serviço Nacional de Saúde

Tem de haver critério para os medicamentos

O actual governo mais do que pactuar, estimula e promove o racionamento indiscriminado e injustificado no acesso a medicamentos inovadores através de atrasos no processo de aprovação e comparticipação
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Os Humanos

O Ministério não valoriza os seus melhores. Paradoxalmente, demoniza o recurso a todo o sistema, afunila a procura para um SNS saturado e, ao mesmo tempo, não valoriza os recursos humanos que tem.
Serviço Nacional de Saúde

Estruturas do SNS

O problema mais grave em toda a estrutura do SNS é a manutenção que não se faz como devia ser feita. Tudo porque não há engenheiros e técnicos, não se permite outsourcing e a burocracia é infindável.
Eleições

Quem não for socialista, vota em quem?

179
O campo da direita moderada está fragmentado, sem identidade nem liderança apelativa, mas certo é que optar pela abstenção é validar as duplicidades de Costa e essencialmente o mesmo que votar no PS.
Saúde

Ainda os medicamentos

176
O Infarmed concedeu duas autorizações de utilização especial para um medicamento de eficácia muito duvidosa, longe de estar comprovada a longo prazo.
António Costa

A esquerda que temos

805
Nem para ambulâncias pode o INEM gastar dinheiro. O melhor será assumirem que entre ligar para o INEM ou mandar vir o Uber, o segundo é mais certo. Isto, claro, se não estiver a passar um táxi.
Serviço Nacional de Saúde

O Seguro Público de Saúde

O seguro público é uma questão de esquerda contra a direita? Não é! Será impopular? Provavelmente para uma parte da população. Os Portugueses não gostam de pagar. Quem gosta?
Serviço Nacional de Saúde

A Saúde de que precisamos

107
Hoje por hoje, precisamos é de pessoas competentes e eficientes, de estruturas amigas dos profissionais e dos utentes, de acesso em tempo útil e verdade. Não se gaste mais dinheiro em estudos inúteis.
Crónica

Carta do Di Maria escrita por um médico português

382
Com as devidas adaptações poderia ter sido escrita por um qualquer trabalhador em Portugal ou no mundo inteiro. Por qualquer profissional! Se por um futebolista teria sido lida por milhões de sabichões
Serviços públicos

O melhor dislate do ano

120
Que mania, a dos nossos concidadãos, que insistem em usar os serviços que lhes disseram ser públicos. E, logo que precisam, vão todos ao mesmo tempo. É muito irritante.
Serviço Nacional de Saúde

Perguntas incómodas

Eram 116 as razões para fechar a MAC, hoje ainda mais evidentes pois a necessidade de rodar urgências seria evitada se o número de maternidades de Lisboa fosse o adequado ao número de partos na região
Medicamentos

Sobre as Matildes

138
Queixamo-nos de que pagamos demasiados impostos. Há quem prometa baixá-los, quem exija cortá-los, mas ninguém nos explica como sustentar o SNS onde os medicamentos tenderão a ficar cada vez mais caros
Saúde Pública

A legalização da venda de estupefacientes

O debate ideológico ou moral não nos esclarece sobre o que é mesmo importante. Em causa não está saber se a venda deve ser legal, mas se a legalização da venda introduz ou tira valor à saúde pública.
Medicina

Erros em Clínica

Existem muitas fontes de erro na prática de saúde e é falso dizer que todos são erros médicos. Não são. E nem sempre são resultado de negligência. Confunde-se erro com negligência e isso é perigoso.
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
Serviço Nacional de Saúde

As várias faces das PPP na saúde

336
Os hospitais em regime PPP foram os mais escrutinados em toda a história dos hospitais portugueses. Tal como foram os que mais pagaram ao Estado e os que menos receberam em função do serviço prestado.
Eleições Europeias

Eu, comentador, me confesso.

121
Quarenta e seis por cento de isentos de IRS nunca serão liberais. Nem a mais de metade dos portugueses que não paga taxas moderadoras no SNS. Mas não é certo que vão votar sempre à esquerda do PPD.
Serviço Nacional de Saúde

Na defesa do IPO de Lisboa

550
O IPO de Lisboa, os seus doentes e quem deles cuida, precisam de quem os defenda. Há urgência em contratar pessoal para que se resolver a lista de espera e, sobretudo, que se construa o novo edifício.
A página está a demorar muito tempo.