Dark Mode 50,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Fernando Leal da Costa

Convidado

Artigos publicados

Coronavírus

Alguns reparos e reflexões

1090
Já se percebeu que a DGS meteu os pés pelas mãos. A política de uso de máscaras e de testes seguiu a disponibilidade e não a necessidade. Nada de errado nisso. O que está errado é não o admitir.
Serviço Nacional de Saúde

Covidolítica

171
Depois da pandemia, o que importará rever será toda a situação em que o SNS estava em dezembro de 2019, as estruturas vetustas, os edifícios por construir, o equipamento que não havia, o comando pífio
Coronavírus

Esclarecimentos e apelos

212
Ter feito mais testes, mais cedo, poderia ter servido para avaliar a dimensão do problema e interromper cadeias de transmissão, o que não seria pouco. Mais testes poderiam ter diminuído a incidência.
Coronavírus

Terceiras lições e ainda mais dúvidas

303
Costa foi dizendo que “não podemos gastar as munições todas imediatamente.” Sim? Seria melhor gastá-las quando a doença fosse incontrolável? A expansão descontrolada a COVID-19 poderá ser catastrófica
Coronavírus

Segundas lições e muitas dúvidas

733
Marta Temido já aceita temer não estar preparada. Finalmente caiu na realidade. É bom que todos comecemos a acreditar que a medida da infeção será na escala de milhões e não de centenas.
Coronavírus

Primeiras lições

341
Logo que a situação na China se declarou, ao arrepio da nacional forretice e como outros mais avisados fizeram, dever-se-ia ter previsto uma lógica de teste generalizado para o COVID-19.
Eutanásia

O direito de matar

1101
A legalização da eutanásia, nas suas múltiplas formas, nem sequer é necessária. A medicina já tem meios suficientes e adequados para ajudar a morrer, sem precisar desta legislação.
Orçamento do Estado

O fim do orçamento

Que contrapartidas foram pedidas para o desaparecimento das taxas moderadoras nos cuidados primários? Afinal quanto dessa diminuição de coleta vai “comer” ao suposto aumento de verbas para a saúde?
Coronavírus

Não estamos preparados

113
Num cenário semelhante à crise de Wuhan, não há resposta possível no sistema de saúde português, e ainda menos se só nos focarmos no SNS. Basta ver o que sazonalmente acontece com a “banal” gripe.
Crónica

Excessos e quase exageros

No fundo é importante que o profissional da saúde sinta o que é ter dor. Levar uns estalos bem assentes nunca fez mal à educação de um patriota. Há lá coisa mais patriótica do que trabalhar no SNS?
Saúde

O orçamento para 2020

O tema da saúde não sairá mais da agenda política deste governo, mesmo que dele queiram fugir. Costa gerou expetativas a que terá de responder. Comprometeu-se, pessoalmente, com a melhoria da saúde.
Saúde

Erros à esquerda e à direita: as PPP e as USF

124
O principal mérito das PPP não está em serem mais baratas. Elas são mais baratas porque os contratos que o governo PS da altura lhes impôs eram verdadeiros subfinanciamentos para o serviço exigido.
Saúde

Um país, dois sistemas

O SNS tem dificuldade em aceitar que os utentes devem ser clientes, ou seja, pessoas dotadas de capacidade de escolha. A maioria dos utentes do SNS ainda não tem capacidade para ir a outro prestador
PSD

O próximo primeiro-ministro

Leio preocupado as notícias sobre contagem de “espingardas”, apoios negociados, listas de militantes erradas, cegadas com pagamentos de quotas, “malandrices” que nos lembram a América do Sul do Tintim
Ministério da Saúde

O Governo da Saúde

Seja como for, para quem quiser carreira na política a saúde não é grande tirocínio. É mesmo só para levar tiros. O futuro não augura nada de bom. A saúde, a nossa e a do governo tende a deteriorar-se
Saúde

Aquilo de que não se fala

Agora, que o assunto morreu, é certo que só se voltará a falar de segurança e de prevenção quando nos confrontarmos com novo episódio de eventual má prática ou qualquer outro acidente funesto.
Serviço Nacional de Saúde

As dificuldades de acesso aos cuidados de saúde

126
Acesso não se mede pelo tempo de espera por uma única intervenção seja uma consulta ou uma cirurgia. Em termos sistémicos, acesso é a garantia de obtenção de cuidados adequados e, por fim, consequente
Serviço Nacional de Saúde

Tem de haver critério para os medicamentos

O actual governo mais do que pactuar, estimula e promove o racionamento indiscriminado e injustificado no acesso a medicamentos inovadores através de atrasos no processo de aprovação e comparticipação
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Os Humanos

O Ministério não valoriza os seus melhores. Paradoxalmente, demoniza o recurso a todo o sistema, afunila a procura para um SNS saturado e, ao mesmo tempo, não valoriza os recursos humanos que tem.
Serviço Nacional de Saúde

Estruturas do SNS

O problema mais grave em toda a estrutura do SNS é a manutenção que não se faz como devia ser feita. Tudo porque não há engenheiros e técnicos, não se permite outsourcing e a burocracia é infindável.
A página está a demorar muito tempo.