237kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Fernando Leal da Costa

Convidado

Artigos publicados

Saúde

Notas dos tempos recentes, para consulta futura

Na Europa, todos os meses, mais de 100.000 pessoas desenvolvem coágulos no sangue, com ou sem COVID-19. Com todo este circo pode haver doentes a colocarem-se em risco por não aceitarem ser vacinados.
Autárquicas 2021

O pacote

Carlos Moedas parece-me o melhor candidato, dos que já se conhecem, para dirigir os destinos da cidade onde nasci e vivo - Lisboa. Mas o seu maior problema, paradoxalmente, pode ser o partido.
Serviço Nacional de Saúde

É preciso paciência

Na perspetiva do Governo será resiliência. Mas o que é preciso, é paciência. É o que mais falta faz.
Política

Descentrar

Reclamar que se é só e apenas do centro, tal como as coisas estão em Portugal, não se me afigura como caminho para recuperar a maioria parlamentar. É preciso que o PSD seja do centro e da direita.
Coronavírus

Continua a COVID-19

Acreditem: a eficácia real de um programa de vacinação, considerando a emergência de vírus mutados e a lentidão do processo mundial, sublinho mundial, só será sentido em 2022. Lamento, mas será assim.
Serviço Nacional de Saúde

A culpa é do Passos

911
Se o PSD ganha, o País piora. É tão cristalino que nem merece discussão. Pelo menos nos meios da esquerda. Não há pira de Pedrogão nem SNS entupido que os faça mudar de opinião.
Pandemia

Quo Vadimus?

A pandemia foi o stress test que faltava ao sistema de saúde. Acentuou-se a perceção de enganos que vinha do passado, afogou-se a presunção de termos um SNS quase perfeito. É tempo de emendar os erros
Pandemia

As medidas de inverno

O que está em jogo, convirá que o Primeiro-Ministro não esqueça, já não é “salvar o SNS”. Nunca foi, em nenhum cenário de catástrofe. Em situações de emergência salvam-se as pessoas em primeiro lugar.
Eleições

O boletim das Presidenciais

Os que gostam do Prof. Marcelo, somos TODOS, estejam descansados que o voto nos candidatos do BE e PCP não o maça nada. Ele fica contente com todos os votos e será sempre o Presidente dos que o amam.
Coronavírus

As vacinas

A elaboração da lista de prioridades por critérios de patologia, por mais lógica que seja, vai ser um pesadelo. Em Portugal, sei lá porquê, odeia-se a simplicidade e a planificação à distância.
TAP

Uma questão de estratégia

Querendo acreditar que os mais de três mil milhões para a TAP são do interesse estratégico nacional, apenas peço que se lembrem dos 40 milhões para o novo edifício de ambulatório para o IPO de Lisboa
Pandemia

As medidas de Outono (2º episódio)

A culpa é de quem se escuda atrás da DGS para disfarçar incompetência e ignorância. Quem é quem? O Governo, pois claro, com António Costa e Mário Centeno, que fez da governação a arte de cativar.
Coronavírus

As medidas de Outono (1º episódio)

O subótimo é melhor do que o mau. Em breve estaremos a dizer que o mau é melhor do que o péssimo. No fim julgar-se-ão responsabilidades. E não se pense que elas se esgotam no último ano, o da pandemia
Pandemia

Bom senso e combate ao negacionismo

Uma coisa é certa, esta pandemia não vai ser debelada apenas com medidas de caráter preventivo. Não vale a pena persistir no erro de que, sem tratamento nem vacina, “daremos a volta por cima”.
Serviço Nacional de Saúde

A desordem

Onde está o pecado maior? Na ausência de planificação estrutural, na falta de integração da capacidade de todo o Sistema de Saúde e na paralisia quanto à construção de estruturas de apoio médico.
Serviço Nacional de Saúde

O “bom” da pandemia

Não sei se outro bem virá, mas é por demais evidente que o desígnio constitucional de garantir a proteção da saúde de forma geral, universal e tendencialmente gratuita não será só garantida pelo SNS.
Pandemia

O Estado da Nação

111
Ninguém quer que o Governo caia. Tal como estamos, sem alternativa viável, é melhor assim. Nisso, a oposição tem razão.
Saúde

Planificação Estratégica

A “Visão” é um texto a várias mãos, a habitual manta de retalhos, o “cozido à portuguesa”, que elenca propostas e onde a saúde é descurada e só lá foi colocada porque alguém achou que fazia falta.
Pandemia

O “caso” Medina

Sendo um alto quadro do PS e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, as recentes críticas que Fernando Medina formulou à atuação do Ministério da Saúde merecem ser bem digeridas.
Serviço Nacional de Saúde

Não queremos gorjetas

593
Basta de gozar connosco, profissionais da saúde, e de fazer política demagógica e barata, literalmente barata, à nossa custa. Sei o que é governar sem dinheiro e sem poder pagar como seria justo.
A página está a demorar muito tempo.