830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Veiga Sarmento

Convidado

Artigos publicados

Europa

Suicídio

Não sabemos o que irá acontecer em França nem sabemos se o que acontecer com a França implicará ou não a implosão da Europa, embora os riscos não possam infelizmente ser negligenciados.
Presidente Marcelo

Escravatura, perdões e reparações

A escravatura e o seu comércio acabaram, não porque o Ocidente tenha sido vencido por um novo Império, mas por vontade própria da nossa sociedade civil, que fez valer os direitos da vida humana.
Carlos Moedas

Moedas e o equívoco de Lisboa

Para quando em Lisboa um Tierno Galván que entusiasmou Madrid ou um George Frêche que reinventou Montpellier? Até que isso aconteça assistimos, tristes, ao desfile de líderes com mera vocação nacional
União Europeia

Sobre a Europa

Num mundo onde as grandes potências se agitam para manter (os EUA), recuperar (a Rússia) ou conquistar (a China) o domínio global, a Europa tem força para preservar os interesses dos seus cidadãos.
Legislativas 2024

Foi bonita a festa, pá

Muitos crêem que estes cenários são fantasiosos e que nada têm a ver com a realidade. Estão confiantes que o que conta são as promessas que ouviram papaguear. Foi bonita a festa, pá. Vamos em frente.
Conflito Israelo-palestiniano

De novo a barbárie

Direitos do povo de Gaza? Sem dúvida, mas para construir uma sociedade de progresso económico e de bem-estar social, ou, como aconteceu até agora, para manter um exército de kamikazes e assassinos?
Imigração

Imigração e reconquista

O impacto de uma população imigrante começou a ser sentido de forma negativa. Uma nova componente de cidadãos de direito, mas não de convicção, ganhou dimensão e põe em causa o universo que os acolheu
Migrantes

Brandos costumes e política de imigração

A punição exemplar dos bandidos não dispensa a urgência de encarar o problema da imigração como um desafio existencial. O essencial é a fábrica da sociedade onde nos movemos ter condições humanas.
Guerra na Ucrânia

A Guerra na Ucrânia e o futuro da Europa

Em caso de vitória da Ucrânia a Europa será uma potência global onde os cidadãos gozarão de liberdade de pensar, circular, trabalhar. Em caso de derrota, assistiremos à dissolução da unidade europeia.
Governo

O grito de Murça

TAP, Novobanco, SNS, Aeroporto, Justiça, Incêndios, Inundações, Educação e Pensões são componentes de uma galáxia tenebrosa que fez elevar a voz da indignação em Murça. Mais ninguém se queixa?
Tecnologia

Novas Autoeuropa?

Eis que, de repente, surge nova janela de oportunidade para a economia portuguesa com a possível exploração de lítio. Foi como se apesar de Maomé não ter ido à montanha, esta acabasse por vir a Maomé.
Lisboa

Lisboa Francesa

O momento que vivemos em Lisboa de convívio internacional já aconteceu na nossa História, na época dos Descobrimentos, durante a II Guerra. Mas que Lisboa não seja só o lugar do “avião para a América”
Guerra na Ucrânia

Ditadura e democracia, nacionalismo e globalização

A realidade é que um político populista e nacionalista só tem de fazer acreditar aos seus seguidores que a salvação vem pela Nação, apesar da evidência económica dizer exactamente o contrário.
Pensões

Governar pela mentira

Quando o Governo, herdeiro do que supostamente reformou o sistema de pensões, conclui que afinal vai ter que mudar a formula de cálculo, que pensam os que acreditaram que o problema restava resolvido?
Economia

Falta qualquer coisa

Apesar da classe política desprezar olimpicamente o que deveria ser a sua obrigação, há em Portugal quem reflicta e procure elencar o que é preciso fazer para quebrar este ciclo do nosso triste fado.
Guerra na Ucrânia

A rendição

Neste final de Junho parecem ter acabado as vitórias de David sobre Golias. As vitórias ucranianas arriscam-se a chegar ao fim por exaustão de recursos. E nós? Ajudar a Ucrânia sim, fazer a guerra não
Economia

Tempestade perfeita

Os riscos de recessão económica global são reais, potenciados pela inflação e remédios de política monetária.Uma conjuntura externa devastadora e uma política interna cega já levaram Portugal ao fundo
França

O Fim da História da Europa e o Último Europeu

Se os franceses elegerem Le Pen, os formalistas dirão que a democracia funcionou e que ninguém se pode queixar. Mas essa é uma verdade incompleta, pois o prejuízo cairá sobre centenas de milhões.
Guerra na Ucrânia

Basta: é impossível continuar assim

Hitler teve Roosevelt e Churchill para fazer frente à sua loucura. Putin ainda só encontrou a coragem ilimitada de um pequeno povo que sonhava com a liberdade e que arriscou a exterminação.
Empresas

As empresas em Portugal e a boa governance

Para a sociedade, o conhecimento do grau de cumprimento de regras que são conhecidas, e que podem ser entendidas como de boa organização e governo, é com certeza um factor de conforto e de confiança.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas