288kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nuno Gonçalo Poças

Colunista

Artigos publicados

Sociedade

Vera Lagoa, mulher sem medo /premium

102
Num país sem cultura de confronto e de contra-poder, onde tantos, da política às empresas, vivem permanentemente de acordo com a situação, é natural que Vera Lagoa não seja admirada ou recordada.
Pandemia

Se ainda não for proibido perguntar /premium

2555
Será que 400 mil novos pobres chegam para percebermos o buraco em que nos metemos ou temos de esperar para que os governos vejam os seus poderes redobrados e a miséria a crescer por todos os lados?
Política

Uma espécie de democracia /premium

Felizmente, esse país não é Portugal. Se fosse, ainda nos acusavam de viver numa espécie de democracia meramente eleitoral ou algo semelhante, e nós não saberíamos como conviver com tamanha afronta.
Assédio Sexual

Metoo em português é mito /premium

O #metoo à portuguesa só terá sucesso quando alguém apontar o dedo a um contínuo, um cantoneiro de limpeza, um trolha ou um mecânico de automóveis.
Educação

Creche que não aparece /premium

Percebo que o problema da falta de creches não envolva o grau de sofisticação intelectual do debate sobre o conflito israelo-árabe. Mas este é, pelo menos, um problema que nós podemos resolver.
Ministério Administração Interna

Obrigado, senhor ministro /premium

172
Aqui ninguém se demite, que a causa pública não se serve com proclamações românticas. Eduardo Cabrita estará de pedra e cal, como está desde a década de 1980, dedicado a servir-nos.
Política

Por um novo centro

207
Todos aqueles que estiverem fartos do caminho oligárquico do regime mas que recusem, sem reservas, os cantos de sereia dos radicalismos, têm hoje o dever de fazer alguma coisa.
Justiça

A dignidade das instituições

2162
O Senhor Presidente da República teve ocasião de dizer que o caso do currículo do procurador José Guerra, nomeado para a Procuradoria Europeia, era “lamentável” e pediu mais informação. Aqui a tem.
Democracia

(Con)finados

894
A legalidade dos diplomas aprovados não merece discussão, pelo menos? Já estamos num patamar de civilização em que os governos fazem tudo o que querem "para nosso bem", sem uma dúvida, uma hesitação?
Arrendamento

Arrendamento: mais uma epidemia?

211
Há de novo o risco de legislar sobre o arrendamento em cima do joelho, pelo que a AR tem de ver com atenção a lei. Para proteger inquilinos de forma adequada, é preciso justiça a proteger os senhorios
Partido Chega

André Ventura e a castração da civilização

4326
Explicar a um povo zangado com as elites que é possível aperfeiçoar a ordem jurídica sem ofender princípios básicos de civilização é difícil. Mas André Ventura optou por nos tomar a todos por bárbaros
Identidade de Género

O género da direita

891
A direita que temos ainda não percebeu que pode ser socialmente conservadora nas suas posições políticas, mas que deve ser humanista nos seus gestos e na forma como enquadra as suas posições políticas
A página está a demorar muito tempo.