816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Raquel Abecasis

Raquel Abecasis

Colunista

Artigos publicados

Marcelo Rebelo de Sousa

Os camisas brancas

Marcelo viu. Marcelo sabe. Marcelo avisa. Marcelo ameaça. O que falta saber é se no final do dia leva a sua tarefa até ao fim ou se prefere perder-se em intrigas palacianas e jogos florais.
Demografia

País que despreza velhos e bebés é um país morto

Quantos euros gasta a Segurança Social a apoiar aqueles que em suas casas cuidam melhor dos seus dependentes (mais velhos ou deficientes), conseguindo fazê-lo com muito menos despesa para o Estado?
País

Pode estar a chegar um tsunami

O país político tem que gerar uma alternativa que ao menos garanta que fazemos o trabalho de casa. Só assim podemos estar preparados para os abanões que nos chegam de fora.
Abusos na Igreja

Inquietações

Esta Igreja não precisa de normas legais nenhumas para afastar qualquer dos seus sacerdotes alvo de suspeitas. Isto pode trazer injustiças? Pode. Mas, face ao que está em causa, é preferível
Europa

Quem tem medo compra um cão

Dar trabalho aos que precisam dele e nos fazem falta e olhar para uma área do globo que tem ficado para trás, redistribuindo para África recursos, saber, indústria e empresas é a solução.
Arrendamento

Costa, Mortágua e as casas dos três porquinhos

Abrir a porta ao ataque à propriedade privada não é um assunto menor, seja qual for a forma e o propósito de que venha revestido. É a última fronteira que separa a democracia do Estado totalitário.
Abusos na Igreja

Espero que a Igreja se purifique

Os que falaram terão provavelmente pouco conforto com os pedidos de desculpa. Talvez o que mais os pacifique seja a esperança de terem contribuído para um caminho de purificação que agora se impõe.
PSD

Um medo que paralisa

O PS não faz para não perder eleitorado, o PSD não explica como faria diferente convencido de que assim reconquista eleitores.
TAP

Um palco para tapar a TAP

Os próximos tempos vão ser ricos em historietas tipo altar-palco. É o último estertor da máquina de comunicação socialista a tentar distrair-nos do desastre que começa a estar à vista.
PSD

Qual é a alternativa?

Costa colou a direita, e em particular o PSD, às opções da Troika que os socialistas trouxeram para Portugal. O PSD nunca conseguiu explicar-se ao país. Ouve as críticas como se fossem merecidas.
Fenprof

Mário Nogueira, o Muro de Berlim dos professores

É assim que vamos assistir à queda de mais um ministro e à sobrevivência do Sr. Fenprof. Os professores, esses, vão continuar com os mesmos problemas, liderados pelo mesmo protagonista.
António Costa

O Feitiço do Tempo

António Costa quer ir-se embora o mais rapidamente possível, mas Marcelo mantém-no enredado na sua maioria absoluta. Um dia, o feitiço do tempo vai acabar, mas esse tempo não é agora.
TAP

Ponham-se finos

Sendo confidencial o acordo que estabeleceu a indemnização a Alexandra Reis, quem colocou o conteúdo do acordo na imprensa? A quem interessou afastar Alexandra Reis do Governo?
Governo

Tirar aos pobres para dar aos pobres

Lembram-se das proclamações de António Costa sobre a ineficácia das políticas de austeridade para resolver as crises? Olhem bem para as vossas carteiras e perguntem-se se a austeridade foi embora.
António Costa

Quem se mete com o Costa…

O problema não é o Primeiro-ministro ter alguns excessos de linguagem quando está mais cansado. O problema é que sempre que se distrai António Costa mostra o que é.
IAVE

Quando o IAVE não tem juízo, o povo é que paga

Milhares de alunos, particularmente os mais desfavorecidos, que sofreram mais com o fecho das escolas, vão ficar prejudicados para a vida por causa de uma conveniência política do Ministro da Educação
Governo

O elogio da mediocridade

A técnica de colocar dinheiro no bolso, mesmo que não chegue para uma vida digna, continua a funcionar e a sobrepor-se a legítimas aspirações de um futuro melhor.
Eutanásia

Eutanásia: sabemos como começa

Queiramos ou não, abrir a porta à Eutanásia conduz-nos inevitavelmente à tentação de valorizar alguns, descartando outros.
Corrupção

O país dos Chicos-espertos

Como é fácil em Portugal entrar nos gabinetes do poder e até nas maiores redações do país (como aconteceu no caso de Batista da Silva), com currículos inventados a vender banha da cobra.
Guerra na Ucrânia

Volodymyr Zelensky, o Churchill do século XXI

No dia 24 de fevereiro estávamos nas mãos do ditador russo. Hoje esse cenário está afastado. Foi Volodymyr Zelensky que nos salvou do triste realpolitik que nos deixava paralisados há muitas décadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos