565kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rodrigo Adão da Fonseca

Colunista

Artigos publicados

Redes Sociais

“Espirais de silêncio”

Invertemos a lógica do comportamento, havendo uma tendência para a opinião compulsiva, online, fomentada por algoritmos com grande capacidade de criação imediata de uma falsa sensação de empatia.
Iniciativa Liberal

Voando sobre um ninho de cucos

O grande desafio da IL é assegurar que resiste à tentação de fazer política de forma mimética, abdicando de pensar, limitando-se a substituir a palavra “social” pela palavra “liberal”.
Seleção Nacional

Cegueiras voluntárias

Os futebolistas e técnicos que mandamos para o Catar têm um nível de profissionalismo que não tem paralelo com o que encontramos em todos os que fazem deles o bode expiatório de um país empatado.
Iniciativa Liberal

O dilema liberal do ovo e da galinha

Se, ao contrário do que muitos militantes da IL acreditam, já havia em Portugal liberais, a própria IL, em muitos aspetos, está longe de poder ser considerada um depositário fiel do que é ser liberal.
Iniciativa Liberal

O risco da implosão liberal

O relativo sucesso da IL trouxe uma balcanização do liberalismo, e a sua tribalização. Hoje, partidos como o PSD ou o PS mostram menos abertura a ideias liberais do que o faziam no passado.
Inflação

Os desafios da inflação

A política monetária da UE, de permanente injeção monetária por via do programa de recompras e fixação artificial de taxas de juro anormalmente baixas, criou as condições para a tempestade perfeita.
Segurança Informática

Cibersegurança e democracia

Mais do que ameaças nucleares, vivemos sob a sombra de um “Hiroshima digital”, perante o risco de um ataque de larga escala às infraestruturas essenciais.
Liberdades

Pode a monarquia ser democrática?

O voto do cidadão em pouco difere daquilo que nas relações privadas apelidamos de contrato de adesão, onde a liberdade do cidadão se limita a dizer “sim” ou “não” à totalidade de um programa político.
Eleições em Angola

História breve de uma fraude eleitoral em curso

O fantasma da guerra civil só existe na retórica dos defensores estrangeiros do regime. Só haverá violência em Angola se o poder político estabelecido – o único que tem armas – assim o desejar.
Filosofia

Angústia

A pandemia da Covid-19 veio comprovar que a maioria dos cidadãos abdicou de decidir, bloqueado pela dificuldade em discernir entre o que é conhecimento e o que deveria ficar no espaço da opinião.
Jovens

Novos protagonistas, as realidades de sempre

O mundo das redes sociais, egocêntrico, fechado numa bolha, cria a convicção em muitos dos jovens de que estão protegidos e distantes de um “mundo lá fora”.
Liberdades

O paradoxo do extremismo

A forma determinista como as soluções são capturadas ideologicamente explica por que razão tudo isto é instrumental e desprovido de efetiva vontade de eliminar as discriminações que dizem combater.
PSD

Há futuro para a Direita? II

António Costa foi capaz de, em completo contraciclo, ressuscitar um partido que poderia hoje estar moribundo, o que poderá acontecer aquando da sua saída, saibam os partidos de direita organizar-se.
Privacidade Online

Implicações éticas e normativas do metaverso

Terá sido a privacidade um valor efémero, um privilégio com dois séculos na História da Humanidade? Quais as literacias necessárias para resistir ao domínio da “Sociedade da Informação”?
Estado Social

Orgulho, falência e preconceito

Portugal precisa de derrubar de vez os muros de Berlim que ainda existem. E perceber que em democracia parte da saída para as dificuldades passa precisamente por questionar aquilo que sacralizamos.
Liberalismo

Os riscos morais dos liberalismos de pacotilha

Desconfiemos de quem, em nome do liberalismo e negando o pluralismo que é a sua marca essencial, apresenta nas suas cartilhas a prescrição de paliativos para todos os problemas sociais.
Tribunal Constitucional

Vamos falar de metadados?

Precisamos de uma lei que seja menos preguiçosa, que restrinja a recolha indiscriminada, reduza o tempo de conservação e aposte mais na preservação de dados de cidadãos indiciados.
Uber

A “taxifização” da Uber e da Bolt

Há muito defendo que a Uber em Portugal deixou de ser um expoente da economia da partilha, para se tornar um mero espelho do incumbente “táxi”.
Conflitos

Keep it Simple, Stupids

As guerras podem emergir da complexidade mas só na simplicidade encontrarão as soluções. Nesta fase do conflito, não podemos ignorar que a Rússia invadiu a Ucrânia ao arrepio do direito internacional.
Liberdade de Expressão

Pluralismo ou propaganda?

Os tempos que vivemos são de exigência e humanidade. Que ninguém se demita de combater os que, por delírio ou entrega consciente a forças do Mal, minam as nossas democracias e o nosso modo de vida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.