760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rodrigo Adão da Fonseca

Colunista

Artigos publicados

Política

A síndrome de Estocolmo do eleitorado português

Numa altura em que o debate deveria visar reformas profundas em tantos domínios, vemos inércia de parte dos partidos e adesão a políticas antiquadas de parte do eleitorado.
Política

O beijo do escorpião

“Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem”. Maquiavel, em “O Príncipe”.
Eleições

Vanity Fair, Feira das Vaidades

Desconfiem de quem promete o que não fez quando devia, de quem promete céus que dão em inferno, de quem só quer protestar. O voto livre é sério e sóbrio, e só ele constrói soluções.
Inteligência Artificial

Capacidades humanas para um mundo com IA

A Inteligência Artificial não é uma empreitada apenas tecnológica, mas também uma empreitada humana.
Política

Novos tempos exigem novas políticas

Estamos num momento decisivo, onde a capacidade de renovação política será tão crucial quanto a inovação tecnológica. É tempo de olhar para além das velhas narrativas.
Iniciativa Liberal

Coligações e maiorias

Fundamental é que PSD e IL se foquem nas suas próprias mensagens. Uma coligação nesta altura tem tudo para parecer desesperada, sinalizando até uma fragilidade à direita totalmente desnecessária.
Eleições Legislativas

Há espaço para maiorias?

Senhores políticos, os que querem governar, façam um favor a si próprios, desliguem os telemóveis, apaguem as contas do Facebook e do Twitter (agora “X”), e vão para a rua ouvir as pessoas.
António Costa

Crónica de uma morte anunciada

Quando lemos o código de conduta criado pelo PS, dificilmente podemos deixar de concluir que as responsabilidades políticas são mais do que suficientes para fazer cair este Governo.
Conflitos

Os inimigos da liberdade

Não falta quem acredite que a Humanidade nasceu para viver em tirania, e que o período excecional vivido nas últimas décadas mais não é do que um acaso do destino.
Terrorismo

Terrorismo e modernidade

Os movimentos terroristas têm inspiração religiosa ou separatista, mas sempre com fortes pontes com ideologias de extrema-esquerda com quem têm em comum a recusa do modelo das democracias liberais.
Debate

Ódio do Bem

Corre mal, culpa-se o capitalismo, nem que ao mesmo tempo, como fez o senhor Robles e o próprio PCP, tudo se faça para aproveitar aquela mais-valiazita de ocasião (que nem só de pão vive o Homem Novo)
Tecnologia

Educação e tecnologia

O mantra da tecnologia – de que é possível ensinar, entretendo e diminuindo a agrura associada à aquisição do conhecimento – está por demonstrar e, como se começa a ver, tem efeitos muito perniciosos.
Comportamento

O beijo da morte

É preocupante quando tudo, até mesmo um beijo pequeno-burguês, se torna numa náusea pública levada a extremos, precisando para ser avaliado de empurrarmos o gesto para a censura política e penal.
Impostos

Quadratura do círculo

A qualidade da despesa pública já há muito que deveria ser o ponto crucial da discussão, fazendo justiça, com renovado sentido, ao famoso desabafo de Jorge Sampaio, que “há vida para além do défice”.
Redes Sociais

Os novos alcoólicos

Como os alcoólicos, que se veem a falar sozinhos na sua suposta grandeza, também nas redes sociais muitos acabam em quase monólogos digitais, falando para um público circunscrito algoritmicamente.
Inteligência

O que os tempos exigem à inteligência humana 

A inteligência que nos é exigida hoje é um tapete longo e complexo, tecido com fios de alfabetização, pensamento crítico, acuidade emocional e adaptabilidade.
Redes Sociais

A Grande Ilusão

As redes sociais oferecem gratuitamente conteúdo abundante e aparentemente valioso. A realidade, porém, é outra: o imediatismo e a falta de tempo de reflexão destroem o conhecimento e o valor.
Inteligência Artificial

A fábula da onda gigante da IA

As fórmulas emergentes de IA generativa são como as ondas gigantes que se formam no nosso horizonte: elas vão chegar à costa e, com a sua força, vão destruir os castelos na areia que tivermos erguido.
Leitura

Humanismo como resistência

Assusta pensar que ainda exista quem acredite que o futuro se ganha “desenvolvendo competências”, cada vez mais efémeras, em vez de se focarem nas literacias, aquelas que resistem à erosão do tempo.
Espanha

Ventos de mudança

Espanha e Grécia têm percursos semelhantes em termos de alternância do Poder e olhar para o que se passou e passa nesses países funciona sempre como bola de cristal para a situação política portuguesa

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.