Dark Mode 136kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Sofia Madureira

Convidado

Artigos publicados

Universidades

Docência do preconceito

A ciência não deve ser substituída pelo julgamento de valor privado. Mas isso tem acontecido progressivamente, um pouco por todo o mundo. A docência não é nem pode ser um exercício de proselitismo.
Política

Super Costa

Entre a classe política e os restantes cidadãos há uma clivagem que se acentua. Acomodámo-nos ao são todos iguais, a um do mal o menos, a um rouba mas faz, e a uma série de outros clichés.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes

183
Para além das convicções ideológicas, político-partidárias de cada pessoa, Ana Gomes é um modelo de independência, de escolhas consistentes com a liberdade democrática.
Cidadania

Aula de cidadania

Há algumas décadas que o poder político extrai mais do que contribui para a riqueza nacional. Pensar um país exige colocar-se ao seu serviço. E ao serviço do bem comum.
Redes Sociais

Vida instantânea

Já não se vive, encena-se, partilha-se. É a pornografia da vida. As imagens sobrepõem-se. As palavras passam a habitar os cemitérios das histórias. Já não há histórias.
Assistência Social

Turismo paliativo

243
A intenção pode ser boa, Senhor Primeiro-Ministro, mas não será o equivalente a pedir-se ao talhante que vá para o bloco fazer uma cirurgia, e ao cirurgião que vá para o talho desmanchar um porco?
Assistência Social

Com que voz?

O que distingue a qualidade de vida da população residente em lares, não é apenas a formação dos técnicos, ou a eficiência das instalações, é ter quem lhe dê voz, quem a reconheça, quem a olhe e veja.
Tecnologia

#All Lives Matter

O que fazemos e o que somos passa a ser propriedade de quem está no poder. A diferença assusta, não se conhece. Ou conhece-se mas não se quer. A liberdade individual traz muitos problemas.
Férias

Silly Season

Isto vai ficar tudo bem, pensa-se enquanto se saboreia o sol gelado na imperial e se lê a recente entrevista de António Costa Silva. Finge-se não se ter sentido a frustração nalgumas respostas.
Serviço Nacional de Saúde

Sorte e Fado

128
Horário Covid. O hospital também parece estar fechado. Hospital Covid. Tempos Covid. Não há mais para além disto. Diagnósticos suspensos, as consultas em lentíssima retoma, as autorizações por assinar
Futuro

O sonho de António Costa e Silva

O que António Costa e Silva não referiu na proposta revolucionária, foi que as pessoas felizes produzem mais, produzem melhor. A economia da felicidade é mais do que um campo de estudo. É uma prática.
Política

Os eleitos

269
A forma como a política passou a ser percebida, como via de acesso a poderes e privilégios, isenta de escrutínio popular, torna-se aliciante para quem gosta de poder, manipulação, impunidade e risco
Crónica

Está tudo igual. Mas pior.

123
Um dia teremos também de explicar como perdemos tantas oportunidades. Como fomos capazes de criar um futuro penhorado. Está tudo igual. Mas pior.
Coronavírus

Amadora Conta?

476
Se o Governo propõe medidas inconstantes, conflituantes, avulsas, discriminatórias, e não se consegue conter a propagação do vírus, a responsabilidade não é política, não lhe cabe, é de quem incumpre.
Energia Renovável

Energia hidromilionária

162
Está anunciado um mundo verde alimentado a hidrogénio de Sines. Um projecto piloto. Por sete mil milhões de euros. Piloto?! Que projecto piloto atinge este valor? Quantas taxas nas facturas que virão?
Escravatura

Quarenta milhões de escravos

1173
A escravatura é, mais do que alguma vez foi, um negócio próspero, de 134 biliões de euros anuais. Mas não é desta escravatura que falamos. Não põe manifestantes na rua. Nem a HBO em sentido.
Crónica

O mal

206
É assim que se tratam fobias, que se banaliza o mal. Integrando-o, dando-lhe espaço, justificando-o. Dessensibilizando-nos. Um dia o joelho deixa de ser polícia, o corpo imobilizado deixa de ser Floyd
Crónica

A Ópera já foi Pop, Cristina

705
E penso, ao ver a Cristina de banana na boca e a falar, que estamos outra vez perto de falharmos a renovação do país. Estamos como antes da revolução, impregnados de folclore e Portugal dos Pequeninos
Crónica

Parque Temático Europa

144
Não somos o parque temático Europa. Não foi para isso que Ulisses voltou para casa, nem eram pegas de cozinha com o eléctrico bordado ILove Portugal que Pénelope fazia e desfazia na espera.
Crónica

Morrer na Praia

517
A riqueza deixa de ser aspiracional: rouba-se a prancha. Destrói-se o iate. Acaba-se com o patronato e reescreve- se o marxismo: onde se lia meios de produção, leia-se meios de veraneio.
A página está a demorar muito tempo.