Linguística
Língua Portuguesa

Reveladas candidatas a Palavra do Ano de 2019

A Porto Editora revelou, este domingo, as finalistas a Palavra do Ano de 2019. Além de desinformação e trotinete, a lista inclui vocábulos como "influenciador", "jerricã" ou "lítio".
Língua Portuguesa

"Enfermeiro" e "professor" lideram Palavra do Ano

Da lista de dez palavras à votação online até segunda-feira, "enfermeiro", "professor" e "toupeira" continuam na linha da frente, tal como acontecia no primeiro balanço feito no dia 15 de dezembro.
Língua Portuguesa

"Toupeira" entre as candidatas a "Palavra do Ano"

139
Os dez vocábulos candidatos a "Palavra do Ano" foram revelados este sábado. A seleção volta a resumir o ano que passou, em Portugal e também no mundo. Iniciativa da Porto Editora vai na 10ª edição.
Língua Portuguesa

"Incêndios" é a Palavra do Ano de 2017

203
Na hora de escolher a palavra que melhor define 2017, os portugueses não conseguirem esquecer a tragédia deste verão. A iniciativa "Palavra do Ano", da Porto Editora, celebra a 10ª edição em 2018.
Politicamente Correto

A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Língua Portuguesa

Já arrancou a votação para a Palavra do Ano

Já pode sugerir, a partir desta quarta-feira, aquela que considera ser a palavra de 2017. A grande vencedora será conhecida nos primeiros dias de 2018.
Novo Acordo Ortográfico

Mudar Acordo Ortográfico "não tem pés nem cabeça"

1878
João Malaca Casteleiro é um dos responsáveis pelo Acordo que aproximou a ortografia de Portugal e Brasil. Em entrevista, diz que "voltar atrás seria um atentado ao bom senso".
Linguística

As três palavras portuguesas que ninguém traduz

10212
Um novo estudo decidiu tentar traduzir as palavras sem tradução e expõe as palavras que, em todo o mundo, não têm interpretação literal. Três dessas palavras são portuguesas - saiba quais são
Livros

A história dos acordos (e desacordos) ortográficos

230
A história da língua faz jus ao objecto: já muito se deu à língua sobre como se deve usá-la. Carlos Maria Bobone recorda pontos de viragem fundamentais e os vanguardistas que as protagonizaram.
Linguística

Língua e cultura distingue 32 escolas

235
As escolas vão ser premiadas, esta quinta-feira, com o Selo de Escola Intercultural, pelo trabalho que desenvolveram na diversidade linguística e cultural nos estabelecimentos de ensino.
Linguística

E a Palavra do Ano é... "Geringonça"

A palavra usada para designar a coligação parlamentar que apoia o atual Governo é a Palavra do Ano de 2016, anunciou esta quarta-feira a Porto Editora, responsável pela iniciativa.
Linguística

Palavra do Ano 2016 é anunciada hoje

A Palavra do Ano vai ser divulgada numa cerimónia na Biblioteca Municipal de Loures pela Porto Editora. A votação esteve disponível online e decorreu entre os dias 1 e 31 de dezembro de 2016.
Linguística

'Geringonça' é a candidata líder à Palavra do Ano

As palavras 'geringonça' e 'campeão' mantêm a liderança na lista de candidatos à Palavra do Ano. No entanto, as palavras 'Brexit' e 'presidente' não estão muito longe dos primeiros lugares.
Áustria

É a palavra do ano na Áustria e tem 52 letras

Foi eleita a palavra do ano na Áustria e tem 52 letras: Bundespraesidentenstichwahlwiederholungsverschiebung é qualquer coisa como o "adiamento da repetição da segunda volta da eleição presidencial".
Linguística

Os miúdos vão deixar de saber escrever por ☺ e ✌?

229
Adorados por uns, odiados por outros, os emojis têm feito surgir alguns receios, principalmente em relação aos mais novos. Mas será que são justificados?
Linguística

Anunciadas as dez candidatas a Palavra do Ano

A votação para a Palavra do Ano arranca esta quinta-feira e dura até ao último segundo do ano. Entre as candidatas encontram-se "Brexit", "campeão", "geringonça" e "racismo".
Linguística

Qual é a palavra de 2016: Trump ou pós-verdade

Os Dicionários Oxford revelaram que a Palavra do Ano 2016 é “post-truth” (“pós-verdade”), uma escolha ligada às campanhas para o referendo sobre o Brexit e para as eleições nos EUA.
Halloween

Os fantasmas também sabem falar latim

Nos filmes de terror vestem-se de branco e gritam "boo" para assustar os vivos. Mas de onde é que vem esse hábito? A origem parece ser mais antiga do que parece.
Linguística

Porque é que não gostamos da palavra "morte"?

A morte é um tabu quase universal. Em todas as línguas, existem formas alternativas de dizer que alguém morreu, que está enterrado debaixo de "sete palmos de terra" numa "cama à francesa". Mas porquê?
Biologia

Entender golfinhos para falar com extraterrestres?

Os sons dos golfinhos podem não ser considerados como linguagem, mas a frequência com que emitem certos sinais é equivalente à linguagem humana. Será que os extraterrestres usam o mesmo padrão?
Lifestyle

O truque para nunca mais se esquecer dos nomes

139
A resposta curta: repita o nome dessa pessoa, de preferência à frente dela. Os cientistas descobriram que a memória melhora se repetirmos as palavras na presença de terceiros. Saiba porquê.
Linguística

Palavrão a palavrão: de onde vieram as asneiras

2022
Sabe de onde vem a palavra pê-u-tê-a? Se calhar não sabe que é mais velha do que a profissão mais velha do mundo. Esta é a história do "asneiredo" nacional. Palavrão a palavrão.
História

Mas afinal, onde é que nasceu a pontuação?!...

253
Envolve uma luta intensa contra a teimosia grega, uma Bíblia altamente eficaz na comunicação e uma realidade que ainda está em evolução. Descubra a história da pontuação e faça um exercício.
Linguística

Teste: menina de 12 anos conseguiu nota máxima nos testes Mensa

162 pontos. Foi este o valor que Lydia Sébastian conseguiu alcançar nos testes mais difíceis do mundo. Agora é um génio. E talvez o nosso leitor também seja. Descubra aqui.
Linguística

Jovens mudam a língua. Bueda nice ou ganda fail?

740
Pode parecer que fazem um mau uso da língua mas, na verdade, os jovens sabem muito bem o que estão a fazer quando usam expressões novas, inventam palavras ou as cortam pela metade.
Linguística

Palavras que mudaram de significado com os tempos

363
O penso que se comia, os carregadores que eram homens e as piscinas que eram construídas para os peixes. Muitas palavras já não são o que eram. Porquê?
A página está a demorar muito tempo.