436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Linguística

Língua Portuguesa

"Vacina" é a Palavra do Ano 2021

A palavra vencedora foi revelada esta terça-feira, na sede da Porto Editora. "Vacina" reuniu mais de 45% dos votos, ficando à frente de vocábulos como "resiliência" (30,5%) ou "teletrabalho"(9,2%).
Língua

Reveladas as dez candidatas a Palavra do Ano

A lista comunicada esta quarta pela Porto Editora inclui vocábulos como "orçamento, "bazuca", "podcast" ou "teletrabalho", que reflectem a realidade política, económica e social do país no último ano.
Linguística

Há racismo ou há racistas?

Por cá, é difícil encontrar afirmações públicas de que há pessoas racistas em Portugal. Já a de que há – ou não há – racismo é extremamente frequente.
Linguística

Morreu a linguista Maria Helena Mira Mateus

Linguista, professora catedrática jubilada e antiga vice-reitora da Universidade de Lisboa, Maria Helena Mira Mateus morreu na segunda-feira. Tinha 88 anos.
Língua Portuguesa

Reveladas candidatas a Palavra do Ano de 2019

A Porto Editora revelou, este domingo, as finalistas a Palavra do Ano de 2019. Além de "desinformação" e "trotinete", a lista inclui vocábulos como "influenciador", "jerricã" ou "lítio".
Língua Portuguesa

"Enfermeiro" e "professor" lideram Palavra do Ano

Da lista de dez palavras à votação online até segunda-feira, "enfermeiro", "professor" e "toupeira" continuam na linha da frente, tal como acontecia no primeiro balanço feito no dia 15 de dezembro.
Língua Portuguesa

"Toupeira" entre as candidatas a "Palavra do Ano"

Os dez vocábulos candidatos a "Palavra do Ano" foram revelados este sábado. A seleção volta a resumir o ano que passou, em Portugal e também no mundo. Iniciativa da Porto Editora vai na 10ª edição.
Língua Portuguesa

"Incêndios" é a Palavra do Ano de 2017

Na hora de escolher a palavra que melhor define 2017, os portugueses não conseguirem esquecer a tragédia deste verão. A iniciativa "Palavra do Ano", da Porto Editora, celebra a 10ª edição em 2018.
Politicamente Correto

A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Língua Portuguesa

Já arrancou a votação para a Palavra do Ano

Já pode sugerir, a partir desta quarta-feira, aquela que considera ser a palavra de 2017. A grande vencedora será conhecida nos primeiros dias de 2018.
Novo Acordo Ortográfico

Mudar Acordo Ortográfico "não tem pés nem cabeça"

João Malaca Casteleiro é um dos responsáveis pelo Acordo que aproximou a ortografia de Portugal e Brasil. Em entrevista, diz que "voltar atrás seria um atentado ao bom senso".
Linguística

As três palavras portuguesas que ninguém traduz

Um novo estudo decidiu tentar traduzir as palavras sem tradução e expõe as palavras que, em todo o mundo, não têm interpretação literal. Três dessas palavras são portuguesas - saiba quais são
Livros

A história dos acordos (e desacordos) ortográficos

A história da língua faz jus ao objecto: já muito se deu à língua sobre como se deve usá-la. Carlos Maria Bobone recorda pontos de viragem fundamentais e os vanguardistas que as protagonizaram.
Linguística

Língua e cultura distingue 32 escolas

As escolas vão ser premiadas, esta quinta-feira, com o Selo de Escola Intercultural, pelo trabalho que desenvolveram na diversidade linguística e cultural nos estabelecimentos de ensino.
Linguística

E a Palavra do Ano é... "Geringonça"

A palavra usada para designar a coligação parlamentar que apoia o atual Governo é a Palavra do Ano de 2016, anunciou esta quarta-feira a Porto Editora, responsável pela iniciativa.
Linguística

Palavra do Ano 2016 é anunciada hoje

A Palavra do Ano vai ser divulgada numa cerimónia na Biblioteca Municipal de Loures pela Porto Editora. A votação esteve disponível online e decorreu entre os dias 1 e 31 de dezembro de 2016.
Linguística

'Geringonça' é a candidata líder à Palavra do Ano

As palavras 'geringonça' e 'campeão' mantêm a liderança na lista de candidatos à Palavra do Ano. No entanto, as palavras 'Brexit' e 'presidente' não estão muito longe dos primeiros lugares.
Áustria

É a palavra do ano na Áustria e tem 52 letras

Foi eleita a palavra do ano na Áustria e tem 52 letras: Bundespraesidentenstichwahlwiederholungsverschiebung é qualquer coisa como o "adiamento da repetição da segunda volta da eleição presidencial".
Linguística

Os miúdos vão deixar de saber escrever por ☺ e ✌?

Adorados por uns, odiados por outros, os emojis têm feito surgir alguns receios, principalmente em relação aos mais novos. Mas será que são justificados?
Linguística

Anunciadas as dez candidatas a Palavra do Ano

A votação para a Palavra do Ano arranca esta quinta-feira e dura até ao último segundo do ano. Entre as candidatas encontram-se "Brexit", "campeão", "geringonça" e "racismo".
Linguística

Qual é a palavra de 2016: Trump ou pós-verdade

Os Dicionários Oxford revelaram que a Palavra do Ano 2016 é “post-truth” (“pós-verdade”), uma escolha ligada às campanhas para o referendo sobre o Brexit e para as eleições nos EUA.
Halloween

Os fantasmas também sabem falar latim

Nos filmes de terror vestem-se de branco e gritam "boo" para assustar os vivos. Mas de onde é que vem esse hábito? A origem parece ser mais antiga do que parece.
Linguística

Porque é que não gostamos da palavra "morte"?

A morte é um tabu quase universal. Em todas as línguas, existem formas alternativas de dizer que alguém morreu, que está enterrado debaixo de "sete palmos de terra" numa "cama à francesa". Mas porquê?
Biologia

Entender golfinhos para falar com extraterrestres?

Os sons dos golfinhos podem não ser considerados como linguagem, mas a frequência com que emitem certos sinais é equivalente à linguagem humana. Será que os extraterrestres usam o mesmo padrão?
Lifestyle

O truque para nunca mais se esquecer dos nomes

A resposta curta: repita o nome dessa pessoa, de preferência à frente dela. Os cientistas descobriram que a memória melhora se repetirmos as palavras na presença de terceiros. Saiba porquê.
Linguística

Palavrão a palavrão: de onde vieram as asneiras

Sabe de onde vem a palavra pê-u-tê-a? Se calhar não sabe que é mais velha do que a profissão mais velha do mundo. Esta é a história do "asneiredo" nacional. Palavrão a palavrão.
História

Mas afinal, onde é que nasceu a pontuação?!...

Envolve uma luta intensa contra a teimosia grega, uma Bíblia altamente eficaz na comunicação e uma realidade que ainda está em evolução. Descubra a história da pontuação e faça um exercício.
Linguística

Teste: menina de 12 anos conseguiu nota máxima nos testes Mensa

162 pontos. Foi este o valor que Lydia Sébastian conseguiu alcançar nos testes mais difíceis do mundo. Agora é um génio. E talvez o nosso leitor também seja. Descubra aqui.
Linguística

Jovens mudam a língua. Bueda nice ou ganda fail?

Pode parecer que fazem um mau uso da língua mas, na verdade, os jovens sabem muito bem o que estão a fazer quando usam expressões novas, inventam palavras ou as cortam pela metade.
Linguística

Palavras que mudaram de significado com os tempos

O penso que se comia, os carregadores que eram homens e as piscinas que eram construídas para os peixes. Muitas palavras já não são o que eram. Porquê?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.