910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Entrevista

PCP

"PS será responsabilizado por política de direita"

Em entrevista ao Observador, a partir do seu primeiro congresso como líder do PCP, Paulo Raimundo acusou Pedro Nuno Santos de ter feito um grande favor à Iniciativa Liberal e, sobretudo, ao Chega.
Vichyssoise

"Gouveia e Melo vai ganhar eleições folgadamente"

Em entrevista ao Observador, Isaltino Morais não poupa elogios a Gouveia e Melo, sugerindo que pode mesmo ganhar à primeira volta, e lamenta o legado deixado por Marcelo Rebelo de Sousa em Belém.
Vichyssoise

Apoio de Isaltino, graça do PM e charme de Santana

Isaltino Morais foi o convidado especial de uma Vichyssoise onde se discutiu a candidatura de Gouveia e Melo a Belém, o (fim do) estado de graça do Governo e a aparição de Santana ao lado de Ventura.
Vichyssoise

Bastidores com Costa e o PS embrulhado com Chega

Porfírio Silva, ex-deputado do PS e diretor do Ação Socialista, foi convidado de uma Vichyssoise onde se discutiu a manifestação dos Sapadores e as reações do PS aos casos Sanfona e Leão.
Vichyssoise

Candidato deve ter servido país "na última década"

Em entrevista, e sem escolher entre Seguro e Centeno, Porfírio Silva traça o seu perfil de candidato: que tenha servido o país na última década, que perceba a UE e que tenha vida além da partidária.
Estados Unidos da América

Aborto: "A decisão dos estados não vai mudar"

Investigadora norte-americana considera "saudável" que decisões como o aborto sejam dos estados. Afirma que o Supremo está desligado do povo e que há uma "exportação e importação" de guerras culturais
Entrevista

"Centeno disputa bem segunda volta com todos"

Em entrevista, ex-líder parlamentar do PS diz que é muito cedo para tirar conclusões sobre as próximas eleições presidenciais, mas não deixa de notar que Mário Centeno tem bom desempenho nas sondagens
Conselho Europeu

Cedência total à Rússia "conduziria mundo ao caos"

Quando Zelenksy admite aceitar cessar-fogo em troca de guarda-chuva da NATO, Costa avisa para risco de precedente. Em entrevista, fala ainda da relação com Trump, de política nacional e da Influencer.
Religião

"Bíblia pode ser levada à letra ou levada a sério"

Ao Observador, o teólogo Tomáš Halík defende uma relação adulta da Igreja com os fiéis, recusa que a instituição tenha o monopólio da interpretação teológica e pede uma nova reforma do Cristianismo.
Vichyssoise

"Almirante será candidatura eanista do século XXI"

Em entrevista ao Observador, Miguel Morgado reconhece a potencialidade de Gouveia e Melo, não se compromete com Mendes, diz que Passos está mesmo fora da corrida e deixa algumas críticas a Montenegro.
Orçamento do Estado

"PS tem tentado governar a partir do Parlamento"

Em entrevista ao Observador, Hugo Carneiro, vice-presidente da bancada parlamentar, acusa o PS de querer bloquear o Governo e de estar a instrumentalizar os pensionistas para efeitos políticos.
Vichyssoise

"Pedro Nuno está em aprendizagem. Tem potencial"

Em entrevista, Correia de Campos, ex-ministro da Saúde de Sócrates, defende que há uma grande "instabilidade" no Ministério da Saúde. Sobre a liderança do PS, diz que Pedro Nuno está ainda a aprender.
Vichyssoise

Passa-culpas na Saúde, crise no PS e golpe de Leão

Miguel Guimarães foi o convidado especial de uma Vichyssoise onde se discutiu o futuro político de Ana Paula Martins, a crise na Madeira, as confusões no Rato e a vingança de Ricardo Leão.
Vichyssoise

"Ministra tomará decisão que achar mais adequada"

Em entrevista, Miguel Guimarães diz que é preciso esperar pela conclusão dos inquéritos e, só depois, fazer a avaliação política da crise no INEM. Ex-bastonário sugere, porém, que haverá alterações.
Entrevista

"Ventura em Lisboa? É sempre um bom candidato"

Em entrevista, Bruno Nunes sugere que Ventura daria "bom candidato" a Lisboa, mas deixa decisão nas mãos do presidente. Quanto ao mais, assume vontade de se candidatar a Loures e fala sobre caso Leão.
Entrevista

"Discurso de Leão normaliza ideias do Chega"

Em entrevista, Marisa Matias condena discurso do presidente de Loures, Ricardo Leão, e diz que não tem espaço no espaço político da esquerda. Sobre os EUA, bloquista diz que é o tempo da "resistência"
Entrevista

“Porto não seria passar de cavalo para burro”

O presidente da AR diz que é cedo para falar de Belém e admite que não seria despromoção ser autarca no Porto. Diz que não calaria Pedro Pinto no hemiciclo por usar frase de “polícia atirar a matar”.
Vichyssoise

Trincheiras políticas e o fim da novela orçamental

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, foi o convidado de uma Vichyssoise onde se discutiram os reflexos políticos do incidente na Cova da Moura, a decisão de Pedro Nuno e os sinais de Montenegro.
Vichyssoise

"Pedro Nuno não é reconhecido pelo calculismo"

Em entrevista, Tiago Barbosa Ribeiro, deputado socialista, garante que o líder do partido não teve medo de enfrentar eleições e recorda ganhos de causa do PS. Militantes-comentadores "fragilizaram".
Entrevista

"No socialismo, eu queria uma foto de Enver Hoxha"

Em "Livre", escritora Lea Ypi lembra infância passada na Albânia comunista e a transição. "No socialismo, sentia que era livre, mas a minha família não". Com o capitalismo, diz, ocorreu o oposto.
Noticiário

André Ventura escreveu uma carta a Luís Montenegro

O líder do Chega destaca que “este Orçamento foi negociado a esquerda".
Boris Johnson

Memórias. Com Trump, Putin não atacava a Ucrânia

Hipótese de voltar a Downing Street é a "mesma de reencarnar numa azeitona", reunir com Isabel II era "psicoterapia gratuita" e a histeria do Partygate. As memórias do ex-primeiro-ministro britânico.
Atualidade

“Se o PS chumbar o OE, é porque quer ir a eleições

António Leitão Amaro diz não ter dúvidas que, depois de toda a "aproximação" do Governo ao PS, só uma vontade de provocar uma crise poderia levar Pedro Nuno a recusar a proposta.
Orçamento do Estado

“A proposta de Orçamento é mesmo irrecusável"

Em entrevista ao Observador, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, sublinha que margem para negociar mais é muito estreita e que se o PS recusar este Orçamento é porque quer mesmo ir a votos.
BCE

"Juros vão baixar para perto de 1%", diz BlackRock

Com economia em apuros, BCE deverá baixar as taxas de juro para "entre 1% e 2% – mais perto de 1%", antecipa a gestora de ativos BlackRock, que diz estar atenta a "oportunidades" em Portugal.
Vichyssoise

"É praticamente impossível aprovarmos este OE"

Em entrevista ao Observador, Bernardo Blanco assume que a Iniciativa Liberal tem vontade de integrar uma coligação governamental no futuro. Para já, é tempo de oposição e o Orçamento não convence.
País

“Que a família continue a levar avante o trabalho"

Rita Nabeiro entrevista quem caminhou ao lado do Comendador Rui Nabeiro mas preferiu sempre os bastidores: o seu pai, atual Presidente do Conselho de Administração da Delta Cafés, João Manuel Nabeiro.
Cultura

Ana Zanatti: "Cada um sabe porque se esconde"

Nem cinema nem televisão. Aos 75 anos, Ana Zanatti deixou-se ocupar pela escrita e tem um novo livro. "Estou cada vez com mais vontade de estar no meu espaço íntimo e a escrever", diz em entrevista.
Vichyssoise

"Não havendo OE tem de ser dada a palavra ao povo"

Em entrevista, líder parlamentar do Chega esclarece que o partido jamais aprovará OE negociado com o PS. Para Pedro Pinto, em caso de chumbo do Orçamento, Marcelo está obrigado a convocar eleições.
Justiça

Paula Teixeira da Cruz deixa duras críticas à PGR

"Se o perfil de Lucília Gago tivesse sido avaliado ela nunca teria sido nomeada Procuradora-Geral", disse Paula Teixeira da Cruz sem poupar críticas à PGR. Antiga ministra elogiou ainda Rita Júdice.
Entrevista

Bónus a reformados alimenta “pedinchice” ao Estado

É apontado como possível sucessor de Centeno no Banco de Portugal, mas não tem, para já, planos de regresso a Portugal. Em entrevista, Ricardo Reis deixa críticas e avisos ao Governo e à oposição.
Vichyssoise

"O PS não tem nenhum receio de ir a eleições"

Em entrevista, o socialista António Mendonça Mendes diz que o PS jamais aceitará a redução do IRS e do IRS Jovem nos termos do Governo e diz que está disposto a chumbar OE se o Governo não ceder.
Câmara Municipal Lisboa

"Estou disponível para ser candidato a vereador"

Dirigente já falou com presidente do PS Lisboa para voltar à política autárquica, quatro meses depois de ter renunciado à junta a que presidia. Nesta entrevista também fala do OE e destoa da direção.
Elon Musk

Musk: "O meu filho foi 'morto' pelo vírus woke"

“Fui enganado a fim de assinar documentos para um dos meus filhos, Xavier. Isto foi antes de eu entender realmente o que se estava a passar”, partilhou o dono da Tesla em entrevista.
Vichyssoise

"Redução do IRC será a proposta do Governo"

Em entrevista, Paulo Núncio, líder parlamentar do CDS, defende que o Governo não abdicará da redução transversal do IRC mesmo sendo essa uma linha vermelha de Pedro Nuno. E deixa recados a PS e Chega.
Parlamento Europeu

Dissolver se OE chumbar? "Não vejo outra hipótese"

Marta Temido, no dia de estreia em Estrasburgo, admite votar em Von der Leyen porque a presidente da Comissão Europeia "mudou". Mas não acredita que cargo de Costa esteja em risco.
Margarida Blasco

"Não admito xenofobia ou radicalismos na polícia"

Em entrevista ao Observador, a ministra da Administração Interna diz que sindicatos e governo estiveram de "boa-fé". Não receia que clima de protesto se mantenha, mas deixa avisos sobre extremismos.
Atualidade

"Costa era inequivocamente o melhor socialista"

Em entrevista ao Observador, o ex-Presidente da República não deixa dúvidas: "Sou contra eleições antecipadas". Guarda ainda alguns elogios para António Costa e desvaloriza a um possível chumbo do OE.
França

"Se Bardella vencer, a verdadeira PM será Le Pen"

Piere-Stèphane Fort investigou a fundo o percurso de Jordan Bardella. Nota o sucesso da sua imagem, mas crê que nada mudou na antiga Frente Nacional: "Por trás da fachada, estão lá as mesmas ideias."
Vichyssoise

"Quando o André sair, Chega terá grande problema"

Em entrevista, o deputado Bruno Nunes, apontado como principal opositor de Ventura no Chega, jura total lealdade, nega qualquer desconforto interno e pede que o líder fique no cargo por mais 20 anos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.