771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ensaios

Ensaios do Observador

Morte do Ciudadanos: vidas efémeras do liberalismo

Em Espanha, o padrão parece imutável desde o século XIX: desentendimentos, egolatrias e erros iliberais impuseram a projectos políticos promissores uma vida efémera. Ensaio de Diogo Noivo.
Animais

Goodhart e o que nos diz da extinção das espécies

Um maior distanciamento em relação à conservação e às medidas existentes para a garantir poderia abrir caminho a novas soluções de gestão de populações animais. Ensaio de Henrique Pereira dos Santos.
Dacia

Jogger híbrido é o 7 lugares mais barato. Agrada?

O Jogger Hybrid 140, que chegou a Portugal em Março, vai continuar a respeitar a tradição da Dacia, assumindo-se como o 7 lugares mais barato do mercado. Já o conduzimos para ver se está à altura.
Ensaios

As raízes do Partido Socialista

As divergências na origem do PS, o medo que Zenha tinha que ser partido tornasse o PS numa marionete dos comunistas e a aliança que Soares tentou com o PCP. Um ensaio de David Castaño
Opel

Astra e Grandland GSe. Novos desportivos da Opel

A Opel apresentou os desportivos Astra GSe e Grandland GSe. Extraem mais potência da mecânica híbrida plug-in e vêem os chassis adaptados para melhorar o comportamento. E já vimos como funcionam.
Ferrari

Guiámos o Ferrari 296 GTS e dizemos-lhe como é

O novo 296 é o modelo com que a Ferrari não só se passará a fazer representar no GT3, como o seu motor V6 vai ser utilizado no 499P de Le Mans. Guiámos a versão descapotável e dizemos-lhe como é.
Renault

Já guiámos o Megane Eléctrico que inicia entregas

O novo eléctrico da Renault já começou a chegar aos concessionários e as entregas começam na próxima semana. Com duas capacidades de bateria e dois níveis de potência, os preços começam nos 35.850€.
Nissan

Até 306 cv e 533 km de autonomia. Guiámos o Ariya

Depois de surpreender o mercado em 2010, com o Leaf, a Nissan volta a agradar aos amantes de eléctricos com o Ariya. O SUV com ar moderno oferece até 306 cv e uma autonomia que pode chegar a 533 km.
Ford

Conduzimos a Transit eléctrica e dizemos como foi

Já aqui lhe falámos da E-Transit, a versão eléctrica do furgão comercial mais popular do mercado. Mas agora pudemos conduzir esta aposta da Ford e dizemos-lhe do que gostámos mais e… menos.
Lamborghini

Huracán Tecnica agrada em pista e atrai em estrada

Fomos a Valência guiar um dos últimos Lamborghini não electrificados. Com mais apoio, mais potência, menos peso e quatro rodas direccionais, o Huracán Tecnica agrada em pista e surpreende fora dela.
Volkswagen

Guiámos o VW ID.5 e tem uma mão-cheia de surpresas

Os novos ID.5 e ID.5 GTX, a sua versão mais desportiva com dois motores e tracção 4x4, vão chegar ao mercado nacional com linhas mais dinâmicas e novidades a nível do equipamento e rapidez na recarga.
Aiways

Este SUV eléctrico chinês não é da loja dos 300

Os produtos chineses não têm a melhor imagem junto dos consumidores e, muitas vezes, com razão. Mas nem sempre, como é o caso dos iPhone e dos Tesla. Qual será o veredicto sobre este Aiways U5?
Opel

Guiámos o Opel Astra berlina e dizemos-lhe como é

Já aqui lhe dissemos (quase) tudo sobre o novo Astra berlina, da estética ao equipamento, das mecânicas ao preço. Desta vez, trazemos-lhe as sensações ao volante, consumos e prestações.
Citroën

O Ami é eléctrico e barato. Será uma boa aposta?

Quando se fala de eléctricos, há quem pense no Model S Plaid e nos seus 1020 cv. Mas os mais de 140.000€ que este Tesla exige afastam a maioria, que se pode sentir tentada pelo Ami, por (apenas) 7750€
Hyundai

Grande por dentro, SUV por fora e cheio de trunfos

Quem compra veículos eléctricos está cada vez mais exigente. Além de potência, quer consumos baixos, autonomias elevadas e muito software para melhorar a experiência. O Ioniq 5 responde a tudo isso.
Dacia

Guiámos o Dacia Spring. É barato e gasta pouco

Há modelos eléctricos maiores, mais potentes e mais luxuosos, mas não há nada 100% a bateria tão barato e económico. Colocámos à prova o Dacia Spring e ficámos surpreendidos. Dizemos-lhe aqui porquê.
Aston Martin

SUV do outro mundo que é um digno desportivo

Se procura um SUV capaz de ir mais longe fora de estrada para colocar no sapatinho, que seja simultaneamente muito luxuoso e um desportivo emocionante, então o Aston Martin DBX pode ser uma boa opção.
KIA

Kia EV6 é um eléctrico surpreendente. Saiba porquê

O Kia EV6 surge como um misto de berlina, carrinha e SUV. Testámo-lo e dizemos-lhe que espaço oferece, como é o conforto e a eficácia, quanto gasta e como carrega, além de como anda e quanto custa.
Ford

Mustang Mach-E é bom. Poderá bater a concorrência?

O Mustang Mach-E é o primeiro eléctrico da nova vaga da Ford e surge recheado de trunfos. Já o conduzimos e dizemos-lhe o que oferece de bom e menos bom, comparando-o com os adversários do segmento.
Tesla

Tesla Model Y é melhor ou pior do que o Model 3?

O Model Y, o mais recente veículo lançado pela Tesla, já chegou a Portugal e promete ser um dos mais vendidos. Enumeramos aqui as vantagens e inconvenientes, bem como se é melhor do que o Model 3.
Citroën

Andámos no Citroën que arranca sorrisos (e apitos)

Já chegou a Portugal o pequeno Citroën que parece uma caixa, mas que foi pensado fora dela. O Ami é (mesmo) uma caixinha de surpresas, que tem no preço o principal trunfo para convencer indecisos.
Ensaios

O renascimento da al-Qaeda no Afeganistão

Rede aliada dos talibãs teve o cuidado de consultar al-Qaeda sobre o acordo com os EUA, peça-chave da retirada militar do Afeganistão. Relação mantém-se sólida. Um ensaio de Diogo Noivo.
Ferrari

F8 Spider é um animal feroz para usar no dia-a-dia

O novo F8 Spider é, provavelmente, um dos últimos Ferrari sem electrificação. Isto faz dele uma preciosidade que, para cúmulo, tem o melhor V8 da marca e um chassi tão divertido quanto eficaz.
Bielorrússia

Contra Lukashenko, a Europa pode, mas pouco

A UE acreditou que era um soft power, capaz de agir com a força das suas instituições e o seu dinheiro. Agora, incapaz de ameaçar com hard power, é vista como um jelly power. Ensaio de Henrique Burnay
Ensaios

Como captar o investimento directo estrangeiro

Para crescer, Portugal precisa de mais investimento estrangeiro. O que precisamos de fazer para nos tornarmos mais atractivos? Ensaio de Eduardo Catroga e J.M. Fernandes.
Jaguar

Jaguar F-Type. Um puro instrumento de precisão

O F-Type é uma máquina virada para o prazer de condução. Nesta actualização, esse “drive” é ainda mais evidente, como comprovámos na apresentação que a marca organizou para um número restrito de meios
DS

Um SUV híbrido plug-in que surpreende qualquer um

O DS 7 Crossback E-Tense 4x4 é a versão PHEV do topo de gama da marca de luxo da PSA. Espaçoso e com uma boa mala, é agradável de usar, mas é a tecnologia que o transforma num SUV surpreendente.
Lamborghini

Lamborghini Urus prova que é um “canhão” na Nazaré

Não é todos os dias que nos passam para as mãos um “monstro” com 650 cv (só) para ir à praia. A questão é… por que caminhos lá chegaríamos! O Urus resistiu à tortura, sem levantar (grandes) ondas.
Bentley

GT Convertible. Obra de arte com preço a condizer

No Continental GT Convertible não há nada que não impressione. Dos 12 cilindros em W do motor com 635 cv, aos 333 km/h, passando pelos 310.675 pespontos que cosem a pele que reveste o habitáculo.
Tesla

Já guiámos o Tesla Model 3 em Portugal

O cartão-de-visita não podia ser mais apelativo: 462 cv, 530 km de autonomia, 250 km/h e 0-100 km/h em 3,5 segundos. Conduzimos o Model 3 da Tesla em Portugal, ainda antes de ele chegar aos clientes.
Auto

Ensaio Jaguar XE Project 8. Até dá gosto...

Há muito tempo que não me divertia tanto. Fui um dos (poucos) felizardos que teve a oportunidade de testar o novo XE Project 8, de que serão produzidas apenas 300 unidades, no autódromo de Portimão.
Ensaios do Observador

PE: a mesma estratégia de 2015, uma nova tática

A estratégia orçamental de Mário Centeno é sustentável? E quais as verdadeiras diferenças em relação de Maria Luís Albuquerque no anterior governo? Respostas (e algumas revelações) neste ensaio.
Opel

Insignia GSi. Até aparámos a relva com o Smokin’Jo

Fomos conhecer o Insignia GSi, ao lado de Joachim Winkelhock, ex-piloto do DTM conhecido como Smokin’Jo. Jo já passa bem sem nicotina, mas continua a gostar de adrenalina. E nós… no lugar do pendura!
SEAT

Abençoadas quatro rodas motrizes. Fomos testá-las

Poucas coisas conferem mais eficácia e segurança a um veículo, quando o piso está escorregadio, do que a tracção 4x4. Pode não ser fundamental em Lisboa ou no Porto, mas na neve e lama ajuda. E muito.
Auto

Nissan GT-R. O mais acessível dos superdesportivos

O GT-R é uma agradável surpresa. É caro, mas pela potência, rapidez e comportamento exuberante, nem parece. É que os rivais mais directos exigem mais 100.000 euros, o que faz do Nissan numa pechincha.
Land Rover

Range Rover Evoque. Elas adoram, eles também

Que é lindo, ninguém contesta. Agora, será uma boa aquisição? Foi o que tentámos apurar, submetendo o Evoque ao tratamento que uma típica família portuguesa lhe daria. No asfalto e em terra.
Auto

VW e-up!. Temos eléctrico para todo o serviço?

Oferecendo claras vantagens em matéria de poupança, com baixos custos de utilização e de manutenção, o e-up! recomenda que ponha a mão na consciência, antes de pôr o pé no acelerador.
Auto

Volkswagen Tiguan: dupla personalidade

É um lorde na cidade e um aventureiro fora dela. O novo SUV está mais comprido, mais largo, mais baixo e mais bonito. Para além do mais, haverá algum menos? Fizemos as contas e apresentamos o balanço.
Ensaios

DS 4 Crossback 1.6 BlueHDi. Quem não tem cão...

...caça com gato, diz a sabedoria popular. E foi precisamente isso que a DS fez: pegou no DS 4 e vestiu-o com uma indumentária à imagem dos SUV. Não é um crossover, é certo, mas dá ares.
Ensaios

BMW 318d Sport. Prazer a preço competitivo

Destinado a enfrentar os adversários da Audi e Mercedes, ambos com veículos novos, a BMW refresca a estética e reforça o equipamento do seu Série 3, que tem no 318d Sport a proposta mais equilibrada.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos