Armamento Nuclear

Armamento Nuclear

Pentágono quer produzir novas armas nucleares

Ameaça norte-coreana e estratégia nuclear da Rússia e da China estarão por detrás das razões do Pentágono. Planos ainda não estão ratificados mas podem ir contra o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Armamento Nuclear

Japão quer mais pressão sobre Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu mais pressão da comunidade internacional para que a Coreia do Norte negoceie e reduza o programa de armamento nuclear.
Ásia

Coreias vão falar para reduzir tensão militar

Coreia do Norte e do Sul acordaram iniciar conversações para reduzir a tensão militar que se vive na região. A Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação aos JO de inverno, na vizinha do Sul.
Presidente Trump

Afinal, não há botão nuclear nenhum

Ao contrário do que Donald Trump fez crer no tweet que publicou, não é através de um botão que se lança um míssil nuclear. Em vez disso, há uma mala preta com instruções para ordenar o lançamento.
Armamento Nuclear

"O meu botão nuclear é maior e mais poderoso"

356
Donald Trump responde ao líder norte coreano num tom igualmente desafiador, sobre a capacidade nuclear do país. E ainda revela que vai anunciar um prémio sobre as "fake news" do ano.
Coreia do Norte

"Nunca vamos aceitar uma Coreia do Norte nuclear"

Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, garantiu que o país "nunca vai aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares". Coreia do Norte e do Sul estão a preparar conversações.
Armamento Nuclear

"O botão nuclear continua na minha secretária"

Kim Jong-un anunciou que a Coreia do Norte completou o seu programa nuclear e avisou os Estados Unidos para estarem cientes que as armas nucleares são agora uma realidade e não uma "chantagem".
Reino Unido

Mísseis norte-coreanos podem atingir Londres

O ministro da Defesa do Reino Unido revelou que a Coreia do Norte é "um perigo real" e sublinhou a capacidade de o regime de Pyongyang desenvolver mísseis que poderiam alcançar Londres.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
Mundo

EUA prontos para falar com Coreia do Norte

Os EUA declararam-se prontos para discutir com a Coreia do Norte "sem condições prévias", apesar de continuarem dispostos a obter por todos os meios a renúncia por Pyongyang à arma nuclear.
Papa Francisco

Papa quer prioridade para o desarmamento nuclear

O papa Francisco fez hoje um apelo à comunidade internacional para trabalhar conjuntamente na construção de "um mundo sem armas nucleares".
Coreia do Norte

Pyongyang celebra lançamento do seu último míssil

Milhares de cidadãos juntaram-se para a celebração pelo lançamento que o regime diz revelar a "força nuclear estatal". Este é um passo significativo para a meta de ter armas que alcancem os EUA.
Coreia do Norte

Aumentam as condenações ao míssil norte-coreano

Itália, que está atualmente na liderança do Conselho de Segurança da ONU, pediu uma reação firme da comunidade internacional ao novo míssil norte-coreano. Suécia, Dinarmarca e Lituânia já responderam.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Portugal pede "máxima pressão"

Portugal condenou "firmemente" o lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte. O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu a "máxima pressão" internacional.
Armamento Nuclear

O que a sismologia diz sobre os testes nucleares

A sismologia consegue distinguir um terramoto de uma ameaça nuclear norte-coreana. Como? Estudando ondas, ouvindo a explosão e recordando o que aprendemos na Guerra Fria.
Presidente Trump

Trump avisa Coreia do Norte: "Não nos provoquem"

Donald Trump está em visita oficial pela Ásia e aproveitou um discurso em Seul para enviar algumas mensagens a Kim Jong-un. Apesar de apelar à diplomacia, avisa: não provoquem os Estados Unidos.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Kim Jong Un

Kim Jong-un visitou fábrica de cosméticos

O líder norte-coreano visitou uma fábrica de cosméticos em Pyongyang, acompanhado da mulher e da irmã. Nos últimos meses, Kim Jong-un tem tentado reforçar os laços familiares na opinião pública.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai testar bomba de hidrogénio

238
Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang afirmou à CNN que o mundo devia levar a sério este ensaio.
Coreia do Norte

"EUA devem esperar ataque inimaginável"

635
O país liderado por Kim Jong-un ameaça atacar os norte-americanos de forma "inimaginável" caso façam mais exercícios militares com a Coreia do Sul, como os recentemente feitos.
França

Macron promete expulsar ilegais que cometam crimes

176
O presidente francês revelou que vai ser inflexível no que toca a esta questão. Emmanuel Macron falou ainda sobre o acordo nuclear com o Irão e afirmou que disse a Trump que estava a cometer um erro.
Armamento Nuclear

Nobel da Paz preocupado com fim do acordo com Irão

O prémio Nobel da Paz 2017, considerou que a decisão do Presidente norte-americano de não certificar o acordo nuclear iraniano vai favorecer a proliferação e o uso de armas nucleares.
Coreia do Norte

Coreia. O feitiço virou-se contra o feiticeiro?

1.330
A Coreia do Norte tem vindo a realizar vários testes nucleares nos últimos meses. E as consequências não são só internacionais: os túneis da zona onde são realizados os testes estão em risco de ruir.
Presidente Trump

Trump não suspende acordo com o Irão

Ao contrário do que se esperava, Donald Trump não vai suspender o acordo nuclear com o Irão. O presidente dos EUA anunciou esta sexta-feira em declaração que decisão passa agora pelo Congresso.
Armamento Nuclear

Será o Mundo mais seguro sem armas nucleares?

A verdade é que a capacidade de um país utilizar armas nucleares sem o risco de resposta na mesma magnitude, aumentaria significativamente a sua probabilidade de utilização.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Armamento Nuclear

Especial/ Um Nobel para o desarmamento nuclear faz sentido?

O número de ogivas está longe dos da Guerra Fria, mas a retórica agressiva entre potências está de volta e não se limita à Coreia do Norte e aos EUA. O fantasma do conflito nuclear está de regresso.
Nobel da Paz

Especial/ Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Armamento Nuclear

Rússia e Estados Unidos, os senhores do nuclear

São nove os países que têm (ou podem ter) armas nucleares, mas a Rússia e os Estados Unidos têm mais de 90% das armas. E os norte-americanos ainda querem mais.
Nobel da Paz

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Armamento Nuclear

O que é e como trabalha a ICAN?

Fundada em 2007, a ICAN agrega várias organizações a nível mundial para o combate às armas nucleares e foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares.
Prémio Nobel

Em direto: Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

O Nobel da Paz poderá distinguir este ano os esforços contra a proliferação de armas atómicas, numa altura em que a crise norte-coreana assume contornos de Guerra Fria. Siga aqui o anúncio em direto.
Armamento Nuclear

Afinal, parece que o míssil do Irão é 'fake news'

Na sexta-feira, parecia que o Irão estava a desafiar Donald Trump e os Estados Unidos ao testar um novo míssil balístico. Mas aparentemente as imagens já têm mais de sete meses...
Coreia do Norte

"Ameaça de guerra de Trump é erro de cálculo"

232
O parlamento coreano enviou uma carta aberta a vários deputados internacionais, em que apela à vigilância a Washington. Pyongyang considera que Trump tem feito várias ameaças à paz mundial.
Coreia do Norte

Ataque contra EUA "inevitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano disse este sábado na ONU que o insulto de Donald Trump ao chamar "rocket man" a Kim Jong Un" torna um ataque cada contra os EUA "inevitável" .
Coreia do Norte

Manifestação anti-americana em Pyongyang

118
Milhares de norte-coreanos participaram este sábado numa manifestação antiamericana convocada pelo regime de Pyongyang, em apoio ao líder Kim Jong Un.
Coreia do Norte

Tremor de terra registado na Coreia do Norte

291
O epicentro do abalo terá sido na zona de Kilju, local onde habitualmente são realizados testes nucleares. Autoridades chinesas estimam que o sismo terá tido 3.4 graus de magnitude.
Armamento Nuclear

Irão. Teste bem sucedido de novo míssil balístico

O Irão testou "com sucesso" o seu novo míssil com alcance de 2.000 quilómetros designado Khoramshahr e capaz de transportar múltiplas ogivas, informou hoje a televisão estatal iraniana.
Irão

Irão vai reforçar capacidades militares

O Irão disse que o país vai reforçar as capacidades militares e balísticas, apesar das críticas dos Estados Unidos e da França, durante um desfile comemorativo do início da guerra com o Iraque.
Coreia do Norte

Japão diz estar "preparado" para bomba H

O Governo do Japão disse "estar preparado" para enfrentar a ameaça da Coreia do Norte de lançar uma bomba de hidrogénio para o oceano Pacífico.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça lançar bomba H no Pacífico

104
O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano anunciou que esta pode ser a mais poderosa de todas as detonações no Pacífico. Na quinta-feira, Kim Jong-un ameaçou Donald Trump.
Coreia do Norte

O discurso de Trump é como "um cão a ladrar"

304
O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte reagiu ao discurso do presidente norte-americano na ONU e comparou-o a "um cão a ladrar". É a primeira reação de Pyongyang ao discurso de Trump.
Nações Unidas

50 países assinam proibição de armamento nuclear

Cerca de 50 países deverão começar a assinar um tratado para impedir a produção e utilização de armas nucleares, mas o movimento ameaça ser apenas simbólico, já que nenhuma potência deverá aderir.
Coreia do Norte

"Kim Jong-un é muito mais perigoso que o pai"

358
Um analista e assessor do ministério da unificação sul-coreano garante que o líder da Coreia do Norte é "muito mais perigoso" que o pai e que é bem capaz de usar uma arma nuclear.
Coreia do Norte

EUA simulam bombardeamento da península coreana

Quatro caças F-35B e dois bombardeiros B-1B dos Estados Unidos realizaram a simulação de um bombardeamento sobre a Península da Coreia, na sequência do disparo de um míssil balístico de Pyongyang.
Armamento Nuclear

Seul, Washington e Tóquio fazem testes antimísseis

A Coreia do Sul, os EUA e o Japão vão realizar um exercício antimísseis conjunto no final deste mês. A notícia surge depois de a Coreia do Norte ter enviado um míssil que sobrevoou o Japão.
NATO

Nuclear. Portugal completamente alinhado com NATO

Augusto Santos Silva garantiu este domingo que a posição de Portugal, no que toca à não proliferação das armas nucleares, é a da NATO. "Estamos totalmente comprometidos com o tratado."
António Guterres

Guterres condena disparo de míssil norte-coreano

O secretário-geral da ONU o último tiro de míssil da Coreia do Norte, que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. António Guterres vai discutir a questão com todas as partes.
Coreia do Norte

Coreia do Norte testou "Bomba H" a 3 de setembro

O comandante das forças nucleares norte-americanas disse assumir que o teste nuclear da Coreia do Norte de 3 de setembro tinha sido feito com uma bomba de hidrogénio, conhecida por "Bomba H".
Coreia do Sul

Coreia do Sul testa míssil em reação a Pyongyang

116
Depois de a Coreia do Norte ter dito que os vizinhos do Sul "não estão dentro dos eixos" e que merecem um ataque feroz, Seul responde com o primeiro teste - e certeiro - de um míssil.
Coreia do Norte

A Coreia do Sul prepara eliminação de Kim Jong-un?

157
Um dia após o sexto - e mais poderoso - ensaio nuclear na Coreia do Norte, o ministro da defesa sul-coreano deu a entender que uma unidade de "eliminação" seria criada até ao fim do ano.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Ameaças chegam a Tóquio e Seul

O país não perdoa o apoio do Japão e da Coreia do Sul aos Estados Unidos e diz que "não entram nos eixos". O comité norte-coreano ainda chama "cães dos EUA" ao governo de Seul.
Coreia do Norte

Merkel favorável a negociação direta

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável a uma negociação direta com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear daquele país, à semelhança do que aconteceu com o Irão.
Coreia do Norte

Kim Jong-un. Teste nuclear foi à custa de sangue

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, considerou uma "grande vitória" o sexto teste nuclear realizado pelo país, no domingo passado, admitindo que foi feito "à custa do sangue" dos norte-coreanos.
Coreia do Norte

Como os norte-coreanos celebraram o teste nuclear

Paradas militares, fogo-de-artifício, e festejos. Foi assim que dezenas de milhares de norte-coreanos encheram as ruas de Pyongyang para celebrar o ensaio nuclear realizado no domingo.
Coreia do Norte

Milhares de norte-coreanos celebram teste nuclear

Dezenas de milhares de pessoas homenagearam, na Praça Kim Il-Sung, os cientistas responsáveis pelo teste nuclear. Houve música, paradas, fogo de artifício e ameaças aos EUA
Coreia do Norte

Os 2 cientistas por detrás das armas de Pyongyang

129
Sempre ao lado de Kim Jong Un, são dois dos responsáveis mais influentes na Coreia do Norte. Na casa dos 70 anos, Ri Hong Sop e Hong Sung Mu são os cérebros do programa nuclear da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Pyongyang promete continuar programa nuclear

Coreia garante que vai avançar com o programa nuclear mesmo que a comunidade internacional imponha mais sanções, e já acusou os EUA de serem o "principal culpado pela escalada de tensão".
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Montanha "pode colapsar"

171
Um especialista em armamento nuclear avisou esta terça-feira que a montanha onde a Coreia do Norte tem testado as bombas nucleares pode estar em risco de colapsar.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site