Energia

Eletricidade

Medida para cortar custos trava exportações

Revogação de uma decisão do anterior Governo fez subir os custos das centrais a gás natural em Portugal. A produção caiu em setembro e em outubro, o sistema nacional passou de exportar a importador.
EDP

EDP pagou 322 mil e recebeu prémios de 3,6 milhões

Relatório da qualidade de serviço em 2016 revela 32,5 mil incumprimentos que levaram EDP Distribuição a pagar 322 mil euros em compensações. Prémios por melhoria da qualidade valeram 3,6 milhões.
Economia

EDP vai a tribunal pelo acesso a estudo sobre CMEC

A operadora elétrica quer consultar o estudo da ERSE sobre os CMEC, mas a reguladora negou o acesso até que o Governo tome uma decisão "de determinação do ajustamento final" dos contratos.
Moçambique

Presidente do BAD elogia desempenho de Moçambique

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento elogia a transparência de Moçambique demonstrada depois da crise da dívida pública e considera que o país pode ser "o Qatar da África" em gás natural.
Conversas à Quinta

Arábia Saudita: o enigma de um príncipe reformista

Um príncipe herdeiro de 32 anos que parece querer reformar o reino. A escalada da tensão com o Irão e os países vizinhos. Na Casa dos Saud há muito mistério por decifrar, mas com muito petróleo dentro
Siemens

Siemens vai reduzir 6.900 empregos

Multinacional alemã vai cortar 6.900 postos de trabalho, sobretudo na área da energia. Maiores cortes são na Alemanha. Não se conhece impacto do plano em Portugal onde a Siemens emprega 2000 pessoas.
Ambiente

Governo quer fechar centrais a carvão até 2030

Governo comprometeu-se a encerrar as duas centrais produtoras de eletricidade a carvão, até 2030, anunciou o ministro do Ambiente. Com a seca, Sines e Pego abastecem 28% do consumo em Portugal.
Sonangol

Relatório aponta ineficiências e burocracia

Ausência de estratégia, burocracia e alegado mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas, são conclusões do relatório sobre o petróleo angolano que Isabel dos Santos desmente.
Wall Street

Wall Street fecha em baixa com incerteza fiscal

A bolsa de Nova Iorque encerrou em queda. Os investidores permanecem inseguros quanto à descida da cotação do preço do petróleo e a reforma fiscal que Donald Trump quer implementar.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Energia

Utilização doméstica de energia desceu em 15 anos

A quantidade líquida de energia utilizada em Portugal desceu 11,1% entre 2000 e 2015, enquanto o consumo final de produtos energéticos pelas famílias diminuiu 14,9%, informou o INE.
Angola

Receita de exportação de petróleo da Sonangol caiu

As receitas fiscais geradas pela petrolífera Sonangol com a exportação de crude reduziram-se em mais de 30 por cento entre setembro e outubro, para 70,7 mil milhões de kwanzas, segundo o Governo.
Eletricidade

Regresso a tarifa regulada será possível em 2018

As famílias podem, a partir de janeiro e até 2020, regressar ao mercado regulado de eletricidade e manter o fornecedor em mercado livre, mas com a tarifa definida anualmente pelo regulador.
Energia

Simulador Poupa Energia permite comparar tarifas

As famílias têm um novo simulador com as ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado, através do endereço poupaenergia.pt.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
Eletricidade

Elygas Power sai do mercado de eletricidade

A Elygas Power deixa de comercializar eletricidade, por incumprimento de obrigações, passando os seus cerca de 5.000 clientes a serem fornecidos pela EDP Serviço Universal.
Ambiente

15 mil cientistas fazem segundo aviso à humanidade

9.338
Em 1992, 1.700 cientistas alertaram a Terra para uma "grande miséria humana". Agora são mais de 15 mil a avisar a humanidade de que os problemas estão a piorar "alarmantemente".
Sonangol

Sonangol retoma abastecimento a cimenteiras

A Sonangol anunciou que estão ultrapassados os "constrangimentos" no abastecimento às cimenteiras angolanas. A falta de combustível fez disparar o preço do cimento.
OPEP

OPEP prevê elevada procura de petróleo para 2018

A OPEP considera que o "mercado avança para o equilíbrio", tendo revisto em alta as estimativas da procura de petróleo tanto para este ano como para 2018. Prevê também que as reservas diminuam.
REN

REN aumenta capital em 250 milhões

A REN anunciou esta segunda-feira que vai aumentar o capital em 250 milhões de euros, fixando o preço de subscrição de cada nova ação nos 1,877 euros.
Petróleo

Petróleo. Bacia de Peninche sem contratos ativos

Pesquisa de petróleo na bacia de Peniche deixou de ter contratos ativos, disse à Lusa fonte oficial da Galp, petrolífera que integra o consórcio que detinha a concessão para aquela área desde 2007.
Empresas

CEPSA aumenta lucros em 49%

A multinacional petrolífera espanhola CEPSA teve um lucro de 680 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 49% em relação a 2016.
Água

Alto Minho. Níveis de água das barragens preocupam

O vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho disse que os níveis de armazenamento de água nas albufeiras do Alto Minho "são preocupantes, mas não dramáticos".
Guiné-Bissau

Banco Mundial oferece ajuda a Guiné-Bissau

121
A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana disse que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de eletricidade e Internet à população.
Economia

Preço do barril Brent sobre 3,5%

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em janeiro, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 3,5%, para os 64,27 dólares.
Corrupção

Legislação dos CMEC terá sido feita pela EDP

850
A legislação dos contatos de fornecimento de energia aprovada pelo Governo de José Sócrates terá sido feita pela EDP. MP investiga suspeitas de corrupção na aprovação da lei.
Angola

Ministro. Angola vai ter de fazer "sacrifícios"

O ministro das Finanças de Angola afirmou que o país enfrenta um "quadro macroeconómico difícil". Archer Mangueira alertou para a necessidade de "sacrifícios" do povo angolano.
REN

Lucro da REN aumenta 26% até setembro

A REN teve lucros de 88,9 milhões de euros de janeiro até setembro. A empresa justificou o crescimento com o "sólido desempenho financeiro".
Sonangol

Sonangol nega fim do fornecimento de combustíveis

A Sonangol desmentiu ter cortado o fornecimento de combustíveis à Fábrica de Cimento do Kuanza Sul. Na quinta-feira, 900 trabalhadores da cimenteira foram despedidos por falta de combustível.
Energia

EDP avança com construção de dois parques eólicos

A EDP Renováveis vai avançar em 2018 com a construção dos dois parques eólicos aprovados pelo Governo no final de outubro referentes a candidaturas à atribuição de licenças eólicas feitas em 2008.
Moçambique

Moçambique. Utilização de gasóleo menos poluente

O Governo moçambicano eliminou a utilização no país do gasóleo com elevado teor de enxofre, substituindo-o por gasóleo menos poluente, anunciou o Ministério da Energia e Recursos Minerais.
Energia

Energia nas barragens com mínimos históricos

Este foi o pior mês de outubro de sempre no que toca à produtividade hidroelétrica. Ainda assim, a produção eólica cresceu.
EDP

Lucro da EDP dispara 86% com venda de ativos

EDP teve lucros de 1.147 milhões de euros até setembro. O salto de 86% face ao mesmo período de 2016 é explicado pela venda de ativos de gás em Espanha. Sem esse efeito, o resultado recuou 4%.
Estado

Portugal e China vão cooperar na área da energia

Portugal e China vão avançar com um grupo de trabalho para desenvolver uma cooperação na área da energia e mobilidade sustentável, disse à Lusa o ministro da Ciência, Manuel Heitor.
Brasil

Agência Internacional de Energia recebe Brasil

O governo brasileiro associou-se à Agência Internacional de Energia, uma plataforma global de diálogo e fonte de intercâmbio de dados de última geração no setor de energia.
Moçambique

Base Logística de Pemba com obras em novembro

As obras da Base Logística de Pemba (BLP), no norte de Moçambique, vão ser retomadas em novembro de forma a acompanharem a dinâmica dos projetos de hidrocarbonetos na região.
Empresas

EDP Renováveis: lucros aumentam 468%

A EDP Renováveis registou lucros de 165 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 468% em relação ao período homólogo de 2016, quando obteve 29 milhões de euros.
Angola

Total paga 200 milhões para fechar problema fiscal

A multinacional francesa Total pagou ao Estado angolano 200 milhões para resolver um diferendo fiscal. A Total é a principal petrolífera a operar em Angola.
Economia

Lucros da Galp cresceram 45% no terceiro trimestre

A Galp teve no terceiro trimestre do ano um resultado líquido ajustado de 166 milhões de euros, mais 15 do que no trimestre anterior e um aumento de 51 milhões relativamente ao período homólogo.
Petróleo

Petróleo acima dos 60 dólares 

O preço do barril de petróleo Brent fechou no mercado de futuros de Londres a cotar acima dos 60 dólares pela primeira vez desde junho de 2015, ao valorizar 1,93%, para 60,44 dólares.
Angola

Angola a 70% da meta da receita fiscal petrolífera

Angola arrecadou até setembro 6.100 milhões de euros em receita fiscal petrolífera, o equivalente a cerca de 70 por cento da meta estipulada pelo Governo angolano para todo o ano de 2017.
Brasil

Brasil recorre de suspensão de leilão petrolífero

O Governo brasileiro recorreu esta sexta-feira de uma decisão judicial proferida na noite de quinta-feira que suspendeu o esperado leilão de oito áreas de exploração de petróleo no país.
Brasil

Exploração petrolífera começou após ação judicial

O leilão de oito áreas para exploração de petróleo no pré-sal brasileiro começou depois de o Governo brasileiro ter conseguido invalidar uma decisão judicial que suspendia a sua realização.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Água

Seca. Barragem de Fagilde vai ter reforço de água

A Barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, vai ter um reforço de água. A reutilização de águas das ETAR está a ser avaliada.
Orçamento do Estado

Taxar carvão não trava poluição que vem de Espanha

Imposto sobre o carvão para produzir eletricidade pode ser um tiro no pé, avisa fiscalista. Produção portuguesa fica menos competitiva e não trava o "ar conspurcado" que vem das centrais espanholas.
Petrolíferas

Petrolíferas vão cortar 67 mil milhões em Angola

Angola vai perder 67 mil milhões de dólares em investimentos entre 2015 e 2020 face às previsões de 2014. A confirmação vem da consultora Woodmackenzie que acompanha o petróleo naquele país.
Autoridade da Concorrência

Gás. Barreiras à concorrência e preços altos

Autoridade da Concorrência detetou barreiras à entrada de novos operadores na venda de gás natural para a indústria e confirma que preços em Portugal estão entre os mais altos da União Europeia.
Alterações Climáticas

Fim do diesel trará benefícios, mas não chega

114
O fim de carros a gasóleo trará benefícios para a saúde das cidades, mas só haverá ganhos em termos de alterações climáticas se o mundo se virar para as energias renováveis de vez.
Energia

EDP e Endesa vão devolver 100 milhões aos clientes

1.958
Elétricas fizeram os clientes pagar pela tarifa social e a contribuição extraordinária do setor, ao abrigo de um despacho de 2015 que foi revogado pelo Governo. Agora, vão devolver o dinheiro.
EDP

Especial/ As guerras com a EDP para baixar os preços

Por detrás da primeira descida do preço da eletricidade em 18 anos, há vários conflitos entre o Estado e a maior elétrica portuguesa. Cortar custos é quase sempre sinónimo de tirar ganhos à EDP.
Angola

Angola. Capital de província sem gasóleo

A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, está sem gasóleo há seis dias devido a um atraso na distribuição. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Energia

Associação Florestal critica aposta em biomassa

A Associação de Promoção ao Investimento Florestal, a Acréscimo, criticou a proposta "pouco séria e nada transparente" de aposta no uso da biomassa florestal para a produção de energia elétrica.
Luanda

"Não há gasolina", lê-se nas bombas de Luanda

125
Bombas sem gasolina e algumas com dezenas de carros em fila a tentar abastecer marcam hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o cenário nos postos de combustíveis de Luanda.
Moçambique

Moçambique espera duplicação das reservas de gás

Moçambique espera que em 2030 tenha descoberto o dobro das reservas de gás natural que tem hoje. O país quer aumentar as oportunidades no Médio Oriente e no subcontinente indiano.
Energias Alternativas

Ambientalistas propõem criar 100 mil empregos

Um conjunto de organizações ambientalistas e sindicais apresenta uma proposta para criar 100 mil empregos e reduzir emissões em 65%, investindo três a cinco milhões de euros anuais.
Incêndios

Arganil pede moderação no consumo de água

A Câmara Municipal de Arganil pede moderação no consumo de água nos concelhos que já a têm, já que a falta de energia não permite restabelecer o abastecimento a algumas populações.
Economia

Moçambique. Decorre a Cimeira do Gás em Maputo

Moçambique deve encontrar uma estratégia de venda eficaz para o seu gás natural face às perspetivas de uma super-produção no mundo, afirmou esta quinta-feira o presidente da ENH.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Petrobras

Produção da Petrobras no Brasil subiu 2,8%

A petrolífera estatal Petrobras anunciou que a sua produção de petróleo no Brasil subiu 2,8% em setembro relativamente a agosto. A empresa totalizou 2,17 milhões de barris por dia.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Combustível

Apetro defende redução de taxas sobre combustíveis

O secretário-geral da Apetro defende que seria positiva uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis que voltasse a pôr os preços em Portugal ao nível da média da União Europeia.
Importações

Um quarto do gasóleo importado não é declarado

Um quarto das importações terrestres de gasóleo vindo de Espanha não é declarado, causando concorrência desleal. Nos últimos três anos, o Estado perdeu 48 milhões de euros.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site