Energia

Bloco de Esquerda

BE quer "coragem" para baixar a conta da luz

A coordenadora do BE, Catarina Martins, exigiu ao Governo "coragem" para cortar nas rendas excessivas da energia e assim permitir que já em 2018 a conta da luz baixe, pela primeira vez, em Portugal.
Petróleo

Preço do barril de Brent sobe para 59,02 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 3,8%, para os 59,02 dólares, o seu nível mais alto desde novembro de 2015.
Eletricidade

Especial/ Regressa a tarifa regulada. Vale a pena?

Quem aderiu ao mercado livre de eletricidade poderá, em breve, mudar para a tarifa regulada. Não pense nisso: nunca é a opção mais barata. Em vez disso, descubra o fornecedor mais económico para si.
OPEP

OPEP vai debater prolongamento da redução

A OPEP vai debater em novembro o prolongamento da redução de produção, que estimulou os preços, e a possibilidade de impor quotas de produção a todos os membros do cartel.
Energia

Instituto da Água contestou concessão de barragens

101
Ministério do Ambiente ignorou parecer do Instituto da Água sobre contrato de subconcessão de exploração de centrais hidroelétricas sem concurso público. Caso está a ser analisado em Bruxelas.
Energia

Partidos e Governo querem mexer no preço do GPL

Fixação de um preço máximo anual e a criação de uma tarifa social para consumidores com menos recursos e financiada pelos operadores estão em debate no Parlamento. Mudanças devem avançar em 2018.
Parlamento

Aprovadas propostas para fixação de preços do gás

Os projetos de lei do PCP e do PAN, que propõem preços máximos para o gás de garrafa e canalizado, foram aprovados na generalidade, com abstenção do PSD e do PS e votos contra do CDS-PP.
Alterações Climáticas

Carros a gasóleo são piores para o clima

427
Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente conclui que carros a gasóleo não só poluem mais como também produzem mais gases com efeito de estufa.
António Costa

Governo quer "pequenos Alquevas" por todo o país

702
António Costa anunciou este sábado a intenção de aumentar em 90 mil hectares a área de regadio no país. Projeto estará em fase de conclusão de financiamento junto do Banco Europeu de Investimento.
Tarifa Social

Tarifa da luz tem tarifa social ilegal desde 2015

O Governo acredita que a EDP e a Endesa imputaram ilegalmente aos consumidores de eletricidade custos da tarifa social desde 2015 que deviam ser as próprias a assumir.
Energia

Governo quer energias renováveis sem subsídios

O secretário de Estado da Energia destacou a prioridade na aprovação de projetos de energias renováveis sem tarifas subsidiadas para garantir a sustentabilidade financeira do sistema elétrico.
Energia

Primeira grande central solar da Europa em Ourique

A primeira grande central solar da Europa que vai produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios estatais está a ser construída no concelho de Ourique, no Alentejo.
EDP

Fusão de Gas Natural com EDP é assunto "acionista"

O ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, diz que a alegada fusão da espanhola Gas Natural com a EDP é assunto do "foro empresarial e dos acionistas".
EDP

Despacho "ilegal" que beneficiou EDP anulado

542
Secretário de Estado invoca ilegalidade e anula medida do anterior Governo que levou ao preço da eletricidade custos com tarifa social e contribuição sobre a energia. Preços de 2018 ganham, EDP perde.
Eletricidade

EDP obrigada a devolver ganhos de 72,9 milhões

O Governo notificou a EDP para devolver 72,9 milhões de euros por pagamentos em excesso às centrais elétricas. O montante será abatido às tarifas de 2018.
OPEP

OPEP reduz produção de petróleo em agosto

A OPEP afirmou que reduziu a produção de petróleo em agosto pela primeira vez desde março e que o aumento dos preços mostra que o excesso de oferta está a desaparecer.
Angola

Angola. Bancos devem recuperar em 2018

A consultora BMI acredita que os bancos angolanos vão recuperar da crise em 2018, mas avisam que o setor continua dependente da atividade petrolífera.
França

França. Mais de 4.000 greves esta terça-feira

130
Transportes públicos, hospitais, correios, setor energético, tráfego aéreo: vai tudo parar esta terça-feira. França está em estado de sítio e Emmanuel Macron nem sequer está no Eliseu.
China

China. Diesel e gasolina banidos no futuro próximo

A produção e a venda de carros movidos a gasóleo e gasolina pode ser proibida "no futuro próximo", adiantou um responsável do governo chinês.
Energia Renovável

EDP Renováveis fecha contrato na Escócia

A EDP Renováveis fechou um contrato de fornecimento de energia eólica offshore (no mar) durante 15 anos na Escócia para a entrega de 950 megawatts (MW).
Eletricidade

Recorde na produção elétrica com gás natural

A produção elétrica com gás natural em agosto aumentou 56% em relação ao mesmo mês em 2016. São "níveis muito elevados", descreve a REN. Mas a produzção hidroelétrica continua muito baixa.
Energia

Quercus quer maior aposta no fotovoltaico

162
Quercus considerou hoje que a aposta no setor fotovoltaico, que tem crescido muito lentamente, tem de passar pela produção descentralizada de energia, aproveitando as infraestruturas já existentes.
Angola

Angola: Maior produção de petróleo reduz défice

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. "A consolidação será gradual", sublinha a consultora.
União Europeia

Aspiradores ruidosos e ineficazes fora do mercado

355
Os aspiradores ruidosos e ineficazes deixam de ser permitidos no mercado da União Europeia a partir de sexta-feira. As novas regras vão ajudar a reduzir a conta da energia.
Guiné-Bissau

Guiné. Participação de petrolífera aumentada

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração.
Eletricidade

Energia. Tarifa social já abrange 11 mil açorianos

O processo de atribuição da tarifa social de fornecimento de energia elétrica já foi concluído, o que faz com que 11 mil clientes açorianos sejam abrangidos. Mais oito mil do que anteriormente.
Petróleo

Sasol pode dar poucos ganhos a Moçambique

O Centro de Integridade Pública considera que o Estado moçambicano poderá não obter "receitas significativas" dos projetos de exploração de petróleo leve e gás natural.
Petróleo

Angola. Produção de petróleo vai baixar

A produção de petróleo em Angola deve abrandar a curto-prazo durante este ano. A consultora BMI Research avança que a produção deverá ser de 1,69 milhões de barris por dia este ano.
Energias Alternativas

Governo investe 381 milhões em energia solar

316
O Governo autorizou 14 centrais solares fotovoltaicas, sem custos para consumidores, e que traduzem uma capacidade instalada de 521 megawatts.
Combustível

Rede de 600 oleões para recolher óleos alimentares

293
Prio quer lançar rede nacional de recolha de óleos usados. A meta é instalar 600 oleões até 2020, nos postos de combustíveis e não só, e recolher matéria-prima nacional para produzir biodiesel.
Energia

Brasil. Governo espera privatizar Eletrobras

A venda do controlo estatal brasileiro da Eletrobras terminará em 2018 e excluirá tanto a gigantesca hidroelétrica de Itaipu, como usinas nucleares do país, conforme divulgado esta terça-feira.
Água

Abrantes preocupada com impacto dos fogos na água

Abrantes foi afetado por dois grandes incêndios. O presidente da câmara quer um estudo sobre impacto que estes incêndios tiveram na qualidade da água que abastece 2 milhões de portugueses.
Diário da República

Governo impõe auditorias às instalações elétricas

O despacho que visa reforçar a segurança das instalações, no âmbito do novo regime de flexibilização das inspeções elétricas e de gás natural, é publicado esta terça-feira em Diário da República.
Petróleo

Francesa Total compra Maersk Oil por 6.345 milhões

A petrolífera francesa Total anunciou a compra da unidade de petróleo da dinamarquesa Maersk Oil por 6.345,4 milhões de euros. Esta operação vai reforçar, em particular, o grupo Total no Mar do Norte.
Angola

Receitas da Sonangol com quebra de 12%

As receitas fiscais geradas pela petrolífera angolana Sonangol caíram 12% entre junho e julho, para 68.446 milhões de kwanzas (352 milhões de euros), indicam dados oficiais.
Eletricidade

EDP condenada a devolver receitas a Alcácer do Sal

761
Tribunal arbitral condena EDP Distribuição a devolver à câmara de Alcácer metade da receita cobrada pela cedência da rede a operadores de telecomunicações. Autarquia diz que é decisão inédita.
Alentejo

150 toneladas de peixe retirados de 4 barragens

181
Um total de 150 toneladas de peixes vai ser retirado de quatro albufeiras no Alentejo, a partir do início da próxima semana, devido à seca e para não prejudicar a qualidade da água, revelou o Governo.
Angola

Angola. Produção petrolífera deverá crescer

A produção de petróleo em Angola deve crescer no próximo ano. A previsão é da consultora BMI Research que acredita que essa produção abrande até 2021.
Energia Renovável

Travão à produção adicional a preço garantido

110
Governo quer limitar autorização dada às centrais eólicas para produzir mais energia a um preço garantido. Primeiro, é preciso avaliar custos e só há luz verde se não tiver impacto negativo no preço.
Energia

Em Mortágua o 'lixo' florestal produz eletricidade

148
A Central de Biomassa Florestal de Mortágua foi inaugurada em 1999, sendo no setor da energia renovável a primeira central a produzir energia elétrica a partir da biomassa florestal.
Poluição

Koweit tenta conter derrame de petróleo na costa

O Koweit está a tentar controlar um derrame de petróleo na sua costa sul, que sujou as praias e ameaça danificar centrais elétricas e estações de água, manchando de negro as águas do Golfo Pérsico.
Petróleo

Venda de petróleo de Angola à China subiu 22%

O aumento foi registado no primeiro semestre deste ano, com Angola a vender 27,1 mil toneladas métricas de petróleo à China. Só a Rússia vende mais petróleo a Pequim, com 29,2 mil.
Elétricos

É negócio. Automóvel eléctrico rende 1.300€/ano

306
Um estudo concluiu que um proprietário de um veículo eléctrico consegue lucrar, na Dinamarca, até 1.300€ por ano, só com a energia que vende à rede. Pergunta: para quando em Portugal?
Petróleo

Produção de petróleo aumentou em julho

A produção de petróleo voltou a subir em julho, apesar do acordo em reduzir a sua produção e oferta de mercado. Por dia produziram-se 32,86 milhões de barris, mais 0,5% que no mês anterior.
Petróleo

Produtores de petróleo prometem reduzir produção

Vários países produtores de petróleo concluíram uma reunião técnica com a promessa de respeitarem as reduções na produção para estimular a subida dos preços, indica um comunicado da OPEP.
Angola

Eduardo dos Santos inaugura maior barragem do país

O Presidente angolano inaugurou a maior barragem do país, em Laúca, e lançou a primeira pedra em Caculo Cabaça, que a vai superar, obras no rio Kwanza avaliadas em 7.500 milhões de euros.
Energia

ERSE mantém perfis de consumo de gás natural

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos manteve os seis perfis de consumo de gás natural e a respetiva discriminação mensal, segundo a diretiva divulgada esta sexta-feira.
Angola

Angola. Odebrecht fica com manutenção de barragens

Três barragens angolanas vão passar a ter a manutenção a cargo da construtora brasileira Odebrecht. O contrato prevê a operação, manutenção e modernização das centrais.
Inovação

Cientistas criam proteína a partir de eletricidade

307
Eletricidade, água, dióxido de carbono e micróbios: esta é a nova receita para combater a fome mundial. Criada por investigadores finlandeses, a nova fórmula traz vantagens económicas e ambientais.
Eletricidade

Consumo de eletricidade cai 0,4% em julho

O consumo de eletricidade registou uma ligeira descida em julho, de 0,4%, na comparação com igual mês de 2016, segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais.
José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos vai manter o poder

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, vai manter o poder e a imunidade bem para lá das eleições, por ter colocado os seus apoiantes em locais estratégicos, escreve a Bloomberg.
Petróleo

Consórcio da Galp volta a adiar furo no Alentejo 

O consórcio que integra a Galp Energia prevê avançar com o primeiro poço exploratório de petróleo na costa alentejana no próximo ano, disse o presidente executivo, Carlos Gomes da Silva.
Galp

Lucro da Galp cresceu 1% para 250 milhões

A Galp energia, SGPS, S.A totalizou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido ajustado de 250 milhões de euros. A produção total de petróleo e gás natural cresceu 60%.
Energia

Rússia. UE pode reagir "em dias" contra os EUA

127
Jean-Claude Juncker avisa os EUA que a União Europeia está pronta para reagir caso as sanções à Rússia aprovadas ontem no Congresso norte-americano coloquem em causa a chegada de energia à UE.
Estados Unidos da América

Secretário dos EUA apanhado em partida de russos

Rick Perry foi vítima de uma partida que lhe foi pregada por jovens conhecidos pelos telefonemas a fazerem-se passar por outros. Ao longo de 22 minutos, Perry achou que falava com o primeiro-ministro.
Global Shapers

Portugueses precisam de ser “piratas de ideias"

148
Vejo em Portugal uma necessidade clara de que a liderança aborde problemas de uma maneira diferente, focando e encorajando a discussão rápida de ideias focadas em ação – requer ação e não retórica.
Água

Só 1,2% da água residual tratada é reutilizada

102
Apenas 1,2% das águas residuais tratadas são reutilizadas, metade da média registada na União Europeia. A associação Zero defende medidas prioritárias em algumas bacias hidrográficas.
EDP

EDP. Procuradora dá ordem para acelerar inquérito

Despacho da Procuradora Geral da República, citado pela RTP, dá instrução para concluir o inquérito aos ganhos, alegadamente excessivos, da EDP, em dez meses. Prazo pode ser estendido.
Pesca

"Parar a pesca da sardinha 15 anos é um absurdo"

2.134
Carlos Sousa Reis, biólogo e investigador, diz que recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar de parar a pesca da sardinha durante 15 anos não faz sentido. E que não vai resultar.
Angola

Angola investe para manter centrais elétricas

O governo angolano vai financiar 100 milhões de euros para constituir um banco de peças para assegurar as 21 centrais elétricas no país.
Combustível

Férias? Saiba em que bombas de gasolina mais poupa

Descubra os postos de abastecimento de gasóleo, gasolina e GPL mais económicos no litoral de Portugal continental. Nem sempre compensa ir a Espanha encher o depósito.
Energia

Portugal quer meta vinculativa para interligações

136
O governo português quer metas vinculativas no reforço das interligações das redes de gás e eletricidade na União Europeia. Para que a Península Ibérica deixe ser uma ilha no mercado de energia.
Eletricidade

Seca. Recordes na produção das centrais a gás

A produção de eletricidade nas centrais a gás está a atingir recordes por causa da seca. O pico do consumo de gás foi atingido dia 13. Térmicas abasteceram 68% do consumo e venderam para Espanha.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site