Angela Merkel

Alemanha

SPD autoriza Schulz a negociar governo com Merkel

Os sociais-democratas, segunda força política alemã, autorizou esta quinta-feira em Convenção o líder do partido, Martin Schulz, a negociar com Angela Merkel a formação do próximo governo alemão.
Conversas à Quinta

Crise política alemã. Normalidade ou inquietação?

De repente Angela Merkel não conseguiu formar o governo que estava a negociar. Agora talvez seja obrigada a uma coligação original: a de cristãos-democratas e sociais-democratas, mais Emmanuel Macron.
Alemanha

Merkel tenta aliar-se a social-democratas

A chanceler alemã reúne esta noite com Martin Schulz, o presidente dos social-democratas, para tentar pôr fim à crise política na Alemanha. Merkel e Schulz vão sondar a possibilidade de uma aliança.
Alemanha

Merkel convida sociais-democratas para governo

A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou oficialmente os sociais-democratas a dialogar para formar um "governo estável" que aborde os desafios do país e responda às "grandes expectativas" da UE.
Alemanha

Angela Merkel rejeita novas eleições na Alemanha

Chanceler afirmou ser necessário encontrar, rapidamente, uma solução de governo para a Alemanha. Numa reunião com membros da CDU, manifestou-se desfavorável a novas eleições.
Alemanha

Especial/ Merkel. 4 cenários para uma líder no precipício

Com as negociações para formar Governo a colapsar, a chanceler enfrenta agora o seu "teste político mais duro". Irá a Alemanha a votos ou surgirá uma nova solução? E Merkel, fará parte dela?
Alemanha

Martin Schulz disponível a dar apoio a Merkel

Líder dos sociais-democratas, pressionado a acabar com o impasse político na Alemanha, deverá aceitar negociar um apoio para um governo minoritário de Merkel -- mas não para uma grande coligação.
Alemanha

Schäuble afasta ideia de "crise" na Alemanha

O presidente do parlamento alemão pediu aos partidos abertura para compromissos. Wolfgang Schäuble afastou o cenário de uma crise de Estado depois do fracasso das negociações.
Alemanha

Merkel pronta para ser candidata em novas eleições

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que está pronta para ser candidata a novas eleições, cenário que prefere ao de formar um governo minoritário, se não for possível uma coligação de governo.
Alemanha

Merkel volta a falhar acordo de governo. E agora?

Angela Merkel falhou mais uma ronda negocial para formar governo. O calendário aperta e as opções estreitam: ou Merkel governa sozinha, ou há novas eleições. Os Verdes falam em eleições na primavera.
Angela Merkel

Alemanha. Todos à mesa contra a extrema-direita

Angela Merkel quer governar um quarto mandato na Alemanha. O SPD ficou fora das negociações e isso obrigou a CDU a trabalhar com parceiros improváveis. O prazo para o entendimento está a esgotar-se.
Alemanha

Merkel: acordo de governação é possível

Chanceler alemã está confiante de que acordo com os Verdes e o Partido Liberal é possível, "se houver boa vontade". Angela Merkel espera resultados mais concretos até quinta-feira.
Brexit

Merkel "furiosa" com revelações sobre Brexit

A chanceler alemã está "furiosa" com a publicação num jornal alemão das conversações privadas sobre o "Brexit" por recear que as informações possam derrubar o governo britânico, noticia o Times.
Alemanha

Alemanha. Projeções dão vitória ao SPD

Partido Social-Democrata alemão, SPD, venceu as eleições regionais na Baixa-Saxónia (noroeste) com 37% a 37,5% dos votos, seguido da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, com 35%.
Angela Merkel

Angela Merkel vai reunir-se com Liberais e Verdes

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje que vai reunir-se com os Liberais e os Verdes para tentar formar um Governo de coligação, após as legislativas de 24 de setembro.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
António Costa

Costa: governo alemão não travará progressos

O primeiro-ministro disse confiar que a formação de um novo governo na Alemanha não implicará retrocessos nos progressos alcançados na zona euro.
Eleições na Alemanha

"Ainda é cedo" para saber o que Merkel vai fazer

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que ainda é muito cedo para perceber o que poderá ser o quarto mandato da chanceler Angela Merkel, depois da vitórias nas legislativas de domingo.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Partidos preveem negociações difíceis

O Partido Liberal e os Verdes mostraram abertura para integrar uma coligação com a CDU de Angela Merkel, mas advertiram que há diferenças políticas entre ambos que vão complicar as negociações.
Eleições na Alemanha

Portugal fala das "atitudes antidemocráticas"

O Governo saudou a reeleição de Angela Merkel e manifestou preocupação com a subida da extrema-direita, mas disse confiar na intransigência da chanceler face a "atitudes antidemocráticas".
Eleições na Alemanha

Ainda bem que Merkel não é como Costa

902
Ns próximos quatro anos a tentação em Berlim será gerir a Europa de modo a impedir o aumento do eleitorado do AfD. Reformas ambiciosas ficarão para o futuro. O AfD exige menos Europa e menos despesas.
Eleições na Alemanha

Merkel vence sem maioria, AfD terceiro mais votado - como aconteceu

128
Angela Merkel e a CDU voltaram a ganhar as eleições, mas longe da maioria. O partido nacionalista AfD consegue um histórico terceiro lugar e entra no Parlamento alemão pela primeira vez.
Alemanha

Da Alemanha de Kohl à Alemanha de Merkel

113
Antes de ser a Alemanha de Angela Merkel, a actual Alemanha foi a Alemanha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação alemã. A história de Kohl é a melhor introdução à Alemanha de hoje.
Eleições na Alemanha

Porque são as eleições na Alemanha tão chatas?

Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.
Conversas à Quinta

Como Merkel se tornou sinónimo de Alemanha

Os alemães deverão reeleger Angela Merkel nas eleições de domingo. Fá-lo-ão pela quarta vez. Mas como é que uma mulher que desvitalizou a política se tornou num dos estadistas mais poderosos do mundo?
Eleições na Alemanha

Die Partei: o partido satírico alemão

171
O Die Partei foi fundado em 2004 e tem animado a campanha alemã para as eleições legislativas. O partido propõe legalizar o consumo de cocaína sob prescrição médica e raptar o presidente turco.
Coreia do Norte

Merkel e Putin querem solução pacífica com Coreia

Merkel e Putin defendem um acordo pacífico para resolver o conflito com a Coreia do Norte. Em conversa por telefone, a chanceler alemã e o presidente russo falaram em "vias pacíficas".
Angela Merkel

Angela Merkel não se esqueceu da História

307
A atitude de princípio de Merkel contra a ocupação russa da Crimeira é uma raridade nas relações internacionais. Putin não é eterno e, quando deixar ou for afastado do poder, a política russa mudará.
Coreia do Norte

Merkel favorável a negociação direta

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável a uma negociação direta com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear daquele país, à semelhança do que aconteceu com o Irão.
Coreia do Norte

Coreia. Europa deve fazer-se ouvir, pede Merkel

"A Europa tem uma voz importante" e "deve empregá-la" nesta situação da Coreia do Norte. O apelo veio da chanceler alemã, Angela Merkel, que volta a defender uma solução diplomática e pacífica.
União Europeia

O pior não aconteceu (nem vai acontecer)

A vaga de fundo anti-europeia, nacionalista e populista, que se começou a formar nas brumas distantes da velha Albion e parecia ir invadir o continente, afundou-se nas margens sólidas da moderação.
Alemanha

Debate. Merkel ganha pontos a Schulz

A três semanas das eleições, Angela Merkel ganhou terreno a Martin Schulz num grande debate televisivo. Várias sondagens reforçaram o favoritismo da chanceler alemã, mas ainda há muitos indecisos.
Angela Merkel

Merkel exige que Turquia liberte cidadãos alemães

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu que a Turquia liberte os cidadãos alemães que tem em prisão preventiva "sem justificação". Merkel reconheceu que as relações com a Turquia estão "complicadas".
Ambiente

Gasolina e diesel já eram, segundo Angela Merkel

2.949
Apesar do compromisso assumido para ajudar a salvar o diesel, a chanceler alemã Angela Merkel reconheceu já que o seu país acabará por vir a ter de banir os motores de combustão.
Alemanha

Merkel promete cumprir mandato caso vença eleições

Em entrevista à estação televisiva ARD, a chanceler alemã não se comprometeu com uma política expansionista, mas falou na necessidade de acelerar o plano de investimentos públicos.
Presidente Trump

Macron e Merkel defendem diálogo com Trump

O presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, defenderam a importância de manter o diálogo com o presidente norte-americano, Donald Trump.
G20

EUA isolados: Acordo de Paris "irreversível"

A chanceler alemã e anfitriã da cimeira, Angela Merkel, foi a primeira líder a falar neste último dia de conversações. O ponto forte do documento final do G20 é o ambiente, com os EUA isolados.
G20

G20: uma cimeira tensa com Trump como protagonista

Os líderes das 20 maiores economias do mundo reunem-se em Hamburgo para discutir o protecionismo económico de Donald Trump, a tensão com a Coreia do Norte e as alterações climáticas.
Alemanha

Alemanha aprova casamento homossexual

955
O Parlamento alemão aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Angela Merkel votou contra, mas espera que esta votação traga "coesão e paz social".
União Europeia

Acordo de Paris. Merkel diz que UE está empenhada

A União Europeia está "mais determinada do que nunca" para tornar o Acordo de Paris um sucesso. Quem o diz é a chanceler alemã, Angela Merkel, que criticou ainda as tendências de isolamento.
Casamento Homossexual

Alemanha. Casamento gay poderá ser legalizado

220
Todos os principais partidos alemães defendem a legalização do casamento gay, excepto o de Angela Merkel e o nacionalista AfD. Mas a chanceler alemã poderá estar prestes a mudar a história do país.
Brexit

O que diz a UE do "estatuto de residente europeu"

Os europeus a viver no Reino Unido há 5 anos terão "estatuto de residente europeu". A proposta é de Theresa May. Líderes da União Europeia consideram-na "insuficiente" ou "abaixo das expetativas".
União Europeia

Merkel admite governo económico da zona euro

Numa intervenção perante empresários alemães de vários setores, Angela Merkel pede união para fazer frente a desafios como o brexit, e admite mesmo união bancária intergovernamental.
Vaticano

Papa Francisco recebe Angela Merkel no Vaticano

Os dois líderes discutiram temas como as relações multilaterais, a importância de África e o Acordo de Paris sobre combate às alterações climáticas.
Eurogrupo

O dia em que Varoufakis derrotou Schäuble

236
Em livro, Yanis Varoufakis conta como Merkel celebrou um acordo com os gregos à revelia do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble. O alemão acabou isolado, ao lado de Portugal e de Espanha.
Brexit

Merkel: negociações do Brexit devem continuar

O início das negociações estão marcadas para dia 19 de junho, e Angela Merkel acredita que tudo deve correr como planeado. "Estamos prontos para negociar", afirmou, durante uma visita ao México.
Angela Merkel

Merkel determinada em aplicar o Acordo de Paris

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar "mais determinada do que nunca" para atuar sobre as questões climáticas reagindo à retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
Donald Trump

Rui Ramos: Trump está mesmo louco?

238
As acusações do presidente americano aos parceiros europeus da NATO são prova da sua irresponsabilidade e da sua loucura? Ou os loucos dizem, por vezes, a verdade? A análise de Rui Ramos.
Angela Merkel

Fundos europeus. Berlim aperta cerco à Polónia

431
Angela Merkel estuda uma estratégia para pressionar o Governo da Polónia a recuar na posição que tem mantido em relação ao Tribunal Constitucional. Fundos de 86 mil milhões podem estar em risco.
Presidente Trump

Trump responde a Merkel: "Isto vai mudar"

257
Num tweet, Trump escreveu que os Estados Unidos têm um "défice comercial gigante com a Alemanha" e que os alemães "pagam muito menos do que deviam para a NATO e para a defesa".
G7

Merkel diz que Europa já não pode contar com EUA

615
"O tempo em que podíamos contar totalmente uns com os outros acabou em certa medida", disse Merkel, depois da conferência do G7. A líder alemã sugere afastamento dos países da UE dos EUA e Reino Unido
G7

"EUA e Reino Unido já não são parceiros fiáveis"

1.019
A chanceler alemã disse este domingo que "a Europa tem que tomar o seu destino nas suas próprias mãos". Estados Unidos e o Reino Unido "já não são parceiros fiáveis".
G7

Primeira cisão no G7 sobre aquecimento global

As preocupações com a redução da emissão de gases nocivos são uma constante nas declarações final do G7. Este ano, Donald Trump não se quis comprometer. Debate foi "muito insatisfatório", diz Merkel.
Ucrânia

Alemanha quer novas conversações de paz na Ucrânia

Merkel insiste em conversações entre Alemanha, Ucrânia, Rússia e França. Apesar do Acordo de Minsk, os confrontos continuam e a chanceler diz estar preocupada com o aumento das violações da tréguas.
União Europeia

Macron recebido por multidão em Berlim

Emmanuel Macron parece ser um presidente popular até fora de França. Uma pequena multidão recebeu o novo presidente francês na sua primeira deslocação externa, a Berlim.
Angela Merkel

Turquia proibe visita alemã a base militar

A chanceler alemã Angela Merkel denunciou a proibição imposta pelas autoridades turcas da visita de deputados alemães a uma base onde estão estacionados militares alemães.
Brexit

Merkel pede união dos 'Vinte e Sete' no 'Brexit'

A chanceler alemã afirmou que, apesar de se procurar uma boa relação com o Reino Unido após a saída da UE, os países europeus devem estar unidos na defesa dos seus interesses.
Brexit

Merkel: britânicos não terão os mesmos direitos

112
A chanceler alemã Angela Merkel advertiu esta quinta-feira os britânicos de que não podem esperar ter os mesmo direitos que os países membros da União Europeia após a sua saída do bloco comunitário.
Direitos das Mulheres

Ivanka defende que Trump é feminista e é apupada

124
"Ele defendeu isso [igualdade de género] nas primárias. Isto é algo de que me orgulho", começou por dizer Ivanka Trump, sendo depois apupada na cimeira W20, a decorrer em Berlim.
Turquia

Merkel pede a Erdogan um "diálogo respeitoso"

A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que procure "um diálogo respeitoso" com todos os partidos políticos.
Lançamentos

Merkel. Publicada primeira biografia em português

"Angela Merkel explicada aos não alemães", de Michael Braun, traça o percurso político da chanceler alemã. Editada pela Livros Horizonte, chegou às livrarias esta segunda-feira.
Refugiados

Merkel pede a imigrantes que respeitem lei

327
A chanceler alemã elogia a abertura que demonstraram muitos alemães e incentiva os restantes a compreender os recém-chegados de outros lugares do mundo. Mas também faz um pedido a quem chega.
Angela Merkel

Acordo com a Turquia demonstra "valores europeus"

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu perante os restantes líderes do Partido Popular Europeu (PPE) que o acordo com a Turquia sobre os refugiados é uma demonstração dos "valores europeus".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site