Eleições Espanha 2015

Eleições Espanha 2015

Rainha Letizia faltou à tomada de posse de Rajoy

Foi a primeira vez que Felipe VI presidiu a uma tomada de posse de um primeiro-ministro, depois de ter sido proclamado rei em 2014. Mas a sua mulher não o acompanhou na cerimónia.
Eleições Espanha 2016

Sánchez e Rajoy: as frases do desentendimento

A troca de palavras entre os líderes do PSOE e do PP tem sido dura e o entendimento entre os dois partidos mais votados nas eleições espanholas não parece viável. Sánchez considera Rajoy "indecente".
Eleições Espanha 2015

A brincadeira começa a chegar ao fim?

739
Com o Brexit, viu-se pela primeira vez que algo podia acontecer. Talvez a sanidade não tenha voltado ao continente. Mas a partir da semana passada, a loucura passou a ter um preço.
Eleições Espanha 2015

Rajoy diz que mais um ato eleitoral é "ridículo"

O líder do PP, Mariano Rajoy, considera que a realização de um terceiro ato eleitoral em Espanha se os partidos não alcançarem um acordo após dia 26 seria um "ridículo mundial", sublinhando que tudo fará para que tal não aconteça.
Eleições Espanha 2015

Rapaz que agrediu Rajoy condenado a dois anos

Inicialmente, o procurador considerou a agressão como um ato "de extrema gravidade", mas essa qualificação acabou por cair.
Défice

Marcelo: decisão da Comissão foi "sensata"

O Presidente da República admite que a opção da Comissão Europeia de adiar a decisão sobre os défices de Portugal e Espanha pode estar relacionada com as eleições em Espanha.
Eleições Espanha 2015

Será Pedro Sánchez o único candidato?

O secretário-geral do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Pedro Sánchez, fica este sábado a saber se será o único candidato nas primárias do partido para as eleições de de 26 de junho.
Eleições Espanha 2015

Aqui mesmo ao nosso lado

De Espanha a Portugal, ao Brasil e aos EUA, as oligarquias comparecem hoje às eleições com discursos rotinizados que nos impedem de ver que as pretensas esquerdas são a coisa mais conservadora que há.
Eleições Espanha 2015

PP lidera sondagem, Podemos tem queda expressiva

265
Apesar de o PP não ter boa avaliação relativamente à forma como atuou depois das eleições de dezembro, a formação de Rajoy não deixa o primeiro lugar. PSOE também continua em segundo.
Eleições Espanha 2015

Como Rajoy recusou ser o Passos espanhol

133
Jornal ABC diz que foi a queda do governo de Passos no Parlamento às mãos da esquerda que convenceu o líder do PP a recusar convite do rei. Conselho terá vindo de um "amigo" português, Paulo Portas.
Eleições Espanha 2015

Pablo Iglesias faz nova oferta a Pedro Sánchez

O líder do Podemos admitiu este domingo que faria parte de um eventual Governo liderado pelo PSOE, desde que o Podemos obtenha mais votos que os socialistas na próxima eleição.
Espanha

O “26 J” ou as próximas eleições em Espanha

Com o crescimento do extremismo e a erosão política e moral dos partidos que governaram Espanha desde a década de 1980, o país vizinho dificilmente será governável nos próximos tempos.
Eleições Espanha 2015

Espanha. É oficial, novas eleições a 26 de junho

249
O Rei não propôs nenhum candidato à investidura, depois de mais uma ronda com os partidos. Felipe VI não viu qualquer possibilidade de acordo, pelo que a única solução é marcar novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos recusa a última oferta do PSOE

Os socialistas espanhóis fazem uma última tentativa para evitar eleições em Espanha: Pedro Sánchez lideraria um Governo com independentes, com apoio do Podemos e do Compromís.
Espanha

Fiilpe faz últimas consultas para formar governo

Rei de Espanha inicia a terceira - e previsivelmente última - ronda de consultas aos partidos, para constatar impasse nas negociações para forma governo, que pode culminar em novas eleições em junho.
Eleições Espanha 2015

Podemos vai em coligação às eleições espanholas

O Podemos está a cair nas sondagens e a Izquierda Unida está a subir. Parece cada vez mais provável que haja novas eleições legislativas e o partido de Pablo Iglesias quer evitar o castigo nas urnas.
Eleições Espanha 2015

Podemos chumba coligação com PSOE e Ciudadanos

O líder do Podemos discorda de uma coligação que inclua os Ciudadanos e os militantes do partido, num referendo interno, deram-lhe razão.
Eleições Espanha 2015

FMI adia relatório anual sobre Espanha

Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) adia Capítulo IV sobre Espanha para o segundo semestre, à espera de novo Governo.
Eleições Espanha 2015

Rei de Espanha volta a reunir com partidos

O rei de Espanha, Felipe VI, voltou a marcar uma reunião com os partidos para os dias 25 e 26 de abril. É a terceira desde as eleições. Será que é desta?
Eleições Espanha 2015

Terá Rajoy um truque na manga?

Confortável nas sondagens, Mariano Rajoy quer que a opinião pública saiba que não foi por culpa dele que os acordos de governo falharam. Mas o PSOE está numa situação delicada.
Podemos

Podemos consulta bases sobre acordo de governo

Pablo Iglesias anunciou que vai consultar os militantes sobre um eventual apoio ao acordo de governo entre o PSOE e o Ciudadanos. E garante que "assumirá as responsabilidades políticas" da consulta.
Eleições Espanha 2015

Sondagem. PP e PSOE descem, Podemos afunda

Se houver novas eleições em Espanha, o bloqueio político pode repetir-se. Podemos é quem mais cai e os eleitores do PP querem que Rajoy saia de cena. Maior parte acha que vai haver eleições em junho.
Eleições Espanha 2015

Rajoy critica pacto entre PSOE e Ciudadanos

Mariano Rajoy recorreu à economia para atacar o chamado "programa eleitoral" de Pedro Sánchez, secretário-geral do PSOE, e Albert Rivera, presidente do partido Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Pablo Iglesias quer referendar voto do Podemos

Pablo Iglesias quer que os militantes e apoiantes do partido escolham o sentido de voto do Podemos numa próxima sessão de investidura. "Uma questão tão crucial deve ser decidida pelas pessoas", disse.
Espanha

Espanha com défice público de 5,18%

O défice público de Espanha em 2015 fixou-se em 5,18%, ultrapassando em quase um ponto percentual (cerca de 10 mil milhões de euros) o objetivo de 4,2% acordado com Bruxelas, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol.
Eleições Espanha 2015

Rivera. Governo com o Podemos é a "pior coisa"

Em reação à hipótese de o PSOE e o Podemos formarem um Governo, sugerida por Pablo Iglesias, o líder do Ciudadanos disse que preferia eleições antecipadas -- e chamou o PP para a mesa de negociações.
Eleições Espanha 2015

A aproximação de Pablo Iglesias a Sánchez

Iglesias ofereceu um livro sobre basquetebol e uma proposta a Sánchez: a troco de renunciar ao cargo de vice-Presidente, o PSOE coliga-se com Podemos. Mas o socialista quer o Ciudadanos na equação.
Eleições Espanha 2015

PSOE com luta interna antes de novas eleições

Com congresso marcado para 21 e 22 de maio, os socialistas podem ter um conflito interno aberto antes das eleições de 26 de junho. Sánchez pode adiar a data -- mas não quer tomar a decisão sozinho.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos ameaça romper acordo com Sánchez

O Ciudadanos deixou um aviso claro a Pedro Sánchez: o referendo sobre a independência da Catalunha é uma linha vermelha impossível de ultrapassar.
Eleições Espanha 2015

Espanha. Rei decide não convocar novas consultas

Felipe VI anunciou que, "por enquanto", não irá convocar novas reuniões com os diferentes grupos parlamentares. Decisão será comunicada aos partidos pelo presidente do congresso.
Eleições Espanha 2015

Podemos destila "ódio". Sanchéz não percebe porquê

357
Depois de ter sido chumbado para encabeçar o novo Governo, o líder do PSOE deu uma entrevista ao El País. Pedro Sanchéz diz que o chumbo do Podemos é estratégia política para haver novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Rajoy exige a Pedro Sánchez que o deixe governar

O primeiro-ministro espanhol defendeu que é preciso "pôr fim ao espetáculo" político e exigiu ao líder socialista, Pedro Sánchez, que o deixe governar se recusar a "oferta" de uma grande coligação.
Eleições Espanha 2015

Parlamento espanhol chumba governo de PSOE

164
PSOE e Ciudadanos levaram o acordo de Governo a votos, mas foram chumbados pela oposição, incluindo PP e Podemos. Partidos têm dois meses para chegarem a acordo. Senão, há eleições a 26 de junho.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez falha investidura

134
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, falhou a investidura. Dos 350 deputados, 219 votaram contra, 130 a favor e uma abstenção. O PSOE tinha acordo com o Ciudadanos. Há nova votação na próxima sexta-feira.
Podemos

Beijos na boca? O Podemos é uma "fábrica de amor"

1.638
O líder do Podemos cumprimentou o deputado catalão Xavier Domènech de forma efusiva no centro do hemiciclo. Pablo Iglesias ironiza e diz que o Podemos é "uma fábrica de amor".
Espanha

Debate quente. Pedro Sánchez tenta investidura

O debate da tentativa de investidura de Pedro Sánchez continua quente. Rajoy ridiculariza o pacto com o Ciudadanos, que está a dificultar o acordo com os restantes partidos. Iglesias repreendido.
Eleições Espanha 2015

Quais são as propostas de Sánchez para Espanha?

O líder do PSOE promete renegociar o défice com a União Europeia, quer mais apoios na educação e na saúde, diz que esta será a "legislatura da igualdade" e promete forte combate à corrupção.
Eleições Espanha 2015

Especial/ Espanha. Como as laranjas podem resolver o impasse

Dois meses depois das últimas eleições, Espanha continua sem governo. Enquanto o PSOE se debate com o Podemos, as suspeitas de corrupção no PP ferem o partido. E servem o discurso dos adversários.
Eleições Espanha 2015

Rivera:"Não imaginei este cenário, cometi um erro"

"Tenho de reconhecer uma coisa: não imaginei este cenário e cometi um erro", disse o líder do Ciudadanos no mesmo dia em que os militantes do PSOE disseram sim ao acordo entre os dois partidos.
Eleições Espanha 2015

PSOE: militantes aprovam acordo com Ciudadanos

75% dos militantes do PSOE disseram "sim" ao acordo entre aquele partido e o Ciudadanos numa consulta que decorreu este sábado. Pedro Sánchez sai reforçado.
Eleições Espanha 2015

Rajoy: PP vai votar "não" à investidura de Sánchez

Depois do Podemos, também o PP anunciou que não está disposto a viabilizar um governo liderado pelos socialistas. A probabilidade de Espanha evitar novas eleições parece ser cada vez menor.
Eleições Espanha 2015

Podemos suspende negociações com o PSOE

105
"O acordo de Sanchez e Rivera não é compatível connosco", confirmou, esta quarta-feira, o número dois do Podemos. O partido de Iglesias já suspendeu as negociações com os socialistas.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos chegam a acordo

Pedro Sánchez e Albert Rivera chegaram a acordo para o apoio a um eventual Governo socialista. No entanto, sem a abstenção do PP o acordo pode ter vida curta.
Eleições Espanha 2015

PSOE-Ciudadanos-Podemos? Iglesias diz que não

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, avisou Pedro Sánchez que juntar (ou tentar o apoio de) Podemos e Ciudadanos é impossível. Se o governo incluir o Ciudadanos, "não os vamos apoiar".
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos estão prestes a chegar a acordo

O PSOE aceitou as condições do Ciudadanos para chegarem a um acordo de governo, anunciou o líder socialista Pedro Sánchez. "Estamos prestes a chegar a acordo", garantiu.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos no governo? Rivera não descarta

Pela primeira vez, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, admitiu entrar num governo com os socialistas. Mas com uma condição: o Podemos não pode entrar e o PP tem de se abster, o que é improvável.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Moody's baixou 'rating' devido a incerteza

O primeiro-ministro espanhol considerou que a decisão de baixar de positivo para estável a sua perspetiva sobre a economia do país é um "aviso" devido à incerteza política depois das eleições.
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

Novas eleições? Muito provável, diz Rajoy

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, admitiu a vários líderes europeus, em Bruxelas, ser muito provável a repetição das eleições gerais em Espanha, devido à falta de acordo entre partidos.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Mais vale prevenir do que remediar

126
Se o Podemos chegar ao poder em Espanha, o melhor é começarmos todos a preparar as nossas confissões. Por mim já ando a preparar a coisa: foi por pura inadvertência que li Popper, Hayek e até Habermas
Eleições Espanha 2015

Sánchez. Reunião com Iglesias se "for para pactar"

O líder do PSOE afirmou que aceita o pedido feito por Iglesias para discutir as exigências apresentadas pelo Podemos desde que envolvam as equipas de negociação para garantir a sua investidura.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Rajoy e Sánchez: sem aperto de mão, nem acordo

A reunião começou mal, quando Rajoy evitou apertar a mão a Sánchez. E também não acabou bem, com os dois mais distantes. Rajoy quer governar e Sánchez lembra governo das esquerdas em Portugal.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Rajoy apresenta cinco pontos para acordo

Mariano Rajoy reuniu-se na quinta-feira com Rivera e na sexta-feira estará com Sánchez. O líder do PP tenta chegar a um acordo de cinco pontos para desbloquear impasse. Tem 31 dias até novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis preferem um governo com Ciudadanos

Uma sondagem realizada para o El País refere que mais de 50% dos espanhóis prefere um governo de coligação entre PSOE e Ciudadanos. Em último lugar nas escolhas ficou o Podemos de Pablo Iglésias.
Eleições Espanha 2015

Sánchez rompe com Iglesias e chama Rajoy

303
O secretário-geral do Podemos tentou que o Ciudadanos fosse descartado das negociações. A proposta foi rejeitada por Sánchez, que insiste que a porta permanecerá aberta para Iglesias.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez. As pesquisas mais populares

Desde que Filipe IV propôs ao líder socialista que tentasse formar governo, as pesquisas sobre Pedro Sánchez dispararam no Google. Veja alguma das mais populares.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Sánchez inicia negociações: "Isto começa bem"

O líder socialista iniciou esta quarta-feira as negociações com outros partidos, para a formação de governo. "Isto começa bem", disse à saída. A Esquerda Unida junta-se ao PSOE e pressiona o Podemos.
Eleições Espanha 2015

Quais são as opções de Sánchez para governar?

Aliar-se ao Podemos de Pablo Iglesias ou procurar entendimentos com o PP? O líder do PSOE pediu um mês para formar Governo, mas este tempo pode não chegar para encontrar acordo definitivo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site