Instituto Nacional Estatística

Economia

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
País

Impostos ligados a ambiente aumentaram 10%

Os impostos relacionados com o ambiente atingiram 4,8 mil milhões de euros em 2016, correspondendo a 7,5% do total das receitas coletadas, e aumentaram 10,5% face ao ano anterior, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE. Confiança dos consumidores volta a cair

Este é o segundo mês consecutivo em que dados do INE dizem que a confiança dos consumidores portugueses está a cair. Já o clima económico chegou a números estáveis, depois de ter descido em agosto.
Mortalidade

Esperança de vida à nascença melhorou no país todo

A esperança de vida à nascença melhorou em todas as regiões do país nos últimos seis anos, sendo estimada em 80 anos para o total da população, revela o INE.
Governo

Governo quer estudo sobre pessoas com deficiência

O Governo quer fazer um estudo sobre a população com deficiência, estando a avaliar com o Instituto Nacional de Estatísticas se há condições técnicas para o realizar.
Economia

Economia cresceu 3% no segundo trimestre

INE revê pela segunda vez em menos de um mês a estimativa para o PIB. É a primeira vez que a economia cresce na casa dos 3% em quase 17 anos.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação aumentam 7,9%

O Índice de Preços da Habitação aumentou 8,0% homólogos no segundo trimestre deste ano e subiu 3,2% face ao primeiro trimestre, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Produção Industrial

Preços na produção industrial aumentam 2,5%

Os preços na produção industrial aumentaram 2,5% em agosto, face ao mesmo mês do ano anterior, acima da subida homólogo de 2,2% de julho.
Rendas

Rendas vão poder subir 1,12% em 2018

As rendas vão poder ser atualizadas em 1,12% em 2018. O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta terça-feira o valor que servirá de base à atualização das rendas.
Economia

Economia cresceu mais no segundo trimestre

A economia cresceu mais no segundo trimestre do que o estimado há duas semanas. O investimento está a acelerar, compensando uma desaceleração das exportações.
Instituto Nacional Estatística

Vendas no comércio a retalho abrandam crescimento

As vendas no comércio a retalho registaram em julho um crescimento homólogo menos intenso que em junho, de 3,9%, enquanto os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas variaram.
Moçambique

Moçambique. Arranca recenseamento à população

Mais de 11 milhões de habitantes foram contabilizados nos primeiros nove dias do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em Moçambique. Os dados foram dados pelo INE do país.
Emigrantes

Emigrantes saem maioritariamente pela família

Mais de metade dos emigrantes de primeira geração que abandonaram Portugal saíram por causa das famílias. O emprego foi o segundo fator que motivou a saída.
Instituto Nacional Estatística

Dormidas de estrangeiros crescem 12,1% em 2016

O crescimento das dormidas de estrangeiros em alojamento turístico foi o dobro do registado no número de residentes, em 2016. Este totalizou 21,3 milhões de hóspedes e 59,4 milhões de dormidas.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos portugueses e clima económico sobem

Os indicadores de clima económico e da confiança dos consumidores aumentaram nos últimos sete meses, atingindo em julho o máximo desde junho de 2002.
Instituto Nacional Estatística

Recurso a agências para marcar férias diminui

A marcação de férias através de agências de viagens voltou a diminuir no primeiro trimestre deste ano, apesar do aumento da marcação antecipada de viagens turísticas.
Luís Marques Mendes

INE acusa Marques Mendes de antecipação falsa

235
Instituto Nacional de Estatísticas reagiu à divulgação antecipada feita pelo comentador este domingo sobre a taxa de desemprego de 9,4% em maio. E garante que o número já tinha sido divulgado.
Agricultura

Produção de azeite desceu 36,4% em 2016

A produção de azeite desceu 36,4% na campanha de 2016, informou o Instituto Nacional de Estatística, que notou variações positivas na batata, frutos e hortícola frescos.
Floresta

Balança comercial florestal cai 77 milhões de euro

O excedente da balança comercial dos produtos florestais diminuiu 76,7 milhões de euros em 2016, face a 2015. A área ardida no ano passado foi superior em 55% à média do período 2012-2016.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial desaceleram

Os preços na produção industrial desaceleraram em junho relativamente ao mesmo mês de 2016, ao subir 2,7%, depois do crescimento de 4,1% em maio, enquanto na comparação mensal desceram 0,2%.
Instituto Nacional Estatística

Clima económico atinge máximos de 15 anos

O indicador de clima económico em Portugal prolongou em junho a subida registada desde o início do ano, atingindo máximos de 15 anos, e o indicador de atividade económica voltou a subir em maio.
Instituto Nacional Estatística

Famílias gastam cada vez mais com habitação

Pela primeira vez neste século, as despesas com habitação ocuparam mais de 30% do orçamento familiar. Famílias estão a gastar menos do seu orçamento com alimentação, saúde, restauração e lazer.
Instituto Nacional Estatística

Dormidas em hotelaria sobem 7,2% em maio

A hotelaria alojou dois milhões de hóspedes em maio, que proporcionaram 5,4 milhões de dormidas, correspondentes a um aumento de 7,9% e de 7,2% em termos homólogos, respetivamente.
Instituto Nacional Estatística

Inflação desacelera para os 0,9% em junho

O Índice de Preços no Consumidor passou de 1,5% em maio para 0,9% em junho, divulgou esta quarta-feira o INE.
Instituto Nacional Estatística

Exportações aumentam 15% e importações 22%

As exportações aumentaram 15,4% e as importações subiram 22,4% em maio face ao período homólogo, o que se traduziu num agravamento do défice da balança comercial para 1.438 milhões.
Instituto Nacional Estatística

Empresas esperam aumento de 5,1% do investimento

As empresas perspetivam um aumento nominal de 5,1% do seu investimento em 2017, de acordo com os resultados do Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril, divulgado esta sexta-feira pelo INE.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores bate novo máximo

A confiança dos consumidores voltou a aumentar em junho para um novo máximo desde novembro de 1997 e o clima económico continuou também a subir para o máximo desde junho de 2002.
Moçambique

Moçambique. INE usa eleições para recenseamento

O Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique vai utilizar as instalações do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral durante o IV Recenseamento Geral da População e Habitação, em agosto.
Saúde

Despesa das famílias com saúde voltou a crescer

Em 2016 a despesa das famílias com saúde voltou a aumentar, mas a despesa pública cresceu ainda mais, destacando-se o aumento da fatura com hospitais privados em ambos os casos.
Poupança

Taxa de poupança volta a cair para valores recorde

A taxa de poupança das famílias voltou a cair, para os 3,8% do rendimento disponível até março, o valor mais baixo pelo menos desde que há dados.
Casas

Preços da habitação aumentam 7,9% no 1.º trimestre

O Índice de Preços da Habitação aumentou 7,9% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Défice

INE divulga défice do primeiro trimestre

O INE divulga esta sexta-feira o valor do défice do primeiro trimestre deste ano em que Portugal já está fora dos défices excessivos.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação: mantém-se a taxa de juro

A taxa de juro implícita no crédito à habitação manteve-se nos 1,012% em maio, igual a abril, com a prestação média a manter-se nos 237 euros pelo nono mês consecutivo.
Instituto Nacional Estatística

Seca afeta cereais, mas cereja tem boa campanha

A cultura de centeio, trigo, aveia e cevada diminuiu em maio devido às altas temperaturas e escassa precipitação em abril, mas há perspetivas de boa campanha na cereja.
Instituto Nacional Estatística

Número de filhos por mulher volta a subir em 2016

O número médio de filhos por cada mulher em Portugal voltou a aumentar em 2016, anunciou o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Portugal perdeu 30 mil pessoas em 2016

O número de habitantes em Portugal desceu em 2016 relativamente a 2015, com menos 31.757 pessoas, mantendo-se a tendência de decréscimo da população.
Turismo

Turismo. Centro foi a região que mais cresceu

O Centro de Portugal foi a região de turismo do país que mais cresceu em abril, relativamente ao mesmo mês de 2016.
Instituto Nacional Estatística

Peixe capturado reflete "estado dos recursos"

O secretário de estado das Pescas disse que os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre a redução da quantidade do peixe capturado pela frota nacional em 2016 refletem "o estado dos recursos".
Instituto Nacional Estatística

Pesca de 2016 foi as 2.ª mais baixa em 48 anos

A quantidade de peixe capturado pela frota nacional em 2016 (124,264 toneladas) foi a segunda mais baixa em 48 anos, quando se iniciou a série estatística, informou o INE,.
Instituto Nacional Estatística

Clima económico sobe em abril

O indicador de clima económico, disponível até abril, aumentou em Portugal, assim como o indicador de atividade económica subiu em março, segundo dados do INE divulgados esta quinta feira.
Cabo Verde

Hotéis cabo-verdianos com taxa de ocupação de 62%

Os estabelecimentos hoteleiros em Cabo Verde registaram uma taxa de ocupação de 62% no primeiro trimestre deste ano, revelou esta terça feira o INE cabo-verdiano.
Instituto Nacional Estatística

INE.2,6 milhões de portugueses em risco de pobreza

112
Quase 2,6 milhões de portugueses estavam em risco de pobreza ou exclusão social em 2016, apesar de um aumento de 79 euros no rendimento mensal das famílias, segundo o INE.
Maria Luís Albuquerque

Bom crescimento? Maria Luís fala em "boa herança"

842
Citada pelo Público, ex-ministra das Finanças diz que crescimento divulgado pelo INE se deve a uma "boa conjuntura externa" e a uma "boa herança". E avisa que se a conjuntura externa virar, será pior.
Crescimento Económico

"Confiança dos portugueses não era infundada"

593
António Costa acredita que os números de crescimento económico revelados esta segunda-feira se devem à reposição dos rendimentos das famílias e ao reforço da confiança no clima económico do país.
Economia

Economia cresce ao ritmo mais alto numa década

804
A economia portuguesa cresceu 1% no primeiro trimestre do ano face ao final do ano passado e 2,8% em comparação com o período homólogo. É o ritmo mais alto desde o último trimestre de 2007.
Desemprego

Desemprego cai para 10,1% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego diminuiu de 10,5% para 10,1% no primeiro trimestre do ano, avança o Instituto Nacional de Estatística, o valor mais baixo dos últimos oito anos.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga descida da taxa de desemprego

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá anunciar esta quarta feira mais uma descida da taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano, segundo analistas contactados pela agência Lusa.
Desemprego

Desemprego deve baixar de novo

A taxa de desemprego no primeiro trimestre deverá ter voltado a baixar face a igual período do ano passado, segundo estimativas dos analistas.
Instituto Nacional Estatística

Mulheres são mães em média aos 30 anos

A idade média das mães em Portugal, ao nascimento do primeiro filho, aumentou para os 30,3 anos em 2016. Portugal tinha, em 2015, o índice sintético de fecundidade mais baixo da União Europeia.
Produção Industrial

Preços da produção industrial aumentam 4% em março

O índice de preços na produção industrial aumentou 4% em março em termos homólogos, depois de ter subido 4,1% em fevereiro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

INE confirma défice mais baixo: 2% em 2016

273
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira que o défice pública de 2016 foi de 2%, um pouco abaixo dos 2,1% estimados anteriormente pelo gabinete de estatísticas.
Instituto Nacional Estatística

INE. Produção na construção sobe 2%

A produção na construção subiu 2,% em fevereiro, face ao período homólogo, enquanto o índice de emprego aumentou 2,4% e o de remunerações diminuiu 0,5%, informou o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Crescimento de exportações desacelera em fevereiro

Aumento homólogo de 9% é o menor desde novembro. Em janeiro, o crescimento homólogo tinha superado os 19%. Na comparação mensal, mais volátil, houve um acréscimo de apenas 0,2%.
Instituto Nacional Estatística

INE. Produção industrial abrancou em fevereiro

A produção industrial aumentou 2,1% em fevereiro face ao mesmo mês de 2016, mas abrandou face ao crescimento registado em janeiro, quando subiu 3,4%, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Comércio

Volume de negócios no comércio a retalho abrandou

O volume de negócios no comércio a retalho abrandou 1,9% em fevereiro, em relação a igual mês do anterior, influenciado pelo desempenho menos favorável dos produtos não alimentares, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores sobe para máximos

O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre setembro e março e o indicador de clima económico subiu entre janeiro e março, depois de ter diminuído nos três meses precedentes.
Instituto Nacional Estatística

População ativa cai para cerca de metade até 2080

A população residente em Portugal em idade ativa, entre 15 e 64 anos, está atualmente abaixo dos 6,7 milhões de pessoas e diminuirá para 3,8 milhões até 2080, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

Portugal. Menos de um milhão de jovens em 2055

A população com menos de 15 anos de idade residente em Portugal diminuirá até 2080, passando dos atuais 1,5 milhões para menos de 1 milhão de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Poupança

Poupança das famílias desce no quarto trimestre

A taxa de poupança das famílias desceu ligeiramente, para 4,4% do rendimento disponível no último trimestre de 2016, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Mulher

Risco de pobreza segue mais elevado para mulheres

As mulheres continuam a ter um risco de pobreza mais elevado do que os homens e, em 2015, o valor dessa taxa era superior ao registado há dez anos.
Impostos

2015, o ano com mais impostos em 20 anos

A carga fiscal atingiu em 2015 o valor mais elevado desde 1995, representando 34,4% do PIB, tendo aumentado mais de cinco pontos percentuais nos últimos 20 anos, segundo números atualizados e divulgados pelo INE.
Economia

Especial/ Consumidores confiantes. A euforia está de volta?

395
O mais recente inquérito do INE sugere que as famílias estão mais otimistas do que alguma vez estiveram, neste século, de que a sua situação económica vai melhorar. Boa notícia ou "déjá vu" alarmante?
Produção Industrial

Produção industrial desacelera em janeiro

A produção industrial aumentou 2,7% em janeiro face ao mês homólogo de 2016, um crescimento inferior ao registado em dezembro de 2016, em que teve uma variação homóloga de 4,4%, informou o INE.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site