Instituto Nacional Estatística

Agricultura

Produção de azeitona aumenta 25% em 2017

Os dados do INE mostram que a produção de azeitona aumentou 25%. No continente, a produção de azeitona para azeite foi de 476 mil toneladas em 2016. As previsões para 2017 apontam para 595 mil.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação. Taxa de juro sobe em janeiro

As taxas de juro no crédito à habitação subiram 0,5 pontos base em janeiro, face a dezembro de 2017. No período em análise, a prestação média vencida subiu um euro, fixando-se em 240 euros.
Crescimento Económico

Economia europeia cresceu 2,5% em 2017

A economia europeia cresceu 2,5% no conjunto de 2017, com uma ligeira desaceleração no último trimestre do ano, de acordo com dados divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da UE.
Crescimento Económico

INE divulga crescimento da economia portuguesa

O INE divulga a estimativa rápida sobre o crescimento económico do conjunto de 2017, que deverá ter rondado os 2,7% impulsionado pelo aumento do investimento e das exportações.
Economia

INE revê em baixa subida dos preços em janeiro

O INE reviu em baixa a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor para os 1,0% em janeiro, uma décima abaixo da estimativa rápida avançada no final do mês passado.
Construção

Produção na construção cresce 2,2% em 2017

Depois de um ano em que se registou uma queda de 3,9%, o índice de produção na construção aumentou 2,2% em 2017, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Desemprego

INE divulga taxa de desemprego em 2017

INE divulga as Estatísticas do Emprego do último trimestre de 2017 e a respetiva taxa anual. Analistas estimam ter ficado nos 8,9%, valor abaixo da previsão do Governo de 9,2%.
António Costa

Redução do desemprego é "passo positivo"

118
António Costa diz que a redução do desemprego é um "passo positivo".mas tem de se continuar a trabalhar para "haver mais investimento e criação de postos de trabalho".
Desemprego

Taxa de desemprego desce para 7,9% em dezembro

191
A economia portuguesa criou mais de 170 mil empregos no último ano e a taxa de desemprego ficou abaixo dos 8% pela primeira vez desde julho de 2004.
Mercado Imobiliário

Lisboa com preço de habitações mais caro do país

No terceiro trimestre de 2017, o valor mediano dos preços dos alojamentos familiares vendidos fixou-se em 912 euros por metro quadrado (m2), mais 1,8% face ao valor registado no segundo trimestre.
Instituto Nacional Estatística

Investimento empresarial deve desacelerar em 2018

Segundo o INE, o "principal fator limitativo" do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspetivas de venda.
Desemprego

Mais de 800 mil trabalhadores por conta própria

120
No final da primeira metade do ano passado, Portugal tinha mais de 800 mil trabalhadores por conta própria. Destes, mais de 70% admitem que não têm trabalhadores ao seu serviço.
Exportações

Empresas exportadoras devem crescer 5,7% em 2018

As empresas exportadoras de bens perspetivam crescer 5,7% em 2018. O INE destaca as perspetivas de aumento de 22,2% nas exportações do material de transporte e acessórios.
Economia

Preços aceleram em média 1,4% em 2017

Os preços no consumidor subiram em média 1,4% no ano passado, acima da taxa de inflação média de 0,6% em 2016, informa o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Presidente do INE sai por reforma

Alda Carvalho vai sair da presidência do Instituto Nacional de Estatísticas, cargo que ocupava desde 2005. O ECO diz que a saída se deve ao facto de ter atingido a idade limite para pedir a reforma.
Economia

Poupança das famílias desce para 4,4%

A taxa de poupança das famílias caiu para 4,4% do rendimento disponível no ano acabado no terceiro trimestre de 2017, o valor mais baixo da série do INE, divulgou a autoridade estatística.
Défice

INE divulga défice até setembro 

O INE divulga esta sexta-feira o valor do défice até ao terceiro trimestre deste ano, sendo que a UTAO estima que tenha ficado abaixo do objetivo do Governo para o conjunto de 2017.
Economia

Clima e atividade económica estáveis em Portugal

O clima económico e a atividade económica em Portugal mantiveram-se estáveis, revelou o INE. O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo abrandou.
Desemprego

Segurança Social paga a 42% dos desempregados

A Segurança Social pagou prestações a 182 mil inscritos no INE e deixou de fora 254 mil desempregados. A taxa de desemprego situa-se nos 8,5%.
Instituto Nacional Estatística

Patentes europeias verdes atingem recorde em 2016

2016 foi o ano com "maior número de validações de patentes europeias verdes em Portugal", com o setor da energia a destacar-se como a área com mais validações.
Comércio

Volume de negócios no comércio aumentou 3%

O volume de negócios no comércio aumentou 3% em 2016, para 127,5 mil milhões de euros, após um crescimento de 3,5% em 2015, de acordo com os dados divulgados INE.
Ambiente

Portugal produziu menos resíduos urbanos em 2016

A quantidade de resíduos urbanos produzidos desceu em 2016, depois de três anos consecutivos de crescimento, revela o INE nas Estatísticas do Ambiente 2016, divulgadas esta quarta-feira.
Economia

Preços da habitação aumentam 10,4% no 3º trimestre

O Índice de Preços da Habitação aumentou 10,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, ao ritmo mais alto em pelo menos oito anos, divulgou esta quarta-feira o INE.
Crédito à Habitação

Taxa de juro do crédito à habitação subiu

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação subiu em novembro 0,1 pontos base (p.b.) para 1,017%, na comparação com outubro, quando o valor era de 1,016%.
Economia

Produção industrial. Preços sobem 3,2% em novembro

Os preços na produção industrial registaram uma subida de 3,2% em novembro face a novembro de 2016, e superior em 0,5 pontos percentuais à subida observada em outubro.
Imigrantes

Mais de 225 mil tornaram-se portugueses em 8 anos

182
Mais de 225 mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016, uma média anual de quase 25 mil, revelam dados do INE.
Instituto Nacional Estatística

UE. Aumenta número de portugueses a falar línguas 

288
70% dos portugueses afirma saber outra língua para além do português. Entre as línguas estrangeiras mais conhecidas pelos portugueses, destacam-se o inglês, o francês e o espanhol.
Economia

Subida de preços acelera em novembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,5% em novembro, 0,1 pontos percentuais acima de outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Pensões

Pensões aumentam entre 1% e 1,8% em janeiro

153
As pensões vão aumentar entre 1% e 1,8% em janeiro de 2018, ligeiramente acima do valor inicialmente previsto pelo Governo, segundo cálculos feitos pelo INE.
Economia

Rendimento da atividade agrícola deve cair em 2017

O rendimento da atividade agrícola deverá cair este ano, mas até 31 de janeiro de 2018 o INE vai efetuar uma segunda estimativa das contas económicas da agricultura.
Jornais

Venda de jornais e revistas cai em 2016

Em 2016, enquanto os jornais venderam 58,4% dos exemplares em circulação, as revistas foram responsáveis pela circulação paga de 68,9% dos exemplares.
Sociedade

Risco de pobreza diminuiu para 18,3% em 2016

O número de portugueses em risco de pobreza diminuiu para 18,3% em 2016, abrangendo principalmente as crianças, os jovens e os idosos, revela o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do INE.
Pensões

Novas pensões antecipadas com corte de 14,5%

As reformas antecipadas em 2018 vão sofrer um corte por culpa do aumento da esperança média de vida, segundo estimativa provisória do INE.
Economia

Economia portuguesa cresce no 3º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano, segundo a estimativa rápida das contas nacionais divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Desemprego

Caldeira Cabral: desemprego prova "bom momento"

O ministro da Economia afirma que os números do INE sobre o desemprego mostram o "bom momento" da economia. Manuel Caldeira Cabral acrescentou que é importante baixar o desemprego jovem.
Mercado Imobiliário

Valor das casas atinge valor mais alto em outubro

Em outubro, a avaliação bancária das casas atingiu o valor mais alto dos últimos 12 meses. O valor médio para o total do País representou um aumento de 5,6% face ao período homológo do ano anterior.
Agricultura

Agricultores portugueses são os mais velhos da UE

Os produtores agrícolas portugueses são os mais velhos da União Europeia (UE) e na sua grande maioria (71,4%) apenas concluiu o ensino básico.
Economia

'Stock' de capital correspondia a 343% do PIB

O valor estimado do 'stock' de capital da economia portuguesa foi de 616 mil milhões de euros em 2015. O 'stock' de capital é tudo o que a economia tem à disposição para produzir bens e serviços.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação. Taxa de juro aumentou

A taxa de juro do crédito à habitação aumentou em outubro, chegando a prestação média vencida a atingir os 240 euros. Este é o valor mais elevado dos últimos 12 meses.
Empresas

Redes sociais são usadas para chegar aos clientes

A proporção de empresas que utilizam estes meios de comunicação digital "aumenta com a dimensão da empresa", segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Economia

Economia volta a estabilizar

O indicador de clima económico em Portugal e o indicador de atividade económica mantiveram-se estáveis, segundo divulgações do Instituto Nacional de Estatística.
Energia

Utilização doméstica de energia desceu em 15 anos

A quantidade líquida de energia utilizada em Portugal desceu 11,1% entre 2000 e 2015, enquanto o consumo final de produtos energéticos pelas famílias diminuiu 14,9%, informou o INE.
Trabalho

Índice de Custo do Trabalho diminui 1,1%

O Índice de Custo do Trabalho, ajustado de dias úteis, diminuiu 1,1% no terceiro trimestre em termos homólogos, depois da subida de 3,1% observada no trimestre anterior.
Hotelaria

Hotelaria cresceu em setembro

A hotelaria registou 2,2 milhões de hóspedes e 6,3 milhões de dormidas em setembro, correspondendo a crescimentos homólogos de 7,9% e 5,1%, contra 5,0% e 3,7% em agosto, respetivamente, segundo o INE.
Economia

Economia desacelera e cresce 2,5% no 3º trimestre

De acordo com o INE, a economia cresceu 2,5% no terceiro trimestre do ano em termos homólogos, menos que no trimestre anterior. Consumo privado está a aumentar e investimento a abrandar.
Economia

Subida de preços estabiliza em outubro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor manteve-se nos 1,4% em outubro, idêntica a setembro, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Economia

Agravamento do défice da balança comercial

As exportações aumentaram 5,8% e as importações subiram 8,1% em setembro face ao período homólogo do ano anterior, o que se traduziu num agravamento do défice da balança comercial.
Desemprego

Desemprego cai para 8,5% no terceiro trimestre

130
No final de setembro havia menos 17,4 mil desempregados. A taxa de desemprego caiu de 8,8% para 8,5% e já está abaixo do que é previsto pelo Governo para o próximo ano.
Divórcio

Mais de 60 divórcios por dia em Portugal

Dados divulgados esta terça-feira pelo INE indicam que, por dia, divorciam-se 62 casais em Portugal. O valor é inferior ao registado em 2016.
Economia

Produção industrial abrandou em setembro

A produção industrial aumentou 2,8% em setembro na comparação com igual mês do ano anterior, mas o ritmo de crescimento abrandou face a agosto, mês em que subiu 10,4%, avançou o INE.
Desemprego

Desemprego cai para 8,6% em setembro

O Instituto Nacional de Estatística reviu em baixa de 0,1 pontos percentuais a taxa de desemprego de agosto para 8,8%, estimando para setembro uma nova queda para os 8,6%.
Economia

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
País

Impostos ligados a ambiente aumentaram 10%

Os impostos relacionados com o ambiente atingiram 4,8 mil milhões de euros em 2016, correspondendo a 7,5% do total das receitas coletadas, e aumentaram 10,5% face ao ano anterior, segundo o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE. Confiança dos consumidores volta a cair

Este é o segundo mês consecutivo em que dados do INE dizem que a confiança dos consumidores portugueses está a cair. Já o clima económico chegou a números estáveis, depois de ter descido em agosto.
Mortalidade

Esperança de vida à nascença melhorou no país todo

A esperança de vida à nascença melhorou em todas as regiões do país nos últimos seis anos, sendo estimada em 80 anos para o total da população, revela o INE.
Governo

Governo quer estudo sobre pessoas com deficiência

O Governo quer fazer um estudo sobre a população com deficiência, estando a avaliar com o Instituto Nacional de Estatísticas se há condições técnicas para o realizar.
Economia

Economia cresceu 3% no segundo trimestre

INE revê pela segunda vez em menos de um mês a estimativa para o PIB. É a primeira vez que a economia cresce na casa dos 3% em quase 17 anos.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação aumentam 7,9%

O Índice de Preços da Habitação aumentou 8,0% homólogos no segundo trimestre deste ano e subiu 3,2% face ao primeiro trimestre, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Produção Industrial

Preços na produção industrial aumentam 2,5%

Os preços na produção industrial aumentaram 2,5% em agosto, face ao mesmo mês do ano anterior, acima da subida homólogo de 2,2% de julho.
Rendas

Rendas vão poder subir 1,12% em 2018

As rendas vão poder ser atualizadas em 1,12% em 2018. O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta terça-feira o valor que servirá de base à atualização das rendas.
Economia

Economia cresceu mais no segundo trimestre

A economia cresceu mais no segundo trimestre do que o estimado há duas semanas. O investimento está a acelerar, compensando uma desaceleração das exportações.
Instituto Nacional Estatística

Vendas no comércio a retalho abrandam crescimento

As vendas no comércio a retalho registaram em julho um crescimento homólogo menos intenso que em junho, de 3,9%, enquanto os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas variaram.
Moçambique

Moçambique. Arranca recenseamento à população

Mais de 11 milhões de habitantes foram contabilizados nos primeiros nove dias do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em Moçambique. Os dados foram dados pelo INE do país.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site