Saúde

Assédio Sexual

Assédio. Não há álcool nos jantares de Natal 

O ano passado, 62% das empresas norte-americanas admitiam servir álcool nos jantares de Natal. Este ano, esse número caiu para os 49%. Os especialistas chamam-lhe o "efeito Weinstein".
IPSS

Raríssimas. Delgado nega relação com presidente

Em entrevista à TVI, Manuel Delgado negou qualquer relação de caráter pessoal com Paula Brito e Costa. A reportagem divulga inúmeras fotos dos dois, em viagens alegadamente pagas pela Raríssimas.
Ciência

Descobertas moléculas que retardam Parkinson

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto descobriram um conjunto de moléculas que podem ajudar a retardar a progressão da doença de Parkinson quando associadas à Levadopa.
IPSS

Viagens com fundadora levam a demissão no Governo

6.352
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, terá deixado o cargo depois de ser confrontado com perguntas "comprometedoras" sobre viagens que terá feito com a presidente da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas: das origens até ao escândalo

200
O drama familiar que levou Paula Brito e Costa a fundar a Raríssimas e o apoio fundamental da madrinha da instituição, Maria Cavaco Silva, para a fazer crescer. Até ao escândalo revelado pela TVI
África

Jovens de seis países africanos reunidos em Bissau

Líderes juvenis de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Burkina-Faso, Guiné-Conacri e Marrocos estão reunidos em Bissau. O principal foco está no combate às drogas, ao tabaco e ao álcool.
Doenças raras

Petição. 1600 pessoas pedem demissão da presidente

3.851
Uma petição pública online, que pede a demissão da presidente da Associação Raríssimas, reuniu em duas horas 1600 assinaturas. Os autores pedem ao Presidente da República que assine o texto.
Maternidade

Espanhóis procuram barriga de aluguer em Portugal

Uma grande parte dos pedidos para recorrer à gestação de substituição em Portugal é feita por casais estrangeiros, sobretudo espanhóis, revela o Diário de Notícias.
Médicos

Hospitais recorrem a médicos externos nas férias

O Algarve é a região com maior necessidade de médicos nesta altura do ano. Já o hospital Amadora-Sinta precisa de preencher três turnos por dia no fim de semana do Ano Novo, pagando 24 euros/hora.
Infarmed

Infarmed. Ministro reúne com trabalhadores 

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, já admitiu que a decisão de transferência da sede foi "muito mal comunicada" e assumiu as responsabilidades por essa má comunicação.
Serviço Nacional de Saúde

Norte: 3 em cada 4 médicos insatisfeitos

A insatisfação com o trabalho no SNS prende-se sobretudo com o número de horas efetivamente exercidas, "muito frequentemente acima das horas contratualizadas".
Ordem dos Médicos

Ordem pede revisão da carreira médica

O bastonário da Ordem dos Médicos afirma que carreira médica implica uma progressão e também um correspondente aumento remuneratório, que tem estado "praticamente congelado".
Doenças raras

Deputada diz que viagem foi paga à Raríssimas

4.886
A deputada socialista Sónia Fertuzinhos, que viajou para uma conferência na Suécia a expensas da Raríssimas, diz que a IPSS foi reembolsada e nega ter uma "relação formal" com a organização.
IPSS

Página da Raríssimas inundada de comentários

2.959
Na sequência das denúncias sobre a atuação da presidente da Raríssimas, o Facebook foi invadido de comentários negativos e críticas a Paula Brito Costa. Já existe a hashtag #paulabritocostanaprisao.
IPSS

Raríssimas diz que acusações são "insidiosas"

3.340
A Associação Raríssimas afirma que as denúncias sobre a utilização de dinheiro em proveito próprio por parte da presidente são "insidiosas" e que os documentos estão "descontextualizados".
IPSS

Presidente com vida de luxo à conta da Raríssimas

75.452
Uma reportagem da TVI conta como Paula Brito Costa pode ter usado dinheiro da Raríssimas, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para fazer compras e uma vida de luxo.
Obesidade

Seis em cada 10 portugueses obesos ou em risco

Cerca de 60% dos portugueses têm obesidade ou risco de desenvolver essa condição, segundo os resultados de um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).
INEM

Despiste seguido de colisão mata mulher em Coimbra

Uma mulher de 46 anos morreu esta manhã em Góis, distrito de Coimbra, na sequência de um despiste automóvel seguido de colisão, disse à Lusa fonte da GNR local.
Música

Salvador "está bem e animado" após transplante

10.562
Salvador Sobral foi submetido a um transplante de coração esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz em Lisboa, e correu bem a intervenção. O cantor está neste momento em recuperação.
Crónica

Stress à portuguesa

279
Parece que os portugueses normalmente são obrigados a conter as próprias emoções e acabam por canalizá-las em situações estranhas nas quais tornam-se assustadoramente agressivos ou nervosos.
Médicos De Família

Não ver doentes fora da lista. Ministro preocupado

O ministro da Saúde admitiu "alguma surpresa e alguma preocupação" com recomendação do Sindicato Independente dos Médicos para que médicos de família deixem de consultar doentes de fora da lista.
Startups

Um teste de gravidez que se descarta pela retrete

A startup Lia Diagnostics e o teste de gravidez que dá para deitar fora puxando o autoclismo foram os vencedores da batalha de startups no Tech Crunch Disrupt, ganhando um prémio de 47 mil euros.
Poluição

Caminhar na rua não é assim tão bom para a saúde

188
Caminhar tem benefícios para a saúde, mas fazê-lo numa rua com fumo de carros pode eliminar esses benefícios. Se a ideia parece ser de senso comum, agora foi demonstrada cientificamente.
Eutanásia

Luís Montenegro defende referendo sobre eutanásia

112
O antigo líder parlamentar do PSD defende um referendo sobre a legalização da eutanásia. Luís Montenegro desafiou ainda Rio e Santana a tomarem uma posição sobre a matéria antes da corrida às urnas.
Lisboa

Maus-tratos. Proprietária de lar foi absolvida

110
De acordo com a acusação do Ministério Público, os idosos apresentavam "insuficiência de cuidados assistenciais de enfermagem e de vigilância" e estavam "subnutridos".
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Cinema

"120 batimentos por minuto" estreia esta quinta

O filme "120 batimentos por minuto", do realizador Robin Campillo, estreia esta quinta-feira. O filme recorda o trabalho ativista de uma associação francesa na luta contra a sida, nos anos 90.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Ciência

EUA. Mulher que nasceu sem útero dá à luz

390
Uma mulher que nasceu sem útero deu à luz após um transplante nos Estados Unidos. É o primeiro parto fora do hospital que inventou o procedimento, na Suécia. Mas já há 9 bebés nascidos desta cirurgia.
Visão

Pausas de 20 minutos para quem usa computadores

334
Evitar estímulos de computadores, tablets e telemóveis entre meia a uma hora antes de deitar é um dos conselhos dados, uma vez que a luz dos ecrãs provoca um sono irrequieto.
Saúde

Presidente da ACSS sai do cargo

120
Marta Temido confirmou esta terça-feira à Lusa que vai sair do cargo de Presidente da Administração do Sistema de Saúde, que exercia há dois anos.
Saúde

Controlo de asma levaria à poupança de milhões

103
Controlar a asma dos portugueses permitiria uma poupança de cerca de 184 milhões de euros por ano em Portugal, mostram os resultados de estudos divulgados pelo CINTESIS.
Saúde

Johnson & Johnson retira lentes de circulação

Em causa está um possível elemento intruso, visível, no recipiente de alguns lotes de lentes de contacto. Ainda não foi notificado nenhum caso de reação adversa. Foram vendidas em Portugal 80 unidades
Sida

Realizador francês quer mais luta contra a SIDA

O realizador de "120 batimentos por minuto" retrata, no filme, a geração que, nos anos 90, lutava contra a SIDA. Robin Campillo diz que agora o ativismo é diferente.
Saúde da Mulher

Contraceção aumenta em países pobres

Em julho deste ano eram mais 38,8 os milhões de mulheres e jovens que usavam métodos de contraceção nos países abrangidos pelo Planeamento Familiar 2020.
Legionela

Legionela. Degradação da torre nunca foi apontada

A Veolia, empresa responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital São Francisco Xavier, diz estranhar a degradação das instalações. O surto de legionela provocou cinco mortos.
Legionela

Morreu a sexta vítima de legionela

Morreu mais uma pessoa vítima do surto de legionela, no Hospital São Francisco Xavier, Lisboa. Esta é a sexta vítima do surto, segundo um comunicado da Direção-geral da Saúde.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde quer tratar doentes em casa

2.578
Em 2018 os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para o domicílio, onde terão mais conforto, estando longe das infeções hospitalares.
Hospitais

Cesariana. 25% dos hospitais acima do limite

O elevado número de cesarianas vai trazer penalizações para os hospitais, ao abrigo do programa implementado pelo Governo com o objetivo de reduzir este tipo de intervenções.
Alimentação

União Europeia pode acabar com os kebabs

3.193
O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de aditivos essenciais à conservação da carne de kebab. Se for aprovada, será o fim do petisco.
Meteorologia

DGS faz recomendações para enfrentar o frio

106
Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo frio e seco para os próximos dias, com temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos. Direção-geral de Saúde recomenda contra a gripe.
Saúde

Falta de médicos leva a encerramento de camas

750
O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Alcabideche (Cascais), encerrou 32 das 134 camas de que dispunha para internamento de adultos, por falta de médicos fisiatras, revela o Público.
Ambiente

Esta escova de dentes portuguesa é de bambu

1.899
Um grupo de amigos portugueses lançou em Agosto uma escova de dentes feita de bambu. A The Bam & Boo Toothbrush exporta para 30 países e quer tornar os objetos do quotidiano mais amigos do ambiente.
Guiné-Bissau

Doenças cardiovasculares preocupam Guiné-Bissau

O Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, alertou este sábado que as doenças cardiovasculares no país estão a ganhar uma "proporção alarmante" e defendeu uma alimentação saudável.
Sida

Mundo vai no bom rumo para eliminar Sida até 2030

O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que que "o mundo vai numa boa direção" para acabar com a epidemia em 2030. Declaração assinala Dia Mundial da Sida.
Angola

Luanda tenta travar protesto de enfermeiros

O governo provincial de Luanda agendou para segunda-feira uma reunião conjunta com enfermeiros para tentar reverter a paralisação das consultas nos centros de saúde, iniciada na quinta-feira.
Cabo Verde

Cabo Verde quer ser país sem VIH entre mãe e filho

Cabo Verde vai candidatar-se à certificação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre de transmissão de VIH entre mãe e filho, anunciou o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
Elétricos

Podem os eléctricos matar quem sofre do coração?

Os automóveis eléctricos fazem maravilhas ao ambiente. E a si, que sofre do coração, será que eles o colocam em risco e podem inclusivamente matar? Um estudo responde a estas e outras questões.
VIH

Especial/ A portuguesa na frente da cura do VIH

3.230
E se fosse possível às pessoas infetadas com o VIH viver sem os medicamentos? A investigadora Susana Valente explica como se pode chegar à cura funcional do VIH: é como tirar a gasolina de um carro.
VIH

Resistência a medicamentos contra VIH/sida aumenta

A resistência a medicamentos contra VIH/sida está a aumentar em África, na Ásia e na América Latina. A maioria dos seropositivos que apresenta resistência já foi exposto a antirretrovirais.
Saúde

Sida. 18 crianças infetadas por hora

A cada hora que passa 18 crianças são infetadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana, responsável pela morte de 120 mil crianças em 2016, segundo as estatísticas da Unicef.
Estados Unidos da América

Médica perde licença por não usar computador

315
Anna Konopka é médica nos EUA há 55 anos. Recusa-se a usar tecnologia e escreve todos os registos dos pacientes à mão. Agora, retiraram-lhe a licença. Garante que só aconteceu por não ter computador.
VIH

2.250 doentes com VIH fora do SNS identificados

O ministério da Saúde anunciou que já identificou 2.250 infetados com VIH que não são acompanhados pelo SNS. O número corresponde a 25% dos doentes cujo paradeiro é desconhecido.
Gripe

Quebra de 12% na venda de vacinas

As farmácias portuguesas venderam este ano menos 57 mil vacinas contra a gripe do que em igual período do ano passado. Existem 2.500 farmácias habilitadas a administrar a vacina.
Sida

Sida matou 12 mil angolanos em 2016

Angola registou 22 mil novos casos de VIH/Sida nos primeiros seis meses do ano, 13 mil dos quais crianças. Em 2016, a doença provocou a morte de 12 mil angolanos.
Insólito

Homem na Índia tinha moedas e pregos no estômago

Maksud Khan, de 35 anos, queixava-se de dores abdominais há um mês. Médicos julgavam que era uma intoxicação alimentar, mas os testes revelaram o impensável: Khan tinha 5kg de metal no estômago.
VIH

Nove mil doentes com VIH desaparecem do sistema

Nove mil pessoas infetadas com VIH não são seguidos nos hospitais e desconhece-se o seu paradeiro. O presidente do Grupo de Ativistas em Tratamentos alerta para o risco de descontrolo da epidemia.
Saúde

Plasma português será fracionado

Os primeiros 30 mil litros de plasma português para transformação em medicamentos vão começar a ser fracionados e, numa segunda fase essa quantidade deverá atingir os 50 mil litros.
Médicos

Macau vai contratar 21 médicos portugueses

Macau vai contratar 21 médicos de Portugal para 13 áreas de especialidade no hospital público da região. As candidaturas abrem esta quinta-feira e terminam a 31 de dezembro.
Venezuela

Venezuela. Médicos falam em "holocausto" na saúde

345
A Federação Médica Venezuelana falou naquilo a que chama um "holocausto" na saúde do país. A organização culpabiliza Nicolás Maduro pela falta de medicamentos generalizada.
Frente Comum

Frente Comum. Admissões só na Educação e na Saúde

Ana Avoila garante que as novas admissões na administração pública só estão previstas na Educação e na Saúde. A dirigente sindical revelou que no setor da Educação estão previstas 1.200 admissões.
Legionela

MP impediu divulgação de relatório sobre legionela

O relatório sobre o surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier não foi divulgado porque o Ministério Público não permitiu.
Presidente Marcelo

Marcelo vacinou-se contra a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com o ministro da Saúde, vacinou-se contra a gripe. O Presidente da República pediu a todos os portugueses que sigam o seu exemplo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site