Saúde

Crianças

Tecnologia. Crianças não conseguem pegar em lápis

541
A crescente utilização de tablets e smartphones por parte dos mais pequenos está a fazer com que não ganhem força nos músculos dos dedos.
Enfermeiros

Sindicatos de enfermeiros reúnem-se com a tutela

Sindicatos vão reunir-se com ministério da Saúde na próxima semana. Em causa está uma contraproposta à revisão da carreira especial de enfermagem entregue no ano passado.
Atropelamento

Montemor-o-Velho. Dois jovens morrem atropelados

Dois jovens com cerca de 20 anos foram atropelados mortalmente na freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
Saúde

Especial/ Será que já é tarde? O limite da fertilidade

913
O adiamento da maternidade até ao limite nem sempre é uma opção, mas tem influência no número de filhos, nas relações conjugais e na saúde da mulher. E, por vezes, é mesmo tarde demais.
Bloco de Esquerda

BE acusa Governo de tardar na reposta à saúde

123
A coordenadora do Bloco de Esquerda lamentou que o ministro da Saúde ainda não tenha conseguido fechar nenhum dos dossiês negociais com as várias profissões da saúde, nesta legislatura.
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

184
Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia
Açúcar

Governo faz campanha contra excesso de açúcar

1.621
Campanha do Ministério da Saúde pretende combater o consumo de açúcar em excesso e alertar para os alimentos onde este ingrediente está "escondido".
Saúde

Graça Freitas alerta para alimentação inadequada

345
A alimentação inadequada é o principal fator de risco para a saúde, perda de qualidade e anos de vida, disse a diretora-geral da Saúde durante o lançamento de uma nova campanha do governo.
Inteligência Artificial

Foca que ajuda doentes com demência em Portugal

121
Usada já em cerca de 30 países, a foca robô é usada em hospitais ou lares de idosos como uma ferramenta para tentar melhorar a qualidade de vida de pessoas internadas.
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros mantém greve

Apesar do anúncio do ministro da Saúde, de que vai pagar o subsídio, com retroativos desde janeiro, o sindicato dos enfermeiros mantém greve marcada e só recua se as reivindicações forem concretizadas
Médicos

Concurso de recém-especialistas na próxima semana

Adalberto Campos Fernandes anunciou esta sexta-feira na Assembleia da República que o concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais será publicado na próxima semana.
DGS

DGS recomenda vacinação contra sarampo

A DGS recomendou os portugueses a vacinarem-se contra o sarampo, lembrando que esta é a melhor forma de prevenir a doença que pode até ser mortal. Na Europa morreram 35 pessoas, em 2017, com a doença.
Saúde

Ministro da Saúde nega estar cativo das Finanças 

Galriça Neto acusa ministro da Saúde de "estar cativo do ministro das Finanças". Adalberto Fernandes reagiu: "Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público".
Cancro

Coimbra. Cancros infantojuvenis aumentaram em 2017

Em 2017 foram registados 70 novos casos de cancro no Hospital Pediátrico de Coimbra. Todos os anos cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticadas com cancro em Portugal.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
África do sul

Epidemia de listeriose mata 172 pessoas

Um total de 172 pessoas morreram de listeriose nos últimos 13 meses na África do Sul, que enfrenta a pior epidemia deste tipo de que há registo, de acordo com um relatório divulgado pelo Governo.
Serviço Nacional de Saúde

Já há um email para denunciar deficiências no SNS

135
A Ordem dos Médicos criou uma morada eletrónica para os clínicos denunciarem situações de "deficiência e insuficiência" no Serviço Nacional de Saúde.
Cuidados de Saúde

PCP quer reforçar cuidados de saúde primários

O grupo parlamentar do PCP vai entregar um projeto de resolução com medidas de reforço dos cuidados de saúde primários e de proximidade às populações inseridos no SNS.
África do sul

Artistas criam playlists para duches de 2 minutos

Para preservar a água na Cidade do Cabo, foi lançada uma campanha: 10 artistas fizeram playlists com apenas dois minutos para ajudar as pessoas a demorarem menos tempo no banho.
Depressão

Antidepressivos são mais eficazes que o placebo 

148
Um estudo publicado na revista 'The Lancet" mostra que os antidepressivos funcionam, apresentando melhores resultados do que o placebo na cura dos sintomas de depressão aguda em adultos.
Enfermeiros

Enfermeiros em greve a 22 e 23 de março

Os enfermeiros do setor público vão estar em greve nos dias 22 e 23 de março. O sindicato afirma que a paralisação é um protesto contra a falta de compromisso por parte do ministério da Saúde.
Saúde

Classe média tem dificuldade em ir ao dentista

257
A Ordem dos Médicos Dentistas quer que o Estado comparticipe cuidados de saúde oral aos utentes do SNS. Grande parte da classe média tem dificuldades em ir ao dentista.
Hospitais

Antigo hospital abandonado com material lá dentro

715
Antigo hospital de Vila Franca de Xira está abandonado desde 2013. Edifício pertence à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca. Provedor diz que material foi doado e não pode ser vendido.
Médicos

Processo sobre concurso para médicos nas Finanças

O ministro da Saúde afirmou que o processo para a abertura do concurso para 700 médicos está no ministério das Finanças. O bastonário da Ordem dos Médicos considera o atraso "uma vergonha".
Lisboa

Colisão entre ambulância e veículo faz 3 feridos

Uma colisão entre uma ambulância e um veículo ligeiro provocou três feridos ligeiros. Os feridos já foram transportados para o Hospital de São José.
Médicos

Bastonário quer que médicos deixem de ser "doutor"

5.739
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, quer que os médicos deixem de ser tratados por "doutor". Miguel Guimarães explica que "toda a gente é doutor" e que é preciso nova designação.
Infarmed

Infarmed retira loção tónica do mercado 

A venda da loção tónica da marca Leite de Colónia foi suspensa pelo Infarmed, que ordenou a retirada do produto do mercado por conter substâncias proibidas em artigos de cosmética.
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

3.836
Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Saúde

Enfermeiros e médicos ponderam greves

107
Sem garantias do governo sobre carreiras, enfermeiros admitem novas greves. Uma onda de protestos a que se juntam as ameaças de paralisação dos médicos em abril.
Cancro

Há entre 350 a 400 casos de crianças com cancro

Em Portugal surgem, por ano, entre 350 e 400 casos de cancro em idade pediátrica. Os tumores mais comuns são a leucemia, seguidos de outros como os do sistema nervoso central e os linfomas.
Médicos

Ordem: atraso nos concursos é "vergonha e drama"

110
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que o atraso nos concursos é uma "vergonha e um drama nacional". 700 profissionais estão há quase um ano à espera da abertura do concurso.
Canábis

Farmacêuticos contra canábis para fins medicinais

A Ordem dos Farmacêuticos considerou que "não existe evidência científica que comprove a eficácia e segurança" do uso da planta da canábis para fins medicinais.
Legionela

Água de hospitais analisada em todo o país

Amostras de água de hospitais nas cinco regiões de saúde foram colhidas e estão a ser analisadas no âmbito do Programa de Intervenção Operacional de Prevenção Ambiental da Legionela.
Saúde da Mulher

Parto bem sucedido é mais que bebé saudável

1.077
A mulher deve ter o direito de decidir se quer um parto com ou sem intervenção médica e deve ser sempre considerada nas tomadas de decisão por parte da equipa de profissionais de saúde.
Autarquias

Autarcas querem centros de saúde até à meia-noite

125
Os autarcas das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa defendem a descentralização de algumas competências, nomeadamente a possibilidade de manter os centros de saúde abertos até mais tarde.
Ministério da Saúde

A Venezuela aqui tão perto

165
O Ministério da Saúde, após banir as malfadadas chamuças e os vis rissóis dos hospitais aponta agora as baterias às farmácias, em particular àquelas que — imagine-se o despautério — praticam descontos
Autismo

Autismo poderá ser detectado em urina e sangue

Uma equipa de cientistas da universidade britânica de Warwick diz ter encontrado uma relação entre as doenças do espectro do autismo ao analisarem o sangue de crianças diagnosticadas com as doenças.
Farmácias

Governo quer limitar descontos acima de 3%

118
Governo está a preparar projeto para impedir farmácias de aplicar descontos acima de 3% em alguns medicamentos sujeitos a receita médica.
Dengue

Europeus e asiáticos sofrem mais com dengue

191
A doença causada pelo vírus dengue pode ter várias manifestações, desde uma febre que passa em poucos dias a uma febre hemorrágica, e parece ser mais grave em europeus e asiáticos do que em africanos.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

494
A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Cuidados Continuados

Cuidados continuados: 1.788 doentes sem vaga

197
Há 1.788 doentes, referenciados, à espera de vaga nos cuidados continuados. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais problemática, com 684 doentes em lista de espera, seguida da zona Centro.
Moçambique

Segurança alimentar ameaçada por lagarta

As plantas de milho dificilmente têm hipótese de sobreviver ao ataque de uma lagarta oriunda da América do Sul, que foi detetada pela primeira vez em África em 2016.
Eutanásia

Quando a liberdade se mata

294
Há uma diferença entre a liberdade de morrer e a liberdade de matar. E é esta diferença que os projectos de lei que pretendem a legalização da eutanásia a pedido parecem não entender.
Venezuela

Portugal trava integração de médicos da Venezuela

Médicos lusodescendentes da Venezuela acusam o sistema de saúde português de impedir o ingresso destes profissionais que tentam fugir daquele país, obrigando-os a procurarem outros países europeus.
Saúde

Reclamem, por um SNS melhor.

283
É patético, ridículo, continuar a ouvir, dois anos de Governo já vencidos, a esquerda atribuir o subfinanciamento agravado e o aumento galopante das dívidas hospitalares aos cortes do Governo PSD-CDS.
Doenças

Triplicaram casos de sarampo na Europa em 2017

Mais de 14 mil casos de sarampo foram notificados em 30 países europeus no ano passado, triplicando o número registado em 2016. Portugal teve dois surtos com 29 casos e a morte de uma jovem.
Legionela

DGS declara fim do surto de legionela

Direção-Geral da Saúde (DGS) declarou hoje o fim do surto de legionela no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, que infetou 15 pessoas, duas das quais ainda internadas em cuidados intensivos.
ASAE

ASAE identifica 20 menores a beber álcool no Porto

143
A ASAE identificou no último sábado 20 menores, entre os 15 e os 17 anos de idade, a consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos de diversão noturna na cidade do Porto.
Brasil

Febre amarela já fez 154 mortos no Brasil

Desde julho de 2017, a febre amarela já provocou a morte a 154 pessoas no Brasil. Desde essa altura até fevereiro de 2018, foram confirmados 464 casos de infeção pela doença.
ADSE

Supervisão da ADSE contra hospital próprio

O Conselho de Supervisão da ADSE é contra a criação de um hospital próprio daquele sistema de saúde. O órgão acredita que a decisão pode ter "consequências muito gravosas de sustentabilidade".
Hospitais

Gaia: suspensão de cirurgias é temporária

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho garantiu que o adiamento de cirurgias é temporário. A situação foi denunciada pelo bastonário da Ordem dos Médicos.
Angola

Mais familiares do que voluntários a doar sangue

A maior parte do sangue utilizado nos hospitais angolanos é vem de dadores familiares e não de voluntários regulares. Os familiares estão a ser incentivados a tornar-se dadores.
Porto

Porto. Colisão entre 3 veículos faz 8 feridos

Uma colisão entre três veículos, no Porto, provocou oito feridos ligeiros, dos quais quatro são crianças. Os adultos foram assistidos no local pelo INEM e as crianças transportadas para o hospital.
Hospitais

"Situação dramática" com cirurgias adiadas em Gaia

A Ordem dos Médicos alertou para uma "situação dramática" em Gaia, onde dezenas de cirurgias estão a ser adiadas, incluindo oncológicas. Não existem camas suficientes para internar os doentes.
Gripe A

Gripe A faz terceira vítima mortal na Madeira

Uma mulher de 63 anos morreu vítima de ripe A e aumentou para três o número de vítimas mortais da doença na Madeira. Atualmente, sete pessoas permanecem internadas com gripe A.
Ministério da Saúde

Ministro da Saúde. Dívidas pagas "dentro de dias"

O ministro da Saúde garantiu que o dinheiro para pagamento de dívidas dos hospitais aos fornecedores já está nas Unidades de Saúde e que está "a ser finalizado o processo de definição dos pagamentos".
Base das Lajes

Lajes. "Novo impulso" na descontaminação das águas

O presidente do Governo Regional dos Açores disse espera no final do primeiro semestre "resultados e evidências quanto ao trabalho que está a ser feito" no que se refere à descontaminação.
Hepatite C

Mais de 15 mil doentes com Hepatite C tratados

513
Desde que foi firmado o acordo para utilização dos primeiros medicamentos antivíricos de ação direta aprovados em Portugal, foram concluídos mais de 12 mil tratamentos e 8.870 doentes ficaram curados.
Presidente Marcelo

Marcelo apela à "causa nacional" de doar sangue

O Presidente da República assumiu-se como "dador de velhos tempos" e apelou à causa da dádiva de sangue, afirmando ser um "cidadão grato à generosidade reafirmada pelos portugueses".
Chile

Eutanásia. "Ela tem tanta dor que só quer morrer"

365
Paula Díaz, 19 anos, está a pedir à presidente do Chile que a deixe morrer. Sofre de uma doença rara que os médicos não conseguiram ainda diagnosticar e diz que não suporta mais viver assim.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.
Gripe

Gripe com tendência decrescente

O número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentam uma tendência decrescente pela quinta semana consecutiva. Também o atendimento no SNS 24 tem estabilizado nas últimas semanas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site