458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Perfil

História

Machado dos Santos, Costa Pinto e a Liberdade

Duas personagens que lutaram e se distinguiram em campos opostos, se encontraram em alguns momentos da vida e, talvez como num espelho, se reconheceram sempre.
Perfil

Gouveia e Melo. O militar sem tempo para floreados

Já foi apelidado de salvador da pátria e de assassino ao longo de meses que liderou a missão de vacinar os portugueses. Quem é e o que move Gouveia e Melo, que agora deixa a coordenação da task force?
Perfil

Francisco Ramos. A vacinação, a política e a queda

Durante 71 dias coordenou a campanha (polémica) de vacinação contra a Covid em Portugal. Quando os erros aconteceram dentro de sua casa, na Cruz Vermelha, demitiu-se. Ainda poderá ser ministro um dia?
Espanha

Marta, a bailarina com Alzheimer do vídeo viral

Chamava-se Marta Cinta e morreu em março, no lar onde morava, em Espanha. Ninguém sabe ao certo quantos anos tinha: mentiu sobre a idade a vida toda. O vídeo que gravou em 2019 tornou-se viral.
Football Leaks

De miúdo de Gaia a hacker do Football Leaks

Aluno de nota 5 a História, chamavam-lhe Sony por saber muito de computadores — tanto que, no 7.º ano, foi proibido de os usar. Era só um miúdo de Gaia até ser o hacker do Football Leaks.
Isabel dos Santos

"Dino", o general angolano dos mil milhões

Foi um dos maiores aliados de José Eduardo dos Santos e acabou exonerado por João Lourenço. Quem é o militar e sócio de Isabel dos Santos com uma fortuna avaliada em mais de mil milhões de dólares?
2019

As vidas de 30 figuras que retratámos em 2019

Jesus tornou-se o nome mais falado no futebol e eclipsou João Félix. Mas o ano também foi de Boris e Tolentino. E de Da Vinci e Fernão Magalhães. E até de Variações. Ficam os seus perfis.
Partido LIVRE

Rafael Martins: Avental (de maçon) e saia na AR

Fez parte da juventude do PCP, aos 31 anos é leitor na Universidade de Oxford e foi um dos fundadores do Livre. O agora assessor diz que deixou a maçonaria “no seu lugar, no passado".
Bolívia

Evo Morales. De herói a Presidente contestado

Muito antes de sonhar com o Palácio Quemado, Evo Morales foi, ainda criança, pastor de lamas. Passou pelo exército boliviano e foi cultivador de coca, a planta de onde se extrai a cocaína.
Transportes

De durão do râguebi a patrão dos patrões 

Gustavo Paulo Duarte é presidente da ANTRAM que se impõe só pela "massa corporal" nas reuniões. Pilar no râguebi, agrediu um adversário a soco. Mas também investe em restaurantes (vegan) e quiosques.
Arábia Saudita

Caso Khashoggi. Os escândalos do príncipe suspeito

É um reformista que reabriu cinemas e permitiu que mulheres conduzam ou é um psicopata que prende membros da própria família e ataca o Iémen matando 50 mil crianças? As polémicas do príncipe saudita.
Religião

7 momentos da vida do Aga Khan, príncipe sem reino

O Aga Khan, de 81 anos, está em Lisboa para encerrar as celebrações do seu jubileu de diamante como líder espiritual da comunidade ismaelita. O título hereditário foi-lhe passado pelo avô aos 20 anos.
Zinedine Zidane

Toni exigia "travail". Zidane sempre foi classe

Depois de três Champions seguidas (mas não só: há também uma La Liga, uma Supertaça espanhola, dois Campeonatos do Mundo Clubes e duas Supertaças Europeias) está de saída do Real. Mas quem é Zidane?
Liga dos Campeões

Zinédine vs. Jürgen. Ou a pacatez vs. o hard rock

A final é este sábado em Kiev. Zidane pode conquistar (e isso é histórico) a competição pela terceira vez seguida. Klopp pode dar a sexta Champions aos de Liverpool. Mas quem são eles?
FC Porto

Marega. Rua, gozo, um mental coach e muitos golos

Moussa cresceu na Rua 14, lugar pobre dos subúrbios de Paris. Hoje, quando marca, homenageia aquela morada da meninice. Pelo meio houve gozo, indisciplina e um "mental coach" que tem em França.
Perfil

Ela atende o primeiro-ministro até dentro de água

De nadadora de alta competição do Sporting a radar de Costa no Governo. Mariana Vieira da Silva tem um apelido conhecido no PS que diz "dificultar afirmação". É uma das principais conselheiras do PM.
História

Notícias de uns portugueses que também há

Os Vinhas eram dois irmãos que tinham ambos, pouco portuguezmente, a necessidade da desinstalação: levaram a vida a fazer coisas pelo país e a fazê-las bem feitas.
Justiça

Da maçonaria a "O Século", com Isaltino pelo meio

É socialista, maçon, aproximou-se de Isaltino quando passaram de rivais políticos a "irmãos" da mesma loja. Quem é Emanuel Martins, que preside à fundação "O Século" e está a ser investigado pela PJ.
Perfil

"A professora" que acabou cercada pelo fogo

Há 17 anos, a professora "germânica" chamou a atenção de Severiano Teixeira. Recomendou-a a Costa que não a largou mais. Quem é a mulher que, em 2016, dizia que uma ministra nunca está de férias.
Perfil

A vida do empresário mais vigiado pela PIDE

Manoel Vinhas já nasceu rico mas, empreendedor, tornou-se ainda mais. Pelo meio teve oito filhos, foi mecenas de inúmeros artistas e deu festas memoráveis. Morreu há 40 anos.
Música

Da fábrica de enchidos ao Olympia: o sonho de Tony

A relação com os fãs é inabalável. Mas as acusações de plágio são um golpe no conto de fadas do menino da aldeia que subiu a pulso. Tony controla tudo. Menos os erros que cometeu na era pré-Internet.
Música

Landum, na sombra de Tony (e rico com o "pimba")

O compositor de Tony Carreira está acusado de nove crimes de usurpação e mais nove de contrafação. "Portugal é um país de invejosos. Está provada alguma coisa? Caguei", alegou em tempos.
Festival Eurovisão da Canção

Da rivalidade lá de casa à parceria de sucesso

Ela organizada, ele caótico. Ela ponderada, ele inconveniente. Em pequenos competiam em concursos caseiros. Cresceram. Ela começou a escrever para ele e agora venceram juntos. São os irmãos Sobral.
Perfil

Miguel Clarinha, o guardião dos Pastéis de Belém

Quando era miúdo ia para a fábrica, encher pastéis de creme com uma pistola. Aos 29, foi-lhe confiada a famosa receita secreta. Agora, com 34, gere os destinos da empresa fundada há 180 anos.
Perfil

O porteiro do Palácio: do 007 à birra de Zsa Zsa

Aos 82 anos José Afonso é o mais antigo funcionário do Hotel Estoril Palácio. Encontrou um cliente morto, viu Zsa Zsa Gabor aos gritos, entrou num filme do 007 e gastou 8 escudos para ver a Revolução.
Perfil

O Nuno que "é Porto" (e Mendes)

Pinto da Costa escolheu, está escolhido: Nuno Espírito Santo é o novo treinador do FC Porto. Passado no clube enquanto futebolista ele tem. Como treinador, já foi revelação e quer ser certeza.
Perfil

"Desde muito cedo que me preparei para ser odiado"

Estudou História, é fascinado por Filosofia e pelo Benfica. Henrique Raposo escreve e choca de frente com muita gente, ainda mais agora que beliscou a imagem do Alentejo: "Por cada hater, há um lover"
Música

O mais esquecido dos génios da música

Townes Van Zandt abdicou de tudo -- do dinheiro, das mulheres, dos filhos, da saúde -- para se dedicar às canções. Marcou Bob Dylan, Neil Young e Willie Nelson. Se estivesse vivo, faria hoje 72 anos.
Óbito

Filho de Bowie volta a falar. Quem é Duncan Jones?

Duncan Jones decidiu partilhar nas redes sociais uma carta de agradecimento escrita por um médico - e dirigida ao falecido artista. Mas quem é, afinal, o filho de Ziggy Stardust?
Presidenciais 2016

Marcelo. Afinal quem é este homem?

O político sem “amigos políticos" - mas com a TV. O homem que leva a Fé a sério. Maria João Avillez conta a sua história com o candidato, após a sua eleição como Presidente.
Obituário

Morreu Pierre Boulez, o último dos vanguardistas

O maestro francês, conhecido por nunca usar batuta, foi um dos mais importantes compositores do século XX. Morreu na terça-feira aos 90 anos.
Teatro

Vasco Santana. Bem-amado, mulherengo e boémio

Era bonacheirão. Mas também irascível. Não com mulheres: entre mulheres era um galanteador. Vasco foi o primeiro grande ídolo português. Estreia hoje na RTP1 o remake de "O Pátio das Cantigas".
Perfil

O diretor que pôs os jornais dentro do saco

Diretor do Expresso durante 22 anos, fundou o Sol para fazer tremer o seu antigo jornal. Cavalheiro, teimoso e com um senhor ego, José António Saraiva vendeu tantos jornais quanto inspirou inimizades.
Perfil

Quem é Priscilla Chan, a "senhora" Facebook?

Teve três abortos espontâneos antes de dar à luz Max, a bebé que motivou o casal a doar 45 mil milhões de dólares para caridade. Será Priscilla Chan, filha de refugiados, a próxima Melinda Gates?
Governo

António Costa, "o grande ilusionista", diz El País

O jornal espanhol traça o perfil de Costa, o "grande derrotado" das eleições de 4 de outubro, "conspirador", "ilusionista", "negociador incansável", que chegou em 50 dias a primeiro-ministro.
Perfil

Mário Centeno. Antes da fama

As olheiras são de família (com fama de comunista), o jeito para o râguebi nasceu na faculdade. A história de Mário Centeno desde Vila Real de Santo António os conselhos lhe deixa o antigo treinador.
Legislativas 2015

Passos. À maneira dele (para o bem e para o mal)

Quatro anos depois, sabemos já quem é Passos Coelho? Líder frio ou consciente? Corajoso ou tático? Persistente ou obstinado? O perfil do homem que ninguém acreditava poder ganhar, por David Dinis.
Perfil

O miúdo traquina do andebol que até é bom de pés

Pedro Proença é candidato à presidência da Liga de Futebol. As eleições são na próxima terça-feira. O Observador traça-lhe o perfil deste gestor que se fez árbitro a pulso. O melhor dos árbitros.
Admirável Mundo Novo

A portuguesa que inventou o futebol. Com robôs

Manuela Veloso é portuguesa e cofundadora da RoboCup, o campeonato anual de futebol com robôs. Mais do que isso, é investigadora de topo na área da robótica e da inteligência artificial.
Admirável Mundo Novo

Bruce Sterling, o visionário cyberpunk

São muitas as pessoas que olham para o futuro, mas poucas são capazes de criar raízes de pensamento que se projetam e influenciam os outros.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.