Austeridade

Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos /premium

2.381
Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Austeridade

Quem semeia mentiras colhe greves /premium

881
Ao acreditarem que a austeridade era passado, a razão para tanta greve está na fúria de quem foi enganado. Por vezes mentir é mais popular, já quando chega a 'dolorosa' é que são elas.
Austeridade

Os custos das escolhas estão aí /premium

1.093
Todas as escolhas têm custos. Mesmo que à primeira vista não pareçam. Os custos das escolhas financeiras feitas pelo Governo estão agora visíveis na Saúde e nos Transportes, agravando as desigualdades
Estado Social

Só os neo-liberais não podem destruir o Estado  /premium

1.654
A geringonça provou que um governo em Portugal pode degradar os serviços públicos sem enfrentar mais do que notícias avulsas. Precisa é de ser de esquerda.
Comissão Europeia

Stubb, o triatleta que quer apertar com Orbán

O ex-primeiro-ministro finlandês é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Como triatleta, considera que ainda está na fase da natação, mas quer ganhar a corrida ao sprint.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Bloco de Esquerda

BE debate xenofobia e austeridade durante rentrée

Um painel sobre os riscos da xenofobia e da austeridade na Europa, com a participação da eurodeputada Marisa Matias, abre, em Leiria, o Fórum Socialismo 2018, a rentrée política do BE.
Grécia

Centeno, a Grécia e a crise /premium

O que se passou na Grécia, esperemos, ninguém quer que se repita. Os erros estão identificados por vários economistas. O Eurogrupo e Mário Centeno precisam de fazer também a sua crítica.
Nações Unidas

Brasil lamenta críticas da ONU sobre austeridade

As Nações Unidas distribuíram esta sexta-feira um comunicado em que se pede ao Brasil que reveja o seu programa de austeridade, alegando que essas políticas afetam negativamente a população.
Austeridade

Costa ao NYTimes: "Mostrámos que há alternativa"

402
A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
CDS-PP

Cristas acusa Governo PS de esconder austeridade

256
Presidente do CDS diz que o PS "levou três vezes o país à bancarrota", reagindo a declarações de António Costa, e defendeu que o Governo esconde a austeridade para levar "números bonitos" a Bruxelas.
Tribunal Constitucional

Um erro histórico?

512
Se o memorando da troika é direito da União Europeia vinculativo – como o próprio Tribunal Constitucional assumiu –, então este não podia decidir sobre a constitucionalidade das medidas nele previstas
José Sócrates

O que disse José Sócrates nas entrelinhas 

707
Na faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sócrates ia falar da sua experiência na resposta à crise e acabou a falar nos erros europeus e a elogiar o seu Governo. Por Rita Tavares.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Orçamento do Estado

Tácticas de austeridade escondida

3.672
O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Fogo de Pedrógão Grande

Austeridade não é culpada pelas tragédias no país

Não há nenhum indício de que a austeridade seja culpada pela tragédia de Pedrogão Grande e pelo assalto em Tancos, segundo o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Execução Orçamental

Mário Centeno, o austero não assumido

1.060
Demorou, e aconteceu da pior forma, mas o país acordou para a grande mentira de que a austeridade tinha acabado. Agora, ficou claro que, sem reformar o Estado, não se pode fugir à contenção orçamental
Austeridade

Portugal com 40 graus: o Benfica e a austeridade

751
Há melhor Portugal do que aquele em que o Benfica é sempre campeão e os portugueses vivem felizes com a bondade consumista oferecida pelos socialistas?
Parlamento Europeu

Antonio Tajani sobre Portugal: "O pior já passou"

O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, diz que, para Portugal, "o pior já passou". Em declarações à TSF, Tajani elogia os esforços pelos quais os portugueses passaram nos últimos anos.
Grécia

Tsipras recusa austeridade até solucionar dívida

187
O primeiro-ministro Alexis Tsipras insistiu que o Governo não vai aplicar as medidas de austeridade acordadas com os credores sem que haja uma solução para a dívida.
Finanças Públicas

O regresso da austeridade quase sem disfarces

1.783
“Logo se vê e acredita no que digo, não olhes para as estatísticas nem ligues às previsões”: estas as regras dos tempos que correram. O Governo agora começa a assumir a austeridade que sempre aplicou.
Nações Unidas

ONU avisa: há portugueses em condições deploráveis

216
Peritos das Nações Unidas alertaram para as condições deploráveis em que vivem muitos portugueses pedindo que seja criada legislação que obrigue as entidades a "cumprirem os direitos humanos".
Casa Branca 2016

Tenham medo: Trump pode acabar com a austeridade

371
O pior que Trump nos pode fazer para já é acabar com a austeridade na América. A inflação e o dinheiro caro provocarão o agravamento da austeridade em Portugal.
Orçamento do Estado

Antes de desistirmos

1.163
A austeridade foi sempre o fim do socialismo, mesmo sem o euro e as suas regras: porque nenhuma sociedade alguma vez criou mais riqueza quando o poder político ameaça quem investe, trabalha e poupa.
Impostos

Austeridade de esquerda e austeridade de direita

637
Não podendo, por razões políticas, aumentar mais os impostos que mais receitas geram (IRS, IRC e IVA) e não havendo muitos mais impostos para aumentar, resta aos governos inventar novos impostos.
Maioria de Esquerda

Não íamos “virar a página da austeridade”?

1.797
À medida que a demagogia dos propagandistas da esquerda radical que impulsionaram a “geringonça” vai colidindo com a realidade, o “virar de página da austeridade” dará lugar a ainda mais austeridade.
Congresso do PS

"Continuamos a viver em austeridade"

Sérgio Sousa Pinto diz ao Público que "o atual governo permanece fiel às escolhas fundamentais que inspiraram o governo anterior". Fim da austeridade? Nada que "mereça desfiles e procissões".
Austeridade

Krugman: é possível aliviar austeridade

587
O economista e vencedor do prémio Nobel, Paul Krugman, defendeu hoje que Bruxelas deve aliviar as regras orçamentais e dar mais flexibilidade aos pequenos países.
Marcelo Rebelo de Sousa

O paradoxo do presidente

286
"Unamo-nos no essencial", pediu o presidente. Mas enquanto a nossa respiração financeira depender da máquina europeia, estaremos “unidos no essencial”: a austeridade.
Austeridade

Ferreira Leite, Gaspar, Centeno: a mesma luta?

299
Em Portugal, a dependência do Estado em relação ao seus credores externos impõe austeridade, e a dependência dos cidadãos em relação ao Estado impõe despesismo. É este o sistema.
Austeridade

UE pede mil milhões de austeridade. Governo recusa

2.408
Bruxelas pede medidas adicionais de quase mil milhões de euros. Mas o Governo recusa essa possibilidade e defende que a execução orçamental nos primeiros meses do ano até registou um excedente.
Londres

Milhares nas ruas pedem demissão de Cameron

Um protesto contra a austeridade e contra o primeiro-ministro, David Cameron, levou mais de 50 mil pessoas para as ruas de Londres durante este sábado.
Governo

FMI. Portugal vai na "direção errada"

140
O dinamarquês Poul Thomsen considera que Portugal "está melhor do que antes da crise", mas são necessárias "medidas adicionais" para atingir a meta de défice.
Novo Governo

Projectos novos para o tempo novo

Afinal de contas a “austeridade” acabou, não foi? Tudo vai mudar para melhor, mas pede-se mais de arrojo. Seguem-se pois algumas sugestões, colhidas em vários utopistas, à atenção dos nossos ministros
Orçamento do Estado

O PROC: processo orçamental em curso

423
Centeno fala do fim da austeridade. Mas o fim parece-se cada vez mais com o princípio. A discussão desta manhã no parlamento já se resumiu a saber quem é responsável pela tempestade que aí vem.
Orçamento do Estado

É a fama, estúpido

665
Tal como Costa pode dizer para fumarmos menos, andarmos mais de transportes públicos e endividarmo-nos menos sem soar a Salazar, também pode jurar rigor nas contas que nunca o tomaremos por Schauble.
PS

"Ninguém questiona" no PCP acordo com o PS

Domingos Abrantes, conselheiro de Estado do PCP, disse em entrevista à Antena 1 que o acordo com o PS deriva de "uma fórmula criativa" e que as alianças dos socialistas à direita não "grande futuro".
Estado Islâmico

A austeridade já chegou ao Estado Islâmico

O Estado Islâmico está a baixar os salários aos combatentes e dirigentes para diminuir as despesas. Em Mossul, no Iraque, as propriedades de cristãos estão a ser vendidas em hasta pública.
Austeridade

Um país, dois sistemas

947
Na prática temos dois países. E o que no país Estado muitas vezes se chama arrojo e ambição no mundo do não Estado designa-se como trafulhice ou, numa versão mais bondosa, erro grosseiro.
Orçamento do Estado

Costa. OE resolvido até quinta-feira

415
O primeiro-ministro está confiante de que o Governo vai chegar a acordo com a Comissão Europeia sobre o OE de 2016. A visita a Berlim na sexta-feira nada terá a ver com isso, disse António Costa.
Durão Barroso

Regresso das 35 horas? É um "descalabro completo"

782
Durão Barroso diz que "dosagem" da austeridade pode ter sido excessiva, mas pede que continuem as reformas. Porém, atira: "até tenho medo quando alguém cria um Ministério da Reforma Administrativa".
Matteo Renzi

"Políticos da austeridade ficam sem emprego"

602
Primeiro-ministro italiano diz que a culpa da subida dos partidos populistas é da insistência na austeridade. Matteo Renzi diz que foi isso que aconteceu em Portugal e que poderá acontecer em Espanha.
Governo

“Não há dinheiro”. Agora entendem o que quer dizer

6.097
O maior aumento de pensões vai ser de 2,5 euros por mês (e só para pensões até 628,8 euros) e o abono de família sobe, no máximo, 5 euros. Então é esta a alternativa e o "virar de página"?
HSBC

Fim da austeridade. Salvação ou desgraça do euro?

104
Bruxelas flexível nas metas orçamentais e mercados "dormentes" graças ao BCE. Como vai acabar esta história? "Depende de como se usa a folga", avisa o HSBC. Portugal é um dos países que preocupam.
Futuro da Grécia

Parlamento grego aprova orçamento de austeridade

2.956
Poupança, cortes na despesa e agravamento de impostos. Com estas malhas se tece o Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado, esta madrugada, no Parlamento grego, com os votos contra da oposição.
Governo

Troika. O que cai com a esquerda (e o que ficará)

228
Cinco anos de austeridade. Cortes de salários, pensões e subsídios, aumentos de impostos, de taxas moderadoras, muito mais. A esquerda quase sempre contra. Mas nem tudo cai no novo programa do PS.
Função Pública

Sindicato apresenta conta da austeridade no Estado

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado divulgou as contas de quanto custou a austeridade a funcionários públicos e pensionistas do Estado. Mais de sete mil milhões desde 2011.
Governo

Acabou a austeridade. Pensões vão aumentar 1,8€

17.249
Conforme vamos sabendo detalhes do acordo, vemos como tudo ou é um logro (a austeridade não acaba), ou um erro (por prejudicarem o investimento e o emprego), ou então é as duas coisas ao mesmo tempo.
Austeridade

Crise no Brasil exige medidas como as dos anos 90

As medidas do governo brasileiro para sanar a crise económica assemelham-se às aplicadas nos anos de 1990 pelo PSDB, hoje na oposição, pelo que não são inovadoras e conduzem à austeridade.
União Europeia

Tsipras: querido líder ou reformista ao centro?

276
Tsipras já não assusta ninguém na UE e até o BCE o elogia. Terá o grego iniciado uma viagem ao centro social democrata? Ou é o estratega perfeito para dar mais poder às esquerdas na Europa?
Legislativas 2015

O povo é sereno

1.453
Nunca imaginei que em tão pouco tempo, tanta gente tivesse aprendido tanta coisa. A lição foi demasiado cara mas, aparentemente, parece estar a ser assimilada: não se distribui dinheiro que não temos.
Mundo

Manifestantes invadem ministério em São Paulo

Centenas de manifestantes, protestando contra os cortes anunciados pelo governo brasileiro, invadiram a entrada da sede do Ministério da Fazenda (Finanças) em São Paulo.
Reino Unido

Sindicatos britânicos querem derrubar Governo

180
Sindicatos aproveitam eleição de Jeremy Corbyn no partido trabalhista para mostrar a sua força. Querem parar a austeridade e derrubar Governo, furiosos com mudanças na lei que regula as greves.
Futuro da Grécia

Grécia: Austeridade é má mas a falência seria pior

1.588
Responsável do Governo grego diz que o acordo com os credores foi o possível e que as consequências da falência seriam muito piores que qualquer medida de austeridade.
Futuro da Grécia

Tsipras quer começar a negociar resgate 6ª-feira

Discussão no Parlamento começou esta manhã e arrastar-se-à até ao final da tarde, quando as quase mil páginas serão votadas. Para essa altura já está marcada uma manifestação contra a austeridade.
Futuro da Grécia

Nem tudo o referendo levou

O país até pode ficar divido, mas para este ex-casal foi preciso um Não para os juntar 20 anos depois de dizer o Sim, mas a uma vida em conjunto. A história de Eleni e Vaggelis.
Futuro da Grécia

Austeridade à moda grega. Compare com Portugal

1.557
Algumas das medidas que o Governo grego propôs aos parceiros europeus já se aplicam por cá: umas com menor outras com maior gravidade. O Observador foi comparar as duas realidades.
Futuro da Grécia

Manifestação em Atenas contra austeridade

Milhares de pessoas estão concentradas em frente ao Parlamento grego para apoiar o Governo grego. Manifestam-se contra a austeridade, no dia antes da reunião do Eurogrupo.
Londres

Milhares de pessoas em Londres contra austeridade

Londres foi este sábado um dos principais palcos do protesto "Acabar com a Austeridade". Imprensa fala num máximo de 150 mil pessoas só na capital inglesa.
Futuro da Grécia

Não fossem os juros, a Grécia teria um excedente

1.323
O ministro das Finanças disse ainda que, para que a Grécia saia da crise, é preciso regressar aos mercados, pelo que é necessária uma reestruturação da dívida.
Futuro da Grécia

FMI quis Grécia a cortar pensões, não na Defesa

1.821
A proposta da Comissão Europeia mereceu o apoio da chanceler alemã. Mas o Fundo Monetário Internacional não deixou passar a proposta. O corte nas pequenas pensões não tem sido bem aceite pelos gregos.
Austeridade

Medo de quê?

311
O governo mete-nos medo com a “bancarrota” do PS; o PS mete-nos medo com a “austeridade” do governo. De facto, talvez devêssemos ter ainda mais medo do que esta disputa dá a entender.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)