454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Austeridade

Noticiário

00h. OE22. Medina diz que proposta está em aberto

Ministro das Finanças até disse que Orçamento pode ser melhorado, e voltou a recusar todas as acusações de ser uma proposta de austeridade. A proposta segue agora para votação na especialidade.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Há ou não austeridade?

A palavra maldita que nos acompanha há anos ainda não tem definição clara nos partidos. O PS acha que não, a oposição sim e os portugueses apertam cada vez mais o cinto. Uma questão de semântica.
Rádio Observador

OE 2022. Não há mesmo austeridade? Ligue 910024185

O Governo apresentou o Orçamento do Estado para 2022, com muitas semelhanças ao que foi chumbado, mas num novo paradigma. Há ou não austeridade? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Crise Política

Austeridade(s)

Os políticos, cujas decisões determinam o bem-estar dos cidadãos, revelam o seu carácter quando são confrontados com medidas impopulares.
António Costa

Costa garante combate à crise sem austeridade

António Costa promete um combate à crise solidário com apoio aos rendimentos, às empresas e ao emprego. Mostra-se também seguro do crescimento que a economia tem revelado.
Governo

A austeridade sorrateira ou o colapso Português

Sabem como é que chegamos a um estado de obsolescência total? Um artigo académico de leitura obrigatória dá-nos uma ideia fiel até onde o Governo do Dr. Costa, do Sr. César e do Dr. Centeno nos levou
Governo

Habitação: a austeridade de António Costa

No Governo de Pedro Passos Coelho houve mais oferta de casas com rendas acessíveis do que nos últimos anos em que António Costa diz que virou a página da austeridade. Parece inverosímil, mas aconteceu
Sondagens

66% preveem mais austeridade nos próximos 2 anos

Sondagem revela que 66% dos portugueses espera mais austeridade nos próximos 2 anos e 71% prevê redução do emprego. 29% frisa diminuição nos rendimentos. Seis em cada dez diz que não vai fazer férias.
Coronavírus

Covid-19. Comissão Europeia rejeita austeridade

Numa entrevista publicada pelo Jornal de Negócios, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, diz que não deve ser usada "a lógica nem as formulações da última crise" e rejeita a austeridade.
Fact Check

Passos aumentou a dívida pública para 132% do PIB?

Dívida pública chegou a 132% do PIB em 2014, mas no ano em que Passos Coelho se tornou primeiro-ministro já estava nos 114%. Valores da dívida externa indicados na publicação também estão errados.
Oficina da Liberdade

Austeridade: pela honra e em nome do futuro

O desmame da alucinação não será fácil, mas será certamente compensador podermos vir a olhar-nos de novo ao espelho e vermos pessoas adultas que não sequestraram o futuro dos próprios filhos e netos.
Coronavírus

As máscaras começaram a cair

As máscaras dos comunistas. Do acolhimento aos refugiados-hóspedes-requerentes de protecção. Do Marcelo optimista. Da austeridade-condicionalidade.
Coronavírus

É claro que não vai haver austeridade. Eis porquê.

O governo chama austeridade só aos cortes de pensões e salários mais altos do funcionalismo. Tudo o mais – aumento de impostos, cortes de investimento - não é austeridade. Logo, não haverá austeridade
Governo

Um outro dia, parcial e impuro

Toda a gente já percebeu que a austeridade é como as máscaras da senhora da DGS: não existe até ao momento em que for impossível contestar que ela está aí, em plena força.
Austeridade

A dívida enferrujou a liberdade

Vamos viver tempos difíceis porque precisamos de poupar para ter capital e criar riqueza. A austeridade não é uma resposta política, mas uma consequência da dívida e das contas certas serem uma farsa.
Austeridade

O vírus PS e suas mutações: PS1977, PS1983, PS2011

Este desconforto tem origem na narrativa que o PS sempre qui alimentar, isentando-se de responsabilidades que são suas: a de que a austeridade de 2011-2015 foi uma opção sádica e voluntária de PSD/CDS
Austeridade

A austeridade já vive entre nós

O debate sobre se vamos ou não ter austeridade é uma perda de tempo e, mais grave, cria expectativas erradas por admitir que é possível ter o mesmo nível de vida que em 2019. Já estamos em austeridade
Irlanda

O aviso que vem da Irlanda

A Irlanda votou contra a austeridade que deteriora os serviços públicos, principalmente a saúde. A surpresa que aconteceu lá pode repetir-se em Portugal. PS e PSD que se cuidem.
Execução Orçamental

Um Estado em (quase) estado de coma

Um colapso financeiro resolve-se com dinheiro. Um colapso no funcionamento do Estado é um problema muito mais difícil de resolver e tem custos muito mais elevados.
Política

A alegada universalização do passismo

O problema de admitir que a falta de dinheiro não mudou com a ideologia é que toda a porcaria que foi escrita contra Passos (o "ajoelhar" a Merkel...) era, no fim do dia, apenas lidar com a realidade.
Austeridade

Nunca tão poucos enganaram tantos

Em 2016, disseram-nos que a austeridade era uma página, e que estava virada. A austeridade, porém, não é uma página. É um livro inteiro, de que já ninguém lembra o princípio e ninguém sabe o fim.
Austeridade

Quem semeia mentiras colhe greves

Ao acreditarem que a austeridade era passado, a razão para tanta greve está na fúria de quem foi enganado. Por vezes mentir é mais popular, já quando chega a 'dolorosa' é que são elas.
Austeridade

Os custos das escolhas estão aí

Todas as escolhas têm custos. Mesmo que à primeira vista não pareçam. Os custos das escolhas financeiras feitas pelo Governo estão agora visíveis na Saúde e nos Transportes, agravando as desigualdades
Estado Social

Só os neo-liberais não podem destruir o Estado 

A geringonça provou que um governo em Portugal pode degradar os serviços públicos sem enfrentar mais do que notícias avulsas. Precisa é de ser de esquerda.
Entrevista

Stubb, o triatleta que quer apertar com Orbán

O ex-primeiro-ministro finlandês é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Como triatleta, considera que ainda está na fase da natação, mas quer ganhar a corrida ao sprint.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Bloco de Esquerda

BE debate xenofobia e austeridade durante rentrée

Um painel sobre os riscos da xenofobia e da austeridade na Europa, com a participação da eurodeputada Marisa Matias, abre, em Leiria, o Fórum Socialismo 2018, a rentrée política do BE.
Grécia

Centeno, a Grécia e a crise

O que se passou na Grécia, esperemos, ninguém quer que se repita. Os erros estão identificados por vários economistas. O Eurogrupo e Mário Centeno precisam de fazer também a sua crítica.
Nações Unidas

Brasil lamenta críticas da ONU sobre austeridade

As Nações Unidas distribuíram esta sexta-feira um comunicado em que se pede ao Brasil que reveja o seu programa de austeridade, alegando que essas políticas afetam negativamente a população.
Austeridade

Costa ao NYTimes: "Mostrámos que há alternativa"

A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
CDS-PP

Cristas acusa Governo PS de esconder austeridade

Presidente do CDS diz que o PS "levou três vezes o país à bancarrota", reagindo a declarações de António Costa, e defendeu que o Governo esconde a austeridade para levar "números bonitos" a Bruxelas.
Tribunal Constitucional

Um erro histórico?

Se o memorando da troika é direito da União Europeia vinculativo – como o próprio Tribunal Constitucional assumiu –, então este não podia decidir sobre a constitucionalidade das medidas nele previstas
José Sócrates

O que disse José Sócrates nas entrelinhas 

Na faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sócrates ia falar da sua experiência na resposta à crise e acabou a falar nos erros europeus e a elogiar o seu Governo. Por Rita Tavares.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Orçamento do Estado

Tácticas de austeridade escondida

O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Fogo de Pedrógão Grande

Austeridade não é culpada pelas tragédias no país

Não há nenhum indício de que a austeridade seja culpada pela tragédia de Pedrogão Grande e pelo assalto em Tancos, segundo o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Execução Orçamental

Mário Centeno, o austero não assumido

Demorou, e aconteceu da pior forma, mas o país acordou para a grande mentira de que a austeridade tinha acabado. Agora, ficou claro que, sem reformar o Estado, não se pode fugir à contenção orçamental
Austeridade

Portugal com 40 graus: o Benfica e a austeridade

Há melhor Portugal do que aquele em que o Benfica é sempre campeão e os portugueses vivem felizes com a bondade consumista oferecida pelos socialistas?
Parlamento Europeu

Antonio Tajani sobre Portugal: "O pior já passou"

O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, diz que, para Portugal, "o pior já passou". Em declarações à TSF, Tajani elogia os esforços pelos quais os portugueses passaram nos últimos anos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.