Democracia

Constituição da República Portuguesa

Sistema político 4.0? Só com uma Constituição 4.0

108
O Presidente da República alertou para a necessidade dum sistema político 4.0 que anteveja as batalhas do nosso quotidiano. Um sistema político 4.0 requer, entre outras coisas, uma Constituição 4.0
Democracia

Celebrando a queda do Muro de Berlim

Estarão as democracias ocidentais em perigo? Por que motivo crescem os partidos populistas e declinam os partidos centrais?
Democracia

O segredo dos Parlamentos democráticos

Nas democracias parlamentares, os sentimentos dos eleitores têm de ser tidos em conta — mesmo, e talvez sobretudo, se e quando discordamos deles.
Corrupção

O último refúgio dos arguidos?

478
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?
Óbito

Morreu o autor Gene Sharp aos 90 anos

205
Morreu aos 90 anos o autor Gene Sharp, cuja leitura adaptada da sua obra, sobre a promoção da democracia, levou à condenação de 17 ativistas angolanos por rebelião, nomeadamente Luaty Beirão.
Democracia

Portugal a par do Botsuana no Índice de Democracia

Numa lista de 167 países, Portugal é o 26º no que diz respeito à qualidade da democracia. Fraca participação e pouca cultura política colocam o país ao nível da Costa Rica, Chile ou Botsuana.
Nações Unidas

São Tomé e Príncipe é democracia modelo na região

François Louncény Fall, representante das Nações Unidas, disse que "temos São Tomé como uma democracia modelo na região" e que deseja que o país continue "a sua marcha na democracia".
União Europeia

Listas transnacionais para o Parlamento europeu?

122
Os europeístas genuínos devem urgentemente pôr cobro à identificação da causa europeia com a hostilidade contra o sentimento nacional e contra a soberania dos Parlamentos nacionais.
Cabo Verde

Presidente quer "ambição" na democracia

O Presidente da República cabo-verdiano defendeu "ambição sem limites" em matérias de liberdade e democracia, reagindo à classificação de Cabo Verde como "país livre" com melhor pontuação em África.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
PSD

The incredible shrinking party

448
O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos.
Joana Marques Vidal

O momento Watergate da democracia portuguesa

1.248
Ao tentar cobrir com uma ficção jurídica a decisão de não renovar o mandato da Procuradora Geral da República, o governo reconheceu a inconveniência do afastamento de Joana Marques Vidal.
Democracia

O massacre das classes médias

1.403
Em Portugal, a sociedade está a ser esvaziada a favor do Estado. O horizonte da classe média é hoje o de uma dependência precária e modesta do poder político. É a democracia que está em causa.
Ocidente

Dois livros, dois destinos

313
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.
Financiamento dos Partidos

Os partidos não precisam de nós

1.696
Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito.
Catalunha

Se fosse um referendo, o separatismo teria perdido

526
Se a eleição de ontem tivesse sido um referendo, os separatistas teriam perdido (51,75% contra 48,26%). A maioria dos habitantes da Catalunha não deseja a independência.
Global Shapers

Ou os partidos se abrem ou ficam a falar sozinhos

501
A introdução de eleições primárias para candidatos a primeiro-ministro é um modelo com virtudes: os candidatos passam a falar para fora, em vez de se focarem apenas em questões internas.
Guiné-Bissau

Dez feridos em protesto democrático em Bissau

Pelo menos 10 feridos deram entrada no hospital Simão Mendes, em Bissau, depois de o protesto do coletivo dos partidos políticos da Guiné-Bissau ter sido dispersado pela polícia com gás lacrimogéneo.
Caso José Sócrates

Sócrates só pode ser julgado pela história?

2.183
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?
Democracia

Carta de Praga

Estão aqui pessoas com diferentes disposições políticas: conservadores, democrata-cristãos, liberais, sociais-democratas e socialistas democráticos; no caso dos EUA, republicanos e democratas. Porquê?
Política

Macau repudia relatório dos EUA que pede eleições

O Governo de Macau repudiou o último relatório sobre a China do Congresso dos Estados Unidos, no qual se pede eleições por sufrágio universal na região administrativa especial chinesa.
Catalunha

A Catalunha e a fragilidade das democracias

1.196
O golpe separatista na Catalunha mostrou como uns episódios de “violência policial”, ampliados com imagens falsas, bastam para fazer parecer pouco importante a destruição da lei e da democracia.
Cabo Verde

Jorge Miranda elogiou democracia em Cabo Verde

O constitucionalista Jorge Miranda elogiou o "exemplo magnífico" de democracia em Cabo Verde, apontando como falha da Constituição cabo-verdiana a não concretização dos direitos sociais.
Democracia

O retrocesso da razão

532
Identificar “xenofobia” em Passos Coelho ou “fascismo” em Henrique Raposo serve o mesmo propósito que os “factos alternativos” de Trump – sobrepor a emoção às evidências e intoxicar o debate público.
Politicamente Correto

Especial/ A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Singapura

Singapura. Presidente eleita sem um só voto

Halimah Yacob tem 63 anos, é malaia, é a primeira mulher a ser presidente de Singapura mas ninguém teve de votar nela. O descontentamento é grande e as redes sociais lembraram-se de Donald Trump.
Estados Unidos da América

Jimmy Carter: EUA parecem uma oligarquia

113
O antigo presidente norte-americano fez duras críticas à política externa do país e deixou conselhos a Donald Trump. Jimmy Carter não acredita no sucesso da paz entre a Palestina e Israel.
Terrorismo

Se Mandela fosse do PSD, o BE chamava-lhe racista

4.499
A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de “neo-liberais”, agora com o labéu de “racistas”.
Venezuela

Nem só o PCP foi cúmplice na tragédia da Venezuela

2.682
Nestes dias em que só o PCP e Boaventura Sousa Santos dão o peito às balas pela deriva autoritária na Venezuela é bom lembrar a adesão entusiasmada do Bloco e de Sócrates ao regime do "amigo" Chávez.
Cabo Verde

Cabo Verde com balanço "positivo" do ano político

O partido no poder em Cabo Verde fez, esta sexta-feira um balanço, "extremamente positivo" do ano político. O balanço foi feito à imprensa pelo secretário-geral do Movimento para a Democracia.
Venezuela

A Venezuela em estado de sítio

A proibição de manifestações públicas antes das eleições constituintes do último domingo na Venezuela são um ponto extremado da limitação de todos os direitos civis e políticos.
Venezuela

Venezuela. Oposição pede novos protestos

266
Governo diz que votaram mais de oito milhões de pessoas, mas a oposição fala em fraude e pede novos protestos. A Assembleia Constituinte foi eleita mas, no processo, terão morrido 14 pessoas.
Venezuela

Venezuela: entre a polarização e o vazio de poder

O barril de pólvora venezuelano pode explodir. E como é visto por quase todos – de um lado ao outro do espectro político – como um jogo de tudo ou nada, a cada dia joga-se o destino de um povo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1.842
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
Democracia

A democracia vista por baixo

534
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
PSD

PSD. Grupo avança com proposta para primárias

587
Proposta de revisão de estatutos e escolha de líder em eleições primárias vai ser lançada em outubro pelo Fórum Democracia e Sociedade, grupo de sociais-democratas que apoia a candidatura de Rui Rio.
Espanha

Rei Felipe exclui pai de comemorações oficiais

Juan Carlos I foi o grande ausente das comemorações dos 40 anos em democracia de Espanha. O pai de Felipe VI fez história ao ser rei durante as primeiras eleições democráticas espanholas.
Política

Desterritorialização e extra-territorialidade

Nesta batalha já longa entre o mercado global e a democracia doméstica, a desterritorialização e a extra-territorialidade convertem-se nos principais adversários do velho Estado-nação vestefaliano.
União Europeia

Democracia e soberanismos

Sem nunca ter sido chamado a ratificar a adesão europeia, o eleitorado português também não interiorizou o objectivo principal da adesão à CEE: ser garantia democrática contra as pulsões autoritárias.
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
Angola

Angolano recebe "prémio democracia" nos EUA

O ativista angolano Rafael Marques de Morais é homenageado na quarta-feira, em Washington, pela sua luta contra a corrupção numa cerimónia do National Endowment for Democracy.
Geopolítica

O Apelo de Praga: em nome da Renovação Democrática

O Apelo condena a tendência para anunciar o “fim do Ocidente”. Flutuações políticas passageiras no interior das velhas democracias não alteram a aliança fundamental dos democratas e das democracias.
Presidente Marcelo

Marcelo aponta Portugal como exemplo de democracia

O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que os portugueses são um exemplo de um povo que cultiva a tolerância e a paz, recusando fenómenos de xenofobia ou de populismos extremistas.
Democracia

Fogo cruzado sobre a caça ao voto

Sem me arrogar quaisquer competências em politologia, julguei pertinente avançar algumas razões em defesa da escolha aleatória da representação democrática que não têm sido devidamente consideradas.
Democracia

A tradição democrática sob fogo cruzado

Em boa parte, as recentes críticas académicas e políticas à democracia são expressão de um fenómeno comum: a perda de memória sobre a tradição ocidental da liberdade sob a lei.
Protestos

Imprensa francesa protesta contra Macron

Quinze órgãos de comunicação social franceses criticaram Emmanuel Macron por considerarem que a escolha dos jornalistas para acompanhar as deslocações oficiais "prejudica a democracia".
Mundo

Populismo(s) e a incompletude democrática

152
É urgente aprender a lidar com a frustração da imperfeição democrática, sem esquecer que as alternativas só trouxeram desigualdade, falta de liberdade, ditadura da maioria, nihilismo constitucional.
Democracia

Putin e os “Putinianos”

O problema fundamental é que visão russa da ordem internacional tem cada vez mais adeptos. Cada vez há mais “putinianos” no mundo ocidental.
Eleições

Democracia, que valor te damos?

164
As elevadíssimas taxas de abstenção e as políticas eleitoralistas devem ser encaradas por todos como uma preocupação premente para as quais urge encontrar uma solução.
Macau

Macau. Deputado avisa que democracia está em risco

Um deputado de Macau defendeu, na Assembleia Legislativa, que a democracia europeia "está a sofrer grandes frustrações" devido à "participação excessiva e cega por parte da população".
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

876
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
Taiwan

Taiwan pede à China que respeite a sua democracia

Gabinete de Taiwan para os Assuntos da China Continental apelou a Pequim para que respeite a democracia de Taiwan, reconheça a sua existência e não exija condições políticas prévias.
Liberdade de Expressão

Quem tem medo da Democracia?

Em Portugal tem de se poder falar em Salazar e em Cunhal sem medo e sem restrições. Existiram, foram atores da nossa vida política e moldaram o pensamento de muitas gerações.
Banco de Portugal

Fenomenologia do descabelamento

449
O que os ataques descabelados a Teodora Cardoso e a Carlos Costa mostram é que em Portugal os actores políticos não sabem lidar com os checks and balances próprios de uma democracia adulta.
Democracia

Na terra do la la

187
Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.
Democracia

Brasil preocupado com ameaças à Venezuela

O Brasil foi um dos países que transmitiu ao parlamento venezuelano as suas preocupações em relação às "ameaças à democracia" na Venezuela, indica um comunicado divulgado pela Assembleia Nacional.
Timor-Leste

Timor-Leste lidera Índice da Democracia

A pontuação de Timor-Leste no ranking mantém-se inalterada há quatro anos, com 7,24 valores numa escala de 10 e num grupo em que metade dos países abrangidos registou quedas nos resultados.
Donald Trump

Os inimigos dos nossos inimigos

369
Ou Trump ou o radicalismo, eis os termos a que os partidários de um e outro gostariam de reduzir a política. A pressão sobre a direita para que se submeta a esse tratado de Tordesilhas vai ser enorme.
Democracia

Mentir é verdade

254
Nestas condições é a democracia que está em causa. A novilíngua, que chama “pós-verdade” ao que se é mesmo mentira, não passa de outro nome para o velho discurso populista, alimento da tirania.
Angola

Angola está "longe ser uma democracia autêntica"

O presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, afimou que ao fim de quase 15 anos de paz em Angola, o país "está longe" de ser uma "democracia autêntica".
Livros

Especial/ Votar está a dar cabo da democracia. Sim, leu bem

3.895
Em "Against Elections" ("Contra as Eleições"), o belga David van Reybrouck lança uma proposta, no mínimo, desafiante. Acabar com as eleições pode salvar a democracia. A alternativa? É bem antiga.
Presidente Trump

Qual o maior perigo: Trump ou os seus inimigos?

1.949
Trump é considerado um perigo para a democracia. Mas os anti-trumpistas não parecem menos perigosos. Entre a mentira e o assédio, os anti-trumpistas vão fazendo o que dizem que Trump fez ou vai fazer.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site