Democracia

Democracia

O retrocesso da razão

532
Identificar “xenofobia” em Passos Coelho ou “fascismo” em Henrique Raposo serve o mesmo propósito que os “factos alternativos” de Trump – sobrepor a emoção às evidências e intoxicar o debate público.
Politicamente Correto

Especial/ A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Singapura

Singapura. Presidente eleita sem um só voto

Halimah Yacob tem 63 anos, é malaia, é a primeira mulher a ser presidente de Singapura mas ninguém teve de votar nela. O descontentamento é grande e as redes sociais lembraram-se de Donald Trump.
Estados Unidos da América

Jimmy Carter: EUA parecem uma oligarquia

113
O antigo presidente norte-americano fez duras críticas à política externa do país e deixou conselhos a Donald Trump. Jimmy Carter não acredita no sucesso da paz entre a Palestina e Israel.
Terrorismo

Se Mandela fosse do PSD, o BE chamava-lhe racista

4.499
A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de “neo-liberais”, agora com o labéu de “racistas”.
Venezuela

Nem só o PCP foi cúmplice na tragédia da Venezuela

2.682
Nestes dias em que só o PCP e Boaventura Sousa Santos dão o peito às balas pela deriva autoritária na Venezuela é bom lembrar a adesão entusiasmada do Bloco e de Sócrates ao regime do "amigo" Chávez.
Cabo Verde

Cabo Verde com balanço "positivo" do ano político

O partido no poder em Cabo Verde fez, esta sexta-feira um balanço, "extremamente positivo" do ano político. O balanço foi feito à imprensa pelo secretário-geral do Movimento para a Democracia.
Venezuela

A Venezuela em estado de sítio

A proibição de manifestações públicas antes das eleições constituintes do último domingo na Venezuela são um ponto extremado da limitação de todos os direitos civis e políticos.
Venezuela

Venezuela. Oposição pede novos protestos

266
Governo diz que votaram mais de oito milhões de pessoas, mas a oposição fala em fraude e pede novos protestos. A Assembleia Constituinte foi eleita mas, no processo, terão morrido 14 pessoas.
Venezuela

Venezuela: entre a polarização e o vazio de poder

O barril de pólvora venezuelano pode explodir. E como é visto por quase todos – de um lado ao outro do espectro político – como um jogo de tudo ou nada, a cada dia joga-se o destino de um povo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1.842
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
Democracia

A democracia vista por baixo

534
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
PSD

PSD. Grupo avança com proposta para primárias

587
Proposta de revisão de estatutos e escolha de líder em eleições primárias vai ser lançada em outubro pelo Fórum Democracia e Sociedade, grupo de sociais-democratas que apoia a candidatura de Rui Rio.
Espanha

Rei Felipe exclui pai de comemorações oficiais

Juan Carlos I foi o grande ausente das comemorações dos 40 anos em democracia de Espanha. O pai de Felipe VI fez história ao ser rei durante as primeiras eleições democráticas espanholas.
Política

Desterritorialização e extra-territorialidade

Nesta batalha já longa entre o mercado global e a democracia doméstica, a desterritorialização e a extra-territorialidade convertem-se nos principais adversários do velho Estado-nação vestefaliano.
União Europeia

Democracia e soberanismos

Sem nunca ter sido chamado a ratificar a adesão europeia, o eleitorado português também não interiorizou o objectivo principal da adesão à CEE: ser garantia democrática contra as pulsões autoritárias.
Democracia

Inglaterra e França: a abstenção tem vantagens?

As eleições em Inglaterra e em França sugerem que a abstenção é tão importante como a participação para um governo democrático ser possível.Em França, o poder de Macron vem da abstenção.
Angola

Angolano recebe "prémio democracia" nos EUA

O ativista angolano Rafael Marques de Morais é homenageado na quarta-feira, em Washington, pela sua luta contra a corrupção numa cerimónia do National Endowment for Democracy.
Geopolítica

O Apelo de Praga: em nome da Renovação Democrática

O Apelo condena a tendência para anunciar o “fim do Ocidente”. Flutuações políticas passageiras no interior das velhas democracias não alteram a aliança fundamental dos democratas e das democracias.
Presidente Marcelo

Marcelo aponta Portugal como exemplo de democracia

O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que os portugueses são um exemplo de um povo que cultiva a tolerância e a paz, recusando fenómenos de xenofobia ou de populismos extremistas.
Democracia

Fogo cruzado sobre a caça ao voto

Sem me arrogar quaisquer competências em politologia, julguei pertinente avançar algumas razões em defesa da escolha aleatória da representação democrática que não têm sido devidamente consideradas.
Democracia

A tradição democrática sob fogo cruzado

Em boa parte, as recentes críticas académicas e políticas à democracia são expressão de um fenómeno comum: a perda de memória sobre a tradição ocidental da liberdade sob a lei.
Protestos

Imprensa francesa protesta contra Macron

Quinze órgãos de comunicação social franceses criticaram Emmanuel Macron por considerarem que a escolha dos jornalistas para acompanhar as deslocações oficiais "prejudica a democracia".
Mundo

Populismo(s) e a incompletude democrática

152
É urgente aprender a lidar com a frustração da imperfeição democrática, sem esquecer que as alternativas só trouxeram desigualdade, falta de liberdade, ditadura da maioria, nihilismo constitucional.
Democracia

Putin e os “Putinianos”

O problema fundamental é que visão russa da ordem internacional tem cada vez mais adeptos. Cada vez há mais “putinianos” no mundo ocidental.
Eleições

Democracia, que valor te damos?

164
As elevadíssimas taxas de abstenção e as políticas eleitoralistas devem ser encaradas por todos como uma preocupação premente para as quais urge encontrar uma solução.
Macau

Macau. Deputado avisa que democracia está em risco

Um deputado de Macau defendeu, na Assembleia Legislativa, que a democracia europeia "está a sofrer grandes frustrações" devido à "participação excessiva e cega por parte da população".
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

876
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
Taiwan

Taiwan pede à China que respeite a sua democracia

Gabinete de Taiwan para os Assuntos da China Continental apelou a Pequim para que respeite a democracia de Taiwan, reconheça a sua existência e não exija condições políticas prévias.
Liberdade de Expressão

Quem tem medo da Democracia?

Em Portugal tem de se poder falar em Salazar e em Cunhal sem medo e sem restrições. Existiram, foram atores da nossa vida política e moldaram o pensamento de muitas gerações.
Banco de Portugal

Fenomenologia do descabelamento

449
O que os ataques descabelados a Teodora Cardoso e a Carlos Costa mostram é que em Portugal os actores políticos não sabem lidar com os checks and balances próprios de uma democracia adulta.
Democracia

Na terra do la la

187
Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.
Democracia

Brasil preocupado com ameaças à Venezuela

O Brasil foi um dos países que transmitiu ao parlamento venezuelano as suas preocupações em relação às "ameaças à democracia" na Venezuela, indica um comunicado divulgado pela Assembleia Nacional.
Timor-Leste

Timor-Leste lidera Índice da Democracia

A pontuação de Timor-Leste no ranking mantém-se inalterada há quatro anos, com 7,24 valores numa escala de 10 e num grupo em que metade dos países abrangidos registou quedas nos resultados.
Donald Trump

Os inimigos dos nossos inimigos

369
Ou Trump ou o radicalismo, eis os termos a que os partidários de um e outro gostariam de reduzir a política. A pressão sobre a direita para que se submeta a esse tratado de Tordesilhas vai ser enorme.
Democracia

Mentir é verdade

254
Nestas condições é a democracia que está em causa. A novilíngua, que chama “pós-verdade” ao que se é mesmo mentira, não passa de outro nome para o velho discurso populista, alimento da tirania.
Angola

Angola está "longe ser uma democracia autêntica"

O presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, afimou que ao fim de quase 15 anos de paz em Angola, o país "está longe" de ser uma "democracia autêntica".
Livros

Especial/ Votar está a dar cabo da democracia. Sim, leu bem

3.895
Em "Against Elections" ("Contra as Eleições"), o belga David van Reybrouck lança uma proposta, no mínimo, desafiante. Acabar com as eleições pode salvar a democracia. A alternativa? É bem antiga.
Presidente Trump

Qual o maior perigo: Trump ou os seus inimigos?

1.949
Trump é considerado um perigo para a democracia. Mas os anti-trumpistas não parecem menos perigosos. Entre a mentira e o assédio, os anti-trumpistas vão fazendo o que dizem que Trump fez ou vai fazer.
Política

Populismo versus pós-democracia: dicotomia infeliz

Se não for travada a tendência de remoção das decisões políticas para fora dos Parlamentos nacionais, será muito difícil domesticar a vaga populista.
Cabo Verde

Cabo-Verde. Longo caminho para a democracia

Vinte e seis anos após a abertura política em Cabo Verde, os protagonistas políticos reconhecem que ainda há muito caminho a percorrer para consolidar a democracia.
Mário Soares (1924-2017)

Resposta a uma pergunta de João Miguel Tavares

301
Não sei se foi “pouca gente” ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão.
Mário Soares (1924-2017)

Os regimes também morrem

387
Não imaginamos o que se poderá seguir à democracia pluralista, mas na Europa, o jihadismo e o populismo puseram-nos a falar dos anos 30. Não são só as pessoas, mas os regimes que também morrem.
Democracia

Fórum dos Cidadãos quer revigorar democracia

O primeiro Fórum dos Cidadãos decorre sábado e domingo em Lisboa, para debater propostas para melhorar a comunicação entre cidadãos e os políticos.
Europa

18 de Dezembro, 2016

1.060
Para o alemão ou o inglês medianamente educado, Portugal (fora Ronaldo e o turismo) é um vácuo: pobre ou rico, oprimido ou livre, não o preocupa, excepto pelo dinheiro que lhe gasta.
Democracia

Populismos: de Tsipras a Trump

179
Pelos sinais disponíveis, Tsipras e Trump são, mesmo assim, relativamente inofensivos. Mas se a espiral degenerativa não for travada no plano das ideias, um dia os populistas desafiarão a democracia.
Itália

Especial/ Os referendos são perigosos para a Democracia?

235
Agora foi em Itália, mas antes já tínhamos tido o Reino Unido, a Colômbia, a Grécia, a Hungria... Os referendos polarizam opiniões e reduzem questões complexas a “sim" ou "não”. Isso é bom ou mau?
Democracia

Centro-esquerda versus esquerda radical

O confronto entre centro-esquerda e esquerda radical está longe de se poder considerar superado. Pelo contrário, do resultado desse confronto depende o futuro político da Europa.
Hungria

A Revolução Húngara, 60 anos depois

145
A causa da Revolução Húngara de 1956 era a causa da democracia ocidental, que finalmente triunfou em 1989 — e que devemos saber voltar a defender hoje.
Direitos Humanos

Nós e Eles

Prefiro ser o feiticeiro que antecipa a desgraça, mesmo que ela não ocorra, do que confundir-me com a mole imensa que contemporiza, aquiesce e silenciosa desliza para um novo abismo.
Democracia

O problema não é só a economia

1.485
Não temos só um problema económico, mas também político: só a UE limita neste momento o poder do governo em Portugal sobre uma sociedade cada vez mais envelhecida, empobrecida e dependente.
Crise Política no Brasil

Brasil: o que é uma democracia?

701
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.
Liberdades

A globalização do autoritarismo

Se as democracias continuarem a optar por uma política reactiva que permita aos autoritários manterem a iniciativa, podemos contar com a sombria perspectiva de ainda mais erosão do espaço democrático.
Democracia

Sinais de erosão do consenso democrático nos EUA

100
Estudos de opinião internacionais têm vindo a registar um efectivo declínio recente do apoio à democracia ocidental — antes de mais nas próprias democracias ocidentais e até nos Estados Unidos
Política

Salazar, 48 anos depois

2.964
Os nossos líderes quiseram acreditar que bastava dizerem-se anti-salazarista para serem melhores portugueses e saberem o que era melhor para Portugal. Não bastava, como se viu e como se vê.
Democracia

Homenagem a Mário Soares e Cavaco Silva

Disse muito bem o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que tinha sido uma feliz coincidência a realização no mesmo dia (sábado passado) das homenagens a Cavaco Silva e Mário Soares.
Democracia

Porque se vota mal?

Porque é que as pessoas escolhem erradamente? As explicações oferecidas por psicólogos e politólogos são muitas, mas, em última análise, todas reenviam à passionalidade inerente às decisões políticas
Estados Unidos da América

Patriotismo, internacionalismo e democracia

117
Na passagem dos 240 anos da Revolução Americana é importante recordar que formas de governo não fundadas no consentimento dos cidadãos podem viver sem o sentimento nacional; mas a democracia não pode.
Política

A democracia, crise ou metamorfose

Tenhamos a coragem de assumir, embora possa ser politicamente incorreto, que quem acaba por promover a crise das democracias são aqueles que exigem dela o que ela não é nem pode garantir com eficácia.
China

Ativistas presos no aniversário de Tiananmen

A polícia chinesa deteve vários ativistas, enquanto outros estão sob vigilância no 27.º aniversário da repressão aos protestos na Praça de Tiananmen, na China, disseram grupos de Direitos Humanos.
Revolução

Especial/ 28 de Maio. O grande interregno da nossa política

297
Nos 90 anos do 28 de Maio, Rui Ramos recorda a outra revolução, a que 'deu' ao País uma ditadura de quatro décadas. E traça os contrates e as analogias com o 25 de Abril, a revolução da democracia.
Política

Faz falta "politizar os cidadãos desde a infância"

431
Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República em democracia (1976-1986), defende que a revolução de abril "oferece todas as liberdades, mas esqueceu-se que é necessário criar cidadãos".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site