Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

CDS-PP

António Pires de Lima confessou que é fascista? /premium

Vamos certamente assistir à multiplicação de “fascistas” e de “populistas”, não porque haja mais “fascistas” e “populistas”, mas porque os que mandam há muito tempo estão com medo de deixar de mandar.
Violência

Não se aponta!

Uma agressão a um funcionário público não é só um ataque à integridade física da pessoa nem se esgota no desrespeito pela classe profissional. É violência exercida contra o Estado.
Holocausto

Auschwitz

Em Auschwitz senti vergonha e solidão. Não há vergonha partilhada. E senti medo. É preciso ir a Auschwitz porque Auschwitz não se diz.
Global Shapers

Davos: A montanha mágica e os seus mitos

É imperativo que Portugal, os Portugueses, as empresas, ONGs, governantes e académicos estejam presentes em Davos. Se não estivermos presentes perdemos uma oportunidade única de influenciar e aprender
CDS-PP

Chicão conduzirá o CDS à unidade? /premium

Cheira-me que Francisco Rodrigues dos Santos quer tornar o CDS num partido vintage. Para já, foi a uma loja de antiguidades e trouxe de lá um Manuel Monteiro em 2ª mão, para restaurar.
Liberdades

O custo da procura e expressão da verdade

Vivemos numa cultura assim, no vazio de confiança. Confiança que é condição do desenvolvimento das sociedades, do progresso humano, presos no registo persistente da tradição de inquisições recorrentes
Assunção Cristas

Assunção assume /premium

Cristas teve uma atitude original na política nacional. O reverso desta singularidade foi uma via por vezes mais difícil, um caminho percorrido em solidão e incompreensão. Fez o que achava que estava certo.
Basquetebol

Obrigado, Kobe Bryant

199
“Legends never die”, costumam dizer. Pelo que nunca se pare de gritar “Kobeeee!” quando se atira um papel amachucado para dentro de um balde do lixo, que nunca se deixe de querer inspirar o próximo.
Racismo

Lei e preconceito: um casamento difícil

A luta contra a discriminação racial é das mais difíceis porque, como dizia há 200 anos Tocqueville, a discriminação e o preconceito ainda são a “corrente geral” do pensamento da maioria das pessoas.
Força Aérea

Elogio fúnebre: General José Lemos Ferreira

495
Lemos Ferreira foi um militar corajoso e defendeu sempre as suas convicções, a Força Aérea e a Pátria. Como CEMFA e como CEMGFA nunca teve qualquer atitude de subserviência para com o poder político.
Holocausto

Regressar de Auschwitz-Birkenau

1075
As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
Espanha

Os socialistas espanhóis devem estar loucos

José Luis Ábalos, o número três do PSOE e ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, resolveu ir ao aeroporto de Barajas para se encontrar com a segunda figura do Governo de Maduro.
Economia

Como escolher ministros das finanças e CFOs

148
Que fazer para combater a perigosa tendência se focarem em trívia que pode pôr em risco a sobrevivência, no caso do setor privado, ou a legitimidade, no caso do setor público, das organizações?
Democracia

Journal of Democracy: 30 anos /premium

‘A democracia está sob assalto, mas os democratas espalhados pelo mundo têm hoje um entendimento mais claro da necessidade de batalhar em sua defesa.’
Luanda Leaks

Isabel dos Santos: os limites do poder do dinheiro /premium

180
O dinheiro dava e deu jeito e todos fecharam os olhos. Até que “princesa” angolana caiu. Em Portugal parece aguardar-se a nova “princesa”. Esta também é uma lição sobre os limites do poder do dinheiro
Família

Que mal tem casar com a mãe?  /premium

A verdade, é que aquilo que os nossos pais são e a forma como nos amam interferem mais nas nossas relações amorosas do que, muitas vezes, imaginamos. E interfere, até, na forma como somos pais.
Isabel dos Santos

A onda que nos rouba o chão /premium

427
A cada onda de indignação somos levados a uma nova campanha. A cada onda ficamos com menos chão. Agora a onda caiu sobre Isabel dos Santos. De Portugal não há rasto.
Luanda Leaks

Angola e Portugal ainda são o mesmo país? /premium

Muitos portugueses sentem-se melhor em Luanda do que nas capitais europeias. Os Luanda Leaks também contam o modo como o “projecto europeu” de Portugal fracassou. Esse é o lado mais lamentável de tudo
Isabel dos Santos

Que ilações tirar dos Luanda Leaks? /premium

103
Todas as regras e instituições que criámos, e pagamos com os nossos impostos, para fazer o trabalho de evitar o branqueamento de capitais, mais uma vez falharam. É completamente caricato e frustrante.
CDS-PP

Quem ganha no CDS?

Hoje ou ganha o CDS e a direita portuguesa ou ganha o Chega e, na espuma da sua fragilidade, a prevalência de uma duradoura hegemonia da esquerda em Portugal.
Isabel dos Santos

Santos da casa

818
Convém lembrar que António Costa reuniu com Isabel dos Santos antes de avalizar a sua entrada no capital do BCP e que a CGD a financiou em 125 milhões de euros para que pudesse comprar acções da ZON.
Mobilidade urbana

Evoluir também é democratizar a mobilidade suave

As operadoras de mobilidade esforçam-se por oferecer alternativas e já disponibilizam passes mensais e semanais para quem recorre às trotinetes frequentemente. A última palavra é de quem escolhe.
Luanda Leaks

A gangrena! /premium

O que está em causa e determinará, a prazo, a sobrevivência do governo PS é a questão da corrupção. Com este caso descomunal, esta tornou-se a principal questão política do país.
Cidades

Lisboa é muito isto… ou era!

143
Os turistas não constituem a maior ameaça à autenticidade que ainda se experimenta em muitas zonas de Lisboa. A maior ameaça são aqueles portugueses complexados que não honram a sua tão nobre condição
Alimentação

O disparate do “detox”

892
O detox é só mais uma moda, tal como a água com limão e outras que abundam no Instagram. O que nunca passará de moda é comer bem, de forma rica, variada, equilibrada, mesmo que com pontuais excessos.
Serviço Nacional de Saúde

Descida ao inferno das urgências hospitalares

661
Mal podia imaginar que ao levar o meu pai à urgência na busca de solução para o mal que o acometera, uma pneumonia ali diagnosticada, o estava a levar para um verdadeiro inferno terreno e para a morte
Serviço Nacional de Saúde

Alzheimer: a necessidade de prepararmos a inovação

291
Com o eventual surgimento de uma terapêutica inovadora, face ao número potencial de doentes que procurarão o SNS, será um enorme desafio dar respostas satisfatórias, em tempo útil, aos doentes certos.
PS

A verdade que o socialismo impõe /premium

924
Há esperança? Há. Conforme é típico nos nativos do Largo onde tem a sede, o PS costuma sair de cena no momento em que o navio se afunda, ou acaba o dinheiro. A esperança é essa: o advento da miséria.
Igreja Católica

Celibato sacerdotal: obrigação ou opção? /premium

610
A Igreja exige aos padres o mesmo que exige aos fiéis casados: enquanto forem padres, ou cônjuges, não podem casar.
Serviço Nacional de Saúde

Este País não é para Dentistas.

315
10 % dos portugueses não têm qualquer dente e um em cada 3 portugueses não vão dentista há mais de um ano. E 59 % dos portugueses desconhece a existência de cuidados dentários primários no SNS.
Animais

Quanto afecto ter pelo nosso animal doméstico?

Ai de mim dizer que também gosto de crianças, que leio para velhos num lar, que sou adepta do mercado livre e que como, volta e meia, um bife. Infelizes os que têm certa moderação, sensatez ou civismo
CDS-PP

O desafio não é ganhar a secretaria mas sim o país

233
Este é o espaço natural do CDS: paladino das pessoas, entre o peso do Estado e o abandono dos mercados. Se o CDS não ocupar o seu espaço natural, alguém o ocupará – e o CDS passará à irrelevância.
CDS-PP

A Nova Direita

181
A nova direita de Francisco Rodrigues dos Santos é conservadora, influenciada por Burke, Oakeshott, Scruton e afins. É um conservadorismo democrático, inerentemente prudente e moderado.
CDS-PP

Um CDS à procura de si (?)

Correndo o risco de uma precoce previsão, a médio prazo o CDS caminhará para a indiferença do eleitorado se nada de substancial se alterar naquela que parece ser a ordem natural das coisas na política
CDS-PP

Congresso: o CDS vai mudar?

163
Contra o PS era preciso definir e apresentar uma alternativa de governo; em vez disso, Cristas apresentou proclamações e gritos na Assembleia . Pior do que isso, aderiu a todas as reclamações e "causas"
CDS-PP

Carta do exílio

A singularidade e coragem de um jovem na corrida, merece todo o futuro, a sua juventude é parecida com a liberdade de Abril, ouve e gosta de Zeca Afonso mas discorda das letras. É um recomeço.
CDS-PP

Política e atitude

135
Aquilo que falhou em quatro anos não foram as propostas e o trabalho. Acontece que o partido teve falta de atitude. É por isso indispensável escolher quem está livre, quem representa um novo começo
CDS-PP

O 6 de Outubro do CDS-PP: como e porquê?

417
Face à dimensão da débacle eleitoral era necessário que o CDS tivesse reflectido detidamente sobre as causas do desastre. Agora não tem remédio, mas ninguém constrói o futuro sem esclarecer o passado.
Política

A direita e o desencontro /premium

Há algo terrível para os partidos da área política não-socialista: não é apenas o eleitorado que se encontra distante da direita; são também os militantes que estão longe dos seus partidos tradicionais
Estados Unidos da América

Os herdeiros de Obama /premium

As reações dos três principais candidatos, Joe Biden, Bernie Sanders e Elisabeth Warren, ao ataque ao general Soleimani mostram que, na política externa, são todos herdeiros de Obama.
Congresso do CDS

O partido que não sabe o que lhe aconteceu /premium

411
O CDS fixou-se em André Ventura como se a concorrência do Chega tivesse sido a razão do seu descalabro eleitoral. Não foi, e o CDS precisa de um líder que lhe faça esquecer Ventura.
CDS-PP

Um líder e o seu tempo (ou porque apoio o Chicão)

177
Momentos de crise precisam de ter como resposta momentos de ruptura. Não uma ruptura destrutiva, mas uma ruptura renovadora. Não uma ruptura com a história, mas uma ruptura com certas circunstâncias.
CDS-PP

Para o CDS prefiro o blend das Vinhas Velhas

101
O João Almeida acredita na liberdade. Absoluta. Sem condicionalismos. Sem paternalismo. Acredita que terão que ser os Portugueses a encontrar o seu rumo, a superar os seus desafios.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Entre dizer e fazer vai um mundo de distância

As empresas que obtêm excelente performance no médio prazo são as que cultivam, em primeiro lugar, a Criação de Valor para o Cliente, por contraposição daquelas para quem os números são a única bíblia
Isabel dos Santos

Angola, não chega pedirem perdão

O escândalo da família «dos Santos» está para lavar e para durar e cria um novo ciclo de mudança na história de Angola, não pelo fim da corrupção em si mas pelo fim da impunidade dos que a praticam.
CDS-PP

Mudar de vida

310
No contexto atual só um candidato se apresenta em melhores condições para recuperar a credibilidade do Partido junto dos cidadãos, para o unir e reorganizar internamente: Filipe Lobo d´Ávila.
Oficina da Liberdade

Economia em meia lição

111
O aprofundamento da especialização do trabalho e troca revelará múltiplas vantagens comparativas fornecendo oportunidades para todos, o que vale para as trocas internacionais e para as interpessoais.
CDS-PP

CDS – Mudar ou Morrer

669
Francisco Rodrigues dos Santos é corajoso e desafia a sonolência instalada. Mas o mais importante não é isso. O mais importante é ele saber que o seu papel é representar, ser a voz do eleitorado do CDS
Angola

Luanda Leaks: memória de uma vassalagem portuguesa /premium

1225
Nada nos surpreende nas revelações sobre Isabel dos Santos. Isto é apenas o começo, falta saber tudo sobre todos os outros: é que foram muitos a roubar por muitos anos, com Portugal a ver e nada fazer
CDS-PP

A hora do Filipe

425
Entre Almeida e Rodrigues dos Santos há um candidato a falar para o país e para o povo da direita moderada, o povo do CDS de sempre e o que deixou de ter casa no PSD há uma semana: Filipe Lobo d'Ávila
caderno de apontamentos

O Ensino Superior como Elevador Social

135
A universalização progressiva do ensino superior deve ser um desígnio nacional assumido frontalmente, sem medos, nem qualificações.
Serviço Nacional de Saúde

Um gestor dedicado em saúde

Num sistema estatal de saúde não e fácil passar a ideia de que os profissionais possam ser contactados diretamente pelos utentes, quando estes julgam necessário, mas nada melhor do que experimentar.
Impostos

Mãos ao ar! Isto é um imposto!

140
Quando vai ao supermercado paga, por regra, 23% de IVA. Na Holanda só pagaria 21%. Tal como na Letónia, na Lituânia, na Bélgica e em Espanha. Na Estónia, na Roménia, na Eslováquia ou até em França 20%
PISA

PISA 2018 e o erro na amostra /premium

Tudo aponta para um erro metodológico no PISA 2018, que tornou a amostra portuguesa referente ao privado desligada dos números reais das matrículas e inviável para comparações com os alunos do público
Angola

Luta contra a corrupção ou cabala contra a Rússia? /premium

165
É bom não esquecer que Vladimir Putin convidou para a Cimeira Rússia-África, realizada no ano passado, não só João Lourenço mas também Isabel dos Santos. E esta foi alvo das atenções da imprensa russa
CDS-PP

O Futuro do CDS

Esta Nova Direita defende acerrimamente a singularidade e integridades dos povos, recusa a globalização selvagem e critica severamente o neoliberalismo e o multiculturalismo.
CDS-PP

As razões de uma escolha

156
Quando o João discordou de Portas disse-o no Partido; quando esteve contra Ribeiro e Castro candidatou-se contra ele. Quem já teve esta coragem e desapego não conseguiria agora renovar uma direcção?
Orçamento do Estado

O ciclo vicioso das cativações /premium

115
A centralização de despesa nas Finanças aumenta a discricionariedade da gestão orçamental. Será esta abordagem adequada para alcançar a sustentabilidade das finanças públicas no médio e longo prazo?
Ensino Superior

A ilusão do Sr. Ministro

246
O Governo dos contratos de (des)confiança com o ensino superior volta a adotar a mesma estratégia, monta um mau número de magia do qual já conhecemos o final: dá com uma mão e tira com a outra.
Isabel dos Santos

África Minha, Disse Ela /premium

Está certo que não foi exactamente a economia angolana a internacionalizar-se. Foi mais a Isabel dos Santos a pegar nas economias dos angolanos e a internacionalizá-las, mas é melhor que nada, não?
Polícia Judiciária

Discriminação de género, o exemplo acabado

245
As mulheres são tendencialmente rejeitadas pelas entidades patronais por faltarem ao trabalho enquanto estão grávidas ou por serem elas as responsáveis pela saúde e pela educação dos filhos.
Corrupção

Isabel dos Santos é filha do socialismo /premium

2904
Quando Costa deu luz verde à entrada de Isabel dos Santos no BCP, Passos pediu esclarecimentos. Não os recebeu. A maioria, com Marcelo à cabeça, não quis saber. O socialismo é pai dos nossos problemas
PSD

Felizmente há o Benfica /premium

Para que serve hoje o PSD e a quem serve? Não se pode ter medo de abordar esta inaudita decadência, nem assumir que no actual estado de coisas, tanto fazia ter ganho Montenegro como Rio.
Igreja Católica

Uma defesa do celibato

308
Sem o celibato a Igreja Católica será invadida pelo nepotismo que aflige todas as outras organizações humanas. Os bispos passarão a ser filhos de bispos. Não voltará a haver Papas nascidos de pastores
Portuguese Women in Tech

A importância de abraçar novas competências

112
É hoje a mesma pessoa que era quando tinha 15 anos? Tem os mesmos interesses, pontos forte e fracos, paixões e objetivos? Eu não sou, e tenho a certeza que não serei daqui a outros 15.
CDS-PP

Os Costas do CDS

136
Neste Congresso vai-se decidir se queremos a eternização dos Costas no CDS ou se nos bateremos pela Esperança de novas caras, de um novo pensamento e de uma nova forma transparente de fazer política.
Angola

Uma descolonização por fazer /premium

634
A história por detrás dos Luanda Leaks é a de uma descolonização por fazer: em 1975, a colonização europeia foi apenas substituída pela colonização de marxistas-leninistas que agora são milionários.
Descentralização

Na Rua dos Bobos, Número Zero

115
O que diria o Governo se a definição das localidades das Agências Europeias Especializadas obedecesse ao grau de discricionariedade com que agora distribuiu secretarias de Estado pelo país?
Angola

Isabel tudo menos dos Santos

277
A “empresária” brinca com os jornalistas, maltrata muita da gente que procura abrir os olhos aos “bons samaritanos burgueses e colonialistas” e que, à descarada, “saboreia” a miséria do povo angolano.
Partido LIVRE

Livre Aid /premium

Sendo o Livre um partido bonzinho, até a praticar uma sacanice se esforça por ser inclusivo: desta vez, é a mulher negra que faz porcaria e os brancos de classe média é que têm de ficar a limpar.
Cultura

Brotéria, o novo centro cultural de Lisboa /premium

280
O centro Brotéria, no Bairro Alto, muito fará pelo encontro entre fé e cultura. À nossa escala, será o primeiro centro que tanto abre as portas às pessoas do dia como às da noite. E isso é muito bom.
Jovens

A minha geração

446
Outro erro catastrófico é que a «geração floco de neve» é educada pelas mesmas pessoas que nos criticam, que não fazem nada para além disso. Se calhar nós estamos bem e vocês estão com medo da mudança
Global Shapers

Jovens 100 Informação

É preciso fidelizar o consumo jovem de boa informação, de bom material noticioso, e isso só acontecerá se houver representatividade na comunicação social, seja na forma ou no conteúdo.
CDS-PP

A loja dos gelados

A vida partidária não pode resumir-se a um clube de cromos, com claques. O CDS não é uma barraca de gelados, que depois do desaire de Outubro de 2019 tenha de mudar apressadamente de sabores.
Pedro Santana Lopes

Dois Papas, um partido submisso e outro à deriva /premium

Enquanto Rui Rio deixou de ter desculpas, o Livre está em modo de suicídio político. Têm muito a aprender com a unidade defendida por Ratzinger e Francisco. Pelo menos, o seu futuro seria mais risonho
CDS-PP

Um CDS "Juntos pelo Futuro!" Porquê?

343
Elejam, não por amizades ou por sindicatos de voto, mas sim com o conhecimento do que é melhor para o CDS e não para alguém ou para alguns. A responsabilidade é acrescida. Não a deixem para outros.
Obituário

Sir Roger Scruton (1944-2020): Uma homenagem /premium

Por que motivo o termo “conservador” só é utilizado com orgulho nos países de língua inglesa e, por contraste, é cuidadosamente evitado na Europa continental?
Segurança Informática

Portugal e a defesa das fronteiras no Ciberespaço

Se a Rússia revela no campo das actividades cibernéticas uma capacidade difícil de igualar, a questão está em saber se não terá chegado também o tempo de Portugal proteger o perímetro dos domínios .pt
PSD

Temos Corbin

357
O líder eleito exige respeito e lealdade. Lealdade é coisa de marido traído. Respeito é coisa que se conquista. Quem é que este senhor julga que é para me explicar se estou bem ou mal no meu partido?
Comportamento

O destino que se lixe! /premium

Os azares existem, mas passarmos a vida a desculpar-nos com o destino quando ora somos medricas ora preguiçosos quando se trata de fazermos escolhas e trabalharmos para elas é que já roça a batotice.
Orçamento do Estado

A carga fiscal e a opacidade do Orçamento /premium

134
Costa conseguiu prosseguir o caminho iniciado por Passos Coelho de reequilíbrio das contas públicas. Mas as suas escolhas não isentam o futuro de riscos. Porque as contas dependem das receitas fiscais
Partido LIVRE

Joacine, fazes-nos falta /premium

418
Rui Rio, António Costa, Mamadou Ba, o jornalista-activista, as personalidades, Ferro Rodrigues… todos escreveram a Joacine. Todos precisam de Joacine. Só Jerónimo de Sousa escreveu a Rui Tavares.
Partido Chega

O "segredo" de André Ventura

6868
Avisei no partido onde me encontrava que não se deve menosprezar os adversários, antes observá-los e analisá-los com atenção para identificar o que fazem bem e tentar superá-los. Ninguém me quis ouvir
Política

I see dead parties…

111
“E não há pessoas muito maiores que os partidos?” “Haverá, seguramente. Manifestamente não é o caso!” – respondeu quase em surdina um dos médicos, enquanto começava a assinar a certidão de óbito…
Política

Portugal não é um país de esquerda /premium

225
Há uma grande diferença entre Marcelo e Soares. Soares foi capaz de mobilizar a sua família política e ser, ao mesmo tempo, popular. Marcelo só foi capaz de ser popular. Não foi capaz de mobilizar a direita
Davos

O capitalismo ao serviço do ambiente /premium

125
A forma mais rápida, eficiente e duradoura de proteger o ambiente é a ação livre dos mercados. Se as preferências das famílias e empresas foram mais “verdes” também os produtores serão mais “verdes”.
Liberdades

Liberdade segundo Pedro Nuno Santos

915
Pedro Nuno Santos não confia na capacidade dos portugueses ao ponto de lhes negar a responsabilidade das escolhas. Para o ministro só o Estado pode ter liberdade de fazer escolhas, mas não os cidadãos
CDS-PP

Santos em virtudes e em esperança

184
A última liderança do CDS cobiçou os votos do PSD e trouxe a gula, na tentativa de conquistar votos não apenas à direita, mas também à esquerda, recorrendo à estratégia do politicamente correcto.
Partido LIVRE

A culpa de Rui Tavares, o líder fantasma do Livre /premium

142
Cumprindo a vontade de Rui Tavares, o Livre não tem líder nem presidente — não há ninguém que mande no partido. Mas, como se comprovou mais uma vez este sábado, quando ninguém manda sobram os berros.
Desporto

O Sporting-Benfica sob a égide de Santa Priscila

Sobra-nos Santa Priscila, que é hoje a triste metáfora de um futebol injustamente condenado por pérfidos poderosos, vilipendiado por fracos fãs e cuspido por cacofónicos comentadores.
Enfermeiros

A luta dos enfermeiros não acabou

166
Existem enfermeiros, em 2019, com dezenas e até mais de 100 feriados por gozar (como existem 14 feriados nacionais/anuais em Portugal, estamos a falar de mais de 7 anos sem gozo efectivo de feriados).
Justiça

Racismo: de que cor é a dor? /premium

952
Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia de um assassino. Tanto dá a cor, a raça, ou a etnia da vítima, porque a morte não distingue cores, nem raças, nem etnias.
Alimentação

O nosso futuro será (de certeza) mais veggie

Se pensarmos que dentro do universo veggie se incluem vegetarianos, veganos e flexitarianos, este grupo representa já 9% da população sendo que um terço mudou a sua alimentação nos últimos dois anos.
Família Real Britânica

O “Megxit” e a eterna culpabilização da mulher

421
Todas os que tomaram o Megxit como uma ofensa à realeza britânica ou até à rainha, não pensaram duas vezes antes de creditar a “culpa” da decisão a Meghan, colocando Harry numa posição quase de vítima
Política

O meu problema com André Ventura não é o vosso /premium

827
Sempre que vejo ou ouço André Ventura penso num sujeito decente e confiável, alternativa aos desavergonhados bandos que mandam nisto tudo. Mas não se chama André Ventura: chama-se Pedro Passos Coelho.
Demografia

A bomba demográfica /premium

103
Dez por cento dos bebés nascidos em 2019 são filhos de mães estrangeiras, cuja população total em Portugal é apenas 5%. A isso acresce a diminuição dos casamentos e o aumento dos divórcios.
Partido Chega

Chega: um Partido Populista pró-Unipessoal

1678
Ventura não conseguiu imitar Geert Wilders e fazer um partido populista unipessoal. A lei portuguesa não o permite. Só que, neste caso como em outros, a realidade desmente quotidianamente o articulado
Futuro

A propósito de algoritmos e governação algorítmica

Cuidado com o narcisismo digital. A inteligência artificial não pode tomar conta da inteligência racional, nem a arte emocional das relações humanas ser trocada pela caricatura de uma bricolage social
Rali Dakar

Vemo-nos em vídeo /premium

Paulo Gonçalves mostrou o que é viver com risco e como a vida com entrega pode ser tão melhor com esse mesmo risco em prol da superação. Portugal, todo o Portugal, deveria arriscar mais para evoluir.
PSD

Espelho meu, haverá alguém mais lindo do que eu?

598
Rio cega os votantes com o seu dom de transformar derrotas em motivos de festejo. É nesta forma de estar que transparece a sua imensa vontade em purgar o partido das vozes que não lhe agradam.
Sustentabilidade

Carta 2020: Quando a BlackRock fala, o mundo ouve

A mensagem-chave da BlackRock é que as decisões de investimento terão sempre a sustentabilidade ambiental como objetivo central, indo sair dos investimentos com alto risco relacionados com o ambiente.
Relações Internacionais

O Comércio e a Transição de Poder /premium

Há uma forte possibilidade que esta guerra não tenha sido apenas uma redefinição dos termos do comércio entre as duas partes. Que tenha sido, antes, uma forma de conflito de transição de poder.
PSD

Porque é que Rui Rio não é um perigoso radical? /premium

496
Porque é que as esquerdas não estão a chamar “liberal”, “populista”, ou “fascista” a Rui Rio? Porque não têm medo que ele ganhe eleições como Sá Carneiro, Cavaco ou Passos ganharam.
Oficina da Liberdade

Roger Scruton (1944-2020): In Memoriam  

1167
Não se conserva para o passado: conserva-se para o futuro. Só se conserva o que é do outro que já morreu para o que ainda não nasceu. O conservador – cada um de nós – é a ponte do ser entre dois nadas
Irão

As vozes iranianas contra Soleimani e o Regime /premium

Nas reacções da diáspora iraniana ficou claro o repúdio a uma certa hipocrisia no Ocidente que parece sobrepor o ódio a Trump a qualquer espirito crítico sobre a situação no Irão e o regime repressivo
Voluntariado

Dá o que fazes de melhor! 

225
O voluntariado de competências deve ser uma ideia mais difundida, especialmente junto das populações com carência de serviços e que tenham profissionais dispostos a doar o seu tempo.
PSD

Eleições no PSD, uma questão de fertilidade

455
Não pode a sociedade (nem podem os partidos) ambicionar mudanças e renovação e depois travarem esses mesmos processos ou quem os quer protagonizar. No PSD, quem fez diferente foi Rui Rio.
caderno de apontamentos

Educação: a cativa que me tem cativo

694
Há anos, António Guterres utilizou o slogan ‘Paixão pela Educação’ e, como humanista convicto, acreditou que um país mais formado seria um país melhor. Precisamos voltar a acreditar nesta paixão.
Tecnologia

Inclusão Digital implica também Inclusão de Género

241
A Inclusão Digital tem de passar pela Inclusão de Género. A Transformação Digital só será plena se acompanhada por uma transformação social inclusiva, com especial atenção para a Igualdade de Género.
CDS-PP

O CDS-PP e a Política Externa

115
A política externa portuguesa lucrará com uma direita conservadora renovada e liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, um candidato que conhece a lógica com que se tecem as relações internacionais
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
Proteção de Dados

Cambridge Analytica, versão portuguesa

134
Na passada semana recebi variadas mensagens de candidatos a presidente do Partido em que sou militante desde 2011. Em momento algum consenti que estes acedessem ou “tratassem” os meus dados pessoais.
Alojamento Local

Alojamento Local – as passas do ALgarve

1931
Não basta limitarem e proibirem o aparecimento de novos alojamentos locais (mas não novos hotéis), agora querem mandar-nos para o desemprego e forçar-nos a entregar as nossas casas à Câmara Municipal.
Rússia

A dança de cadeiras continua? /premium

134
Uma coisa parece ser certa: todas estas mudanças visam eternizar o putinismo na Rússia. A não ser que as coisas continuem a não correr bem a Vladimir Putin.
Crónica

Não falo coisês

16673
Muitas mulheres (a minha) falam com frequência uma língua diferente, o “coisês”. É uma língua especial, misteriosa, e apenas clara para os iniciados. Nós, os homens, os não iniciados, não a percebemos
Dívidas

A dívida e a debilidade das instituições /premium

197
A dívida total do Estado, empresas e famílias representa cerca de 320% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas do mundo, expõe a economia a graves riscos e põe a nu a debilidade das instituições.
Governo

Não precisamos só de um ministro das finanças /premium

120
Desde 2015 que não temos primeiro-ministro, só um ministro das finanças ao serviço de um senhor que precisa de números certos e de entregar prebendas a eleitorados precisos para se ir mantendo à tona
PSD

O PSD não ‘geringonça’

1010
A verdade é que quase 60% dos militantes consideram que Luís Montenegro não é o melhor dos 3 candidatos para liderar o PSD. Somos diferentes. Que legitimidade teria um líder eleito como “o mal menor"?
Orçamento do Estado

UTAOTAO não aleijou Centeno /premium

Como assim Sr. Presidente? O país está tão mal, tão mal, que já nem a boa e velha crise financeira os nossos políticos podem prometer? Quer dizer que já nem podemos sonhar com uma clássica bancarrota?
Liberdade de Expressão

Ultra-sensível: inimigo da liberdade de expressão

127
O ultra-sensível é aquele que constantemente nos manipula e instrui a não sermos verdadeiros, que só está disponível para ouvir a verdade com panos quentes, a diva incapaz de ouvir opiniões contrárias
Crónica

Tributo ao papel /premium

Dez séculos de História que me permiti manusear por entre cartas, documentos, desenhos, notas, cerzidas pelo tempo numa tapeçaria a que vulgarmente chamamos civilização.
União Europeia

Europa: garantir direitos num mundo em evolução

Os desafios globais são demasiado grandes para os enfrentarmos sozinhos. O mesmo se aplica ao futuro dos mercados de trabalho e ao seu contributo para uma Europa competitiva, sustentável e justa.
PSD

O PSD está a morrer como morrem as democracias /premium

1195
Um partido diminuto com um eleitorado encolhido, uma militância enquistada e dependente, uma enorme falta de energia e de capacidade para compreender o país. Só isso explica esta atracção pelo abismo.
PSD

Partido Social Derrocada /premium

220
Se me perguntarem qual dos dois, Rio ou Montenegro, é mais parecido com Sá Carneiro, terei de dizer que é Rui Rio. A forma como mobiliza o partido é muito parecida com a de um defunto.
Finanças Públicas

A Cesarização de um Contabilista. Centeno e Pessoa

A citar Pessoa, trocando o nome Salazar por Centeno: "Mais valia publicar um decreto-lei que rezasse assim: Art.1. Mário Centeno é Deus. Art.2. Fica revogado tudo em contrário e nomeadamente a Bíblia"
Igualdade de Género

Portugal: um país machista?

317
Será que é justo que hoje um homem possa simplesmente rescindir o contrato de casamento porque lhe apetece sem o pagamento de qualquer compensação pois o matrimónio deve poder ser dissolvido sem mais?
CDS-PP

Eu, Conservador

183
Não sou conservador porque sou católico, ou porque sou avesso à mudança, ou porque antigamente é que era bom. E por isso sou do CDS e creio que é o João Almeida a escolha de que o partido necessita.
Global Shapers

2020, o que segue?

247
Porque não são só os atletas que têm de preparar o futuro, e porque o futuro prepara-se assim: abrindo os braços ao desconhecido, inovando e procurando novas oportunidades. Fiquem atentos.
Justiça

Asfixio-te e dou-te pontapés sem intenção, querida /premium

358
Homens como este, que em vez de servir a justiça, favorece as injustiças, deviam ser julgados pelos critérios que aplicam e avaliados pelos danos que geram.
Austrália

Clima, fogo e irresponsabilidade

214
Neste clima de histeria, em vez de debatermos soluções de gestão e a exposição de menos pessoas ao risco, ouvimos antes as consequências que a Austrália terá sem políticas robustas de Acção Climática.
PSD

Manual para a destruição de um partido político

459
A democracia precisa de um PSD que permita equilibrar a força crescente do PS e da extrema esquerda nas instituições, nos media, sendo alternativa. Infelizmente não é essa a postura da atual direção.
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
Médicos

Violência e Medicina?

1530
Durante 16 anos como médica sofri violência várias vezes, de diferentes formas, mas todas muito difíceis de lidar. E não, não estou a falar só de “agressões verbais”. E não, não foi uma pequena gota.
Liberalismo

Quando no meio não está a Virtude

Todos estamos casados em comunhão de bens com o Estado. Este matrimónio Estatal tem uma diferença face ao matrimónio civil: só nos podemos divorciar deste cônjuge abandonando o país que amamos.
Partido LIVRE

Repensar as Primárias é preciso

Este método das Primárias de selecção dos candidatos "fulaniza" excessivamente o candidato e personaliza a função de representação parlamentar distorcendo a natureza da representação política.
Jogos Olímpicos

A Festa Olímpica

100
Apesar dos instrumentos e saberes que a ciência e a técnica procuram recrutar para os palcos desportivos, permanece em último reduto o enigma do confronto do homem com os seus limites e as suas falhas
Filhos

Não se cresce sem dor /premium

4986
A ideia que os “nãos” traumatizam as crianças não é verdade. Traumatiza mais que não tenham pais que sejam claros acerca dos “nãos”. E que, por falta deles, as obriguem a andar de exagero em exagero.
Política

Os irrelevantes /premium

434
A sua opinião não conta. Os seus lĩderes trocaram a política pelo economês e eles, os eleitores de direita, tornaram-se irrelevantes. A despolitização da direita revelou-se uma armadilha.
Ambiente

Green Deal, nova economia e reciclagem

Ambição é o que não falta ao Pacto Ecológico Europeu. Assente em 10 pilares, que sustentam 50 iniciativas, propõe no fundo um novo modelo de crescimento para a União Europeia.
Escolas

Contra a brutalização dos costumes /premium

Num par de gerações, a indisciplina nunca parou de ascender até se tornar a maior ameaça ao ensino, fenómeno que saltou portões e muros das escolas para crescentemente brutalizar a vida social.
Condecorações

A condecoração de Jesus: panem et circenses?

A questão tem sido colocada de forma errada. Não se nega o mérito do cidadão Jorge Jesus. O que se questiona é se, tal indiscutível mérito, é merecedor de tamanha distinção.
CDS-PP

O CDS no seu labirinto

262
O CDS não precisa de refundações, de revoluções, de messias. Precisa sim de alguma humildade para se reconciliar com o seu eleitorado – humildade que tem transparecido nas intervenções de João Almeida
Relações Internacionais

O que esperar da guerra comercial EUA/China?

Em 2001, Washington pensou que a entrada da China para a OMC levaria a uma reforma gradual da sua economia e, por inerência, do sistema político. Isso não aconteceu. Daí a actual guerra fria comercial
PS

O pântano de António Costa /premium

249
O PS está no governo, mas na realidade está a pensar na sucessão de António Costa e não sabe como governar. As divisões e a paralisia governamental são agravadas pelo mal-estar dos partidos à sua esquerda
Orçamento do Estado

OE2020: Um guia para o que se vai seguir /premium

Sem acordos há mais imprevisibilidade nas votações. O PS aprovará a maioria das suas propostas, mas haverá propostas da esquerda em que será derrotado. Esperemos que por coligações positivas e não negativas
PSD

Centro-direita: ideais e convicções precisam-se

O nervo da perda de alma do centro-direita está na debandada nos debates das chamadas questões fracturantes: a oposição às propostas radicais é débil e as concessões vão-se somando.
Igreja Católica

Simão Pedro: um erro de ‘casting’? /premium

676
Se a Igreja católica fosse uma produção de Hollywood, o ‘casting’ teria sido péssimo: Pedro não conseguiria nenhuma nomeação para os óscares!
Orçamento do Estado

Feliz Ano de 2009

183
Sócrates nunca plantou sobreiros na areia. O D. Dinis também não. Como António Costa sabe tanto de gestão pública como de agricultura, espero que a “quoitra” não ande por aí.
CDS-PP

CDS: menos aparência, mais substância.

185
Aquilo que o CDS precisa é de apresentar um projecto claro ao país. Retomar o ímpeto fundador, de ser não apenas oposição, mas uma alternativa real ao socialismo. É a proposta de Filipe Lobo d’Ávila.
Serviço Nacional de Saúde

Haja saúde? Há saúde ao pontapé /premium

502
Conforme confirma a ministra da Saúde, que é uma coisa que diz coisas, a maioria das agressões são verbais e a maioria dos agredidos são enfermeiros. Ou seja, não existe motivo de preocupação.
Euro

21 anos depois: Portugal beneficiou com o Euro?

293
Passados 21 anos só se pode concluir que os economistas, que sabiam que Portugal não estava preparado para o Euro, apoiaram a nossa participação com base numa ilusão na esperança de um passe de mágica
Espanha

O albergue espanhol /premium

Os ingredientes do brutal confronto de 1936-39 estão todos reunidos: o nacionalismo centralista e os independentismos; os pobres e os ricos a representar o bem e o mal; e as retóricas da religião vs comunismo
PSD

O dilema do PSD: ajudar o PS, ou ajudar o país? /premium

242
Para quem acha que a influência do PCP e da extrema-esquerda na governação é um problema, conviria talvez perceber que a única maneira de diminuir essa influência é afastar o PS do governo.
Médio Oriente

As linhas vermelhas /premium

O facto de Soleimani ter perdido a vida sem o ataque americano ter violado a soberania do Irão é relevante. O Irão ter informado antecipadamente quais os alvos da sua "retaliação proporcional" também
Crónica

O som do silêncio /premium

Entendo que cumpri o meu dever cívico e agi de acordo com os ditames exclusivos da minha consciência – contra uma concepção de Estado gigante, que tudo engole e de que muitos dependem.
Oficina da Liberdade

Um Estado sôfrego que tropeça em si mesmo

197
Dez vezes mais urgente do que a regionalização, a reforma da Administração Pública continuará adiada pois não é entendida pelo País nem dá inaugurações. As Finanças não querem nada que lhes tire poder
Orçamento do Estado

A pantomina orçamental /premium

O investimento, que voltou a ser sub-executado em 2019, tem agora 2020 uma previsão igual à previsão de 2019, que francamente, após quatro anos de promessas incumpridas, não é minimamente credível.
Catolicismo

Amoris Laetitia: o debate terminou?

108
Afinal de contas o que irá propor o Sr. Bispo do Porto ao casal recasado na sua primeira autorização de acesso aos sacramentos? Será mesmo 100% igual à proposta do Papa?
CDS-PP

“Sozinho em Casa” outra vez? Prefiro o Chicão!

179
Aos militantes do CDS deve ser perguntado se querem ser actores num filme a estrear, ou se, pelo contrário, querem ser figurantes numa versão requentada de uma película que já passou nos cinemas.
Estados Unidos da América

O Médio Oriente e fim das gentilezas liberais /premium

120
A forma de inverter a decadência do prestígio internacional norte-americano junto dos seus inimigos, pensa esta administração Trump, é usar a força militar antes de esgotar todos os outros recursos.
A página está a demorar muito tempo.