Vladimir Putin

O czar “omniinpotente” e o bobo realista /premium

“Na Rússia já toda uma geração nasceu, estudou e já tem filhos, tudo na era de Putin. 'Putin' é um cargo e 'Putin' só pode ser Putin. Está tudo certo. O povo sempre teve inclinação para ter um czar".
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Ambiente

Vão fechar-nos a torneira da água

Sendo nós o famoso planeta azul, como vai escassear a água? Ora 97,5% da água do mundo é salgada, porém dos 2,5% de água doce do mundo, apenas 0,02% está disponível.
Política

Onde se meteu a esquerda liberal? /premium

Foi através de uma intolerância camuflada de boas intenções que a esquerda socialista destruiu a esquerda liberal. Algo se perdeu. É de evitar que com a direita aconteça o mesmo.
Espanha

A previsibilidade do erro /premium

Sinalizou-se a diferença para pior: o futuro espanhol não terá a consistência nem a decência de uma aliança com valores e objectivos comuns. Essa trivialidade está a cair em desuso.
Saúde

Estado da saúde: bom em média, mas muito desigual /premium

A desigualdade no acesso a cuidados de saúde é uma das formas mais graves de desigualdade, ainda mais inaceitável num grupo muito vulnerável e sem capacidade de reivindicação, como é a população idosa
Espanha

Que diferença faz hoje um governo? /premium

As finanças dos países do euro são controladas pela UE; as suas fronteiras, no que diz respeito a migrações, são guardadas pela Turquia e pelas milícias líbias; a sua defesa depende dos EUA.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

420
A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Bebés

Um bebé abandonado pelo Estado Social falhado

133
Por mais que nos custe, a prisão desta menina será a única (e talvez a última) forma que o Estado teve para que aquela jovem passe a ter “adequado” acolhimento médico, social, psicológico, educacional
Espanha

Espanha: o Bloco Central como inevitabilidade

O Bloco Central é, de momento, a única saída para manter a unidade territorial de Espanha, controlar o avanço do populismo e repensar, com equilíbrio, a questão das autonomias regionais.
Global Shapers

Precisamos de um país real

422
A verdadeira riqueza de um país não se mede pelo número de iPhones que se vêem nas ruas, mas sim pelo número de camiões nas auto-estradas, de gruas no horizonte e de cargueiros à entrada dos portos.
CDS-PP

O novo líder do CDS? Bassânio, claro!

O CDS precisa de um líder que agregue e não divida, que se centre no essencial e no útil, que seja moderado, aberto aos desafios do futuro e prudente nas decisões, e depois tenha a coragem de decidir.
José Sócrates

Stabat Mater depenadinha /premium

314
A mãe de Sócrates faz lembrar a Virgem a sofrer pelo filho. A diferença é que Nossa Senhora sofria por Cristo à beira da cruz, enquanto Adelaide Pinto de Sousa sofre por Sócrates à beira do Multibanco
Portuguese Women in Tech

Não queiras ser empreendedor! Mas se és…

191
Aquilo que realmente separa os projetos bem sucedidos dos muitos que tropeçam e caem no vale da morte é a rede de apoio, a luz guia, a sinalização da estrada. Hoje sei a importância que isto tem
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

1938
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
Brexit

Os perigos do não-Brexit

As discussões actuais na Europa são mais para dividir o “bolo” que sobra do Brexit do que para colocar a “pastelaria” a criar riqueza. Para Portugal uma UE centrada no eixo franco-alemão seria trágica
Crónica

A história das quatro holandesas

628
Muitos já poderão ter ficado a saber da funesta notícia através dos tabloides internacionais, mas achei por bem transmitir-vos a história verdadeira; clara, transparente, contada pela minha pessoa.
Cuidados de Saúde

O conceito de valor em saúde

O desafio é o de combinar a importância de obter os melhores resultados clínicos com a necessidade de satisfazer as expectativas específicas de cada indivíduo.
Câmara Municipal Lisboa

(Des)alojamento local

434
Parece que o legislador não terá ponderado devidamente a protecção constitucional que é dada à liberdade de empresa, bem como a protecção constitucional que é dada à propriedade dos meios de produção.
Partido LIVRE

A ameaça iliberal das políticas identitárias

126
As políticas identitárias, se traduzidas na eleição de deputados identitários, destroem a função essencial de mediação que deveria ser garantida pelo mecanismo de representação numa democracia liberal
30 anos Muro de Berlim

O ópio dos intelectuais: 30 anos do Muro de Berlim /premium

Por que motivo a moda intelectual do século XX foi o apoio ao despotismo comunista? Por que motivo outras culturas exóticas lhe opuseram “ditaduras anti-comunistas’?
Adolescentes

Os adolescentes são “do caraças”!  /premium

114
Falamos da adolescência como se ela fosse “viral”. Desconsideramos os adolescentes. E desbobinamos para cima deles as nossas patranhas. E, apesar de tudo, eles esperam por nós e acreditam em nós.
Polémica

A trilogia moral abjeta

O problema é o das elites bem-pensantes insistirem em aprisionar o sentido da vida vivida no presente numa fórmula discursiva do passado que substitui o racional pelo místico.
Política

Deixem Passos Coelho em sossego /premium

1407
Tenho três razões para pedir que deixem Passos Coelho no retiro por onde tem andado. A primeira é egoísta. A segunda é calculista. A terceira é o que lhe quiserem chamar.
Política

Será o Livre um case study da nova-velha política?

Se o futuro de um partido político pode apenas ser assegurado pela imposição de uma "máscara mediática" extremista então não estamos apenas perante uma "doença" do Livre mas de todo o sistema político
Câmara Municipal Lisboa

A múmia de Lisboa

411
Pela primeira vez, Lisboa é governada por uma múmia que se faz de morta e que no seu novo cargo de presidente da SRU de Lisboa deixa de ser um incómodo político para os seus “faraós”
PSD

Luís Montenegro no futuro do PSD /premium

334
Precisamos de um PSD que não tenha medo de criticar as opções erradas do Governo. De um PSD que saiba que este Governo é e será sempre orgulhosamente apoiado pelas esquerdas.
José Sócrates

O homem que precisava de vinte mil euros por mês /premium

2306
Neste país de pessoas remediadas que lutam com dificuldades para levar uma vida com dignidade, um antigo primeiro ministro tem o descaramento cruel de dizer que 20 mil euros não lhe eram suficientes.
Política

Da Direita e das direitas

2620
O que é estranho é que, mais de 45 anos sobre o 25 de Abril e quase 44 anos sobre o 25 de Novembro, a direita partidária ainda esteja nesse registo assustadiço, preferindo ser ou dizer-se de centro.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Nacional, quem dá mais?

É importante referir que na Europa países como a Dinamarca, a Itália, o Chipre, a Áustria, a Finlândia e a Suécia não têm salário mínimo nacional e que mesmo a Alemanha até 2015 também não tinha.
Pedro Passos Coelho

Um almoço com Pedro Passos Coelho /premium

3987
Achei Pedro Passos Coelho um homem provavelmente justo e evidentemente decente. Mesmo as pessoas que obviamente despreza são por ele desprezadas com decência, e ridicularizadas com adjectivos justos.
Espanha

Espanha. Um país cheio de fascistas

202
Ridicularizar o Vox e os seus votantes como se fossem caricaturas bafientas só promove a sua consolidação. Já vimos isso no Brasil de Bolsonaro, na América de Trump ou na Inglaterra profunda de Farage
Família

A casa dos pais /premium

143
Na casa dos pais nossa postura é outra. Se fora dali precisamos ser invencíveis, focados, responsáveis e seguros, dentro dela podemos ser vulneráveis. Lá, ainda há essa coisa rara chamada acolhimento.
Refugiados

União Europeia de extrema direita e outras fábulas

271
Não se pode senão desonestamente repudiar a votação da proposta de resolução socialista, tendo rejeitado outras três que serviam o mesmo fim. Isso não serve para nada senão para manipular.
Igreja Católica

Ordenação de mulheres e celibato dos padres

Só com base na Revelação divina se pode entender verdadeiramente a revolução do Cristianismo: «Se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas».
Polémica

Que bandeira para portugal? /premium

853
A actual bandeira nacional está associada ao Estado Novo, mas deveria ser menos ideológica e mais consensual, menos do regime e mais de Portugal.
Partido Chega

Carta aberta a Henrique Raposo

1212
Um católico deve olhar para cada “pessoa” como alguém que, pertencendo a um grupo, classe, nação, raça ou etnia, tem a mesma dignidade, deve usufruir dos mesmos direitos e é sujeito dos mesmos deveres
Polémica

Não sejas uma Greta, Manuel

240
De certeza que ainda tens muito a aprender e a dar, portanto não desistas de fazer o teu caminho e defender as tuas ideias, mas evita fazê-lo da maneira mais fácil ou populista, ou fazeres-te de Greta
Partido LIVRE

A deputada que não precisa de falar /premium

363
O objectivo da eleição de Joacine Katar Moreira não foi fazer entrar uma voz (como se costuma dizer) na Assembleia da República, mas um símbolo. Ela foi proposta simplesmente como mulher e como negra.
Oficina da Liberdade

Quinta dos Animais

1096
Sempre tive cães, livres de entrarem e saírem de casa à vontade, bem alimentados e tratados, mas a lamechice de tratar os bichos como “filhos”, e a dona da casa como “mamã” dos bichos, suscita nojo.
Web Summit

Web Summit: Similarity Effects /premium

Estará este evento, pelo que transporta, a colocar-se no fim da inovação? Ou melhor, e tudo não tem um ciclo de vida? Não era altura de lançar um Web Summit que permitisse “contornar” o ciclo de vida?
Presidente Trump

Um europeísta na administração Trump /premium

Mais cedo ou mais tarde, a Europa terá de escolher entre os Estados Unidos e a China. Para Portugal, o destino do porto de Sines e o futuro da rede 5G serão passos irreversíveis dessa decisão.
Igreja Católica

O Evangelho segundo Francisco

Nestes dilemas a Terra é por vezes designada de mãe, outras vezes de irmã, o que não deixa de refletir a tensão filosófica que persiste entre as teologias judaico-cristãs e as cosmogonias ameríndias.
Política

A direita que nos é permitido ser

686
A esquerda não pode ser o bastião da moralidade, nem tão pouco usar isso como um ataque à direita. Peço às pessoas que acreditem naquilo que defendem. E que defendam aquilo em que acreditam.
Ensino Superior

O programa do (novo) MCTES

Em relação aos problemas de emprego dos diplomados, não parece haver ideias seguras quanto a uma estratégia para atenuar a emigração e os seus efeitos sobre a qualificação dos portugueses residentes.
História

O perigo de uma história única /premium

O confronto de narrativas, a discussão das diferentes interpretações sobre alguns momentos da nossa história, nomeadamente os mais sombrios, não devem ser sinónimos de traição ou falta de patriotismo.
Alimentação

“Transgénicos” e GMO não são sinónimos

Para se falar num transgénico o organismo tem sempre de receber ADN externo de forma a adquirir nova caraterísticas. Mas há outros GMO que não implicam estas combinações de genes, antes "gene editing"
Refugiados

Carta aberta a Marisa Matias

915
As operações de busca e salvamento só valem se forem propostas pela Esquerda? Por mim não... Não há ideologia. Há humanismo, há sentimento. E foi isso que a Senhora não teve ao escrever o que escreveu
Filosofia

A luz do dia /premium

O negativo persegue-nos por todo o lado, a má-fé ocupa o espaço inteiro que respiramos, a superstição e o fanatismo tomam conta de tudo, a ditadura da opinião alcança cumes nunca vistos.
Comportamento

Andar atrasado: causas, consequências, como evitar

Sair tarde de casa (25%), imprevistos de última hora (41%) ou perder a noção do tempo (14%) fazem parte da lista dos principais motivos para a falta de pontualidade.
Bolívia

No pasa nada!

256
Não temos sabido quase nada da Bolívia, mas vamos recebendo toneladas de informação sobre o “inimigo americano” e agora também sobre a vida diária do homem que se atreveu a correr com o PT do Planalto
Eutanásia

A eutanásia na sociedade do divertimento

123
Não faz sentido querer preservar o urso polar, a floresta amazónica, os rios e os desertos e mares como sempre os tivemos, e não querermos preservar o homem como criatura excecional.
caderno de apontamentos

Política Educativa: dois mitos e uma verdade /premium

Esperemos que os decisores políticos não se deixem enredar pelos mitos que têm alimentado o discurso político, para se poderem concentrar nas verdades que trazem esperança de sermos cada vez melhores.
Inovação

Maior desafio da inovação? Crescimento inteligente

Os gestores deverão passar a questionar "como posso, com uma otimização, ganhar segundos ou euros e, simultaneamente, melhorar o processo de trabalho, ou reduzir emissões de carbono, ou...?"
Polémica

A intolerância dos “tolerantes” /premium

484
Foi uma vergonha a virulência dos ataques à volta do artigo de opinião de um miúdo de 17 anos. Mas foi também um sinal de alarme: o espaço público está doente, mais intolerante e muito menos livre.
30 anos Muro de Berlim

Será possível viver sem muros? /premium

163
Tendo em conta os novos muros criados nos últimos trinta anos conclui-se que os políticos mundiais não souberam utilizar a queda do Muro de Berlim em prol da Humanidade E isto é também uma vergonha.
Partido LIVRE

Extrema-esquerda destra e extrema-direita sinistra /premium

106
Que a extrema-direita é sinistra não é novidade para ninguém. O que não cessa de surpreender é a destreza da deputada do Livre, para quem é preciso muito poucochinho para se ser de extrema-direita.
Enfermeiros

Governo novo (?) ou remodelado, ministros velhos

Desejo que a Srª. Ministra da Saúde possa (re)entrar, agora, com o “pé direito” no seu Ministério, e que o período de campanha eleitoral e eleições lhe tenham dado um pouco de humildade.
União Europeia

Quanto vale o novo eixo franco-alemão da UE? /premium

Fará Christine Lagarde tudo o que é preciso para completar a união bancária e para munir a área do euro de um instrumento de política orçamental que permita protegê-la de choques externos?
Iniciativa Liberal

Obrigado, Carlos Guimarães Pinto!

480
É de lamentar que os melhores se afastem da política, mas também é gratificante perceber que quem tem capacidades muito acima da média se afaste porque tem uma carreira a desenvolver e contas a pagar.
Parlamento Europeu

Arquitetura para uma economia neutra em carbono

A transição para uma economia justa e neutra em carbono exige um esforço a todos os níveis e sem investimento e enquadramento legislativo necessário, arriscamo-nos a agir tarde de mais.
António Costa

Já vivemos num pântano /premium

Costa diz que com ele não há pântanos. Mas quanto mais olhamos o que nos rodeia mais nos convencemos que algo não está bem nem vai melhorar. Não é verdade que um pântano não passa de água estagnada?
Cinema

A inspiração /premium

Paulo Branco e Tiago Guedes poderiam ter lidado com a “Herdade” bem ou mal, melhor ou pior, com arte ou pulso fraco mas não: foi com esse fôlego que só a grande inspiração permite.
Polémica

Carta aberta a um jovem português

235
Saúdo enfaticamente a tua vontade de fazer por melhorar o nosso país, de ver novas caras no nosso panorama político. Mas fala com pessoas de opiniões diferentes, põe à prova a História que aprendeste.
Aeroporto de Lisboa

Antes que seja tarde

502
Porque nos parecem óbvios os argumentos contra a opção Montijo e também óbvios os que sustentam a opção de Alverca, o novo Parlamento tem o dever de criar  uma Comissão Eventual para tratar este tema
Partido Chega

Escândalo do século: Ventura afinal não é racista /premium

1372
De acordo com os seus inimigos, André Ventura, a quem até agora chamaram racista, afinal não é racista. E, muito indignados, falam de hipocrisia. Mas onde está a impostura?
Liberdade de Expressão

Os novos polícias

A vida depende disso e por isso é urgente escrever o artigo a denunciar as opiniões políticas de um cantor pop. Porque o mundo está um local mais perigoso. E ela sente-se um dos seus novos polícias.
Partido LIVRE

Joacine Katar Moreira, o direito à diferença

1559
JKM certamente que sofre quando a sua gaguez a impede de ser fluente. Mas é ela, e mais ninguém, o juiz da ajuda que entenda requerer (dentro, naturalmente, dos limites da razoabilidade).
Cultura

Cem anos, Sophia /premium

1688
Sophia detestava artificialismos e não sabia lidar com gente ardilosa. Obstinada, recusava-se a ir ao que a desinteressava, mesmo quando havia quem a quisesse homenagear ou um prémio para lhe entregar
Crónica

A lesbicazinha afrodescendentezinha da minha tia /premium

642
A minha tia descobriu agora que o sem-abrigo Joaquim não é um dos mais desfavorecidos da sociedade. “O menino sabia que o Joaquim é homem, heterossexual, cis e branco? Faz parte da classe opressora!”
Serviço Nacional de Saúde

Os meus heróis estão no SNS

884
Muito mais do que a glorificação de qualquer empreendedor da Web Summit, a minha verdadeira admiração vai para os médicos, enfermeiros e todo o pessoal auxiliar do nosso Serviço Nacional de Saúde.
Novo Governo

Programa (de um governo) com contas escondidas

436
Estimativa para aumento de despesa com a função pública: rondará os 1000 milhões de euros por ano. Mas ninguém sabe de onde vem o dinheiro a mais para pagar isto. De um aumento de impostos escondido?
Global Shapers

Que nos dizem os números sobre o Portugal Fintech?

Felizmente Portugal continua a ter o mais importante: a iniciativa privada dos fundadores, empresários portugueses com a coragem de desafiar as fronteiras da actual oferta do sector financeiro.
Corrupção

30 medidas para (não) combater a corrupção /premium

326
O Governo só quer combater a corrupção através da prevenção, sem aumentar meios nem criar novas medidas penais. É como tentar acabar com a fome sem alimentar a população. Mais uma ideia genial do PS.
Ministério Administração Interna

Onde está o "Federal Records Act" português?

Quais são os efeitos de não haver um regime rigoroso de segurança das comunicações dos responsáveis e eleitos políticos locais e nacionais nas suas comunicações electrónicas?
Aeroportos

Greta seria a favor do aeroporto do Montijo? /premium

344
A resposta parece óbvia. Como óbvia parece a resposta ao ler o programa do Governo. Mas estamos na era do “faz de conta”. Se as contas tivessem sido bem feitas, o custo deste aeroporto era proibitivo.
Brexit

Carta de Inglaterra: Orgulho de ser livre /premium

Em vez de zangas sobre o Brexit, testemunhei em Londres e Oxford uma comum intensa preocupação com a infiltração chinesa na sociedade britânica, sobretudo nas universidades.
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
Educação

Para que serve a escola? /premium

116
A escola não é uma indústria. Considerando a forma como as crianças pensam, não é justo para a escola que se crie a ideia que, hoje, se aprende cada vez mais cedo, mais depressa e... melhor.
Liberalismo

Uma iniciativa liberal /premium

O regime democrático não fez qualquer referência ao século histórico do liberalismo e só em 1984 alguns antigos «esquerdistas» vacinados pelo PREC ousaram apresentar-se como Clube da Esquerda Liberal.
Socialismo

O Pé Invisível do Estado

308
Nos regimes eminentemente socialistas, como Portugal, um pé invisível do Estado espezinha áreas da economia, sectores de actividade, negócios, contribuintes, doentes, em resumo, espezinha o indivíduo
Crónica

“Tínhamos todo o tempo do mundo”

1289
Respirar fundo… Tínhamos toda a liberdade, todo o tempo do mundo e não demos conta, fomos uma geração de sortudos… será que os nossos filhos ainda vão a tempo?
Novo Governo

Um país às vezes /premium

1202
A urgência do Garcia da Orta funciona às vezes. Os ciganos são ciganos às vezes. A ADSE tem dinheiro às vezes… Somos um país às vezes. Só os impostos e a propaganda são para todos os dias.
Novo Governo

Carta aberta ao meu país

24667
Tenho 17 anos e uma vida pela frente. Sinto que posso fazer algo pelo meu país, podemos todos. Porém, tu parece que não queres que eu o faça. Aliás, não queres que o faça nem ninguém da minha geração.
Estatística

A Lei do Doutor Goodhart

133
O problema é quando nós nem mesmo as máquinas compostas por seres humanos conseguimos influenciar para seguirem o objetivo e não a medida dele, como o caso do país abstrato mostra. No abstrato, claro.
Extrema Esquerda

As tribos das esquerdas /premium

136
Os próximos anos serão também marcados pelos confrontos entre as várias tribos das esquerdas radicais, e entre estas e o governo socialista. Por mim, vou observar com atenção e divertimento.
Assembleia Da República

Responsabilidade do PS, o poder dos novos partidos /premium

Os partidos tradicionais, cada um isoladamente, têm algum poder na aprovação de legislação. Os novos pequenos partidos têm muito pouco poder pois em raras situações serão cruciais em caso de votações.
Identidade de Género

Psst ou a história de um/uma ente querido /premium

910
Aos recém-nascidos não deveria ser dado nenhum nome próprio masculino ou feminino, porque ambos pressupõem uma identidade de género.
Política

Desabafo a propósito de algumas direitas /premium

440
Para o Estado, e para a lei, não deveria haver senão cidadãos. É absurdo criticar as “identidades” sem compreender a sua trafulhice intrínseca, ou contrapondo quadros “identitários”  similares.
Politicamente Correto

A História não exige penitências

683
Pedir que um povo dê tanto espaço e atenção a actos de celebração como aos de arrependimento e penitência é próprio de gente irrealista e que quer ter uma relação sadomasoquista com a história do país
Professores

Fantasias escolares

669
O problema de fundo é que a escola atual é uma escola onde tudo se relativiza, tudo se aceita, tudo se permite, como se ela pudesse funcionar sem estar balizada por um quadro de valores básicos.
Europa

Onde é que estava quando caiu o Muro de Berlim?

217
Este mundo precisa da coragem da Europa de lutar pela liberdade, a coragem de 1989. Tenhamos portanto a ousadia de sermos europeus e de agirmos, sem reservas, de forma europeia!
Serviço Nacional de Saúde

Beveridge, Bismarck e a urgência do Garcia de Orta

266
Em Portugal temos infelizmente o pior de dois mundos: por um lado pagamos cada vez mais impostos e por outro o serviço que é prestado é cada vez pior. Exemplo disto é o que se passa no Garcia de Orta.
PSD

Rio joga ao meinho... /premium

168
Falta um PSD revoltado contra a TINA socialista e falta um líder digno desse nome e que não seja um tarefeiro que se limita a oferecer os seus préstimos ao Governo se este deles necessitar.
Educação

A hora da flexi educação

405
A formação profissional ministrada nos cursos universitários é demais na irrelevância e de menos no desenvolvimento de competências precisas para o sucesso numa carreira e na autonomia dada aos alunos
Pais e Filhos

Os meus filhos educo eu

6814
A escola pública não pode ser ideológica. O foco da escola pública deve ser a instrução dos alunos. O foco das famílias a educação dos filhos. Alunos e filhos são conceitos completamente diferentes.
Oficina da Liberdade

Preços são sinais

203
Quanto mais o Leviatã estatal se dedica a proteger largos sectores da concorrência, mais se vai desfazando a capacidade dos indivíduos para criar valor. Dito de outra forma, menos competentes são.
Crescimento Económico

Crescimento económico: tem mesmo de ser?

Chegámos aqui porque o Estado utilizou a dívida de forma errada, não para criar melhores condições para que cada pessoa se desenvolva. Investimos de menos naquilo que nos permitiria escolher crescer.
Política

Boris e Costa /premium

212
Ouvir o modo como o SNS é discutido dá vontade de emigrar logo para um país muito distante. E ao ouvir o deputado médio do PS, tem-se a sensação de estar a escutar Maduro na Venezuela.
caderno de apontamentos

O calvário da descentralização /premium

Sem tempo para refletir e se colocar de acordo sobre as finalidades, mobilizar todos os intervenientes e planear todo o processo e a sua monitorização, as mudanças não são sustentáveis.
Eutanásia

Quando os jovens vêm à rua…

331
É possível melhorar muito os cuidados com os doentes terminais. Quando se aprova a morte a pedido, a sociedade caminha para assassínios sem pedido. Milhares de jovens e não jovens vieram dizê-lo à rua
Jornalismo

Carta de um Jovem Jornalista

104
Programas que desde há mil e uma noites fazem da grelha dos principais canais noticiosos uma homenagem a Goebbels e albergam como comentadores residentes inúmeros Josés Gaspares são o elefante na sala
Alterações Climáticas

Um filho, um pai e “melancias”: um futuro comum

203
O filho e o pai percebem que não é promovendo a pobreza que se vai lidar com os efeitos do aumento das emissões de carbono. Pelo contrário, é promovendo a riqueza que se evitarão os piores cenários.
Educação

Os chumbos nas escolas não se resolvem por decreto /premium

407
Há uma ideia que tem de ser absolutamente assumida pelo debate político: a verdadeira escola democrática não é aquela que baixa a bitola, mas aquela que puxa para cima quem está por baixo.
CM Porto

Rosa Mota e o bar de pedir finos

123
Gostava de ver uma oposição forte que não se fica apenas pela não comparência na inauguração, mas que se afirma e age contra uma medida que desrespeita e que fere quem tanto serve o nosso país.
Partido LIVRE

A Cicciolina, o Cerejeira e o assessor de Joacine /premium

185
Enquanto em 1987 se comentava que uma deputada se despiu, em 2019 comenta-se o que o assessor de uma deputada vestiu. E depois admiram-se que os jovens se interessem cada vez menos pela política.
Crescimento Económico

Portugal no pelotão da frente? /premium

Nas últimas décadas, Portugal foi mais um apeadeiro do que uma estação onde as grandes multinacionais, que hoje controlam cerca de dois terços do comércio internacional, não quiseram parar.
Partido LIVRE

A sobranceria dos fracos /premium

Com altivez, arrogância e prepotência é possível defender uma coisa e o seu contrário sem contraditório. Foi o que a extrema-esquerda fez quando vestiu um assessor parlamentar como um padre de batina.
Racismo

Joacine Katar Moreira e a licença para odiar /premium

449
Alguém com mau feitio, como eu, desconfia que nem conhecem as ideias de Joacine Katar Moreira. Que as críticas azedas que lhe fazem existem só porque diz que há racismo e sexismo, sendo negra e mulher
Cidades

Qualidade de vida na grande cidade

Nas cidades pequenas, com menos de um milhão de habitantes, tudo é mais acessível, sobretudo se há uma boa integração dos meios de deslocação coletiva dentro dela. Nas grandes tudo é mais exigente.
Programa de Governo

Agricultura: o bode expiatório de António Costa

585
A Agricultura conseguiu aumentar as exportações ao dobro do ritmo do resto da economia e tirou jovens do desemprego em tempo de crise, mas foi totalmente desconsiderada pelos governos de António Costa
Política

A não ser que /premium

O país está civilizacionalmente a deslassar mas no “espirito do tempo” o único factor não deslassado é o policiamento do pensar e a urgência de agir segundo mandamentos e cânones radicais.
Novo Governo

Programa de Governo: Gato Gordo não Voa

O programa do Governo foi desenhado a régua e esquadro para agradar aos partidos com os quais António Costa espera contar para a aprovação do programa e, pelo menos, dos dois orçamentos iniciais.
Partido LIVRE

Partidos desesperados para dar nas vistas /premium

1223
A extrema-esquerda vota orçamentos de Estado aprovados em Bruxelas e acha os pobres racistas. Não fossem as saias e o ódio à bandeira, como se distinguiriam esses deputados de um qualquer socialista?
História

Servos do Apocalipse

627
É à difamação, tentativa de chantagem, humilhação de Portugal e dos Portugueses, que o Estado, o Governo, os Partidos, a Assembleia, o Presidente continuam a assistir com um silêncio inexplicável.
Programa de Governo

Programa do Governo: contra factos há argumentos

Contra todos os factos, do fraco crescimento à continuada permanência de Portugal na cauda da Europa, o Estado e a Administração Pública são, para este governo, o motor do desenvolvimento nacional.
Minas

#Lítioo /premium

208
Temos o melhor lítio do mundo, mas os piores lobistas do lítio do mundo. É óbvio que é bom ter um ex-governante socialista para ajudar a desbloquear um negócio. Mas não pode ser qualquer um.
Lei Eleitoral

Isto está tudo ligado

Face à nossa incapacidade, enquanto sociedade civil, de agir, é talvez altura de recordar Miguel Torga: “Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.” Os partidos políticos agradecem.
Porto

Se fosse a Rosa Mota também não tinha ido! /premium

1633
Teria sido bonito ver a marca Super Bock celebrar a marca Rosa Mota. Não só não a valorizaram como a tentaram apagar. Pergunto como é que se apaga uma marca que está tatuada no coração dos portugueses
CDS-PP

Um líder para o CDS

106
Falhada a abrangência, e a ideia que um partido que nunca foi catch all, deveria passar a sê-lo, há que clarificar. Definir um rumo. Lutar por valores. Ser dogmático nas matérias em que se o deve ser.
Global Shapers

Biotecnologia: um programa para Portugal? /premium

152
A biotecnologia é um instrumento de alto potencial para gerar valor para a economia nacional. O país pode ambicionar ser um ponto de referência para o desenvolvimento inicial de novos produtos.
Novo Governo

Estagnação + asfixia fiscal = empobrecimento /premium

1869
Que país quer António Costa construir com uma classe média asfixiada pelo garrote do Fisco e um salário médio cada vez mais próximo do salário mínimo? O país mais pobre da Europa?
Banca

Sentença de morte para a Libra do Facebook?

Existem três aspetos que poderão fazer com que a Libra não chegue a ver a luz do dia (embora tenha sérias dúvidas disso).
Administração Pública

Hércules, Gerião e a Administração Pública

Quem já geriu na Administração Pública sabe que há sempre um Despacho, uma Portaria, um artigo na Lei do Orçamento do Estado ou no Decreto-Lei de Execução Orçamental que deve ser considerado.
Novo Governo

Mais política, por favor!

142
Estamos a passar um período difícil, talvez uma crise de puberdade e descontentamento da nossa muito jovem Democracia, que leva ao crescimento de perigosíssimos partidos rebeldes.
Política

Hipocrisia do politicamente correcto

115
Movimentos que derrubam todas as convenções e postulados têm sucesso porque, mal ou bem, são uma lufada de ar fresco para as inquietações de uma população alienada. Não o admitir é hipocrisia.
Novo Governo

O monstro /premium

128
Resta-nos adivinhar quem vai coordenar aquela trapalhada toda. O PS não aprendeu nada e apenas repete um vocabulário pseudo-tecnocrático em benefício de uma máquina tentacular de clientelas.
Redes Sociais

Devem os pais ser amigos ou seguidores dos filhos? /premium

A dependência de internet entre os nossos filhos é tão inquietante que faz com que as velhas “cruzadas” contra os desenhos animados “violentos” tenham, hoje, um estatuto semelhante ao de um paraíso.
Partido LIVRE

Tapando a bandeira com a saia /premium

1569
Onde estão as notícias sobre a manifestação em que a bandeira portuguesa foi apresentada como um símbolo do esclavagismo e do racismo? Não estão. O folclore do homem de saias cobre a realidade.
Eutanásia

Better off dead

126
Como é que o Estado e os serviços de saúde podem pretender desencorajar o suicídio de algumas pessoas quando, ao mesmo tempo, auxiliam o suicido de outras? Este duplo padrão é contraditório.
União Europeia

Irrelevância militar da UE, declínio do Ocidente

171
A história, a prática e o bom senso demonstram que não há possibilidade de ser um actor global sem capacidade militar. Quando se lida com potências agressoras só dissuasão pela força é eficaz.
Futuro

Pensar os futuros, consertar o presente

O que a prospetiva estratégica visa é adicionar e propor ferramentas críticas e analíticas para ajudar a responder hoje àquelas perguntas que nos parecem difíceis e que amanhã nos surgirão como óbvias
BCE

A herança de Super Mario Draghi /premium

O eleitorado em países como a Alemanha é muito crítica da atuação de Draghi e do BCE, pela sua incapacidade de normalizar a política monetária, subindo o ressentimento face aos países mais endividados
PS

O partido-Estado /premium

2253
O PS não é um partido de esquerda nem de direita; é simplesmente um partido para estar no Estado e para usá-lo em seu benefício. No PS já não há ideologia nem doutrinas. Há spin doctors e boys e girls
Família

O presente do enforcado

As decisões na vida somos nós que as tomamos, a forma como investimos o nosso tempo é da nossa responsabilidade, e temos sim uma missão na vida: sermos inteiros naquilo que fazemos.
Política

A política da despolitização

A estratégia tem sido a de despolitizar para avançar, para conquistar, para controlar, para manipular. A conveniência de uma sociedade desligada e silenciosa nunca fez tanto sentido como agora.
Maioria de Esquerda

A nossa política não cumpre a Constituição

101
Tem de se cumprir o princípio Constitucional da subsidiariedade, pelo qual a função da política e do Estado é "favorecer o desenvolvimento da sociedade, não organizar e comandar o processo social".
Futebol

Por que o Brasil se apaixonou por Jorge Jesus? /premium

190
Em Portugal querem saber sua origem, se você pertence a uma família tradicional ou não, se estudou nas melhores escolas ou não. No Brasil ninguém quer saber disso. Somos todos filhos de imigrantes.
Novo Governo

Eles tomam posse e não deixam nada /premium

797
Agora a sério (se possível): antigamente a sujidade da política sofria uma demão de verniz. Nas situações extremas, varria-se o lixo para debaixo do proverbial tapete. Nos tempos que correm, é isto.
Novo Governo

A smartificação das CIM e a coesão territorial

As comunidades intermunicipais (CIM), já constituídas e em funcionamento, merecem uma oportunidade de se instituírem como territórios de referência, mas um território inteligente e criativo.
Catalunha

O Brexit da Catalunha /premium

174
A independência da Catalunha é uma questão política opinável e, por isso, a Igreja não deve tomar partido.
Sustentabilidade

Ao encontro do futuro

Queremos reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais (públicas, público-privadas e com a sociedade civil)
Saúde da Mulher

O caso do bebé sem rosto e o falhanço da saúde /premium

As evidências mostram que tudo falhou: falhou o controlo do sistema de saúde, falhou a Ordem, falhou a Justiça e falhou tudo ao obstetra: consciência e profissionalismo.
Brexit

O verdadeiro sentido do Brexit /premium

O Brexit não é apenas um capítulo da história das relações entre o Reino Unido e a União Europeia. É um caso da paralisia governativa que afecta as democracias ocidentais.
Tecnologia

Estou a tornar-me superficial /premium

Não acredito, a prazo, em ciclos não virtuosos. Por isso, venha a tecnologia. Mais e mais. Cá estaremos para passar de superficiais a mais criativos, mais reflexivos, mais solucionadores de problemas.
PSD

O PSD no seu melhor

É difícil identificar caminhos alternativos para revitalizar um grande partido político que pode, deve e tem de fazer muito mais para transformar um país afundado em décadas de esquerdismo.
Reino Unido

O Canal Manchado /premium

Preocupa-me o Reino Unido que a minha geração herdará. De onde beberá princípios-chave como a separação de poderes, o primado da lei, a propriedade e a privacidade do cidadão, a liberdade de imprensa?
Novo Governo

Um Governo para quê?

135
Em qualquer país sério, um Governo com esta composição seria caso para fechamento compulsivo de fronteiras e consequente interdição de contactos com o resto do mundo e diagnóstico de inimputabilidade.
Partido Chega

As obsessões de André Ventura /premium

391
Ao lermos os capítulos ‘Segurança’ e ‘Migrações’ do programa político do Chega ficamos com a sensação que André Ventura vive nas Banlieues de Paris ou nos subúrbios de qualquer outra cidade europeia.
Bloco de Esquerda

Floco de Esquerda

513
Quando Catarina Martins tenta colar o rótulo de social-democrata ao Bloco, como quem cola uma etiqueta de “saldos” numa vitrine, as inconsistências do partido não sofrem o mesmo escrutino que outros.
Incêndios

O Pinhal de Leiria e o estado civil da culpa

284
Uma mancha florestal com 700 anos ardeu, num ápice, em 2017 a o único visado na investigação penal é alguém de 69 anos que tinha feito uma queimada ali perto. É pura Ópera do Malandro de Chico Buarque
Comunismo

PCP: Falta de criatividade e delírio ideológico /premium

416
Não imaginava que um dia iria ser alvo de tão atentas críticas do “Avante”, órgão do Comité Central do Partido Comunista Português. Isto significa apenas que acertei no alvo certo.
Comportamento

LTDS /premium

O “lá tem de ser” (LTDS) é a forma de exprimir o elo social que nos governa, o destino comum que nos une, como portugueses, neste mundo estranho, é uma espécie de QED dos pobres.
Lei Eleitoral

O centralismo começa no sistema eleitoral

215
Eleitores de Beja, Portalegre, Vila Real e tantos outros distritos, desculpem-me a frontalidade, mas o meu voto, enquanto eleitor de Lisboa, vale muito mais do que o vosso. E não o digo com orgulho.
Jovens

O que seria de Beethoven sem Mozart?

Descartamos a “velha geração”, tentamos “romper com o passado” numa busca insaciável de “felicidade” sem eixos nem horizonte. Mas o que seria de Giotto sem Taddeo Gaddi? Ou de Guardiola sem Cruyff?
Alterações Climáticas

Querida Greta, esta é a minha mensagem para ti...

3454
Eu também sou mãe de um menino que vê as televisões constantemente a falar no “Apocalipse Climático” iminente. Mas eu, ao contrário dos teus pais, não lhe alimento o medo. Informo.
PS

Raízes /premium

O PM sinalizou que o PS se mantém fiel à “marca” da casa. Às suas raízes. Mesmo que na sua mente não tenha ocorrido afastamento da órbita social-democrata, Costa quis lembrar a matriz. Fez bem.
Direitos de Autor

A Google quer ser inimiga da liberdade? /premium

A Google não quer pagar pela reprodução de conteúdos dos jornais? Diga-se “sim” ao mercado livre, mas “não” aos monopólios (privados) contrários ao espírito da lei e conflituantes com o bem comum.
caderno de apontamentos

E depois? /premium

Sendo necessária a renovação, poderemos vir a ser confrontados com a carência de professores dispostos e disponíveis para o seu exercício, com as caraterísticas desejáveis.
Marcelo Rebelo de Sousa

Influencers, sim; violência doméstica, não /premium

293
Reunir com associações que apoiam vítimas de violência não é glamouroso, não dá boas fotografias, não é tão popular no instagram. Donde, Marcelo Rebelo de Sousa não participa, envia uma assessora.
Brexit

E se o Brexit for libertador? /premium

Ficar na UE seria dar luz verde para que Bruxelas fizesse o que quisesse. Pelo contrário, se bem encaminhado, o Brexit pode resultar numa corrida pela desregulamentação e a favor do comércio livre. 
Crónica

Comunismo 31 - 0 Nazismo /premium

109
Resolução da Parlamento Europeu terminou em empate, aqui trata-se mesmo do número de deputados portugueses que preconizam cada uma destas ideologias congéneres, fontes de tantas e tantas alegrias.
Política Económica

Os salários não aumentam por decreto /premium

112
O facto de o aumento de 20% do salário mínimo, nos últimos anos, ter coincidido com o aumento de 300 mil empregos não nos pode levar a concluir que aumentos futuros não possam ter o efeito contrário.
Democracia

Da morte lenta da Democracia

237
Em 1970 eram apenas 35 as democracias eleitorais em todo o mundo. No início do século XXI, quase 120. Era expectável que viessem a estabelecer-se nos restantes países, mas não tem sido esse o caminho.
Catalunha

Criar corvos na Catalunha

229
O independentismo lançou um anátema sobre os catalães que desejam manter os vínculos com Espanha, acusando-os de fascismo e de colonialismo, e mesmo os separatistas entregaram-se a guerras fratricidas
Política

O Chega chegou para ficar /premium

1558
Muitos choram lágrimas de crocodilo porque o Chega elegeu um deputado. Em vez disso era mais útil e menos arrogante tratarem de perceber o que está mal para ter sido a escolha de tanta gente humilde.
A página está a demorar muito tempo.