829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Opinião

Transporte Ferroviário

Ferrovia: 11 perguntas a Miguel Pinto Luz

Espero que o ministro tenha a coragem e a decência de responder com verdade a estas perguntas e que o governo nomeie de imediato uma comissão independente para descanso da carteira dos portugueses.
Política

A vida espiritual dos políticos

Todos temos vida espiritual, vida  interior, o que não significa que todos cuidemos da mesma, o que não significa que quem cavalga os animais ferozes do Poder, consiga (ou queira) ter momentos de paz.
Justiça

Bruscamente num verão futuro

Reforma da justiça penal, sim, mas não a reboque de casos e processos concretos. Há que aprender com os erros do passado.
Clube dos 52

O futuro de Portugal

A mudança exige uma enorme capacidade de adaptação que muitas vezes é drástica e dolorosa. No entanto, se for bem conduzida e apoiada, também pode trazer novos cenários e oportunidades.
Mar

A disputa pelo Mar Português - as Selvagens

A questão das Selvagens não é apenas uma disputa territorial, mas uma luta pela soberania nacional e pelo futuro económico e ambiental do país.
Espanha

Uma República Popular Democrática de Espanha?

Está em movimento uma nova guerra civil. Quantas Espanhas serão formadas? O futuro de Espanha está em jogo, enquanto a esquerda luta eternamente contra os “conservadores reacionários”.
Assembleia Da República

A parlamentarização da Justiça

A Assembleia da República é um órgão político, não policial. Serve para legislar o crime, não para investigar o crime e muito menos para julgar o crime.
Conselho Europeu

António Costa e a Tempestade Política de Portugal 

António Costa conseguiu um cobiçado novo cargo na UE, apesar de seu passado catastrófico na política doméstica. Este lamentável episódio demonstra a falta de transparência nas nomeações de Bruxelas.
Adolescentes

Animais de palavra

Quer em relação às crianças como com os adolescentes parece-me que não escutamos tanto assim aquilo que eles têm para nos dizer. Queremo-los, sobretudo, quietos e calados.
França

Inspiração francesa

A esquerda portuguesa olha para a França à procura de uma saída. Surpreendentemente, só vê a vitória eleitoral e fecha os olhos às dificuldades em apontar um primeiro-ministro.
Bíblia

Desistir é um pai de braços abertos

O Apóstolo Paulo explicava que, no fundo, ter fé não é a mesma coisa do que ter uma vida fácil. Há muita gente que gosta de Jesus e que gosta também de uma vida fácil — ganha sempre a última.
Erro Extremo

Nós e companhia 

Os nossos hábitos morais foram caracteristicamente formados a duvidar. O resultado dessa educação moral é o aumento do preço da ideia de esforço, e a descida do preço da ideia de confiança. 
Estado

No centro do governo

A indispensável reforma da administração directa do Estado, para responder aos desafios e circunstâncias nacionais e internacionais, tem de ser feita de forma abrangente e interligada.
Sociedade

Portugal? Ah, o país do Ronaldo! 

O que se pode querer de um país que mostra Ronaldo como a sua bandeira turística? Eu não comprava bilhete. Comprava sim...
Justiça

Manifesto de 1-cidadão-que-não-é-personalidade 

Como se costuma referir em trabalhos académicos, o Manifesto (M50) tem coisas boas e novas. Infelizmente as boas não são novas e as novas não são boas.
Rússia

Fissuras no gelo da comunidade Ortodoxa Russa

Há já alguns meses que os sacerdotes da cOR criticam a benignidade e até a sintonia do Patriarca Kirill de Moscovo com o Presidente russo em relação ao conflito na Ucrânia.
Irão

Programa Nuclear do Irão: A UE não deve ceder

Este texto é um Protesto Formal ao Parlamento Europeu e exprime uma profunda preocupação com o avanço do programa nuclear do Irão.
Iniciativa Liberal

Da obediência (liberal)

A Iniciativa Liberal (IL) que existiu até à demissão de Carlos Guimarães Pinto da presidência do partido já não existe. A mais recente Convenção liberal comprova-o.
Energias Alternativas

Painéis flutuantes no Cabril: decisão precipitada?

A decisão da APA de concessionar a exploração da Barragem do Cabril à Voltalia para a  implementação de painéis fotovoltaicos flutuantes é altamente questionável sob vários  prismas.
Universidade de Coimbra

Empregabilidade e a candidatura ao Ensino Superior

A Universidade de Coimbra mantém um forte compromisso com a empregabilidade dos seus diplomados e com a promoção de uma formação que atende às exigências e às expectativas do mercado contemporâneo.
Política

O Mundo será sempre das Crianças

Os jovens políticos têm de se saber rodear daqueles que, com a sua experiência passada, com a sua práxis, podem aportar um valor que só se consegue com a sabedoria de quem já passou por dificuldades.
Saúde

Potenciar hoje a saúde de amanhã

A saúde é um bem inestimável e a sua preservação deve acontecer ao longo de toda a vida. Porém, a realidade - e os dados - revela-nos que muitos portugueses não pensam (logo, não agem) dessa forma.
Amália Rodrigues

Julho, o mês das cerejas… e de Amália

A nossa maior fadista, símbolo internacional do Fado (mas também do folclore, em suma da Canção Portuguesa), é filha do mês de Julho, ou, pelo menos, era o que dizia…
Política

Transparência total: política contra a corrupção

A transparência política não é apenas um direito, mas uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da nossa sociedade.
PS

O que se passa na cabeça de um ex-ministro do PS

Descobrimos agora que, quando o núcleo duro de António Costa se sentou para discutir a queda do governo, pelo menos um ministro acreditou mesmo que estava em curso um golpe de Estado. É bom saber.
Verão

50 sombras de grei

A principal tendência do Verão 2024 não são ombros assimétricos, calções curtos ou dar palpites sobre Cristiano Ronaldo. A tendência é juntar uma pandilha em volta de uma “causa” e produzir chinfrim.
França

França: o dia seguinte

Marine Le Pen fala de circo – e de um “circo indigno” – agora que Macron se prepara para excluir os mesmos deputados da Nova Frente Popular que acabou de ajudar a eleger.
Igreja Católica

A excomunhão de Viganò: Direito e pastoral

A lei canónica tem como finalidade a salvação das almas: as penas eclesiásticas devem promover a conversão e a inserção eclesial, não a exclusão.
Comportamento

Postal para Hipsípile e o princípio de Arquimedes

O princípio de Arquimedes, infelizmente, não se aplica à existência: boiar durante anos balançando em certezas inseguras, em falsas convicções, significa ser infeliz, impotente; aí saber nadar importa
Saúde

Haja saúde

Não há resposta clínica, nos cuidados de saúde primários, para as necessidades dos doentes mais vulneráveis, em situação de dependência e com agravamento do seu estado, nem para utentes em fim de vida
Alterações Climáticas

Clima: o coração, a razão e o jornalismo

A maioria das pessoas não sabe nem quer saber. E o jornalismo? Ou também não quer saber. Rigor na informação, verificação de factos, contextualização... É pedir muito apelar à cabeça e não ao coração?
Pessoas

A beleza das pessoas

A fealdade pode ser uma forma de beleza: depende do ângulo e do coração de quem vê. Há não-feios por definição e por direito próprio: um filho não é feio, um neto nunca é feio, um bebé é um bebé.
Educação

O Algorithmus-Dei e o Mundo/Escola de carbono e si

Recomendamos menos «macaquices pedagógicas e IA» e mais substracto científico-intelectual homo-escolar e pedagógico-didáctico clássico-conservador.
Identidade de Género

Uma pessoa nunca pode ser “eles”

A esquerda activista não quer debate. Quer, isso sim, forçar a adopção das suas ideologias, impor e forçar o discurso é a tática que escolheu. É inconstitucional. É antidemocrática. E é errada.
Constituição da República Portuguesa

Constituição - falta muito para a reforma?

Qualquer jovem que queira dar-se ao trabalho de ler a Constituição ficará surpreendido com as incoerências, desajustamentos e disposições inaceitáveis para os dias de hoje, em que tropeçará.
Ensino Superior

O currículo desportivo deve contar

A carga de esforço dos alunos-atletas federados é muito superior à dos alunos sem atividades extracurriculares exigentes, e os direitos dessas crianças não estão a ser protegidos.
Sociedade

O ‘Portugal Profundo’ 

A ausência de um ‘Portugal Profundo’ reflectido faz com que o nosso motor dependa sempre de um influxo externo e, por isso, funcione aos repelões.
Saúde

Biotecnologia: a nova fronteira na saúde

Cientistas e investigadores poderão alterar o ADN de um organismo para remover ou modificar material genético em locais específicos do genoma, corrigindo uma sequência associada a uma doença grave.
Racismo

A ameaça fantasma! 

O extremismo está  a infiltrar-se em espaços antes considerados imunes a tais ideologias, e a juventude está a ser influenciada  por mensagens de ódio e divisão.
Sociedade

Vaidade: a juventude da sabedoria

Na juventude da consciência somos cativados pelo brilho superficial das coisas. Esta fase, embora pareça fútil, é essencial. É a partir da superficialidade que muitos começam a sua busca mais profunda

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas