567kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Opinião

Bloco de Esquerda

BE. O Chega da extrema-esquerda

As ideias de Mortágua sobre a habitação demonstram bem como os direitos de propriedade são uma mera nota de rodapé para o Bloco quando estão em causa os interesses que o partido define como públicos.
Energia Renovável

Escassez de recursos ou de engenho?

Sempre nos queixámos de termos poucos recursos naturais. Agora que a tecnologia permitirá transformar em eletricidade o sol, o vento, os rios e o mar, não haverá desculpa se forem outros a aproveitar.
Ocidente

A Conferência do Atlântico na Madeira (II)

A Conferência do Atlântico da Madeira foi sobre valores fundamentais do Ocidente — não houve um único aproveitamento partidário, um único insulto, uma única manifestação de ódio tribal.
Arrendamento

Habitação acessível, há solução

Importa inverter este plano inclinado. Começando por facilitar o arrendamento, reduzindo o IMI, baixando as taxas de IRS para os senhorios numa relação com as rendas praticadas.
Autarquias

A saúde financeira das autarquias locais

Não se pode considerar que a receita de IMT venha a manter níveis tão elevados. Bastaria pensarmos no desafio demográfico para questionarmos até onde poderão subir as transações de imóveis.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Os reféns da Gaiola Dourada

O Estado (SEF) perde processos judiciais; investidores estrangeiros ficam em Portugal porque correm o risco de serem impedidos de regressar e o Governo mais uma vez não cumpre as suas promessas.
Partido Chega

Um voto no Chega é uma viagem até ao socialismo

Devemos saber se o nosso voto nos levará a uma mudança ou a uma manutenção do estado das coisas. Penso que fica evidente que um voto no Chega levará, evidentemente, à segunda opção.
Política

Não votei nestes, votei nos outros idiotas

Somos incapazes de tomar conta de nós e assumir responsabilidade. E se assim somos, também os nossos governantes o são. E, com a coragem que não têm, acentuam os nossos medos e dependência.
Impostos

Extinção da classe média em Portugal

Impõem-se medidas concretas que impactem directamente no rendimento das pessoas, nomeadamente através de um alívio fiscal (IRS) e do aumento dos salários.
Oftalmologia

O que é a catarata e como posso tratá-la?

A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos cirúrgicos mais bem-sucedidos e seguros. A perda de visão associada à catarata é reversível com a cirurgia.
Educação

Exames, sim ou não?

Partir-se o país ao meio entre os que são a favor e os que são contra os exames contribui para que não se defina o se quer da escola, da forma como deve ela compatibilizar as crianças do século XXI.
Habitação e Urbanismo

Habitação, a paixão que se segue

Depois de terem destruído o SNS e a escola pública, os marxistas do BE e do PS viram-se agora para a habitação. Como sempre, invocam miríficos direitos que invariavelmente acabam na ditadura do fiasco
Erro Extremo

O karaoke moral

Em que consiste pensar pela nossa cabeça? Como é que distingo os meus problemas de problemas que repito para entretenimento e aprovação alheios?
Cristianismo

A oração que aprendi com os demónios

A primeira manifestação de compreensão de quem Jesus é chega-nos de uma boca comandada por demónios. É como se o Inferno se antecipasse à Terra na tarefa de reconhecer o Filho de Deus.
Política

Da Firmeza e da Razão na Política

António Costa disse que João Costa negoceia em nome do governo. Assim será. Mas a única forma de no momento certo e se pôr fim à contestação é António Costa vir a terreno com o seu maior peso político
Brasil

Farinha do mesmo saco

O populismo e as utopias combatem-se sem violência, mas com firmeza. Se os moderados não forem fortes, firmes nas suas convicções e propósitos, a herança que deixarmos vai ser pesada.
Educação

O desespero dos professores vai continuar

O congelamento da carreira docente é uma pequena parte da questão. A maior parte do desespero radica na sensação de falta de respeito que os professores sentem.
Professores

Pedagogia do confronto

Por razões de conservadorismo tem-se mantido um sistema retrógrado de colocação de docentes. O concurso nacional mantém-se como excrescência do passado e como uma vaca sagrada que os sindicatos adoram
Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal: o futuro depois da Convenção

Ficaram a saber que os membros da IL praticam na própria casa aquilo que defendem para Portugal, sem a hipocrisia a que outros partidos nos habituaram. Expusemo-nos à crítica? É o risco da liberdade.
Política

A velocidade das transições e a cronopolítica

A alta velocidade das transições tira o discernimento para o combate político, mas mesmo assim estamos dependentes de uma tripla aliança entre a política, a ciência e a tecnologia, a arte e a cultura.
Jogos Olímpicos

Trégua Olímpica 

A verdadeira incoerência aconteceu em 2022, quando os dirigentes olímpicos decidiram tomar partido por uma das partes, sacrificando no altar da hipocrisia os atletas russos e bielorussos.
Medicina

Estudar o nosso ADN pode ser arma contra o cancro

Esta medicina de precisão, altamente tecnológica e personalizada, é um caminho para o futuro do SNS, representando inúmeras vantagens sociais, humanas, económicas e a nível da mortalidade.
Mercado Imobiliário

Casas: não basta confiar no clima e na segurança  

Temos que continuar a criar um clima propício ao investimento, com segurança, previsibilidade e estabilidade fiscal, mas também uma melhoria significativa na agilização dos procedimentos urbanísticos.
Culinária

O ChatGPT e a inteligência artificial na hotelaria

A inteligência artificial tem tanto de assustador como de mágico. Como poderá ajudar, por exemplo, um cozinheiro no desempenho das suas funções?
Agricultura

A agricultura não é um hobby

O mais vergonhoso é a falta de respeito. Para com aqueles que passam os seus dias no campo, não têm horário de entrada nem de saída, se levantam de noite e chegam a casa também de noite.
Ministério da Agricultura

Contra a incompetência de quem nos governa

Do mandato de Maria do Céu Antunes ressaltam duas evidências. Um desconhecimento completo do setor agrícola nacional, e uma falta de cultura democrática que a impede de aceitar críticas construtivas.
Presidente Marcelo

Se quiser, Marcelo ainda pode salvar o regime

O Presidente tem que se transformar no símbolo do combate à corrupção e à falta de ética. É simples: se não for ele, será André Ventura. E essa é a diferença entre mudar o regime ou mudar de regime.
Presidente Marcelo

A doutrina Marcelo: quanto pior, melhor

À revelia do buraco escuro em que os portugueses se afundam, a única preocupação do prof. Marcelo é a “estabilidade”, leia-se a fobia dele a incómodos pessoais e ao desamor das massas.
A Sexta Coluna

Um combate desigual

Portugal continua a ser um país ideologicamente exótico onde o combate político é desigual e os media negam ou ignoram tudo o que incomode o quadro mental instituído.
JMJ 2023

JMJ: um escândalo farisaico?

Se a irritação de muitos se deve à sua inocência, o escândalo dos que tinham aceite os valores implicados e, depois, fingiram surpresa e indignação, foi farisaico.
Hospitais

Em defesa da Saúde das populações do Oeste

O Governo quer decidir onde fica o Centro Hospitalar do Oeste e esquece as populações mais afastadas da capital. Há sinais evidentes de que já escolheu à pressa um município do PS para a localização.
Iniciativa Liberal

Depois da Convenção da Iniciativa Liberal

A Convenção da IL revelou um partido profundamente dividido, extremado até, onde as ideias passaram a ser secundarizadas face às pessoas.
Simplex

A (pura) Demagogia do Governo Digital

O Simplex foi criado com o objetivo de facilitar a vida às pessoas e às empresas mas feitas as contas, em vez de simplificar estamos a complicar o quotidiano de  muitos portugueses
Guiné-Bissau

N’Batonha, não te deixaremos morrer!

É de uma gravidade sem medida ver os nossos governantes, supostos servidores do bem comum, porem-se de cócoras perante uma ONG islamita! Isto, além de ser uma provocação, constitui uma grave ofensa.
JMJ 2023

A Moedas o que é de Moedas!

Não ignoramos que as JMJ são uma coisa da Igreja. Mas, e como tudo o que acontece, elas não são coutada de ninguém.
Professores

O meta-problema dos professores e da educação

Como pano de fundo desta crise está uma progressiva e histórica proletarização. Durante décadas, cada professor individualmente e a classe em geral encarquilharam-se na sua concha, num mundo fechado.
Cancro

Vamos falar do cancro da mama

No Dia Mundial do Cancro devemos falar do cancro da mama para termos mais diagnósticos atempados. Apesar de altas taxas de sobrevivência ainda é a segunda causa de morte por cancro entre as mulheres.
Pobreza

Só não podemos ser indiferentes

Em Portugal, as instituições que prestam apoio alimentar estão cada vez mais pressionadas pelas consequências da inflação na vida dos que têm menos recursos económicos.
Crescimento Económico

Hambúrgueres, malas, e crescimento económico

Inúmeras luminárias nacionais desde há décadas infestam o ouvido do português, para prejuízo deste, com o discurso de ódio a tudo o que é, ou possa vir a ser, grande organização ou multinacional.
Riqueza

O Arara

O problema português é que o mercado é demasiado inconsistente. O enriquecimento acontece poucas vezes através da inovação, e muitas vezes por distorções provocadas pela corrupção e esperteza saloia.
Alimentação

Doenças do comportamento alimentar

O Internamento para doenças do Comportamento Alimentar deve reservar-se às situações de marcada gravidade somática. Nestes casos, o internamento deve ser tão curto quanto possível.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.