Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Alexandre Homem Cristo

Colunista

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Artigos publicados

PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
Racismo

O Livre é o reflexo invertido do Chega /premium

103
Joacine e Ventura podem estar em lados opostos da trincheira, mas partilham uma visão racial e identitária da sociedade que tem demasiados pontos comuns. À esquerda e à direita, não estão sozinhos.
Política

Ano novo na república das bananas /premium

121
Os actos valem mais do que discursos. Pouco importa que, agora, Marcelo saúde a diáspora e os que “sentem que nem sempre são lembrados”. Nas legislativas, nem ele nem ninguém esperou pelos seus votos.
Igualdade de Género

Brinquedos para (limitar) meninas /premium

287
Não é deliberado, mas está enraizado e é muito acentuado em Portugal: nos brinquedos, nas expectativas e nas carreiras, as raparigas crescem rodeadas de incentivos para ficarem aquém do seu potencial.
Orçamento do Estado

Um mau orçamento para a Educação /premium

152
O OE 2020 corta no funcionamento das escolas, confirma a perda de relevância política da Educação, fica aquém dos valores de 2011 e opta pela gestão corrente em vez de em apostas estratégicas.
PISA

E se o PISA 2018 tiver um erro metodológico? /premium

134
Em vez de lançar sentenças erradas sobre o ensino privado a partir dos resultados do PISA 2018, que são estatisticamente anómalos, há que considerar a hipótese de serem os resultados a estar errados.
PISA

Educação: não lamentem problemas, resolvam-nos /premium

153
Na dimensão social, o sistema educativo português está a falhar. 18 anos depois e governo após governo, o mais grave é que ninguém acredita que este desafio esteja verdadeiramente a ser enfrentado.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde: a geringonça tem as mãos sujas /premium

1351
Com o SNS à beira do colapso, importa fixar isto: os que à esquerda hoje se posicionam na primeira fila para salvar o SNS são os mesmos que passaram os últimos 4 anos a autorizar o seu estrangulamento
Ministério da Educação

Amianto nas escolas (e não só): já chega de adiar /premium

O governo não tem cumprido as suas metas, há intervenções prioritárias adiadas e a informação é opaca e gerida politicamente. Alarmismo social? Claro que sim, mas fruto da desconfiança que se instalou
PS

A soberania socialista /premium

149
Nesta tentativa de silenciamento parlamentar, surgiu uma novidade: desta vez, não foi a vontade do PS a definir as regras do jogo. Parece pouco, mas a sessão legislativa começou com uma vitória.
Polémica

A intolerância dos “tolerantes” /premium

484
Foi uma vergonha a virulência dos ataques à volta do artigo de opinião de um miúdo de 17 anos. Mas foi também um sinal de alarme: o espaço público está doente, mais intolerante e muito menos livre.
Educação

Os chumbos nas escolas não se resolvem por decreto /premium

407
Há uma ideia que tem de ser absolutamente assumida pelo debate político: a verdadeira escola democrática não é aquela que baixa a bitola, mas aquela que puxa para cima quem está por baixo.
Direitos de Autor

A Google quer ser inimiga da liberdade? /premium

A Google não quer pagar pela reprodução de conteúdos dos jornais? Diga-se “sim” ao mercado livre, mas “não” aos monopólios (privados) contrários ao espírito da lei e conflituantes com o bem comum.
Liberdade de Imprensa

A eterna instrumentalização da RTP /premium

281
O recente caso de adiamento do programa “Sexta às 9” mostra que prevalece, na RTP, uma incapacidade de distanciamento (editorial e orçamental) que assombra a independência do seu jornalismo.
Legislativas 2019

Portugueses de segunda /premium

517
Existem ainda 4 deputados por eleger nos círculos da diáspora. Isso não impediu a indigitação do vencedor para formar governo. Se fosse futebol, seria como entregar a taça antes de soar o apito final.
Legislativas 2019

Eu voto PaF /premium

515
Onde os partidos à direita falharam, saibam os seus eleitores estar à altura: votando PSD, CDS ou Iniciativa Liberal, porque somente um projecto comum devolverá as maiorias parlamentares à direita.
Alterações Climáticas

Deixem a Greta voltar para a escola /premium

641
Greta tem um discurso populista? Sim, tem. Mas o problema maior é Guterres, o Parlamento Europeu e quem tem recorrido à exploração da imagem de uma miúda para ficar menos mal na fotografia.
Eleições Legislativas

Como enviesar um debate de campanha eleitoral /premium

134
Após o debate entre Rio e Costa, as fotografias que fizeram as manchetes mostram Rio numa posição corporal de subserviência perante Costa – imagens que baralham a percepção do que foi o debate.
Educação

Novo ano escolar com o elevador social avariado /premium

173
Apesar dos recentes avanços na educação, continuamos a falhar para com os jovens das famílias desfavorecidas – a trair as suas aspirações e a quebrar a promessa de a escola servir de elevador social.
PSD

Um desenho para Rui Rio /premium

Numa frase, ao colocar o BE na “social-democracia” e, portanto, a disputar o mesmo espaço político que o PSD, a líder bloquista tornou confrangedora a visão de Rio para o maior partido da “direita”.
A página está a demorar muito tempo.