Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Alexandre Homem Cristo

Colunista

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Artigos publicados

TAP

A pandemia vista da bolha /premium

485
Só numa bolha social pode a TAP soar mais importante do que transportes públicos fiáveis e cuidados médicos sem atrasos. Isto já não é só um problema ideológico. É também um problema de falta de noção
Ranking Escolas 2019

O (valioso) contributo dos rankings

Ao comparar escolas com resultados tão díspares servindo uma mesma população, os rankings tornaram irrefutável que o trabalho nas escolas conta. Não há uma escola pública, mas várias escolas públicas.
Educação

A Educação já não é uma paixão /premium

408
Sem visão estratégica, sem planeamento e sem recursos, o governo deixou cair a educação. Em Setembro, logo se verá. Mas, entretanto, a ideia política da educação como uma paixão sucumbiu à pandemia.
Fogo de Pedrógão Grande

Os milagres que afinal são um pesadelo /premium

277
O balanço do que não se fez após os incêndios de 2017 serve de aviso. Com a pandemia, todos se agarram às promessas de apoio, como náufragos a bóias. Mas muitos vão mesmo afogar-se. Não há milagres.
Coronavírus

A Educação não é uma prioridade? /premium

164
Habituámo-nos às incertezas. Mas, com o passar do tempo, chegam as certezas. Uma é esta: na educação, o muito que poderia ser aplicado para atenuar o dano na aprendizagem ainda não está a ser feito.
Coronavírus

Regras para o povo e excepções para as elites /premium

790
O combate ao vírus não tem sido democrático: não trata todos por igual e distingue povo e elites. A Covid-19 também veio lembrar que Portugal é muito menos livre, justo e democrático do que pensa ser.
Coronavírus

Aplanar a curva da desaprendizagem /premium

297
Travar a sangria na aprendizagem é uma prioridade excepcional que justifica medidas excepcionais: se não abrem as escolas agora, que as reabram para aulas de apoio facultativas durante o Verão.
Comunicação Social

Sem transparência, não deve haver financiamento /premium

297
O governo está a subsidiar a comunicação social através de critérios que não são transparentes e fórmulas de cálculo que só foram conhecidas por alguns. Se isto não for inédito, é pelo menos insólito.
Coronavírus

Reabrir creches e pré-escolar é fundamental /premium

159
Há razões de saúde, educativas, sociais e económicas para justificar a reabertura. Mas o sucesso da medida dependerá do seu enquadramento: as orientações da DGS não podem cair no irrealismo.
Política

O jogo do passa-culpas /premium

134
Devido à pandemia, nada ficará como dantes? Há pelo menos uma área onde tudo ficará como sempre esteve: a incapacidade dos líderes políticos em dizer a verdade, assumir erros e tratar-nos como adultos
1 de maio

Um país confinado, mas que abre para a CGTP /premium

958
“A luta continua” será, mais do que um grito de ordem, a palavra-passe para um livre-trânsito que permitirá furar as restrições em vigor. Somos todos iguais — mas uns são mais iguais do que outros.
Professores

Obrigado, professores /premium

670
Nesta fase, reconhecer o trabalho dos professores e valorizar o seu papel social é, para além de justo, uma forma de reforçar o seu prestígio social e contribuir para a atractividade da profissão.
Coronavírus

Recomeçar as aulas em Agosto /premium

291
Uma proposta: actividades escolares em Agosto, com revisões e aulas de apoio para alunos que voluntariamente se inscrevessem. Assim será feito em França. Noutros países, o debate arrancou. E Portugal?
Coronavírus

Resgatar as crianças que ficaram para trás /premium

196
Será necessário um plano de recuperação para os alunos desfavorecidos. Para que o elevador social volte a funcionar, não bastará abrir as portas das escolas — há que ir resgatar quem ficou para trás.
Coronavírus

Assim morrem as democracias /premium

A resposta europeia à pandemia tem de ir além das questões de saúde pública e apoios económicos. Tem de ser uma defesa política da democracia. A começar pela rejeição da actuação do governo húngaro.
Coronavírus

Uma decisão política: quando reabrir a economia? /premium

123
Apesar da óbvia imprevisibilidade, o governo tem de comunicar claro e colocar cenários na mesa. Não pode ser navegação à vista, há que dizer às empresas quanto tempo de esforço se espera delas.
Coronavírus

Em defesa da normalidade democrática /premium

O país está unido, com governo e oposição do mesmo lado. Mas apoiar o governo não pode corresponder a um silenciamento político face a todas as suas decisões. Tem de haver escrutínio e pluralismo.
Coronavírus

Fechar as escolas /premium

281
As escolas acabarão por fechar, o que levanta muitas questões educativas ainda por resolver. Nomeadamente esta: como minimizar o impacto na aprendizagem dos alunos? A resposta não é evidente.
Juízes

A justiça está doente e ninguém a quer curar /premium

150
O mais inquietante é mesmo a timidez das respostas políticas e institucionais a estes casos de enorme gravidade na Justiça, que não demonstram uma vontade clara em esclarecer e limpar o sistema.
Aeroporto de Lisboa

Nenhum aeroporto está acima da lei /premium

332
Seja-se contra ou a favor do aeroporto no Montijo, o que está agora em causa é isto: pode-se tolerar que o governo elimine freios e contrapesos legais por serem obstáculos à sua vontade? Não se pode.
A página está a demorar muito tempo.