626kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Homem Cristo

Colunista

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Artigos publicados

Ministério da Educação

As provas de aferição a que o ministério chumbou

Esta experiência de provas de aferição digitais foi um fiasco que só não se revelou inútil porque, embora não sirva para avaliar os alunos, serve para avaliar o ministério. E o ministério chumbou.
PSD

O PSD é alternativa ou alternância?

O PSD tem de estar num patamar ético superior ao bas-fond onde se alojou o PS no governo. E Montenegro tem agora uma prova de fogo: se quer ser alternativa, lidere pelo exemplo e decapite o PSD-Lisboa
Ministro da Educação

Fake news educativas

O Ministro da Educação (com o IAVE) condicionou a interpretação dos resultados do PIRLS 2021, alegando uma melhoria dos alunos portugueses que não existe e construindo uma narrativa de desinformação.
Presidente da República

O regime dos derrotados

O Presidente ultrapassa os seus poderes. Os partidos assistem em silêncio ao atropelo institucional. O governo capitula perante os professores. E as reformas não se fazem. Ninguém ganha, todos perdem.
Governo

O país escolheu ser refém de intrigas palacianas

Costa é um mestre de intrigas e uma nulidade das políticas. Mas os eleitores escolheram-no. Agora, que levem forte e feio com essa escolha, enquanto o regular funcionamento das instituições o permitir
Transparência

As ilusões só prosperam na ignorância

Não encontrarão um deputado que se assuma contra a transparência. E, no entanto, na Saúde ou na Educação, a qualidade da informação reduziu-se nos últimos anos, impedindo o escrutínio pelos cidadãos.
Educação

Salve-se quem puder

Com o iminente colapso da rede pública, mais famílias inscrevem os filhos no privado e recorrem a centros de explicações. Eis uma injustiça revoltante e a morte do slogan "da defesa da escola pública"
Despesa Pública

As aldeias Potemkin

Há desperdício e incompetência nos serviços públicos, com o Estado a aplicar o dinheiro dos contribuintes de forma ineficaz — mas anunciam-se indicadores à medida da narrativa de que tudo está bem.
Execução Orçamental

Aumentos que são cortes

Explorando a sua iliteracia financeira, geram-se expectativas enganadoras nas populações carenciadas sobre os apoios que o Estado presta — prometendo-lhes aumentos quando afinal lhes aplica cortes.
Pobreza

Multiplicador de pobres

Há hoje mais população dependente do Estado para não cair na pobreza do que há cerca de 20 anos. Esta é uma consequência lógica das escolhas políticas do país nesse período.
Ensino especial

Em rota de colisão

Quando já existe falta de professores, o governo implementa medidas que alargam as necessidades de recrutamento. Há aqui duas prioridades políticas em sentido contrário e em colisão iminente.
Governo

O edifício em chamas e a direita-bombeira

As greves anunciam uma situação explosiva: o PS perdeu o controlo político, vêm aí tempos de adversidades e o regresso da direita ao poder (em 2024 ou 2026) será para apagar mais um fogo socialista.
Professores

Uma estratégia falhada

O governo travou uma guerra orçamental contra os professores. Perdeu-a. Agora só sobra disfarçar: após abandonar reformas e acumular cedências, o PS chama “aproximações quase históricas” às derrotas.
Governo

Os tiques do governo que o parlamento travou

Lula não discursa no 25 Abril, mas ficam os tiques do governo que a democracia dispensa: falta de bom-senso, atropelos institucionais, desrespeito pela liberdade e permissividade para com a corrupção.
Habitação e Urbanismo

O governo enfiou-se num beco sem saída

Eis um governo radicalizado, incapaz de desenhar medidas eficazes para lidar com um problema urgente, numa área onde o seu fracasso será facilmente documentado e assombrará as próximas legislativas.
Abusos na Igreja

O Estado deve seguir o exemplo da Igreja

A Igreja olhou para os seus demónios, após décadas de ocultação. As consequências, agora, atingem também o Estado: nas instituições destinadas a menores, há vítimas silenciadas que merecem uma voz.
Serviço Nacional de Saúde

Os vilões neoliberais votam no PS

Cortes salariais e colapso na Saúde e Educação. Afinal, a melhor forma de promover os privados é contribuir para a falência da rede pública. E ninguém fez tanto por isso como os governos PS de Costa.
Educação

Os estilhaços das greves dos professores

Estas greves aprofundarão os desafios educativos do país. Porque estão a agravar os danos na aprendizagem. E porque pedem mais centralismo, quando o que se precisa é de mais liberdade e autonomia.
Governo

O bloqueio, o alheamento e a ausência 

Metemo-nos num beco sem saída. Por um lado, uma democracia bloqueada por expectativas frustradas. Por outro, uma elite que tudo faz para a manter assim. No meio, a ausência de uma alternativa política
Matemática

Também na Matemática, Portugal em contraciclo

Portugal está a fazer o caminho inverso de França, Reino Unido e outros: aligeirou o currículo de Matemática para "mínimos históricos inexplicáveis", em vez de o aprofundar ou alargar a mais alunos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.