Dark Mode 50,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Alexandre Homem Cristo

Colunista

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Artigos publicados

Coronavírus

Resgatar as crianças que ficaram para trás

Será necessário um plano de recuperação para os alunos desfavorecidos. Para que o elevador social volte a funcionar, não bastará abrir as portas das escolas — há que ir resgatar quem ficou para trás.
Coronavírus

Assim morrem as democracias /premium

A resposta europeia à pandemia tem de ir além das questões de saúde pública e apoios económicos. Tem de ser uma defesa política da democracia. A começar pela rejeição da actuação do governo húngaro.
Coronavírus

Uma decisão política: quando reabrir a economia? /premium

123
Apesar da óbvia imprevisibilidade, o governo tem de comunicar claro e colocar cenários na mesa. Não pode ser navegação à vista, há que dizer às empresas quanto tempo de esforço se espera delas.
Coronavírus

Em defesa da normalidade democrática /premium

O país está unido, com governo e oposição do mesmo lado. Mas apoiar o governo não pode corresponder a um silenciamento político face a todas as suas decisões. Tem de haver escrutínio e pluralismo.
Coronavírus

Fechar as escolas /premium

281
As escolas acabarão por fechar, o que levanta muitas questões educativas ainda por resolver. Nomeadamente esta: como minimizar o impacto na aprendizagem dos alunos? A resposta não é evidente.
Juízes

A justiça está doente e ninguém a quer curar /premium

150
O mais inquietante é mesmo a timidez das respostas políticas e institucionais a estes casos de enorme gravidade na Justiça, que não demonstram uma vontade clara em esclarecer e limpar o sistema.
Aeroporto de Lisboa

Nenhum aeroporto está acima da lei /premium

332
Seja-se contra ou a favor do aeroporto no Montijo, o que está agora em causa é isto: pode-se tolerar que o governo elimine freios e contrapesos legais por serem obstáculos à sua vontade? Não se pode.
Eutanásia

Não sejam irresponsáveis, senhores deputados /premium

444
Não basta ser “a favor” ou “contra” a eutanásia, como numa tertúlia. A questão é, sobretudo para os que são a favor, se há condições e conhecimento para um processo legislativo responsável. E não há.
Banco de Portugal

Dizer não a Centeno /premium

147
Dizer não à ida de Centeno para governador do BdP é necessário para a protecção da independência do BdP. Que o líder do PSD não o entenda é uma incompreensível conivência com os interesses do PS.
Estado

Castigar os bons, proteger os maus /premium

194
A máquina do Estado facilmente se apoia numa infracção menor para intimidar, para abalar carreiras e para derrotar aqueles que, contra as regras do sistema, conseguem resultados extraordinários.
Partido Chega

Ventura é racista e a direita deve rejeitá-lo /premium

1440
Seja por que razão for (raiva ou convicção), os que à direita dão a mão ao Chega para o normalizar estão simultaneamente a passar para o lado de lá e a abdicar da identidade republicana da direita.
PISA

PISA 2018 e o erro na amostra /premium

Tudo aponta para um erro metodológico no PISA 2018, que tornou a amostra portuguesa referente ao privado desligada dos números reais das matrículas e inviável para comparações com os alunos do público
PSD

O PSD quer liderar o espaço não-socialista? /premium

Um PSD ao centro deve abraçar quem estiver à sua direita. O PSD pode até não “ser de direita” desde que “esteja à direita” para, aí, liderar um bloco de eleitorado que represente uma alternativa ao PS
Racismo

O Livre é o reflexo invertido do Chega /premium

103
Joacine e Ventura podem estar em lados opostos da trincheira, mas partilham uma visão racial e identitária da sociedade que tem demasiados pontos comuns. À esquerda e à direita, não estão sozinhos.
Política

Ano novo na república das bananas /premium

121
Os actos valem mais do que discursos. Pouco importa que, agora, Marcelo saúde a diáspora e os que “sentem que nem sempre são lembrados”. Nas legislativas, nem ele nem ninguém esperou pelos seus votos.
Igualdade de Género

Brinquedos para (limitar) meninas /premium

287
Não é deliberado, mas está enraizado e é muito acentuado em Portugal: nos brinquedos, nas expectativas e nas carreiras, as raparigas crescem rodeadas de incentivos para ficarem aquém do seu potencial.
Orçamento do Estado

Um mau orçamento para a Educação /premium

152
O OE 2020 corta no funcionamento das escolas, confirma a perda de relevância política da Educação, fica aquém dos valores de 2011 e opta pela gestão corrente em vez de em apostas estratégicas.
PISA

E se o PISA 2018 tiver um erro metodológico? /premium

134
Em vez de lançar sentenças erradas sobre o ensino privado a partir dos resultados do PISA 2018, que são estatisticamente anómalos, há que considerar a hipótese de serem os resultados a estar errados.
PISA

Educação: não lamentem problemas, resolvam-nos /premium

153
Na dimensão social, o sistema educativo português está a falhar. 18 anos depois e governo após governo, o mais grave é que ninguém acredita que este desafio esteja verdadeiramente a ser enfrentado.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde: a geringonça tem as mãos sujas /premium

1351
Com o SNS à beira do colapso, importa fixar isto: os que à esquerda hoje se posicionam na primeira fila para salvar o SNS são os mesmos que passaram os últimos 4 anos a autorizar o seu estrangulamento
A página está a demorar muito tempo.