Alexandre Homem Cristo

Colunista

ahomemcristo@gmail.com

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, ver mais... publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Pedro Passos Coelho

Coragem

Alexandre Homem Cristo

É razoável supor que os protestos produziram dano efectivo na vida de Passos Coelho: antes havia três universidades interessadas na sua contratação, depois dos protestos só uma realmente avançou.

849
Governo

Viver na mentira

Alexandre Homem Cristo

O governo tem ocultado dados, falseado indicadores e sabotado a comparabilidade de informação. Em benefício próprio e prejuízo da qualidade da democracia, assim diminuída na capacidade de escrutínio.

1.647
Rui Rio

Danos auto-infligidos

Alexandre Homem Cristo

Rui Rio demorou a perceber o óbvio: ele não é credível enquanto líder que apela à ética na política se, nos bastidores partidários, escolhe (e defende) Feliciano Barreiras Duarte para a sua equipa.

118
Rui Rio

Sem aliados

Alexandre Homem Cristo

Rio está em conflito aberto com o seu próprio partido, vê Cristas reclamar para si a liderança do centro-direita, e está em vias de perder Marcelo. A sua estratégia está a isolar politicamente o PSD.

PSD/CDS

A direita equivocada

Alexandre Homem Cristo

Ou a direita junta forças em nome de um projecto que erija uma alternativa política a PS-PCP-BE, ou alimenta equívocos sobre a disponibilidade do PS em lhe dar a mão. Demasiados preferem a segunda.

127
PSD

Rui Rio, o reformista?

Alexandre Homem Cristo

Rui Rio até pode perder em 2019, mas tentar ganhar passa por construir no PSD uma alternativa reformista e de futuro. Algo que à esquerda é incomportável, pois choca com as bases de apoio de PCP e BE.

Brexit

Enganar os cidadãos

Alexandre Homem Cristo

Eis a lição do Brexit: ignorar os procedimentos republicanos e autorizar a manipulação do debate só serve para, sacrificando o povo e instrumentalizando o voto popular, legitimar uma agenda política.

146
Professores

Insustentável

Alexandre Homem Cristo

O descongelamento de carreiras dos professores pode vir a ser concretizável. Mas tem um preço: vai adiar reformas, vai sacrificar o desenvolvimento de programas educativos, vai fazer do sistema refém.

585
Web Summit

#aculpaédoPassos

Alexandre Homem Cristo

Sob pressão, o governo atira com acusações falsas. Foi assim sempre que algo correu mal. Este comportamento constitui uma irresponsabilidade muito mais indigna do que qualquer jantar no Panteão.

1.734

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)