Dark Mode 166kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Alexandre Homem Cristo

Colunista

Nasci a 12 de Fevereiro de 1985, licenciei-me em ciência política na Universidade Católica Portuguesa, e concluí o meu mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Desempenhei funções de assessor parlamentar na Assembleia da República (2012-2015) e fui conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2013-2015). Escrevi o estudo Escolas para o Século XXI, publicado em livro pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em 2013. Na imprensa, tive uma coluna semanal no jornal i (2012-2014). Colaboro com o Observador desde 2014.

Artigos publicados

Política

A direita e a guerra total /premium

A alternativa ao radicalismo de esquerda não é salpicar a direita de radicalismo e aceitar a guerra total entre blocos. A alternativa é cativar o país para um projecto agregador, reformista e moderado
Educação

A grande impreparação /premium

Só há 7 dias é que o Ministério passou a conhecer, em tempo real, o número de infecções por Covid-19 nas escolas. Saúde, economia e também educação: eis a grande impreparação na gestão da pandemia.
Estados Unidos da América

Democracia = saber perder /premium

Em 2016, perguntou-se se a democracia americana sobreviveria a Trump. Sobreviveu. Mas a prova de fogo surge agora: Trump “presidente derrotado” será ainda mais perigoso do que Trump “presidente”.
Pandemia

Faz-de-conta que funciona /premium

845
Máscaras obrigatórias na rua? O Governo e os partidos estão a tomar decisões sem qualquer base empírica ou efeito previsível na contenção da pandemia, apenas para agirem de forma visível e emblemática
Democracia

Os bufos /premium

313
Enquanto o país criticava a obrigatoriedade da app, proliferaram denúncias anónimas contra vizinhos ou colegas. Eis a lógica dominante: a minha vida ninguém controla, mesmo que eu controle a de outros
Desigualdade

Regras para os miúdos, excepções para os políticos /premium

744
Ministros com testes céleres e sem quarentenas; mas aluno com teste negativo não consegue regressar à escola. Marcelo brinda com motards; mas aluno indisciplinado que partilha lanche acaba suspenso.
Educação

Os bons alunos (ainda) não querem ser professores /premium

182
Na licenciatura em Educação Básica, só numa instituição a nota do último colocado superou 14 valores. Apenas noutras 4 (20%) superou 13 valores. E em 11 instituições (55%) ficou abaixo de 12 valores.
Educação

Salvem as escolas públicas do Governo /premium

227
As escolas falharam quatro vezes desde Março. Culpa da pandemia? Não, a responsabilidade é do Governo — ausente de visão estratégica e cujas políticas erradas arrastam os mesmos problemas há anos.
Governo

Quantas escolas fechadas e quantas turmas em casa? /premium

110
Havia que reabrir as escolas para que as crianças voltassem a ser crianças. Agora, para as manter abertas, importa tratar-nos como adultos e divulgar os dados do impacto da pandemia nas escolas.
Política

Vieira, Costa e Marcelo: uma democracia de papel /premium

148
A autoridade do Presidente permitiria levantar um muro entre a política e as más companhias de Costa. Mas nada feito: Marcelo opta por insinuações, promete recados à porta fechada e encerra o assunto.
Escolas

O desafio político é manter as escolas abertas /premium

As escolas estão preparadas. O governo estará? Exige-se que, futuramente, não tenhamos de fazer sobre as escolas a mesma pergunta que Ferro Rodrigues fez sobre os lares: o governo não aprendeu nada?
Festa do Avante

Festa do Avante: Obrigado, PCP /premium

448
Triste o país que precisa dos comunistas para ser lembrado de quão importante é defender as suas liberdades e recusar que os desafios presentes se ultrapassem quebrando elos sociais e económicos.
Comunicação Social

Uma imprensa livre e forte /premium

201
Publicar declarações em off? Se a imprensa quer ser peça imprescindível de uma democracia saudável, então que não apresente princípios para defender uns e demonstre que vale tudo para atacar outros.
Liga dos Campeões

Memória e prestação de contas /premium

664
Dois meses depois do anúncio da Champions em Lisboa, eis o balanço: foi vendido um milagre que não existia, anunciada uma vitória que nunca aconteceu e prometidos benefícios que nunca chegaram.
Liberdades

Tocar na Festa do Avante! é apoiar o PCP? /premium

622
Anseio que PCP e Chega! percam votos e desapareçam. Mas, enquanto existem, desejo que um profissional (da música ou de outro sector) possa trabalhar nos seus eventos partidários sem temer represálias.
Pandemia

Jusqu'ici tout va bien /premium

146
Portugal já era um país com uma economia estagnada. Agora ficou também menos livre e menos plural, subitamente empobrecido, com pior saúde, com mais desigualdades sociais e com pior acesso à educação.
Racismo

Querem combater o racismo? Recolham dados /premium

414
Em vez de manifestações ideológicas, quem quiser combater discriminações racistas tem por onde começar: recolha de dados para realçar padrões de discriminação e discutir soluções ajustadas à realidade
Ano Letivo

Não façam da reabertura das escolas uma guerra /premium

As orientações da DGS para a abertura das escolas são mais ligeiras do que noutros sectores, mas a diferença é justificável, em Portugal e na UE, com as evidências extraídas em contextos escolares.
António Costa

Os princípios por um punhado de euros /premium

214
A cedência de Costa a Orbán é uma vergonha. Quem se deixar comandar pelo realpolitik, seja o motivo dinheiro ou conveniências partidárias, acabará a sacrificar o que de mais valioso há na política.
Parlamento

Menor escrutínio é pior democracia /premium

187
Ao reduzir a frequência do escrutínio parlamentar, o PSD está, como se vê nos dados, a colocar o Parlamento português entre os que, internacionalmente, menos escrutinam o Governo e o Primeiro-Ministro
A página está a demorar muito tempo.