Mercado Cambial
BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
Burla

YCBM. Esquema já agarrou mil jovens em Portugal /premium

6117
São jovens e prometem enriquecimento fácil no mercado cambial. Mas são poucos os que ganham dinheiro a sério. O Observador mostra-lhe aquele que pode ser o mais recente esquema piramidal em Portugal.
Angola

Moeda angolana desvaloriza face ao euro

A moeda angolana continua a manter a tendência de estabilidade face à europeia e à norte-americana, depreciando-se ligeiramente face ao euro e apreciando-se em relação ao dólar.
Angola

Moeda angolana valoriza face ao euro

A moeda angolana continua a tendência de estabilidade face à europeia e à norte-americana, apreciando-se esta segunda-feira ligeiramente face ao euro e mantendo-se estável em relação ao dólar.
Mercado Cambial

Moeda moçambicana ganha meio metical face ao euro

A moeda moçambicana valorizou-se meio metical face ao euro durante a última semana, de acordo com as taxas de câmbio diárias divulgadas pelo banco central.
Banca

Moeda angolana valoriza face ao euro

A moeda angolana ultrapassou a barreira dos 350 kwanzas/euro, situando-se nos 349,609 kwanzas/euro, depreciando-se face ao dólar, indica esta quinta-feira uma nota do banco central de Angola.
Mercado Cambial

Kwanza volta a desvalorizar face ao euro

O euro está a ser transacionado a 318,35 kwanzas, após um leilão de divisas, o terceiro deste mês, realizado pelo Banco Nacional de Angola, acumulando uma perda de 41,86% desde 9 de janeiro.
Mercado Cambial

Moeda moçambicana desvaloriza face ao euro e dólar

A moeda moçambicana desvalorizou-se face ao euro e ao dólar na última semana, de acordo com a média das taxas de câmbio diárias do banco central.
Mercado Cambial

Kwanza angolano perde mais de 40% face ao euro

O euro está a ser transacionado desde esta quarta-feira a 312,1 kwanzas, depois de o último leilão de divisas realizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), com a participação de 20 bancos comerciais.
Donald Trump

Trump acusa Europa e China de manipular as moedas

Presidente dos EUA critica o banco central norte-americano, liderado por um homem escolhido por si, por estar a subir as taxas de juro. Mesmo assim, vai sair "vitorioso" no final, garante Trump.
Mercado Cambial

Lira turca cai mais de 5% face ao dólar e ao euro

A lira turca cedeu mais de 5% em relação ao dólar e ao euro, invertendo a subida registada nos últimos dias após a queda verificada na sexta-feira devido à tensão política e comercial com Washington.
Mercado Cambial

Kwanza angolano com nova depreciação

O kwanza angolano sofreu esta semana nova depreciação face ao euro, acumulando uma perda de praticamente 39% desde a aplicação do regime flutuante cambial, em janeiro.
Angola

Bancos recebem 350 milhões para vender moedas

O Banco Nacional de Angola injetou quase 350 milhões de euros em divisas nos bancos comerciais para colmatar as dificuldades de acesso a divisas.
Angola

Luanda. Preço do euro e do dólar em queda

O preço para comprar divisas em Luanda está em queda. A cotação no mercado informal mantinha-se praticamente inalterada desde meados de fevereiro.
Mercado Cambial

Deutsche Bank multado por manipulação de mercado

O Deutsche Bank foi multado em 177 milhões de euros pelas autoridades reguladoras do Estado de Nova Iorque, por manipulação do mercado cambial ao longo de anos.
Angola

Kwanza angolano já perdeu 35% do valor em meio ano

A depreciação do kwanza face ao euro foi mais acentuada em janeiro, mas a partir do mês seguinte desceu para um ritmo de quase 1% por semana. Em meio ano, a moeda angolana já perdeu 35% do valor.
Angola

Kwanza sofre primeira depreciação em junho

O kwanza angolano sofreu na quarta-feira a primeira depreciação face ao euro este mês, acumulando uma perda superior a 34% desde janeiro.
Mercado Cambial

Moeda moçambicana valoriza face ao euro

A moeda moçambicana voltou a valorizar-se em relação ao euro na última semana, segundo a média das taxas de câmbio diárias do banco central, seguidas pela Lusa.
Mercado Cambial

Euro perde 3,5% face ao dólar em 3 semanas

O euro registou uma depreciação de 3,5% face ao dólar nas últimas três semanas. Às 18h00 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1933 dólares.
Angola

Em 18 leilões de divisas, 3 não mexeram no câmbio

Em Angola, em 18 leilões de divisas apenas três terminaram sem qualquer alteração na taxa de câmbio oficial, entre kwanza e euro. Os dados foram divulgados pelo Banco Nacional de Angola.
Reino Unido

Brexit. Libra alcança máximo face ao euro

O referendo de 2016 atingiu fortemente a moeda britânica, tendo a desvalorização máxima, de 18%, sido registada no início de 2017. A libra alcançou esta terça-feira o valor mais alto face ao euro.
Mercado Cambial

Angola. Kwanza volta a cair face ao euro

O kwanza angolano voltou a depreciar-se, face ao euro, pela segunda vez numa semana, acumulando uma perda de 31% nos três meses do regime flutuante cambial.
Mercado Cambial

Moçambique. Moeda recupera face ao euro e ao dólar

A moeda moçambicana registou na última semana uma das maiores valorizações face ao euro desde setembro de 2017, recuperando mais de um metical segundo as taxas de câmbio médias de referência.
Angola

Dívida colocada por Angola desce em março

A dívida colocada por Angola em março desceu 75%. A dívida pública governamental já ultrapassou o equivalente a 67% do Produto Interno Bruto (PIB).
Euro

Euro sobe e ultrapassa fasquia dos 1,24 dólares

O euro subiu hoje face ao dólar, ultrapassando a fasquia de 1,24 dólares. Às 18h03 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,2445 dólares, quando na sexta-feira, quase à mesma hora, negociava a 1,2365 dólar
Angola

Angola. Reservas renovam mínimos históricos

As reservas que o BNA tem vendido aos bancos comerciais para garantir a importação de alimentos estão agora a menos de metade do valor contabilizado antes da crise da cotação do petróleo.
Moçambique

Metical desvaloriza em relação ao dólar americano

Na última semana, o dólar americano foi comprado em média a 61,16 meticais, 61 centavos mais caro que na semana anterior. Já em relação ao euro, o metical desvalorizou-se alguns centavos.
Mercado e Câmbios

Euro recua ligeiramente face ao dólar 

Às 17h55 desta segunda-feira, o euro seguia a 1,2299 dólares, quando na sexta-feira negociava a 1,2307. O presidente do Banco Central Europeu diz que a economia da zona euro necessita de estímulos.
Luanda

Luanda. Euro e dólar com preço estabilizado 

Nos bairros da capital angolana, um dólar estava a ser transacionado por valores entre 430 e 440 kwanzas (1,65 euros) e o euro mantinha-se entre 530 e 540 kwanzas (2,10 euros).
Moçambique

Metical estável face ao euro, perde para o dólar

Em relação ao euro, o metical manteve-se quase inalterado. Na última semana, o euro foi comprado no país a 74,41 meticais, quatro centavos de metical mais caro do que na semana anterior.
Combustível

Aumento do combustível depende da taxa de câmbio

O reflexo do aumento do preço de petróleo na subida dos combustíveis vai depender da taxa de câmbio do euro. A valorização do euro e da libra face ao dólar tem mitigado os impactos.
Angola

Preço de divisas nas ruas de Luanda sobe

Numa ronda feita esta sexta-feira por alguns dos bairros da capital angolana, a Lusa encontrou 'kinguilas', mulheres que compram e vendem divisas na rua, a transacionarem um dólar por até 475 kwanzas.
Angola

Angola. Bancos limitados na venda de divisas

A partir desta quarta-feira os bancos comerciais "podem aplicar, sobre a taxa de câmbio de referência" do Banco Nacional de Angola, "uma margem, para mais ou para menos, de até 2%".
Moçambique

Metical desvalorizou face ao euro

Em termos médios, na semana passada, o euro foi comprado no país a 71,48 meticais, mais 1,59 meticais que a média da semana anterior. Por sua vez, a venda foi feita a 72,90 meticais por cada euro.
Angola

Kwanza angolano com nova depreciação

O kwanza depreciou em mais 11% face ao euro e quase 9% para o dólar, no âmbito do novo regime flutuante cambial. Desde que o euro se tornou referência que a moeda angolana acumula depreciação.
Alemanha

Acordo na Alemanha faz valorizar o euro

Após ter sido anunciado um acordo para uma coligação entre os conservadores liderados por Merkel e os sociais-democratas de Schulz, o euro alcançou o nível mais elevado de três anos face ao dólar.
Angola

Kwanza angolano desvaloriza face ao euro

Esta terça-feira, o euro valorizou 19% e o dólar norte-americano quase 12%, face ao kwanza angolana, respetivamente. Trata-se da primeira desvalorização real da moeda angolana em quase dois anos.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
Mercados Financeiros

Libra afunda 6% em dois minutos. O que se passou?

124
Movimento brusco no mercado cambial, durante a sessão asiática, levou a libra a derrapar mais de 6% face ao dólar numa questão de segundos. Ninguém sabe qual é a explicação para o "caos".
Dólar

Dólar com valor mais alto de sempre na Venezuela

A cotação do dólar no mercado negro da Venezuela atingiu o valor mais alto de sempre, ultrapassando a barreira psicológica de 1.000 bolívares (bs).
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Angola

Banco central de Angola racionaliza divisas

O governador do BNA disse hoje que a instituição está a promover a "racionalização" de divisas aos bancos comerciais, mas assegurou que os recursos disponíveis para 2016 "são suficientes".
Angola

Bancos angolanos em mínimos de dólares disponíveis

A venda de divisas à banca comercial angolana continua em mínimos de anos, tendo ficado na última semana pelos 55,5 milhões de dólares, menos 70% face à anterior, informou o Banco Nacional de Angola.
Angola

Bancos angolanos praticamente sem acesso a divisas

Os bancos angolanos entraram em 2016 praticamente sem injeção de divisas pelo Banco Nacional de Angola, que vendeu apenas 7,5 milhões de dólares (6,8 milhões de euros) na primeira semana do ano.
Angola

Reservas internacionais angolanas sobem

As Reservas Internacionais Líquidas angolanas subiram seis por cento entre outubro e novembro após sucessivas quedas, fixando-se em 22,9 mil milhões de euros, o valor mais alto em cinco meses.
Angola

Dólares nas ruas de Angola valem o dobro

188
Os dólares nas ruas de Angola estão a ser transacionados ao dobro da taxa oficial, que revela uma desvalorização acima dos 30% desde o início da descida dos preços do petróleo, no verão de 2014.
Angola

Divisas nos bancos angolanos caem a pique

A injeção de divisas nos bancos comerciais angolanos caiu a pique na primeira semana de dezembro para 113 milhões de dólares, menos cerca de 66%.
Angola

Falta de dólares compromete agricultura em Angola

Operadores do setor agrário angolano necessitam de pelo menos 24 milhões de dólares em divisas para garantirem a importação de fatores de produção agrícola para a presente campanha.
Mercados Financeiros

Euro cada vez mais perto de valer mesmo que dólar

107
Moeda única caiu para um mínimo de sete meses e está cada vez mais perto da paridade face à divisa norte-americana. É quase consensual entre os analistas que vêm aí um reforço da "bazuca".
Economia

Défices em períodos expansionistas sem redução

Portugal, a Grécia e a Irlanda não reduziram o seu rácio do défice sobre o PIB nos períodos de expansão económica e, em alturas de contração, as correções orçamentais "tornaram-se mais dispendiosas".
Política

Presidente chinês contra guerra cambial

O presidente chinês diz que a China se opõe a uma "depreciação competitiva" das moedas e a uma guerra cambial, frisando que o país não irá desvalorizar o yuan para estimular as exportações.
Mercado Cambial

Euro a subir ultrapassa 1,13 dólares

A confiança empresarial na zona euro subiu inesperadamente em agosto, enquanto a preocupação com a situação económica na China continua a afetar o dólar.
Bitcoin

Bitcoin a ficar sem espaço para fazer transações

Plataforma onde são efetuadas as transações pode ficar em breve sem capacidade para as fazer. A solução para o problema está a causar divisões na comunidade.
Mercado Cambial

China intervém contra "rebanhos de ovelhas"

Banco Popular da China diz que já fez as intervenções que queria fazer no mercado cambial, baixando o yuan, mas avisa que poderá voltar a atuar "se o mercado se comportar como um rebanho de ovelhas".
Mercado Cambial

China volta a desvalorizar yuan face ao dólar

A decisão do banco central chinês surge depois de, na semana passada, o Fundo Monetário Internacional ter negado o yuan como moeda de reserva mundial.
Mercado Cambial

China. Guerra cambial ou piscar de olhos ao FMI?

111
O banco central chinês baixou, de forma deliberada, o valor do yuan em 1,9%. É uma grande mexida, com implicações vastas. Mas o que está na base desta decisão que abalou os mercados globais?
Futuro da Grécia

Bolsa grega a negociar em positivo, 3 dias depois

A bolsa de Atenas está a negociar em positivo de 0,86%, minutos após a abertura, reagindo a uma paragem de cinco semanas que provocou a maior queda da história do mercado de ações.
Angola

Kwanza angolano vai passar a ser aceite na China

486
A ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira, anunciou que foi alcançado um acordo monetário com a China para aceitação das respetivas moedas em ambos os países, facilitando as importações angolanas.
Banco de Portugal

Contas externas com défice de 104,3 milhões

As contas externas de Portugal registaram um défice de 104,3 milhões de euros até maio, uma degradação de 471,6 milhões de euros face ao mesmo período de 2014.
Função Pública

Desvalorização do euro corrigida nos salários

As remunerações e os abonos de alguns trabalhadores vão beneficiar de um fator de correção para compensar o impacto negativo da desvalorização do euro.
Euro

Euro recua de novo face ao dólar

A divisa norte-americana foi reforçada após a divulgação das atas da Reserva Federal, fazendo o euro recuar face ao dólar.
Economia

Euro cai de novo para mínimo de há 12 anos

Após uma semana de desvalorização e do banco central europeu ter começado a comprar dívida pública, o euro volta a cair para níveis mínimos de há 12 anos, abaixo de 1,05 dólares.
Câmbios

Euro abaixo de 1,10 dólares. Mínimo desde 2003

Moeda única continua a derrapar e acentuou as perdas recentes após a conferência de imprensa de Mario Draghi. Euro chegou a valer menos de 1,10 dólares, mínimo desde setembro de 2013.
Energia

Angola arrisca-se a uma "debandada de investimento"

O fiscalista João Espanha considera que Angola "arrisca-se a assistir à debandada do investimento estrangeiro" se a taxa que vai ser criada sobre a saída de divisas do país estiver nos dois dígitos.
Banco de Portugal

Estrangeiros da CPLP mandaram mais remessas

Os estrangeiros da CPLP a trabalhar em Portugal mandaram mais remessas para os seus países do que os portugueses a operar nestes oito países em 2014, segundo dados do Banco de Portugal.
Venezuela

Venezuelanos vão pagar mais 327% por cada dólar

O Banco Central da Venezuela fixou a primeira cotação oficial para o novo Sistema Marginal de Divisas em 170 bolívares por dólar norte-americano.
Angola

Há bancos em Angola a privar clientes de depósitos

O Banco Nacional de Angola afirmou hoje, em comunicado, que alguns bancos que operam no país estão a privar clientes da utilização de depósitos, no caso em divisas, prometendo agir rapidamente.
Eleições na Grécia

Euro bate mínimos de 11 anos face ao dólar

O euro atingiu hoje em Tóquio mínimos de 11 anos face ao dólar, após ter sido conhecido que o partido anti-austeridade Syriza obteve uma vitória clara nas eleições gerais na Grécia.
Euro

Portugueses na Suíça em pânico com descida do euro

113
Os funcionários públicos na Suíça estão preocupados com a decisão do Banco Nacional de suprimir a taxa de câmbio fixa entre o euro e o franco suíço, que afetará os seus salários.
Mercado Cambial

Franco suíço dispara 27%. Que fez o banco central?

114
Banco Nacional Suíço anunciou esta quinta-feira que vai deixar de intervir no mercado cambial para impedir a valorização do franco suíço face ao euro, algo que vinha fazendo desde 2011.
Mercado Cambial

Desde 2006 que o euro não valia tão pouco

Mario Draghi e o BCE parecem cada vez mais perto de lançar novos estímulos monetários, penalizando a cotação do euro face às principais rivais. Cada euro está a valer menos de 1,20 dólares.
Mercado Cambial

Draghi volta a sinalizar estímulos. Euro desliza

A moeda única está em mínimos de quatro anos e meio, depois de o presidente do BCE voltar a sinalizar novos estímulos monetários na região. Juros da dívida pública caem para novos mínimos históricos.
Rússia

Queda no rublo leva a corrida às lojas 

102
Ikea, McDonald's e Fiat são algumas das marcas que já avisaram que vão aumentar os preços devido à queda no rublo. Os russos estão a correr para as lojas antes que as suas poupanças desvalorizem.
Rublo

Situação é crítica, diz o Banco Central da Rússia

Rublo prepara-se para mais um dia díficil no mercado cambial. Banco da Rússia está preocupado e aponta o dedo ao ocidente.
Mercado Cambial

Rússia sobe juros e tenta segurar o rublo

163
Banco da Rússia elevou, na noite de segunda para terça-feira, a sua taxa diretora em 6,5 pontos percentuais, para 17%. Queda dos preços do petróleo estão a fazer mossa na economia do país.
Banca

Cinco bancos levam multa de 2,6 mil milhões

Reguladores dos EUA, Reino Unido e Suíça multam UBS, Royal Bank of Scotland, Citigroup, JPMorgan Chase e HSBC por manipulação do mercado cambial. Ainda hoje devem ser conhecidas mais multas.
Juros

Juros da dívida de Portugal descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida soberana de Portugal estavam a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos, no dia em que a 'troika' regressa a Portugal para a primeira monitorização pós-programa de ajuda.
Brasil

Mais Dilma: Bolsa de São Paulo e real afundam

134
O índice Ibovespa, da bolsa de São Paulo, abriu a derrapar mais de 6%. Analistas dizem que vitória de Dilma significa que as reformas estruturais vão continuar a ficar por fazer.
Angola

Angola comprou 380 milhões de dólares em divisas

As vendas diretas de divisas do BNA aos bancos comerciais subiram. A compra de divisas pelos bancos comerciais angolanos aumentou mais de 40% nos primeiros oito meses do ano.
Mercado Cambial

Vendas de divisas Angolanas aumentaram 

As vendas diretas de divisas do Banco Nacional de Angola aos bancos comerciais subiram na última semana, mas o total negociado em setembro permanece em valores mínimos do ano.
Economia

Há 22 anos, Soros vergou o Banco de Inglaterra

Política partidária, teimosia, más decisões, a história de um banco central que perdeu milhares de milhões em dinheiro público e do especulador que apostou contra e ganhou.
A página está a demorar muito tempo.