Legislação Laboral

Legislação Laboral

Bruxelas quer que Portugal reveja lei laboral

179
A Comissão Europeia insiste que Portugal avance para uma revisão da legislação laboral que promova os contratos sem termo, considerando que a rigidez existente é um entrave a esses contratos.
Concertação Social

Lei laboral. Propostas não agradam a patrões

Os sindicatos e patrões manifestaram-se relativamente às propostas sobre a lei laboral feitas pelo Governo, como é o caso da limitação dos contratos a prazo.
Jerónimo De Sousa

Leis laborais. Jerónimo acusa PS de "sobranceria"

Jerónimo de Sousa diz que o PS se comportou "com uma atitude de sobranceria" relativamente às propostas de alteração da legislação laboral feitas pelo PCP.
Maioria de Esquerda

Alterações à legislação laboral

As alterações legislativas visam aumentar a rigidez no mercado de trabalho, pelo que vão no sentido contrário ao que estão a fazer com sucesso todos os países europeus, sobretudo os mais desenvolvidos
Legislação Laboral

PS junta-se à direita para travar PCP e BE

Nem o banco de horas individual escapou, ainda que venha aí uma proposta do Governo sobre o mesmo. O PCP sublinha a "convergência" do PS com a direita, mas não tira consequências para "geringonça".
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Legislação Laboral

Jerónimo "profundamente inquieto" com PS

178
O secretário-geral do PCP declarou grande "inquietude" com a posição do PS sobre legislação laboral, dizendo que "não se limita a ficar em cima do muro".
Legislação Laboral

Precariedade atinge um terço no setor privado

A precariedade atinge um terço dos empregados no setor privado, o valor mais alto registado na última década e meia. Portugal tem a terceira taxa mais elevada de contratos não permanentes na UE.
Legislação Laboral

De regresso aos horários do passado

231
Os sindicatos partem do princípio que o trabalhador não tem autonomia para fazer acordos com o empregador, ainda que tudo aponte para de que é possível fazer acordos vantajosos para ambas as partes.
Jerónimo De Sousa

Portugal "não vai lá com geometria variável" do PS

Jerónimo de Sousa falou sobre a legislação laboral, dizendo que "isto não vai lá com geometrias variáveis, mas com a rutura com a política de direita que nos tem afligido durante tantos anos".
Legislação Laboral

Governo desiste de agravar TSU a contratos a prazo

Ideia passava por agravar TSU a empresas com contratos a prazo e aliviar TSU a contratos sem termo, mas PCP e BE só queriam uma parte e Governo recuou. Nenhuma avança.
Legislação Laboral

Para acabar de vez com o trabalho

186
Para as forças partidárias que sustentam o Governo PS o trabalho deve ser violentamente taxado, os horários reduzidos, as férias aumentadas, os feriados prolongados e a legislação laboral fossilizada.
Legislação Laboral

Governo trava exigências laborais da esquerda

122
Vieira da Silva foi ao Parlamento dizer que a precariedade está mesmo a diminuir. Mas esquerda não quer palavras, quer alterações ao código de trabalho. Ministro anuncia a integração de mil precários.
Vieira da Silva

Alterações laborais são expectáveis este ano

Vieira da Silva afirmou que "é muito expectável" que as alterações às leis laborais aconteçam ainda este ano e admitiu ainda um acordo mais alargado com os parceiros sociais.
Legislação Laboral

Bruxelas quer reduzir proteção dos efetivos

155
Estudo da Comissão Europeia aplaude planos do Governo para penalizar contratos a prazo mas, sobretudo, critica Governo por não estar a fazer nada para permitir despedimentos de trabalhadores efetivos.
CGTP

CGTP insiste na revogação das leis laborais

A CGTP quer que sejam repostas as normas que existiam antes da entrada da 'troika' em Portugal, dizendo que este é o momento para o Governo responder às expectativas dos trabalhadores.
Legislação Laboral

Lei da transferência foi aprovada 

Na votação final global de um projeto de lei sobre a transferência de estabelecimento, registou-se o voto favorável do PS, BE, PCP, PEV e PAN, com o PSD e CDS a votaram contra.
UGT

UGT "não fará fretes" na legislação laboral

102
O secretário-geral da UGT disse que a central sindical "não fará fretes em relação a legislação laboral" e referiu que "há muita gente confundida no país em relação ao momento que se vive".
Congresso do PSD

Ter medo de ser o que se é

490
Porque é que em Portugal, e em especial no PSD, poucos têm a frontalidade de defenderem o que pensam só porque julgam que isso não é conveniente, não é popular ou ofende a brigada dos bons costumes?
Legislação Laboral

Parceiros sociais discutem mudanças na lei laboral

Os parceiros sociais começam a discutir hoje alterações à legislação laboral e, em cima da mesa, vai estar a "segmentação do mercado de trabalho".
Legislação Laboral

CDS quer pausa com "incentivo", esquerda desconfia

CDS quis debater medidas laborais de incentivo à formação, teletrabalho e direito ao "desligamento", mas quando a "esmola é muita", esquerda "desconfia". Centristas defendem ideia de licença sabática.
Bloco de Esquerda

Lei laboral. BE quer que Governo "honre a palavra"

BE leva ao Parlamento projetos para acabar com bancos de horas individuais e com buracos na lei sobe contratos a prazo. Medidas que constam do programa de Governo mas que ainda não foram cumpridas.
Legislação Laboral

Bloco: alterações à legislação laboral avançam

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este sábado, em Torres Novas, não ser verdade que a legislação laboral ficará como está: ficaram acordadas com o Governo alterações que vão "avançar".
Brasil

Brasil. Reforma laboral aumenta horas de trabalho

O Governo do Brasil anunciou uma reforma laboral para controlar o desemprego, com regras de flexibilização da jornada laborais e a prorrogação dos prazos de contratos temporários.
35 horas

35 horas em vigor antes de julho. Palavra da Fesap

O secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Nobre dos Santos, afirmou que há uma promessa do Governo para que a reposição do horário das 35 horas seja feita antes de 1 julho.
Brasil

Brasil. 5 chineses trabalhavam em escravidão

A polícia resgatou cinco cidadãos chineses que trabalhavam no Rio de Janeiro sem receber salário como forma de saldar uma dívida. A operação foi lançada por causa dos Jogos Olímpicos.
Governo

35 horas põem Portugal nos que menos trabalham

1.626
Neste momento, o funcionários públicos portugueses estão entre os que, na UE, trabalham mais horas por semana. Com a passagem para as 35 horas, ficarão no grupo dos que trabalham menos.
Governo

35 horas e feriados: audições hoje na Assembleia

Sindicatos e patrões são ouvidos hoje no Parlamento sobre a reposição das 35 horas de trabalho semanal na administração pública e a reposição dos feriados nos setores público e privado.
Sindicatos

ASAE cria um novo sindicato

Um grupo de trabalhadores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai criar um novo sindicato do setor que defende um estatuto para a carreira de inspeção, anunciou um dos promotores.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Governo promete ouvir todos

Ministro da Economia garantiu que "todos" irão ser ouvidos para uma solução "o mais consensual" possível sobre o salário mínimo nacional. Caldeira Cabral reafirma objetivo de melhorar rendimentos.
Transportes

STCP: hoje há greve

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto estão hoje a cumprir mais uma greve em protesto contra a redução em 50% das horas trabalhadas em dia feriado.
Função Pública

Requalificação. Despedimentos podem chegar em 2016

Lei da requalificação prevê a colocação de funcionários públicos em inatividade, a receberem 60% do salário no primeiro ano e 40% nos restantes anos.
Legislação Laboral

Contratos. Acabam hoje renovações extraordinárias

As empresas deixam de ter, a partir de hoje, a possibilidade legal de renovar extraordinariamente os contratos a prazo que atingiram o limite máximo.
Governo

Governo propõe ideia de Centeno que o PS riscou

Programa da direita admite introduzir na lei o mecanismo do despedimento conciliatório e a arbitragem em conflito laboral, ideia de Mário Centeno que estava no programa do PS (e que o Bloco fez cair).
Sindicatos

CGTP quer alteração ao trabalho não declarado

O secretário-geral da CGTP concordou hoje com o inspetor-geral do trabalho quanto à necessidade de um enquadramento legislativo mais adequado do trabalho não declarado.
Desemprego

Trabalhadores da Unicer procuram soluções

Os trabalhadores da Unicer em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, aprovaram hoje uma moção na qual se mostram disponíveis para encontrar soluções que evitem despedimentos na empresa, decisão que repudiam e dizem não compreender.
Estados Unidos da América

Obama alarga acesso a baixa por doença

O Presidente dos Estados Unidos vai forçar todas as empresas com contratos com o Governo a oferecer aos funcionários sete dias pagos em caso de doença, anúncio feito no Dia do Trabalhador no país.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicato irritado com suspensão de negociações

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses classificou hoje de "mistificação e chantagem" o anúncio da suspensão das negociações pelo Ministério da Saúde.
Serviços públicos

Greve na recuperação de dívidas à Segurança Social

Os trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social voltam hoje à greve, um mês depois da anterior.
OCDE

Crédito fiscal melhor que subida do salário mínimo

A OCDE defende que, para combater a pobreza em Portugal, é melhor dar um crédito fiscal para famílias com baixos rendimentos do que subir o salário mínimo.
Greve

Bailarinos da CNB mantêm pré-aviso de greve 

Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado vão manter o pré-aviso de greve para julho até receberem uma garantia do Governo que será retirada a proposta de lei sobre estes profissionais.
França

França flexibiliza lei laboral para as PME

Contratos temporários vão poder ser renovados duas vezes. Empresas que contratem o seu primeiro trabalhador, por pelo menos um ano, recebem um prémio de 4000 euros.
Segurança Social

Dívidas à Segurança Social pagas em 150 prestações

O Governo aprovou em Conselho de Ministros o alargamento do número de prestações de 120 para 150 que pode ser autorizado em processos executivos da Segurança Social.
Aviação

Empresários lamentam efeitos da greve na TAP

Associação Empresarial de Portugal lamentou que estejam a ser as regiões Norte e Centro as mais prejudicadas pela greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para a TAP.
Reino Unido

Com Cameron, salário mínimo não paga impostos

Referendo à permanência na UE, menos burocracia e isenção de impostos para quem ganha o salário mínimo. Estas são algumas das promessas eleitorais de David Cameron.
Amamentação

Ministro desconhece método para provar amamentação

O ministro Paulo Macedo não conhece o método usado por dois hospitais do Porto que pediram provas de leite às funcionárias que recorrem à possibilidade de reduzir horário de serviço por amamentarem.
Turismo

Hotelaria da Madeira em greve na Festa da Flor

O Sindicato da Hotelaria da Madeira entregou um pré-aviso de greve para os dias 18 e 19 de abril, coincidente com a Festa da Flor, época habitualmente alta para turismo.
Economia

Lista de suplementos do Estado já foi publicada

O Governo publicou esta quinta-feira lista dos suplementos remuneratórios em vigor e que poderão ser revistos, integrados ou extintos, sendo concedido. Os sindicatos têm cinco dias para darem opinião
Igualdade

Berlim quer 30% de mulheres na gestão de empresas

Conselhos de administração das empresas alemãs vão ser obrigados a ter uma quota de 30% para as mulheres. Atualmente, a representação feminina não chega a 20% em grupos como a Volkswagen ou a Siemens.
Salários

Governo debate mudanças aos fundos de compensação

Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social convoca os parceiros para uma reunião no dia 10 de março, pelas 10h00.
Sindicatos

Revisão de suplementos "tira mais" ao trabalhador

Ana Avoila, da Frente Comum, disse que a revisão da tabela de suplementos remuneratórios "peca por ser discricionária". Governo tem 60 dias para rever os suplementos e decidir os que se mantêm.
Frente Comum

Funcionários públicos em greve a 13 de março

Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou uma greve nacional para 13 de março contra os cortes salariais, o horário semanal de 40 horas e a lei da requalificação.
35 horas

Função pública manifesta-se na sexta-feira

Trabalhadores da administração pública vão manifestar-se na sexta-feira, em Lisboa, para reivindicar a reposição das 35 horas de trabalho semanal nos serviços do Estado.
Governo

Mota Soares ouvido sobre regime de requalificação

Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social vai ser ouvido no parlamento sobre a colocação de 697 funcionários da Segurança Social no regime de requalificação. O requerimento chegou do PS.
Função Pública

Juízes podem vir a ter subsídio de exclusividade 

291
Os juízes podem vir a ter um subsídio de exclusividade, se o Governo aceitar uma proposta de revisão de estatuto das magistraturas. Sindicatos da Função Pública dizem que deve ser para todos.
Função Pública

Segurança Social publica lista de requalificados

Instituto de Segurança Social publicou as listas com os nomes dos trabalhadores que serão colocados no regime de requalificação, que terão dez dias úteis para recorrer da decisão.
Sindicatos

Itália informa que vai fazer greve geral

Duas das principais centrais sindicais de Itália convocaram para esta sexta-feira uma greve geral de oito horas, em protesto pelo ritmo das reformas económicas e sociais do Governo de Matteo Renzi.
Economia

ONU sugere alívio de austeridade em Portugal

103
O Conselho Social e Económico das Nações Unidas defende o progressivo abandono das medidas de austeridade com a recuperação económica.
Educação

Governo exige serviços mínimos na greve

Ministério da Educação e Ciência vai pedir que sejam decretados serviços mínimos para a greve de professores, marcada para o dia da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades.
Sindicatos

Vigília junto ao ministério da Segurança Social

Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública vai promover uma vigília junto ao Ministério da Solidariedade para defender 697 postos de trabalho do Instituto da Segurança Social.
Greve

Segurança Social em greve a 4 de dezembro

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas decidiu hoje realizar uma greve de 24 horas no dia 4 de dezembro contra o despedimento de 700 trabalhadores.
Aviação

Groundforce em greve parcial na quinta-feira

Trabalhadores da Groundforce vão fazer uma greve parcial na quinta-feira para "desmontar" um prémio de excelência na gestão dos recursos humanos atribuído à empresa.
Trabalho

Horas extra é assunto da Concertação Social

Pires de Lima, remeteu para a Concertação Social uma posição sobre a medida defendida por patrões e empresários do prolongamento para 2015 dos cortes nos feriados e nas horas extraordinárias.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)