Livros

Cultura

Especial/ Fernando Lemos: um elogio da vida livre

Partindo de um novo documentário da autoria de Jorge Silva Melo, Vasco Rosa recorda a vida e a obra de uma figura fundamental "duma certa Lisboa em aventuras de forte inspiração surrealista".
FFMS

FFMS: 15 livros este ano, do cinema à política

Além de novas obras de Luísa Costa Gomes, Francisco José Viegas, José Maria Sousa Rego e Iva Pires, Fundação Francisco Manuel dos Santos assinala 2018 com a entrada no mercado dos audiolivros.
Presidente Trump

Especial/ Como o dia das eleições gerou o fogo e a fúria

O Observador faz a pré-publicação de "Fogo e Fúria", o livro de Michael Wolff que traça o retrato dos bastidores da presidência de Trump. O primeiro capítulo faz revelações sobre o Dia de Eleições.
Livros

Especial/ “O meu avô é a personificação do nazismo"

149
Aos 38 anos, uma mulher negra conheceu um “tóxico segredo de família”: Amon Göth, o nazi que matava judeus da varanda retratado na Lista de Schindler, era seu avô. A descoberta resultou num livro.
Fernando Pessoa

Edição Digital de Fernando Pessoa já está online

511
O nome completo é "Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações" e pretende dar a conhecer a obra publicada em vida pelo poeta português. Projeto é apresentado esta terça-feira, na BNP.
Educação

A verdade a que temos direito

233
Os manuais de História recomendados no nosso sistema público de ensino condenam, bem!, o nazismo alemão (1933-1945), mas conseguem encontrar formas para legitimar (mal!) o maoísmo chinês (1949-1976).
Livros

Especial/ Guttmann, Eusébio e a história entre duas Taças

É um dos mais lendários treinadores do futebol europeu e um mito na história do Benfica. Uma nova biografia conta a história de Béla Guttmann e o Observador faz a pré-publicação de um excerto.
Crítica de Livros

John Stuart Mill: uma vida cheia de convicções

Quem foi este filósofo que, nunca tendo sido esquecido em certos espaços, volta a ser protagonista em discussões acesas no espaço público? Uma das melhores formas de o conhecer é esta "Autobiografia".
Lisboa

Livraria Solidária abre em Lisboa na sexta-feira

2.078
O projeto nasce da vontade de "construir uma Livraria Solidária" que sirva de "chapéu para um conjunto de outras atividades, de promoção de leitura e desenvolvimento local".
Crítica de Livros

O Marquês de Sade, Portugal e a história do avesso

Vasco Rosa escreve sobre o eco português de um processo censório contra a publicação das memórias do Marquês de Sade. Um livro sobre coragem e liberdade em tempos de politicamente correcto.
Literatura

"Odisseia", um tratado sobre a natureza humana

1.550
Frederico Lourenço decidiu revisitar a "Odisseia", o seu poema homérico favorito, e fazer uma nova tradução. A nova edição, revista e anotada, chega às livrarias a 23 de fevereiro, sexta-feira.
Crítica de Livros

A confissão de um assassino como nós

Um original dos anos 30, republicado em português. Um livro em que Joseph Roth quer contar a história do mundo inteiro, contar-nos a nossa história. João Pedro Vala dá-lhe cinco estrelas.
Livros

Livro de Madalena Matoso distinguido em Bolonha

O livro "Montanhas" foi distinguido nos prémios anuais da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que decorrerá em março, em Itália, anunciou a organização.
Poesia

Especial/ A primeira antologia poética nasceu há 2 mil anos

116
Meleagro criou a primeira antologia poética da História ocidental há mais de dois mil anos. Popular durante séculos, a obra foi alvo de sucessivas reedições, influenciando autores como Pessoa e Pound.
Livros

Especial/ A Internet vai salvar-nos ou vai ser o nosso fim?

Prometia levar a Humanidade a um patamar superior de conhecimento, acabou por libertar-lhe os piores instintos. Facebook, YouTube, Twitter, Instagram são apenas uma ilusão?
Crítica de Livros

José Espinho e o quase luxo português

Espinho representa, pode dizer-se, o primeiro grande designer de mobiliário e de interiores que não foi um arquitecto de raiz. E o catálogo da exposição que o MUDE lhe dedicou comprova-o.
Prémios e Galardões

Mia Couto quer dinamizar Prémio Camões

108
Mia Couto considera que o Prémio Camões "é uma grande iniciativa", mas diz que "falta fazer qualquer coisa em conjunto, para o prémio ter prestígio e reconhecimento internacional que ainda não tem".
Crítica de Livros

A provocação à paisagem de Álvaro Domingues

Livro que capta os contrastes do território através do ensaio, da fotografia e de muitas citações, “Volta a Portugal”, de Álvaro Domingues, também é uma viagem feita com humor.
Lisboa

Feira do Livro de Lisboa já tem data marcada

129
Em 2017, a Feira do Livro de Lisboa bateu o recorde de participantes, de pavilhões, e de visitantes. Para este ano há já data marcada: a feira realiza-se entre 25 de maio e 13 de junho.
Literatura

Saramago aumentou interesse em obras portuguesas

A tradutora Margaret Jull Costa, que vai receber na próxima semana a Ordem do Infante D. Henrique, considera que José Saramago fez aumentar o interesse dos britânicos na literatura portuguesa.
Livros

A história nunca escrita de António Maria Lisboa

599
Viveu apenas 25 anos e deixou uma obra curta, fragmentária, hermética. Foi o mais radical dos surrealistas portugueses. Contrariando o esquecimento, Joana Lima publica o primeiro livro sobre o poeta.
Crítica de Livros

Goethe: demasiado grande para ser grande

O livro que João Barrento escreveu sobre Goethe apanha muito bem o seu lado mais sombrio. Não se trata de uma monografia, antes de um ensaio que se erige claramente contra esta figura.
Livros

Especial/ Quem são os maiores inimigos da ciência?

972
Hitler, homeopatas, bifidus activo, anti-vacinas, resultados falsificados, o ensino centrado na criança – é longa e variada a galeria do livro "Inimigos da Ciência", de Carlos Fiolhais e David Marçal.
Livros

"Frankenstein" continua a inspirar arte e ciência

No 200.º aniversário da publicação de "Frankenstein", a Biblioteca Nacional dedica-lhe uma exposição, a editora Guerra e Paz lança uma versão juvenil e os cientistas recordam a sua importância.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

196
O livro que deixou Donald Trump de cabelos em pé, a história da neta de Amon Göth que não sabia o nome do avô e a obra completa de Arthur Rimbaud: estes são alguns dos livros que vão sair este mês.
Óbito

Morreu o autor Gene Sharp aos 90 anos

205
Morreu aos 90 anos o autor Gene Sharp, cuja leitura adaptada da sua obra, sobre a promoção da democracia, levou à condenação de 17 ativistas angolanos por rebelião, nomeadamente Luaty Beirão.
Literatura

Correntes: um palco para a língua portuguesa

108
O Correntes d'Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, regressa a 20 de fevereiro para a 19ª edição, com uma programação maioritariamente composta por escritores de língua portuguesa.
Livros

Intervalos

Europa matriz e porto ou Europa em declínio? União Europeia ou Desunião Europeia? Acreditar ou desistir? Leiam este livro de Carlos Gaspar: reflecte-se tanto quanto se aprende.
Crime

Dois ex-secretários de Estado de Sócrates acusados

593
Conde Rodrigues e José Magalhães foram acusados de peculato por uso o cartão de crédito do governo para comprar livros, revista cor-de-rosa e sobre ioga. Estão com termo de identidade e residência.
Inteligência Artificial

I.A. ajuda a descodificar manuscrito misterioso

123
Programa de inteligência artificial conseguiu descodificar a origem da linguagem do manuscrito Voynich. O documento parece estar em hebraico, dizem investigadores.
Crítica de Livros

Bilac e o génio do homem brasileiro

O biógrafo de Nelson Rodrigues e Carmen Miranda publica em Portugal “Bilac Vê Estrelas”, uma ficção que fará o leitor entrar bem-disposto em 2018. E isso não é pouco.
Banda Desenhada

O fim do mundo dá na TV mas vem da banda desenhada

É uma das séries mais populares na Netflix e é inspirada num comic com o mesmo título. Falámos com o autor de "The End of the F***ing World", Charles Forsman, sobre a série, o livro e Blur.
Crítica de Livros

"La Belle Sauvage": valeu mesmo a pena esperar

"La Belle Sauvage" é o primeiro volume da nova trilogia de Philip Pullman e marca o regresso do escritor ao universo de "Os Reinos do Norte". Foram precisos 17 anos, mas valeu a pena.
Literatura

Como Saramago forçou Pessoa a tornar-se comunista

296
O efeito literário tentado por José Saramago resulta num jogo de espelhos em que a ficção serve de escudo a ambições ideológicas panfletárias cujo valor intelectual e cultural é quase nulo.
Obituário

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra aos 103 anos

119
Morreu Nicanor Parra, o poeta chileno de "Poemas e anti-poemas", publicado em 1954, livro com o qual definiu o seu próprio destino na literatura chilena. Tinha 103 anos.
Festival Literário da Madeira

Eleanor Catton no Festival Literário da Madeira

A vencedora do Man Booker Prize de 2013 é um dos primeiros nomes do festival literário madeirense. A presença das escritoras Ottessa Moshfegh e Sofi Oksanen também já foi confirmada.
Crítica de Livros

O filho de pipoqueiro que quer mudar o mundo

O escritor brasileiro vê na literatura a forma de alterar o que precisa ser alterado, modificando, para isso, cada um dos leitores. João Pedro Vala leu "Eles Eram Muitos Cavalos" e diz que é verdade.
Livros

O inédito que Agustina escreveu aos 19 anos

564
Em "Deuses de Barro" a autora já construía o seu próprio mundo. Mas que Agustina era esta? E que romance é este que só agora, décadas depois, nos chega?
Livros

Especial/ Lobo Antunes diz que não temos escritores. Será?

898
Foi o autor que o disse, foi Pedro Vieira que ficou perplexo e por isso quis tirar a prova dos nove, falando com quem trabalha a matéria. É claro que foi uma provocação, mas será verdadeira?
Livros

Vida e obra de Goethe publicada pela primeira vez

123
"O eterno amador" é a primeira monografia em Portugal de Johann Wolfgang von Goethe. A obra cobre toda a vida e produção literária, filosófica e científica do autor alemão.
Livros

Companhia das Ilhas quer o mundo a ler os Açores

465
A Companhia das Ilhas, uma editora da ilha do Pico, vai ser responsável por um dos lançamentos mais importantes de 2018: as obras completas de Vitorino Nemésio. O primeiro volume sai em abril.
Lançamentos

Especial/ Estas são as novidades literárias de 2018

385
Há livros para todos os gostos: do romance ao conto, passando pela poesia e pelo ensaio, sem esquecer os mais pequenos. Estes são "alguns" dos livros que 2018 vai trazer.
Presidente Trump

Grupo Almedina vai editar "Fire and Fury"

206
A Actual Editora, chancela do Grupo Almedina, vai editar em Portugal o livro "Fire and Fury". A obra de Michael Wolff sobre Donald Trump deve chegar às bancas em fevereiro.
Lançamentos

E-Primatur lança contos completos de Marcel Proust

A ficção curta completa do escritor francês nunca tinha sido publicada em Portugal. "Contos Completos" é uma das grandes apostas da editora E-Primatur para 2018.
Fernando Pessoa

Arquivo do "Livro do Desassossego" apresentado

159
Um arquivo digital do "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, é apresentado esta quinta-feira em Lisboa. A plataforma interativa demorou seis anos a ser preparada.
Presidente Trump

"Fire and Fury" chega ao topo de vendas nos EUA

"Fire and Fury", o livro do jornalista Michael Wolff sobre a presidência Trump, chegou ao topo de vendas nos Estados Unidos. Desde sexta-feira, já foram vendidos 29 mil exemplares.
Literatura

Livro "Derborance" publicado em Portugal

"Derborance" é apenas um dos 30 trabalhos publicados por Charles Ferdinand Ramuz, ao longo dos seus 68 anos de vida. O livro será publicado este mês, com tradução de Aníbal Fernandes.
Livros

Seis livros (em inglês) que tem de ler em 2018

Enquanto não chegam as novidades portuguesas, reunimos seis edições em inglês que vale a pena procurar no início de 2018. Sobretudo ficção, mas há também ensaios. As mulheres estão em maioria.
Ocidente

Dois livros, dois destinos

313
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.
Crítica de Livros

O bom escritor nem sempre é bom amigo de copos

Numa nova edição de "Os Contos", João Pedro Vala reforça duas convicções: é um erro ver amigos nos escritores que gostamos de ler; e Tomasi de Lampedusa não é um amigo mas é um grande escritor.
Literatura

Jorge de Sena: elogio transgénero na cara da PIDE

452
O triângulo amoroso entre o demónio, um cavaleiro e uma donzela fazem de "O Físico Prodigioso" de Jorge de Sena, agora reeditado, um dos mais belos manifestos do pan-erotismo da literatura portuguesa.
Livros

Especial/ “Como serias tu em Auschwitz?”

555
A publicação de "Holocausto: Uma Nova História", de Laurence Rees, poderá levar a que se pergunte se o mundo precisa de mais um livro sobre o tema. A resposta é: sem dúvida.
Presidente Trump

Michael Wolff garante que falou com presidente

Michael Wolff deu a primeira entrevista desde do início da polémica em torno do seu livro sobre os bastidores da presidência Trump. Garante que tem provas de tudo e que falou com o presidente dos EUA.
Lançamentos

Obra completa de Rimbaud publicada em português

189
A editora Relógio d'Água vai publicar já em janeiro a obra completa de Arthur Rimbaud. A produção literária do poeta francês nunca tinha estado disponível na íntegra em Portugal.
Lançamentos

Sá-Carneiro entre as novidades da Tinta-da-China

221
As coleções de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro vão ganhar títulos novos em 2018. Mas não são as únicas coisas boas do catálogo da Tinta-da-China para o próximo ano.
Lançamentos

Presença publica novo livro de Philip Pullman

Quase duas décadas depois da publicação de "O Telescópio de Ambar", Philip Pullman regressou aos mundos paralelos de "Os Reinos do Norte". Edição portuguesa de "La Belle Sauvage" sai em janeiro.
Presidente Trump

Ivanka Trump pode estar a preparar presidência

777
O livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House", de Michael Wolff, revela, entre outras coisas, que Ivanka Trump pode estar a preparar o caminho para a presidência dos EUA.
Prémios e Galardões

Prémio Vasco Graça Moura para Vítor Aguiar e Silva

963
O júri escolheu por maioria Vítor Aguiar e Silva, antigo vice-reitor da Universidade do Minho, referindo que é um "exemplo de cidadania cultural". A data de entrega dos prémios não é ainda conhecida.
Livros

Especial/ E se a moral depender das fontes de energia?

Gostamos de pensar que há valores morais inquestionáveis e intemporais. Mas, num novo livro, o polémico historiador Ian Morris defende que dependem das fontes de energia da sociedade.
Ano Novo

Especial/ 2017. As 55 listas que realmente importam

É hora de fazer balanços. Muitos balanços. Para o ajudar a gerir os "best of" que o têm inundado, o Observador criou a Lista das Listas. Da literatura à música, estas são as 55 que importam.
Livros

Especial/ Os 30 melhores livros que lemos em 2017

640
Final de ano e as contas habituais: dez colaboradores e críticos do Observador apresentam os títulos favoritos de 2017, entre os romances, os ensaios históricos e as biografias.
Livros

Especial/ A história de Gungunhana e o livro que fica aquém

241
O Império de Gungunhana e a campanha de Mouzinho de Albuquerque são o tema da trilogia que Mia Couto finda agora. A história da insólita captura do “Leão de Gaza” num livro que não faz jus ao tema.
Literatura

Maratona de "Moby Dick" lembra baleeiros açorianos

Em "Moby Dick", de Herman Melville, o arpoeiro era da ilha do Corvo em homenagem aos baleeiros açorianos com quem, segundo um professor da Universidade dos Açores, o escritor navegou.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site