Telecomunicações

Incêndios

Novas redes devem ser enterradas em zonas de risco

Regulador das comunicações propõe um novo quadro legal com regras mais exigentes para instalação e manutenção das redes e defende o enterramento em zonas de risco de incêndio.
Telecomunicações

Maioria da UE apoia proposta sobre frequências

A maioria dos Estados-membros deverá apoiar uma proposta de troca de boas práticas e definição de orientações na atribuição de espectro (frequências utilizadas pelas operadoras de telecomunicações).
ANACOM

Campanha de Internet da MEO só com acordo

A atribuição por parte da MEO de 2 gigabytes adicionais de Internet aos clientes só pode acontecer mediante "acordo expresso". Sem isso não pode cobrar quaisquer serviços não solicitados.
PT

Caso PT: socialistas admitem mudar lei

Reforçar os direitos dos trabalhadores, na sequência dos recentes protestos e denúncias no caso PT, é um dos objetivos do PS que admite propor uma mudança no Código do Trabalho.
NOS

NOS confirma pagamento de viagens

Operadora de telecomunicações confirmou pagamento de viagens à China de cinco colaboradores e nove convidados. Objetivo seria partilhar melhores práticas na área da saúde, justificou em comunicado.
MEO

Clientes da Meo podem rescindir até hoje

175
O prazo dado pela Meo para que os seus clientes rescindam os contratos sem custos termina esta sexta-feira, no seguimento da determinação da Anacom.
SIRESP

SIRESP. PT estuda rede subterrânea com Governo

PT está a estudar com a tutela a instalação de uma rede subterrânea para viabilizar a comunicação em situações de emergência. Reconhece vulnerabilidades, mas nega que tenha havido falhas no SIRESP.
ANACOM

Clientes da Nos podem rescindir contratos até hoje

294
O prazo dado pela Nos para que os seus clientes rescindam os contratos sem custos termina hoje, no seguimento da determinação às operadoras de medidas corretivas feita em julho pela ANACOM.
Secretas

Marcelo promulga acesso das secretas a metadados

115
Diploma era contestado pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV, mas o Presidente entendeu que há consenso jurídico que permite ultrapassar as dúvidas sobre a sua constitucionalidade.
ANACOM

Governo desiste de 3 nomes para equipa da Anacom

Depois do chumbo do Parlamento, é a vez do Governo deixar cair três nomes para a direção do regulador das telecomunicações. Apenas o novo presidente se confirma. Processo reinicia-se em setembro.
Governo

Coutadas e conflitos de interesse

232
As nomeações recentes para a ANACOM mostram que o Governo ainda não percebeu a importância da regulação para um crescimento económico sustentável. Os conflitos de interesses eram mais do que óbvios.
Telecomunicações

Operadoras cobraram 50 milhões de euros a mais

285
As alterações nos contratos das operadoras levou a que fossem cobrados 50 milhões de euros a mais aos clientes. As contas são feitas pela DECO, que exige reembolso dos clientes.
ANACOM

Parlamento chumba três nomes para a Anacom

Três dos quatro nomes indicados pelo Governo para a ANACOM, foram esta quinta-feira chumbados no Parlamento. A esquerda votou ao lado de PSD e CDS para chumbar os nomes. Só presidente está aprovado.
Telecomunicações

Subida de preço sem aviso dá direito a rescisão

222
ANACOM obriga operadores a avisar clientes que podem rescindir contrato, sem custos, no caso de aumento de preços sem aviso prévio do fornecedor. Alternativa é voltar aos preços antigos.
Telecomunicações

Especial/ Onde vai parar a guerra entre Altice e NOS?

199
A compra da Media Capital pela Altice pode provocar revolução no mercado das telecomunicações. É uma operação nunca vista na Europa e um desafio ao reguladores e aos concorrentes. O que fará a NOS?
PT

Trabalhadores da PT convidam Costa para cliente

Os trabalhadores da PT/MEO prometem continuar a "maratona de luta", convidando o primeiro-ministro a ser cliente da operadora, depois das críticas que dirigiu à empresa.
NOS

Altice/Media Capital. "Nunca aconteceu na Europa"

152
Presidente executivo da NOS reage com cautela à compra da Media Capital pela rival. Miguel Almeida diz que é uma operação inédita que levanta questões significativas ao nível da regulação.
Altice

Compra da TVI dentro da estratégia da Altice

A Moody's considerou que a compra da Media Capital pelo grupo Altice "está em linha com a estratégia" da dona da PT Portugal de desenvolver "uma oferta convergente de media e telecomunicações".
Altice

Armando Pereira. De feirante a dono da PT e da TVI

4.392
Aos 11 anos já fazia biscates. Foi feirante até aos 14 anos, quando foi para França trabalhar nas obras só com um saco e dois contos no bolso. É um dos donos da Altice, que comprou a PT. E agora a TVI
Moçambique

Ministério de transportes com novas competências

O Presidente moçambicano determinou a redefinição de competências do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique.
Madeira

Realizada 1ª chamada telefónica entre as Selvagens

A primeira chamada telefónica entre as ilhas Selvagem Grande e Selvagem Pequena, no arquipélago da Madeira, foi realizada quarta-feira pelas 11:15 horas, seis séculos depois de descobertas.
PT

PT. Ações de protesto e greve geral a 21 de julho

Sindicatos da operadora que detém as marcas Meo e Sapo convocaram greve para 21 de julho e exigem intervenção do Governo e da Presidência da República. Há dez anos que a empresa não tinha uma greve.
Incêndios

SIRESP. Tribunal indicou problemas, mas deu visto

181
Adjudicação dos serviços de comunicação de emergência suscitou reservas ao Tribunal de Contas que apontou violações à contratação pública, mas deu visto ao contrato decidido por Costa em 2006.
Oi

Oi avança com programa com credores

A operadora de telecomunicações brasileira Oi, que tem como acionista de referência a Pharol, anunciou que arranca na segunda-feira, dia 26 de junho, com o programa de acordo com credores.
Greve

Trabalhadores das telecomunicações em greve dia 30

Os trabalhadores dos 'call centers', 'backoffice', lojas e empresas de trabalho temporário e 'outsourcing' do setor das telecomunicações cumprem no dia 30 uma greve de 24 horas contra a precariedade.
Fogo de Pedrógão Grande

SIRESP. Passos renegociou, mas foi Costa a aplicar

298
A PPP do sistema de comunicações de segurança foi renegociada no Governo de Passos Coelho, em abril de 2015, mas só foi aprovada com Costa. PSD diz que acordo só foi finalizado em setembro.
União Europeia

Fim do roaming: pague como se estivesse em casa

246
Os operadores que estão a lançar ofertas não conformes terão de as corrigir. Nenhuma empresa na Europa tem motivos para usar o fim do “roaming” como desculpa para aumentar os preços.
Telecomunicações

O fim do roaming na UE? Conheça as novas regras

2.219
A partir de 15 de junho, o roaming vai deixar de ter custos adicionais entre países da União Europeia. Assim, vai poder utilizar um telemóvel português em qualquer país comunitário — mas há exceções.
Telecomunicações

Roaming. Fim de taxas demorou 10 anos a realizar

Fim do roaming, a partir de quinta-feira, levou mais de dez anos a tornar-se realidade na União Europeia. Foi anunciado em 28 de maio de 2006, pela Comissão Barroso e sofreu vários avanços e recuos.
Telecomunicações

Roaming. Novas regras prejudicam operadoras

Associação de operadores de telecomunicações APRITEL diz que as novas regras de 'roaming' na Europa, que entram em vigor na quinta-feira, pressionam em baixa as receitas dos operadores portugueses.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Telemóveis para médicos e enfermeiros

625
Médicos e enfermeiros dos centros de saúde vão ter telemóveis de serviço a partir de 2018/2019, o que pode facilitar contactos com utentes em caso de necessidade e se os médicos assim o quiserem.
Tribunal

Orange proibida de contactar cliente

127
A empresa de telecomunicações Orange está impedida de contactar com um cliente, depois de uma queixa levada a tribunal. O cliente alega não ter qualquer dívida por pagar à companhia.
Telecomunicações

Altice. "Não há plano de saídas massivas"

Patrick Drahi reforçou que "não há" qualquer plano de "saídas massivas" na PT. O primeiro-ministro disse que não autorizará o despedimento de 3.000 trabalhadores.
Telecomunicações

Altice acaba com MEO, a marca criada por Bava

Meo e PT Empresas vão desaparecer em Portugal dentro de um ano e passar a chamar-se Altice. Para a marca lançada no tempo de Zeinal Bava, é o fim. É a nova estratégia global do grupo francês.
Telecomunicações

Governo aprova regime de acesso a metadados

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o regime especial de acesso a dados de base e a dados de tráfego de comunicações eletrónicas pelo Sistema de Informações da República Portuguesa.
Telecomunicações

Queixas nas telecomunicações aumentaram em 2016

As queixas relativas aos serviços prestados pelas operadoras de telecomunicações aumentaram 9% em 2016, atingindo as 69,5 mil, o que mostra a inversão da tendência verificada em 2015.
Google

Cuba. Instalados os primeiros servidores da Google

A Google instalou servidores em Cuba. Podia não ser nada de mais, mas é a primeira vez que uma empresa estrangeira tem este tipo de infraestruturas no país - onde o acesso à rede ainda é limitado.
NOS

Lucro da NOS sobe 28,7% para 31,4 milhões

O lucro da NOS subiu 28,7% nos primeiros três meses do ano, face a igual período de 2016, para 31,4 milhões de euros, anunciou a operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida.
Telecomunicações

Portugal entre as comunicações mais caras da UE

Portugal foi em março e em termos médios anuais, o sexto país com o maior aumento de preços nas telecomunicações da União Europeia, onde a tendência foi precisamente a da redução.
Telecomunicações

Parlamento Europeu aprova fim do 'roaming'

O Parlamento Europeu (PE) aprovou as regras que limitam o valor que os operadores de redes móveis podem cobrar uns aos outros pela utilização em 'roaming' noutro Estado-membro da União Europeia (UE).
Telecomunicações

Fim do roaming. Portugueses terão de pagar mais

314
Cidadãos de países que recebem muitos turistas terão de suportar aumento da capacidade de rede. Além disso, têm menos rendimentos para viajar e usufruir dos benefícios do fim do 'roaming'.
Telecomunicações

Tecnologia criada em Aveiro adotada por japoneses

O Instituto de Telecomunicações está a desenvolver sensores eletrónicos que podem transmitir dados até um gigabyte por segundo, com energia sem fios, um dos quais ultimado para a agência japonesa.
ANACOM

Mais assinantes do serviço de televisão paga

O serviço de televisão paga aumentou em 2016 para 3,67 milhões de assinantes, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações.
ANACOM

4 operadoras podem ter de reduzir preços

A Anacom determinou que os operadores de telecomunicações adotem medidas corretivas, relativas à forma como foram comunicadas alterações contratuais, na maioria referentes ao preço dos serviços.
Caixa Geral de Depósitos

"Não permitirei que esta seja a comissão dos SMS"

Aguiar Branco assegurou que tudo fará pela dignificação deste instrumento parlamentar e para que esta não seja "a comissão dos SMS".
Governo

Membros do Governo usam telefones desprotegidos

193
Plano de segurança nas comunicações nunca chegou a ser implementado porque os membros do governo "perceberam que teriam de abdicar do Facebook", escreve o Diário de Notícias.
Telecomunicações

Coimas aplicadas pela Anacom cresceram mais de 51%

Regulador cobrou perto de um milhão de euros em coimas aplicadas na sequências de processos de contraordenação, por violação de deveres de informação e práticas comerciais desleais.
Oi

Plano de recuperação da Oi válido até fevereiro

A operadora Oi anunciou ter sido informada pela Orascom TMT Investments que as sugestões apresentadas por um grupo de credores para um plano alternativo de recuperação judicial se mantêm válidas.
DECO

Deco recebeu 460 mil queixas em 2016

As telecomunicações e a energia voltaram a ser os setores que mais motivaram reclamações dos consumidores à Deco, que recebeu um total de 460 mil queixas, abaixo das 700 recebidas em 2015.
CTT

CTT. Anacom admite aumento de reclamações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) admitiu aos deputados receber cada vez mais reclamações sobre tempos de espera para atendimento aos balcões dos CTT.
TDT

Sinal de TDT disponível quase a 100% em 2016

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016.
ANACOM

Anacom baixa 42% tarifas de chamadas no fixo

Os preços que os operadores de rede fixa cobram pelas chamadas nas suas redes vão descer 42%, passando o preço a cobrar a ser de 0,0644 cêntimos por minuto.
Telecomunicações

Usar telemóvel no carro pode ter os dias contados

2.239
O Governo Britânico está a ponderar um sistema que bloqueie o acesso às redes móveis durante a condução e vai-se reunir com alguns fabricantes de automóveis para discutir a ideia.
Telecomunicações

Clientes de pacotes de telecomunicações sobem 8,2%

O número de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações aumentou 8,2% no final do terceiro trimestre, representando um crescimento de 262 mil clientes.
ANACOM

Bruxelas quer obrigar MEO a 'libertar' fibra ótica

A Comissão Europeia pede à Anacom que imponha à MEO a abertura aos outros operadores do acesso à sua rede de fibra ótica em áreas remotas e rurais, de acordo com recomendação da semana passada.
Telecomunicações

Fim do 'roaming' está decidido

O ministro das Infraestruturas e Planeamento reiterou que o 'roaming' vai ter fim a 15 de junho de 2017. A partir dessa data, qualquer pessoa pode fazer comunicações grátis em qualquer país da UE.
NOS

NOS prepara aumentos de 4% a 5% nos preços

314
Presidente da NOS admite subida de 4% a 5% nos preços das telecomunicações. Operadoras estão a aumentar preços depois de terem pagos centenas de milhões aos principais clubes de futebol.
Web Summit

Crónica. Utilitários para o bairro e para o mundo

A Web Summit é uma feira onde abundam as “apps”, mas também por lá se encontram muitos outros tipos de soluções tecnológicas. Dois exemplos: um mete obras e outro tarifas de roaming.
Estados Unidos da América

AT&T e Time Warner negoceiam maior negócio do ano

A operadora de telecomunicações americana está perto de comprar o gigante da produção de filmes e séries. Fusão está avaliada em mais de 70 mil milhões de euros.
Telecomunicações

Angola: Falar ao telemóvel vai custar mais 40%

As operadoras de telecomunicações angolanas vão aumentar em 40% o custo das chamadas móveis a partir de 1 de novembro, passando cada UTT a custar 10 kwanzas, cumprindo uma decisão governamental.
Telecomunicações

ANACOM recebeu 31,8 mil reclamações no 1º semestre

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) recebeu no 1.º semestre deste ano 31,8 mil reclamações, menos 0,7% que no mesmo período de 2015, o que corresponde ao número mais baixo desde 2013.
DECO

Deco. Contratos sem fidelização "demasiado caros"

Deco considera que contratos sem fidelização são "demasiado caros". A associação afirma que a nova lei está a ser usada pelas operadoras para prejudicar ainda mais os consumidores.
Telecomunicações

Bruxelas retira proposta sobre fim de 'roaming'

622
A Comissão Europeia retirou a proposta sobre o fim das taxas de 'roaming' previsto para junho de 2017. Foi instrução de Jean-Claude Juncker. Um novo texto deverá ser apresentado nos próximo dias.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site