Telecomunicações

DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
ANACOM

Anacom baixa preços para chamadas entre operadoras

A autoridade reguladora das comunicações baixou o preço que as operadoras pagam entre elas nas chamadas feitas entre clientes. Com esta alteração, a ANACOM quer maior oferta de tarifários gratuitos.
ANACOM

TDT aquém das expetativas

O estudo divulgado pela Anacom revela que, se o caminho atual for mantido, os utilizadores da TDT serão "as populações de menor rendimento disponível, do interior e com menos apetência tecnológica".
CTT

Regulador reconhece degradação geral da qualidade

Presidente da Anacom reconhece que evolução dos indicadores até 2016 mostra uma degradação da maioria dos indicadores de qualidade do serviço postal. Governo deve reavaliar serviço postal este ano.
ANACOM

CTT esperam que critérios não condicionem serviço

Depois de apresentados os 24 novos indicadores pela Anacom, os CTT esperam que estes não "não condicionem a viabilidade ou sustentabilidade da prestação de serviço".
ANACOM

CTT com novos indicadores de qualidade

A Anacom informou que "os CTT irão estar obrigados ao cumprimento de um conjunto de 24 indicadores de qualidade de serviço", ao invés dos 11 a que estavam sujeitos anteriormente.
CTT

Metas de qualidade mais exigentes para os CTT

A Anacom definiu mais objetivos de qualidade de serviço para os CTT cumprirem até 2020. Regulador diz que as metas são mais e mais exigentes.
Altice

Mudança na Altice não altera foco da empresa

A separação entre operações na Europa e Estados Unidos, do grupo Altice, "não altera em nada o nosso foco estratégico nem a nossa atuação quotidiana", afirmou Alexandre Fonseca.
Telecomunicações

Rússia restabelece contacto com satélite angolano 

Lançado terça-feira no Cazaquistão, o primeiro satélite de telecomunicações angolano deixou de dar sinal no dia seguinte. Esta sexta-feira, anunciou o seu construtor, o contacto foi restabelecido.
Angola

Rússia perde primeiro satélite angolano

803
A Rússia perdeu o contacto com o primeiro satélite angolano de telecomunicações. O Angosat tinha sido lançado na terça-feira no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Angola

Primeiro satélite angolano já foi lançado

171
Angola torna-se assim no sétimo país africano, ao lado da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, com um satélite de comunicações em órbita.
Telecomunicações

MEO. Serviço reposto em Constância após avaria

Segundo o presidente da junta, a avaria privou "desde a madrugada de domingo, o dia de segunda-feira e até ao final da tarde de hoje [terça-feira] entre 100 a 150 residências" e respetivas famílias.
Oi

Oi poderá ter novo accionista em 2018

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que Eurico Teles, o presidente da Oi, se manifestou "dizendo que a empresa está pronta para ser vendida".
Telecomunicações

Oi. Plano de recuperação divulgado no Brasil

Pharol, o maior acionista da Oi, revelou o plano de recuperação judicial da operadora de telecomunicações brasileira foi divulgado na sexta-feira no Brasil.
CTT

CTT. Trabalhadores terminam greve de dois dias 

A greve de dois dias, por melhores condições de trabalho foi convocada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços. A adesão à greve rondou os 70%.
Venezuela

Apagão em Caracas provoca falhas na comunicação

Um apagão deixou Caracas, Miranda e Vargas às escuras. Já se sabe que o problema foi causado pelo desprendimento de um cabo que gera a energia.
Telecomunicações

Tribunal da UE rejeita recurso da Telefónica

A Telefónica recorreu para o Tribunal de Justiça da UE, que negou provimento ao recurso e condenou a operadora espanhola ao pagamento das custas judiciais.
Meteorologia

Altice/PT repôs serviços afetados pelo mau tempo

A Altice/PT já recuperou 95% dos serviços que foram afetados pelo mau tempo das últimas 24 horas. As zonas mais atingidas registaram-se no norte e no centro do país.
Angola

Angola. Governo vai desativar 500 mil números

As autoridades angolanas vão desativar cerca de 500 mil números telefónicos no quadro do processo de registo e atualização de dados dos utentes dos serviços das comunicações eletrónicas.
ANACOM

Anacom já não regula linhas de valor acrescentado

A Anacom deixou de regular os preços praticados pelas operadoras às entidades nas linhas de valor acrescentado. Ainda assim, continua a controlar os preços cobrados aos consumidores.
Angola

Angola procura 4º operador de telecomunicações

O Governo angolano vai lançar um concurso público internacional para um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição.
Oi

Presidente executivo da Oi demitiu-se

O presidente executivo da Oi, Marco Schroeder, demitiu-se do cargo que ocupava na operadora de telecomunicações brasileira, que está em negociações com os credores.
Altice

Trabalhadores da PT/MEO pedem reunião a novo CEO

As estruturas representativas dos trabalhadores da PT/MEO pediram uma reunião "com caráter de urgência" ao novo presidente executivo da empresa de telecomunicações, Alexandre Fonseca.
ANACOM

Anacom quer fim da universalidade de telefone fixo

A Anacom recomendou o final do contrato de serviço universal de telefone fixo entre o Governo e a NOS. O regulador defende que a reduzida procura não justifica este acordo.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Altice

Podem as telecomunicações salvar os media?

Altice defende união das telecomunicações com grupos de media para combater os gigantes da Internet. Empresa quer comprar a Media Capital e trazer modelo que lançou em França com compra do Libération.
Oi

PT/Oi. 2000 aderiram para receber 24 milhões

Mais de 2000 obrigacionistas portugueses aderiam à proposta de acordo para receber parte da dívida que a operadora brasileira deixou de pagar. Em causa estão reembolsos de 24 milhões de euros.
Empresas

Anacom confirma incumprimento dos CTT

144
A Anacom confirmou que os CTT não cumpriram o valor mínimo fixado para o indicador do correio normal não entregue até 15 dias úteis e determinou a aplicação do mecanismo de compensação.
Telecomunicações

Oi aprova apoio a plano de recuperação judicial 

O conselho de administração da operadora de telecomunicações aprovou, este sábado, a proposta de apoio ao plano de recuperação judicial da empresa.
Incêndios

ANACOM não quer cobrança de serviços durante fogos

A Autoridade Nacional de Comunicações recomendou aos operadores que não cobrem aos clientes o período em que estes estiveram sem serviços de telecomunicações por causa dos incêndios.
Telecomunicações

Zonas afetadas pelos incêndios sem traçado aéreo

O Governo determinou a celebração de contratos entre a Infraestruturas de Portugal e operadores de telecomunicações para implementar infraestruturas subterrâneas nas zonas afetadas pelos incêndios.
Incêndios

Novas redes devem ser enterradas em zonas de risco

Regulador das comunicações propõe um novo quadro legal com regras mais exigentes para instalação e manutenção das redes e defende o enterramento em zonas de risco de incêndio.
Telecomunicações

Maioria da UE apoia proposta sobre frequências

A maioria dos Estados-membros deverá apoiar uma proposta de troca de boas práticas e definição de orientações na atribuição de espectro (frequências utilizadas pelas operadoras de telecomunicações).
ANACOM

Campanha de Internet da MEO só com acordo

A atribuição por parte da MEO de 2 gigabytes adicionais de Internet aos clientes só pode acontecer mediante "acordo expresso". Sem isso não pode cobrar quaisquer serviços não solicitados.
PT

Caso PT: socialistas admitem mudar lei

Reforçar os direitos dos trabalhadores, na sequência dos recentes protestos e denúncias no caso PT, é um dos objetivos do PS que admite propor uma mudança no Código do Trabalho.
NOS

NOS confirma pagamento de viagens

Operadora de telecomunicações confirmou pagamento de viagens à China de cinco colaboradores e nove convidados. Objetivo seria partilhar melhores práticas na área da saúde, justificou em comunicado.
MEO

Clientes da Meo podem rescindir até hoje

175
O prazo dado pela Meo para que os seus clientes rescindam os contratos sem custos termina esta sexta-feira, no seguimento da determinação da Anacom.
SIRESP

SIRESP. PT estuda rede subterrânea com Governo

PT está a estudar com a tutela a instalação de uma rede subterrânea para viabilizar a comunicação em situações de emergência. Reconhece vulnerabilidades, mas nega que tenha havido falhas no SIRESP.
ANACOM

Clientes da Nos podem rescindir contratos até hoje

294
O prazo dado pela Nos para que os seus clientes rescindam os contratos sem custos termina hoje, no seguimento da determinação às operadoras de medidas corretivas feita em julho pela ANACOM.
Secretas

Marcelo promulga acesso das secretas a metadados

115
Diploma era contestado pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV, mas o Presidente entendeu que há consenso jurídico que permite ultrapassar as dúvidas sobre a sua constitucionalidade.
ANACOM

Governo desiste de 3 nomes para equipa da Anacom

Depois do chumbo do Parlamento, é a vez do Governo deixar cair três nomes para a direção do regulador das telecomunicações. Apenas o novo presidente se confirma. Processo reinicia-se em setembro.
Governo

Coutadas e conflitos de interesse

232
As nomeações recentes para a ANACOM mostram que o Governo ainda não percebeu a importância da regulação para um crescimento económico sustentável. Os conflitos de interesses eram mais do que óbvios.
Telecomunicações

Operadoras cobraram 50 milhões de euros a mais

285
As alterações nos contratos das operadoras levou a que fossem cobrados 50 milhões de euros a mais aos clientes. As contas são feitas pela DECO, que exige reembolso dos clientes.
ANACOM

Parlamento chumba três nomes para a Anacom

Três dos quatro nomes indicados pelo Governo para a ANACOM, foram esta quinta-feira chumbados no Parlamento. A esquerda votou ao lado de PSD e CDS para chumbar os nomes. Só presidente está aprovado.
Telecomunicações

Subida de preço sem aviso dá direito a rescisão

222
ANACOM obriga operadores a avisar clientes que podem rescindir contrato, sem custos, no caso de aumento de preços sem aviso prévio do fornecedor. Alternativa é voltar aos preços antigos.
Telecomunicações

Especial/ Onde vai parar a guerra entre Altice e NOS?

199
A compra da Media Capital pela Altice pode provocar revolução no mercado das telecomunicações. É uma operação nunca vista na Europa e um desafio ao reguladores e aos concorrentes. O que fará a NOS?
PT

Trabalhadores da PT convidam Costa para cliente

Os trabalhadores da PT/MEO prometem continuar a "maratona de luta", convidando o primeiro-ministro a ser cliente da operadora, depois das críticas que dirigiu à empresa.
NOS

Altice/Media Capital. "Nunca aconteceu na Europa"

152
Presidente executivo da NOS reage com cautela à compra da Media Capital pela rival. Miguel Almeida diz que é uma operação inédita que levanta questões significativas ao nível da regulação.
Altice

Compra da TVI dentro da estratégia da Altice

A Moody's considerou que a compra da Media Capital pelo grupo Altice "está em linha com a estratégia" da dona da PT Portugal de desenvolver "uma oferta convergente de media e telecomunicações".
Altice

Armando Pereira. De feirante a dono da PT e da TVI

4.392
Aos 11 anos já fazia biscates. Foi feirante até aos 14 anos, quando foi para França trabalhar nas obras só com um saco e dois contos no bolso. É um dos donos da Altice, que comprou a PT. E agora a TVI
Moçambique

Ministério de transportes com novas competências

O Presidente moçambicano determinou a redefinição de competências do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique.
Madeira

Realizada 1ª chamada telefónica entre as Selvagens

A primeira chamada telefónica entre as ilhas Selvagem Grande e Selvagem Pequena, no arquipélago da Madeira, foi realizada quarta-feira pelas 11:15 horas, seis séculos depois de descobertas.
PT

PT. Ações de protesto e greve geral a 21 de julho

Sindicatos da operadora que detém as marcas Meo e Sapo convocaram greve para 21 de julho e exigem intervenção do Governo e da Presidência da República. Há dez anos que a empresa não tinha uma greve.
Incêndios

SIRESP. Tribunal indicou problemas, mas deu visto

181
Adjudicação dos serviços de comunicação de emergência suscitou reservas ao Tribunal de Contas que apontou violações à contratação pública, mas deu visto ao contrato decidido por Costa em 2006.
Oi

Oi avança com programa com credores

A operadora de telecomunicações brasileira Oi, que tem como acionista de referência a Pharol, anunciou que arranca na segunda-feira, dia 26 de junho, com o programa de acordo com credores.
Greve

Trabalhadores das telecomunicações em greve dia 30

Os trabalhadores dos 'call centers', 'backoffice', lojas e empresas de trabalho temporário e 'outsourcing' do setor das telecomunicações cumprem no dia 30 uma greve de 24 horas contra a precariedade.
Fogo de Pedrógão Grande

SIRESP. Passos renegociou, mas foi Costa a aplicar

298
A PPP do sistema de comunicações de segurança foi renegociada no Governo de Passos Coelho, em abril de 2015, mas só foi aprovada com Costa. PSD diz que acordo só foi finalizado em setembro.
União Europeia

Fim do roaming: pague como se estivesse em casa

246
Os operadores que estão a lançar ofertas não conformes terão de as corrigir. Nenhuma empresa na Europa tem motivos para usar o fim do “roaming” como desculpa para aumentar os preços.
Telecomunicações

O fim do roaming na UE? Conheça as novas regras

2.219
A partir de 15 de junho, o roaming vai deixar de ter custos adicionais entre países da União Europeia. Assim, vai poder utilizar um telemóvel português em qualquer país comunitário — mas há exceções.
Telecomunicações

Roaming. Fim de taxas demorou 10 anos a realizar

Fim do roaming, a partir de quinta-feira, levou mais de dez anos a tornar-se realidade na União Europeia. Foi anunciado em 28 de maio de 2006, pela Comissão Barroso e sofreu vários avanços e recuos.
Telecomunicações

Roaming. Novas regras prejudicam operadoras

Associação de operadores de telecomunicações APRITEL diz que as novas regras de 'roaming' na Europa, que entram em vigor na quinta-feira, pressionam em baixa as receitas dos operadores portugueses.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Telemóveis para médicos e enfermeiros

625
Médicos e enfermeiros dos centros de saúde vão ter telemóveis de serviço a partir de 2018/2019, o que pode facilitar contactos com utentes em caso de necessidade e se os médicos assim o quiserem.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site