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A pandemia pode não dar tréguas, mas 2020 está a aproximar-se do fim e, como é habitual nesta época, ou se fazem análises retrospectivas ou prospectivas. Acho que, este ano, todos preferimos pensar no que está por vir do que olhar para trás. |
Nos automóveis, começamos por fazer esse exercício de antecipação de 2021 com o tipo de modelo que mais clientes tem conquistado nos últimos anos. Refiro-me, como não podia deixar de ser, aos SUV. Parece que não há forma de baixar esta “febre”, pelo que são esperadas muitas novidades para os próximos meses. Se o cronograma dos fabricantes não se alterar, 2021 vai trazer mais de duas dezenas de novos SUV, das mais diferentes bitolas e posicionamentos, mas com uma clara tendência: a maioria recorre exclusivamente a motores eléctricos. Neste artigo, dizemos-lhe as principais mudanças que são esperadas, tratando-se de uma nova geração; os argumentos mais marcantes, tratando-se de uma “estreia”; bem como os preços que já são conhecidos. |
O próximo ano vai marcar também o regresso do Defender ou, melhor, das icónicas formas da anterior geração. Provando que a paciência é uma virtude, a Land Rover virou a página e, de uma assentada, consegue não só abrir um promissor “caderno de actividades” para a (sua) Bowler, como se “vinga” da forma como a Ineos cola o Grenadier ao seu emblemático jipe, minando-lhe o negócio. |
Da parte da BMW surge a indicação de há coupés e roadsters condenados, sendo que o grande lançamento de 2021 será o iX, um SUV equivalente ao X5, em comprimento, mas a bateria. O fabricante bávaro já apresentou oficialmente o seu anti-Tesla Model X, mas há segredos por desvendar. |
Quem não guarda segredo de que fazer um SUV não é tarefa fácil, pelo menos para um reputado construtor de superdesportivos, é a Ferrari, que acaba de acrescentar ao seu portefólio a versão descapotável do SF90. Se este já foi um desafio técnico, o Purosangue eleva ainda mais a fasquia, conforme admitiu o CTO da marca do Cavallino Rampante. |
Já a Volvo atirou-se de cabeça, por uma boa causa. O construtor nórdico pegou numa dezena de novos modelos e, ao invés de os oferecer a futebolistas ou a outras estrelas, fê-los subir a 30 metros de altura e deixou-os cair. Parece estranho, mas faz todo o sentido e pode salvar vidas. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Opel
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A Opel iniciou a comercialização entre nós do renovado Insignia, modelo que mantém alguns dos atributos que já se lhe reconheciam, juntando outros - a começar por um preço atractivo para empresas.
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Land Rover
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A Land Rover recusou vender à Ineos Automotive a licença para produzir o Defender original, abrindo caminho para o surgimento do Grenadier. Processou a Ineos e perdeu, agora contra-ataca com a Bowler.
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BMW
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Oliver Zipse, o CEO da BMW, dá a entender que a sua empresa já não morre de amores pelos coupés e roadsters. O futuro é eléctrico, o que leva o construtor alemão a prolongar a aliança com a Toyota.
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Ferrari
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Quando chega a altura de produzir um desportivo belo e emocionante, a Ferrari perde a cabeça e não olha a limites. O novo SF90 Spider é lindo, mas isso não o impede de continuar a oferecer 1000 cv.
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Em modo eléctrico
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BMW
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A BMW revelou o SUV que vai enfrentar o Tesla Model X. O iX será produzido na Alemanha, tardará um ano a chegar e promete 500 cv e mais de 600 km de autonomia. Porém, há alguns pontos de interrogação.
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Porsche
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Há protótipos que têm tudo para ser um sucesso e outros que nunca passaram à produção em série. A Porsche mostrou um monovolume eléctrico, concebido em 2018, que chamou a atenção.
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Nissan
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A Nissan Portugal antecipa o incentivo para veículos eléctricos, no valor de 3000€ para particulares e 2000€ para empresas, na compra do Leaf até final de Dezembro. Campanha inclui oferta de wallbox.
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Tesla
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A Panasonic anunciou as novas baterias 2170 para o Model 3, com mais 10% de capacidade, e a Tesla já passou essa informação aos clientes europeus que vão receber o modelo ainda em 2020.
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Tech Auto
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Apesar de pertencer a sócios poderosos e numerosos, a Ionity continua a falhar os objectivos. Prometeu 400 estações até final de 2020, mas inaugurou apenas 300. Lamentavelmente, nenhuma em Portugal.
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Muito à frente
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Segurança
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As equipas de resgate treinam com carros do ferro-velho, pelo que a sua resposta pode não ser a mais eficaz. A Volvo tratou de resolver o problema, atirando 10 carros novos de uma altura de 30 metros.
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Condução Autónoma
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Doze quilómetros de estradas com cruzamentos “inteligentes” e parques de estacionamentos ligados. Será este o campo de testes, na Irlanda, onde o Jaguar I-Pace irá preparar o futuro da mobilidade.
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Mazda
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Muitos fabricantes estão concentrados nos carros eléctricos, mas a Mazda continua a dedicar bastante atenção aos motores a combustão. Além do motor rotativo, vai também surgir com um novo 6 cilindros.
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Ponha os olhos nisto
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Jeep
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A entrada do Bronco em território onde o Wrangler era rei e senhor veio animar o todo-o-terreno da Jeep. O 392 Concept evolui para a produção em série: eis o Wrangler mais potente (e capaz) de sempre.
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Condução Autónoma
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A Waymo e a Tesla estão a desenvolver sistemas de condução autónoma, tão diferentes quanto é possível. Elon Musk afirmou que o sistema da Waymo tinha limitações, devido ao LiDAR, e esta respondeu.
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Mercedes-Benz
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Num evento organizado pela Reuters, o CEO da Daimler, casa-mãe da Mercedes e Smart, anunciou que a sua empresa vai encolher durante os próximo 5 anos, devido ao crescente número de modelos eléctricos.
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