760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rui Albuquerque

Convidado

Artigos publicados

Legislativas 2024

O mito do governo de maioria relativa

A estratégia de traçar linhas vermelhas a um partido que, ao que se julga, representa já perto de 20% do sufrágio, trará sérias consequências para toda a direita e até para o regime.
Eleições

O único adulto na sala

Podem, a AD e a IL, ainda arrepiar caminho? Esquecer o Chega e concentrarem-se no PS como sempre deviam ter feito? Talvez. Mas tenho dúvidas: neste PSD só se ouviu uma voz sensata, Pedro Passos Coelho
Crise Política

Sísifo

Também agora o governo socialista não provará cabalmente aos eleitores a sua incompetência e o descalabro a que conduziu o país. Não será de surpreender que os voltemos a ter no governo a breve prazo.
Política

Conservadorismo, Liberalismo e Reacionarismo

A animosidade ao mundo nascido no Iluminismo é timbre do pensamento reacionário mas não do conservador. Este último vive nele, aceita-o, e muitos dos seus pensadores foram mesmo seus protagonistas.
Liberalismo

Em louvor da Constituição liberal de 1822

O texto constitucional, extraordinário para a época, era muito arrojado para um pequeno e atrasado país – atrasado no parco desenvolvimento, sobretudo muito atrasado nas mentalidades de algumas elites
Governo

De abalada

Em qualquer caso uma coisa que resulta muito clara: nem António Costa nem Pedro Nuno Santos estão a contar que esta legislatura complete os quatro anos e meio com que o eleitorado português a abençoou
Iniciativa Liberal

«Orgulho gay», então, ok? Nem por isso

Incomoda-me ouvir e ler a acusação, cada vez mais frequente, de que a Iniciativa Liberal é um «Bloco de Esquerda que quer baixar os impostos», sobretudo porque quero acreditar que isso não é verdade.
Rússia

Revolta contra o mundo moderno

É um erro enorme pensar que Putin é um autocrata desprovido de uma ideia sobre o o seu papel e o do seu país na história e no mundo. Pelo contrário, a sua ação parece-me ter uma intencionalidade clara
Assembleia Da República

A via sacra do PSD

A conversa do “extremismo do Chega” não cola, pois há muito se percebeu que o PS não só não tem qualquer receio do partido de Ventura, como até sente conforto com a sua progressiva expressão eleitoral
Guerra na Ucrânia

Os heróis não estão cansados

O que Putin desconhece é que os homens livres não ignoram o que é a natureza humana. Eles sabem que um dia morrerão. Porém, até esse dia, não viverão a rastejar.
Política

Liberais e Conservadores

O liberalismo terá, então, assinaláveis vantagens em aproximar-se do realismo político conservador, do mesmo modo que, noutras matérias, o conservadorismom ganhará em aproximar-se do liberalismo.
Legislativas 2022

O mercado tem sempre razão

Pelo menos o resultado de domingo teve o mérito de enterrar, de vez, a tese de que o PSD, para ganhar eleições, tem de se situar ao centro sem se deixar conspurcar pela direita e pelo “neoliberalismo”
Legislativas 2022

Por que votarei na Iniciativa Liberal

Com mais quatro anos disto, e um governo do PS a extorquir para pagar os fretes à extrema esquerda, não agravaremos apenas ligeiramente a situação em que se encontra o país. Ficaremos irreconhecíveis.
PSD

A doutrina Rio

Rio é o herdeiro de uma certa tradição da direita nacional que Eça sumariava na gravitas profunda do Conselheiro Gama Torres: Salazar, Cavaco, Rio. Homens de poucas palavras, inquestionável auctoritas
Crise Política

«Entregar o ouro ao bandido»

Enfim, vão ter todos um lindo enterro, com mais uma provável legislatura de um PS desgastado, mas disposto a tudo para se conservar no poder. Desgraçadamente, com eles, todos nós o teremos também.
Política

115+1

Ainda que o Primeiro-Ministro chegue politicamente vivo às eleições de 2023, só um compromisso assinado com sangue com o seu "challenger", lhe permitirá permanecer por mais tempo à frente do Governo.
Advogados

O monopólio corporativo da Ordem dos Advogados

O corporativismo – a proteção dos interesses dos advogados instalados – é o motivo de tudo isto, e com isto se adiam ou destroem vocações e anos de trabalho de inúmeros jovens licenciados em Direito.
Autárquicas 2021

Liberalismo e poder local

Sigam o exemplo extraordinário da presidente da Comunidade de Madrid, que anunciou esta semana que, já em 2022, todos os impostos cobrados pelo organismo a que preside serão extintos.
Política

Quinto Império

A ideia, sebastianista, de que o antigo Primeiro-Ministro seria não só a melhor, mas a única possibilidade de tirar a maioria parlamentar às esquerdas, talvez tenha pecado por excessiva ingenuidade.
Política

Sá Carneiro, Cavaco Silva, Passos Coelho

Trata-se de fazer com que o país possa crescer para além do Estado e que a sociedade seja suficientemente adulta e livre para não ter de viver no sobressalto da pedinchice e das «bazucas» europeias.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.