Dark Mode 78,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Nuno Crato

Educação

Os alunos aprenderam, os políticos não

714
Eis o maior alerta do PISA 2015 e que tantos recusam reconhecer: romper com a avaliação na Educação não é romper com Nuno Crato, mas com toda uma linha reformista que percorreu vários ministros.
Educação

Nuno Crato. "Esperava 10 mil novos professores"

700
Um ano depois de deixar a pasta da Educação, Nuno Crato -- "um dos ex-ministros", como se refere a si mesmo -- fala sobre o trabalho do Governo PS. "Nós, ministros, temos um papel bastante limitado".
Estado Social

As oposições entre 2011 e 2015 mentiram

1540
O actual governo e a sua maioria foram formados com base numa mentira: a da "destruição" do SNS e da escola pública entre 2011 e 2015. Mas nada foi destruído, a não ser o debate político sério.
Ciência

Crato eleito para direção de associação científica

O ex-ministro da Educação, Nuno Crato, foi eleito para o novo conselho de diretores do International Institute of Forecasters, uma associação científica internacional dedicada a modelos de previsão.
Educação

Crato pede que se "continue" o que teve "sucesso"

116
Em entrevista ao "Público", o antigo ministro da Educação diz que "não é por deixar de haver avaliação que os alunos vão saber mais. Isso é uma falácia".
Educação

Governo vai mudar a contratação de professores

A Bolsa de Contratação de Escolas, criada por Nuno Crato, que deu polémica em 2014/2015, tem os dias contados. A solução alternativa será negociada com sindicatos e diretores.
Educação

Pais e professores concordam com o fim dos exames

Pais e professores concordam com a eliminação dos exames do 4.º ano mas divergem na forma de acabar com estas provas. O plenário da Assembleia da República discute na sexta-feira o fim destes exames.
Fenprof

Avaliação e Nuno Crato "caem juntos"

Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof, alertou esta sexta-feira para o "forte simbolismo" do facto da prova de avaliação dos professores e o ministro Nuno Crato "caírem juntos".
País

Governo aprova mais 12 milhões para ensino artístico

O Governo aprovou, em conselho de ministros, o aumento da verba destinada ao ensino artístico. O valor será reforçado até 2017-2018 em mais 12 milhões de euros.
Educação

Nuno Crato: "A casa está em ordem"

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse que o ensino está com a casa em ordem, embora haja progressos a fazer, e garantiu terminar a legislatura com a consciência tranquila.
Educação

A saga persecutória de Crato e o ensino artístico

683
Com este ministro transformaram-se as artes, as humanidades, o exercício do pensamento crítico e a cidadania em ‘subprodutos’ do processo educativo, pois foram perseguidas e perderam centralidade.
Educação

Bragança: novo recorde de professores com atestado

496
Em Bragança, 360 professores meteram atestado, alegando terem problemas de saúde ou familiares doentes, para poderem mudar de escola. O ministério de Crato já está a investigar.
Educação

Nuno Crato: Educação progrediu em quatro anos

Ministro diz que, apesar da crise, o país progrediu na Educação nos últimos quatro anos, como é reconhecido pelos indicadores internacionais. "Foram anos difíceis", reconheceu.
País

Crato remete para IAVE financiamento do inglês

Ao ser revelado que as receitas não cobrem os custos do exame de inglês do Cambridge, Nuno Crato remeteu para o Instituto de Avaliação Educativa a questão do financiamento da prova.
Estado da Nação

Mais "rigor" e avaliações valem chumbo ao ministro

As palavras "rigor" e "exigência" têm dominado o discurso de Crato, servindo de mote para muitas das medidas ao longo do mandato. A polémica estalou várias vezes e valeu nota negativa ao matemático.
Nuno Crato

Pré-escolar é um esforço financeiro "ao nosso alcance"

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, admitiu hoje que a universalização do ensino pré-escolar, a partir dos quatro anos, vai implicar um "esforço financeiro", já quantificado e "perfeitamente ao nosso alcance", garantiu.
Universidade Lusófona

Crato diz que regularização do processo demora

O ministro da Educação disse que a regularização dos processos leva tempo e o objetivo é "dignificar um diploma académico". Crato não esclareceu se o seu ministério equaciona sancionar a Lusófona.
País

Ano letivo: data do início das aulas divide pais

234
Este ano as aulas começam uma semana mais tarde do que o costume, entre 15 e 21 de Setembro. Os pais não receberam a notícia de igual forma: há quem não goste da alteração e quem não dê importância.
Parlamento

Ano letivo. Nuno Crato chamado ao Parlamento

PS diz que é um "auto-reconhecimento" do falhanço, BE pede audição "urgente" e PCP vai mais longe e apresenta requerimento potestativo para audição do ministro. Ou seja, Crato vai mesmo à AR.
País

Ano letivo vai começar uma semana mais tarde

3292
Há pelo menos dez anos que as aulas não começavam tão tarde. O habitual tem sido obrigar as escolas a arrancar até ao dia 15 de setembro. Este ano o prazo só termina a 21.
Educação

Cursos técnicos superiores para 15 mil alunos

O Ministério da Educação vai "registar" cursos técnicos superiores profissionais, para iniciar no próximo ano letivo, para cerca de 15 mil alunos anunciou o secretário de Estado do Ensino Superior.
País

Alunos do 1º e do 4º ano juntos na mesma sala

A denúncia é feita pelo autarca de Proença-a-Nova que se queixa que foi "traído" pela reorganização escolar do Ministério da Educação.
Professores

Crato vai indemnizar 63 professores

O Ministério da Educação e Ciência vai indemnizar 63 docentes que, no início do ano letivo, viram anulada a sua colocação por causa dos erros detetados na primeira bolsa de contratação de escola.
Universidade Lusófona

Caso Relvas. Lusófona terá que anular 152 diplomas

551
A Universidade Lusófona, na sequência do caso Relvas, recebeu um ultimato do Ministério da Educação para anular 152 diplomas e certificados nos próximos dias, caso contrário poderá perder licença.
Ministério da Educação

Prova dos professores decorre como previsto

Ministério da Educação assegurou que a prova dos professores vai decorrer como agendado, mesmo com as citações judiciais dos tribunais administrativos.
Educação

Coelho sobre Crato: É o pior ministro da Educação

Jorge Coelho, antigo ministro socialista, disse este sábado que Nuno Crato é o pior ministro da educação desde a revolução de abril de 1974, e que está a provocar um retrocesso na sociedade.
Nuno Crato

Escolas artísticas sem verbas em resolução

Ministro da Educação disse que os processos de transferência de verbas para as escolas artísticas, que têm professores sem ordenado desde o ano passado, estão a ser resolvidos.
Educação

Crato quer simplificar pagamentos aos colégios

Em pleno 2º período mantêm-se os atrasos nos pagamentos aos colégios privados que asseguram funções de ensino público, no ensino artístico especializado e no ensino profissional.
País

Chumbados: os erros e dificuldades dos professores

505
De 2490 professores, chumbaram 854. Erros de ortografia estão a chocar o Ministério, mas perguntas onde houve maiores dificuldades foram de raciocínio lógico. Contestação promete voltar em fevereiro.
Ensino Superior

Crato já libertou verbas para 818 bolsas de mérito

Universidades já receberam, em dezembro, 1,98 milhões de euros para pagarem bolsas de mérito aos 818 melhores alunos de 2011/2012. Ainda há estudantes à espera de receber.
Ministério da Educação

Avaliação de professores é "pouco fundamentada"

A criação da polémica prova de avaliação de docentes só se justifica se o Ministério da Educação duvidar da qualidade da formação superior, escreve o organismo, composto por professores.
Educação

Crato rejeita mexer nas datas dos exames

Soluções para minimizar o impacto da falta de aulas começaram logo a ser desenhadas e estão agora a ser aplicadas nas escolas, onde os alunos têm aulas extra.
Educação

Crato discorda da ausência de serviços minímos

O ministério da Educação disse em comunicado que "discorda da argumentação em que se baseia esta decisão", que deixa as escolas sem serviços mínimos no dia 19 de janeiro.
Modelo de Avaliação

Professores: Novo exame deve ser a 20 de dezembro

1299
O Ministério da Educação quer realizar a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades a 20 de dezembro, em instituições do ensino superior. Em 2013, boicotes e greves marcaram o dia da prova.
Educação

Inglês obrigatório no Básico: agora é que é

573
A partir do próximo ano letivo, os alunos do 3º ano do ensino básico passarão a ter duas horas de inglês por semana, que passará a ser disciplina curricular obrigatória.
Orçamento do Estado

Concursos de professores serão lançados mais cedo

Nuno Crato disse esta quinta-feira no Parlamento que os concursos para colocação de professores serão lançados mais cedo no próximo ano e que serão mais "céleres".
Nuno Crato

António Nóvoa, extremista e esquecido

563
O que leva um historiador prestigiado, um antigo reitor da Universidade de Lisboa, a dizer tanta asneira numa única entrevista? O fanatismo ideológico. O marxismo cega.
Mundo

A desculpa não morre solteira

No meio político, os pedidos de desculpa parecem estar na moda. Em Portugal, os casos sucedem-se entre os ministros deste Governo. Mas não é só cá, quer seja por erros, crimes históricos ou um affair.
Colocação de Professores

Crato: Necessidades escolares "serão supridas"

O ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, garantiu este sábado que as necessidades escolares "que forem comprovadas serão supridas".
Nuno Crato

"Mais recursos não significa melhor Educação"

Nuno Crato, Paulo Macedo, Mota Soares e Marques Guedes inauguraram o painel da tarde das jornadas parlamentares do PSD/CDS. Crato negou desinvestimento na Educação - e foi o mais aplaudido.
Professores

Há 250 horários por preencher

De acordo com o Ministério da Educação, "há apenas 250 horários por preencher", que correspondem a 10% das necessidades indicadas na Bolsa de Contratação de Escola.
Ministro da Educação

"Não é o trabalho mais confortável do mundo"

Um dia depois de o primeiro-ministro ter elogiado Nuno Crato, o ministro da Educação atesta que não tem um trabalho "confortável".
Educação

Crato quis demitir-se. Passos não deixou

188
O primeiro-ministro garantiu esta tarde que Nuno Crato lhe tinha pedido a demissão, mas que a recusou. Passos Coelho elogia mesmo o ministro: "Isso só significa que acertei quando o escolhi".
Educação

Demissão no Ministério da Educação

100
O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, demitiu-se esta sexta-feira, alegando "motivos de ordem pessoal".
Economia

Marcelo defende remodelação governamental

155
Social-democrata diz que já defendia remodelação governamental, mas que quanto mais Passos Coelho ouve estes pedidos em comentários, mais insiste em não remodelar.
Nuno Crato

Querem o fim do caos das colocações? Eu digo como

2826
O caos na colocação de professores não é a melhor razão para demitir o ministro. O que está mal no Ministério é outra coisa, é um sistema centralizado de colocações em vez de o poder estar nas escolas
Professores

Crato admite que docentes fiquem no desemprego

404
O ministro da Educação, Nuno Crato, não garante que todos os 150 professores que ficaram no desemprego após a correção das listas da bolsa de contratação de escola venham a lecionar este ano.
Ministério da Educação

Professores prejudicados podem ir para os quadros

Ministério garante que professores contratados com atraso devido aos erros na BCE não vão ser prejudicados na entrada para os quadros. Contratação tem efeito retroativo para 1 de setembro.
Pedro Passos Coelho

Tiro na educação e na justiça. Semana negra

O Governo queria ter uma rentrée virada para o lado socialista, mas em vez disso teve um regresso às aulas falhado e um sistema de justiça em baixo. Foi uma semana negra com dois ministros sob fogo.
Professores

Ministro da Educação assume "erro" 

156
Nuno Crato admite erro de "harmonização de escalas" que levou a falhas na fórmula de contratação de professores. Erro não é só matemático, mas também jurídico.
Educação

Mário Nogueira, o verdadeiro ministro da Educação

1586
Enquanto o nosso sistema educativo for tão centralizado e tão colonizado pelos sindicatos, enquanto os pais não puderem escolher a escola dos filhos, a abertura de cada ano escolar será sempre caótica
Nuno Crato

Educação é orquestra e depende dos seus elementos

Nuno Crato comparou a Educação a uma orquestra, resultando do "somatório do bom desempenho dos seus elementos", com alunos empenhados, bons professores e escolas com projetos educativos ambiciosos.
Educação

"Cortes no ensino superior não podem continuar"

O ministro da Educação defendeu que as universidades estão a funcionar melhor apesar dos cortes orçamentais e admitiu que as quebras de financiamento não podem continuar “a este ritmo”.
Nuno Crato

A prova, os professores e os sindicalistas

103
Se se pretende promover a qualidade do ensino e se há muitos candidatos para um reduzido número de lugares no Estado, é lógico que se tente seleccionar os melhores por meio de uma prova
Avaliação de professores

Crato acusa Nogueira de "falsidades"

Oposição acusa ministro da Educação de "agir de má fé" e "humilhar os professores". Nuno Crato insiste na "qualidade do ensino" como a razão para a realização das provas.
Educação

Sabotar para governar

165
É compreensível que a FENPROF discorde de muitas decisões de Nuno Crato. Mas não é aceitável que, por via da sabotagem, tente sobrepor as suas vontades às decisões de quem tem legitimidade democrática
Nuno Crato

Professores têm de "disciplinar" mais os alunos

1451
O ministro da Educação admite que a indisciplina é uma das razões que leva os professores a rescindirem os contratos, mas diz que o "caminho fundamental" não é reduzir as turmas mas disciplinar mais.
Nuno Crato

Teste de inglês será mais difícil no próximo ano

Ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou esta sexta feira que o teste de inglês "Key for schools" será de dificuldade mais elevada já a partir do próximo ano letivo.
Nuno Crato

Ainda há 240 escolas com menos de 21 alunos 

O ministro da Educação afirmou que há 68 escolas com mais de 21 alunos que vão fechar por indicação das autarquias. Nuno Crato garantiu não estar em curso "a municipalização do ensino".
País

Em Tondela fecham escolas com mais de 30 alunos

Presidente da Câmara de Tondela não aceitará o encerramento de escolas com mais de 21 alunos por entender que isso “contraria qualquer princípio de razoabilidade”.
Escolas

Fecho de escolas sem impacto na despesa pública

O encerramento das 311 escolas do 1.º ciclo não tem custos diretos para o Estado, explica Nuno Crato, acrescentando que o objetivo desta reorganização escolar é "dar melhores condições" aos alunos.
Miguel Poiares Maduro

Parceria PT-UBI contribui para coesão territorial

Miguel Poiares Maduro falava na sessão de assinatura do protocolo para a criação do centro de competências de computação na nuvem. Nuno Crato salientou ligação das universidades ao tecido empresarial.
A página está a demorar muito tempo.