771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conversas à Quinta

Conversas à Quinta

Antevisão de 2024, o ano de todos os perigos

500 quintas-feiras depois, quase 10 anos passados, na emissão de despedida do Conversas falámos do ano que aí vem, 2024, da incógnita de eleição americana aos desafios colocados pela guerra na Europa.
Conversas à Quinta

A Espanha à beira de um ataque de... extremismos?

Em Espanha a temperatura política não baixa. Após o acordo do “governo Frankenstein”, um novo acordo com antigos etarras voltou a trazer a direita para a rua. É outra vez o choque das “duas Espanhas”.
Conversas à Quinta

“Don’t cry for me Argentina”… ou o mistério Milei

A Argentina tem um novo presidente que promete rupturas radicais e anuncia um salto no desconhecido, alguém que mobilizou um eleitorado desesperado e saturado desse velho populismo chamado peronismo.
Conversas à Quinta

Livros do ano: as escolhas de Natal mais esperadas

História – e história religiosa –, biografias, filosofia, romances – de um prémio Nobel e de um estreante – e até livros infanto-juvenis: são muitas escolhas de Natal neste programa que é um clássico.
Conversas à Quinta

Porque é que ainda recordamos John F. Kennedy?

John F. Kennedy foi assassinado fez agora 60 anos mas ainda hoje é recordado de forma mitológica por muitos americanos. Contudo só foi presidente três anos. O que é que justifica este glamour sem fim?
Conversas à Quinta

Que papel têm os grandes discursos na História?

Foi há 160 anos que Lincoln proferiu o seu famoso e marcante “discurso de Gettysburg”. Será que os discursos que nos ficaram na memória mudaram a História? E de que grandes discursos nos recordamos?
Conversas à Quinta

Ainda vale a pena ler Raymond Aron?

Morreu fez agora 40 anos mas deixou uma obra que merece continuar a ser lida, até porque foi uma testemunha privilegiada do século XX – e também um seu pensador, um raro liberal entre os franceses.
Conversas à Quinta

Mandato da Palestina: foi então que tudo começou?

Há 100 anos, no rescaldo da I Grande Guerra, o Reino Unido assumiu o Mandato da Palestina, substituindo os otomanos no governo de um território que tinha sido prometido tanto a árabes como a judeus.
Conversas à Quinta

A guerra tem leis, mas desde quando? E para quê?

Nunca se falou tanto de leis da guerra e de direito internacional humanitário. Mas de que é que estamos a falar realmente? E desde quando é que estes conceitos existem? E para que servem realmente?
Conversas à Quinta

Alemanha 1923: o ano que levou ao putsch de Hitler

1923 começou na Alemanha com a ocupação francesa do Ruhr, conheceu a mais inimaginável hiperinflação e terminou com o “putsch” da cervejaria em Munique. Hitler acabaria preso, mas por pouco tempo.
Conversas à Quinta

O destino da Arménia, país entalado entre impérios

Não é já o Médio Oriente, também não é bem o Cáucaso, mas o destino da Arménia, nação obrigada a viver entalada entre os impérios otomano, russo e persa, nunca foi tranquilo. Continua a não ser fácil.
Conversas à Quinta

Gaza: Como o Hamas quis mudar as regras do jogo

Os surpreendentes ataques do Hamas de dia 7 de Outubro pretenderam mudar as regras de hoje que pareciam há muito escritas. Agora ninguém verdadeiramente sabe como tudo irá acabar, e quando.
Conversas à Quinta

Eslováquia: a eleição que desafia a ordem europeia

A vitória na Eslováquia de um político que contesta os apoios à Ucrânia não faz apenas perigar o consenso europeu – também obriga a pensar melhor nas reformas necessárias para podermos alargar a União
Conversas à Quinta

Porque percebemos mal a Polónia – e a sua história

Foi em Setembro de 1939 que sobreveio a segunda invasão da Polónia. Depois de Hitler, Staline. Após os alemães, os soviéticos, ou seja os russos. Não entendemos a Polónia sem perceber a sua história.
Conversas à Quinta

Quando os italianos se renderam e os alemães não

Em Setembro de 1943 as autoridades italianas, que já tinham deposto Mussolini, renderam-se aos aliados, mas a Itália não conheceu a paz porque os alemães continuaram a combater até Abril de 1945.
Conversas à Quinta

Golpes de estado em África: que se está a passar?

Nos últimos anos ocorreram 11 golpes de estado em África, por estes dias no Niger e no Gabão. Que se passa? Guerra de influência entre a França e a Rússia? Ou ausência dum Estado moderno e funcional?
Conversas à Quinta

BRICS: nova ordem mundial ou tiro de pólvora seca?

Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul. No futuro também Irão, Arábia Saudita, Argentina. O “Sul global” a desafiar a hegemonia do Norte (Ocidente), ou apenas nova prova de vida (e de ambições)?
Conversas à Quinta

Tumultos em França: como integrar os imigrantes?

A morte de um jovem num bairro periférico de Paris desencadeou uma onda de violência e relançou o debate sobre a integração dos imigrantes nas nossas sociedades. Ninguém parece ter soluções mágicas.
Conversas à Quinta

Wagner em África: para que servem hoje mercenários

Muitos se interrogam sobre por onde anda o grupo Wagner, mas algo parece certo: os seus mercenários continuam em África, servindo vários regimes e ditadores. Em nome de Prigozhin ou em nome de Putin?
Conversas à Quinta

Chegou o calor – e chegaram os livros para férias

Ler no Verão não implica ler na praia e nem todos os livros que sugerimos neste programa já clássico são livros de levar para a areia. São é leituras importantes de que se sai mais rico, como importa.
Conversas à Quinta

China-EUA: será que é esta a nova guerra fria?

Antony Blinken, secretário de Estado da administração Biden, esteve na China e encontrou-se com o presidente Xi, mas não resolveu as tensões que crescem entre as duas maiores potências da actualidade.
Conversas à Quinta

O que sobra depois de Berlusconi?

Desde a II Guerra que ninguém ocupara tanto tempo a cadeira de primeiro-ministro, mas lembraremos mais depressa Berlusconi pelas eleições que ganhou do que pelo que governou. E agora há Giorgia Meloni
Conversas à Quinta

Kosovo: será que um dia haverá sossego nos Balcãs?

A violência regressou ao Kosovo, o pequeno país balcânico habitado sobretudo por albaneses mas que é uma referência história (e mítica) para os sérvios, hoje minoria num território sem paz definitiva.
Conversas à Quinta

Espanha: as razões de duas surpresas eleitorais

A primeira surpresa aconteceu no domingo: não se esperava a dimensão da vitória do centro-direita. A segunda surgiu horas depois: Sánchez decidiu antecipar as eleições. Haverá mais surpresas em Julho?
Conversas à Quinta

Ainda se lembram do “Papa bom”? Morreu há 60 anos

Só foi Papa 5 anos mas muitos ainda recordam João XXIII como o “Papa bom” – e recordam-no assim não só pela sua bonomia e sentido da caridade mas porque é o Papa do Vaticano II. A Igreja mudou com ele
Conversas à Quinta

55 anos depois do Maio de 68, haverá imitações?

Maio de 1968 foi há 55 anos. Marcou mais uma geração do que o mundo, mas em França ninguém desiste das barricadas, mesmo que agora de coletes amarelos. Que sobra hoje do movimento contra-cultural?
Conversas à Quinta

Turquia: as eleições que Erdogan pode perder

Há 20 anos no poder, Erdogan parecia imbatível, mas um sismo e a inflação vieram baralhar as contas de uma eleição crítica para o futuro do país e da relação com a Europa, a NATO e, claro, a Rússia.
Conversas à Quinta

Israel na crise dos 75 anos: um país impossível?

Israel proclamou a sua independência há 75 anos quando era tudo menos seguro que o país tivesse viabilidade. Muitas guerras depois, Israel vive hoje crises e desafios bem diferentes, que vêm de dentro
Conversas à Quinta

Estamos condenados a um segundo duelo Biden-Trump?

Donald Trump é por agora o favorito à nomeação pelos republicanos, Joe Biden acaba de anunciar a sua recandidatura. Tudo indica que se reeditará em 2024 o duelo de 2020 – o que é um sinal dos tempos.
Conversas à Quinta

Estamos condenados a um segundo duelo Biden-Trump?

Donald Trump é por agora o favorito à nomeação pelos republicanos, Joe Biden acaba de anunciar a sua recandidatura. Tudo indica que se reeditará em 2024 o duelo de 2020 – o que é um sinal dos tempos.
Conversas à Quinta

Que estragos fez a viagem de Macron à China?

O Presidente francês esteve na China e na China entendeu distanciar-se dos Estados Unidos e romper a solidariedade se houver uma crise em Taiwan. Von der Leyen não foi pelo mesmo caminho. Porquê?
Conversas à Quinta

Finlândia: porque é diferente o 31º membro da NATO

Domingo a primeira-ministra que pediu a adesão à NATO perdeu as eleições, terça a Finlândia tornou-se no 31º membro da NATO. Num país que valoriza os consensos também se investe na política de Defesa.
Conversas à Quinta

Porque é tão difícil fazer reformas em França?

Macron disse na campanha eleitoral ao que vinha: queria mesmo passar a idade da reforma dos 62 para os 64 anos, mas em França voltaram as barricadas. Será que desta vez triunfa a democracia, ou a rua?
Conversas à Quinta

Xi: poder absoluto em Pequim, soberano em Moscovo

O encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin não foi um encontro de iguais – a Rússia depende cada vez mais da China, e Pequim não veio passar um xeque em branco a Moscovo. Mesmo havendo convergências
Conversas à Quinta

O Brasil mudou há dois meses. Mudou para onde?

O bolsonarismo suicidou-se no dia do assalto à Praça dos Três Poderes? A coligação de Lula da Silva conseguirá governar o Brasil? E terá havido mudanças reais, nomeadamente na política externa?
Conversas à Quinta

O Reino Unido consegue evitar ficar desunido?

Quase sete anos depois do referendo do Brexit o Reino Unido e a União Europeia chegaram a acordo sobre o estatuto da Irlanda do Norte. Não é pacífico – como também não é pacífica a situação na Escócia
Conversas à Quinta

“Mr. Biden goes to Kiev and Warsaw”. Histórico?

O presidente dos Estados Unidos esteve esta semana em Kiev, numa visita não anunciada, depois em Varsóvia. Que significado tem a sua promessa de que fará tudo que for necessário para a Ucrânia vencer?
Conversas à Quinta

Guerra da Ucrânia surpreendeu. Surpreenderá a paz?

Na altura em que a guerra da Ucrânia está quase a fazer um ano, por que foi que este conflito nos surpreendeu tanto e decorreu de forma tão imprevisível? E será que a paz é possível num prazo curto?
Conversas à Quinta

A Constituição do Estado Novo nasceu há 90 anos

Fevereiro de 1933. Escrita por académicos, a Constituição do Estado Novo é publicada no Diário da República. Referendada em Março entra em vigor em Abril. Formalmente até garantia todos os “direitos”...
Conversas à Quinta

Os intelectuais alemães face à ascensão de Hitler

Foi há 90 anos que Hitler se tornou chanceler da Alemanha. Thomas Mann, que estava na Suíça, já não regressou, mas Martin Heidegger tornou-se reitor da Universidade de Freiburg 3 meses depois. Porquê?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos