Literatura

Man Booker Prize

George Saunders é o vencedor do Man Booker Prize

Atualizado
"Lincoln in the Bardo", o primeiro romance de George Saunders, é grande vencedor do Man Booker Prize. Saunders é o segundo norte-americano a ganhar o galardão inglês.
Marvel

The Weeknd é o novo super-herói da Marvel

The Weeknd vai ter a sua própria banda-desenhada. A história vai ser inspirada no cantor e no seu alter-ego ("Starboy") e tem uma parceria com a Marvel Comics.
Livros

Especial/ 1917. Dos autocratas à tragédia de um povo

123
Quais foram as primeiras decisões tomadas na Rússia pós-revolução de Outubro e quem as tomou? O Observador faz a pré-publicação do livro-referência de Orlando Figes, que é agora reeditado.
Livros

Dan Brown admite livro "português": "Sintra Cifra"

Dan Brown esteve pela primeira vez em Portugal para apresentar o seu último romance, "Origem". O Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) esgotou para receber o escritor norte-americano.
Livros

Dan Brown esgota Grande Auditório do CCB

O escritor norte-americano Dan Brown vai estar este domingo em Lisboa para apresentar o seu novo romace, "Origem". A sessão de apresentação já se encontra esgotada.
Crítica de Livros

Maya Angelou não veio para ficar

"Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola" é a primeira das sete autobiografias que Maya Angelou, poetisa e ativista dos direitos civis, escreveu entre 1969 e 2013. João Pedro Vala dá-lhe quatro estrelas.
Livros

Especial/ Dan Brown. Os 2 primeiros capítulos do novo livro

"Origem" volta a tocar nos temas da tecnologia e da religião. Antecipando a vinda de Dan Brown a Portugal, este domingo, o Observador publica os dois primeiros capítulos do novo livro do autor.
Caso José Sócrates

Sócrates agradece a deputados do PS apoio público

4.173
No primeiro evento público após o Ministério Público ter proferido a acusação da Operação Marquês, Sócrates deixou agradecimentos mas também avisos aos deputados do PS que o foram apoiar no Porto.
Livros

Especial/ As drogas influenciaram a Segunda Guerra Mundial?

370
Norman Ohler escreveu o primeiro livro sobre o consumo de drogas na Alemanha nazi. "Delírio Total" fala de Hitler, mas a personagem principal é outra: Pervitin, a primeira metanfetamina alemã.
Literatura

"A ficção é na sua maioria pretenciosa"

Mike Carey escreveu romances, contos e poemas, mas foi pela banda desenhada que ficou conhecido. O Rubber Chicken esteve à conversa com ele e com a mulher, a escritora Linda Carey.
Fátima

Especial/ "Se não fosse católico, ter-me-ia convertido"

1.898
Bernardo Motta reuniu em livro cerca de centena e meia de testemunhos do Milagre do Sol. O livro sai no último dia das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. Leia aqui um dos depoimentos.
Caso José Sócrates

Especial/ A defesa de Salgado. Coincidências do Diabo

285
O livro a "A Sangue Frio", do jornalista Fernando Esteves, expõe os interrogatórios a Sócrates e aos principais arguidos da Operação Marquês. O Observador publica o capítulo de Ricardo Salgado.
Literatura

Jonathan Franzen: "Sou uma pessoa zangada"

Esteve em Lisboa aquele que muitos consideram o melhor romancista norte-americano da atualidade. "O que mais me preocupa em Trump é que ele tem os códigos da bomba nuclear", disse Franzen.
Livros

Atriz Viola Davis vai escrever um livro infantil

No próximo ano, o livro infantil "Corduroy", escrito e ilustrado pelo norte-americano Don Freeman, faz 50 anos. Para celebrar o aniversário, será publicada uma sequela, escrita pela atriz Viola Davis.
Escritores

Raduan Nassar já não vem a Portugal

O Prémio Camões cancelou a vinda a Portugal por motivos de saúde. Raduan Nassar era um dos grandes nomes da edição deste ano do FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos.
Literatura

Especial/ Agustina, a rebelde da literatura portuguesa

1.772
A mais rebelde e indómita escritora da cultura portuguesa regressa às livrarias, ao mesmo tempo que se prepara para cumprir 95 anos. Recordamos-lhe a história e a obra com a ajuda de quem a prefaciou.
Cinema

Especial/ Greg Sestero: a história do "pior filme de sempre"

Este domingo ainda é possível (re)ver no Nimas "The Room", de Tommy Wiseau. Um dos piores filmes de sempre cuja história é contada no livro "The Disaster Artist", agora adaptado por James Franco.
Chefs

Especial/ À mesa com três chefs para falar em vez de comer

208
12 chefs portugueses partilharam conversa em vez de comida. O resultado está no novo livro de Nelson Nunes, "Isto Não é um Livro de Receitas". O Observador faz a pré-publicação de um excerto.
Livros

Especial/ 1917: a revolução vista pelos estrangeiros

115
Há muitos livros sobre a Revolução Russa de 1917, mas Helen Rappaport escolheu um ponto de vista inovador: o da comunidade estrangeira que estava na cidade durante o ano que mudou a História.
Livros

Especial/ Como construir uma biblioteca milionária

Os livros parecem quase sempre arredados das colecções valiosas mas há preciosidades que garantem uma estante de valor acrescentado. Carlos Maria Bobone dá exemplos e explica como investir.
Crítica de Livros

Um livro para ver Almada Negreiros em Lisboa

Um roteiro importante, publicado numa altura conveniente. "Almada Negreiros. Um percurso possível" é um título certeiro para uma edição com alguns lapsos mas que se pode tornar um modelo.
Poesia

Leonard Cohen. Publicação últimos poemas em 2018

412
Os últimos poemas de Leonard Cohen, aos quais o cantor deu os derradeiros retoques alguns dias antes de sua morte, são publicados no próximo ano, anunciou na sexta-feira à noite o seu antigo agente.
Nobel da Literatura

Japão felicita Kazuo Ishiguro pelo Nobel

Kazuo Ishiguro é britânico mas nasceu em Nagasaki. O seu Nobel da Literatura está a fazer capas de jornais e e aberturas de noticiários no Japão.
Literatura

"Os Despojos do Dia" mudou a vida a Jeff Bezos

139
Hoje, muitos dirão que gostam de Ishiguro. Amanhã, se calhar ainda mais. Mas ontem já havia um que gostava mesmo: Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo que se inspirou no Nobel da Literatura.
Livros

Ishiguro: o Nobel pop que não canta mas cumpre

153
Más notícias para Chico Buarque ou Neil Young. Boas novas para quem privilegia o formato livro. Mas se era para dar o Nobel da Literatura a um inglês, que tal outros nomes? Pedro Vieira dá umas dicas.
Nobel da Literatura

O que pode ler de Kazuo Ishiguro em português

150
"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
Livros

Nobel para Kazuo Ishiguro, pela "força emocional"

709
Nasceu no Japão mas cresceu como inglês. O nome escolhido pela academia sueca foi anunciado esta quinta feira, em Estocolmo, e é o autor de livros como "O Despojos do Dia" ou "Nunca me Deixes".
Literatura

Nobel. Autores " tradicionais" dominam apostas

552
Margaret Atwood, Haruki Murakami, Ngũgĩ wa Thiong’o e António Lobo Antunes são alguns dos autores mais citados para o Prémio Nobel da Literatura, a atribuir na quinta-feira.
Banda Desenhada

Turma da Mônica já tem atores para filme

206
As personagens de Maurício de Sousa vão ganhar vida num filme a ser lançado no verão de 2018. Depois de 7.000 crianças se terem candidatado, apenas quatro foram escolhidas.
Crítica de Livros

José Luís Peixoto por maus caminhos

"A um escritor tão intimista, exigia-se maior detenção nos seus próprios pensamentos. As suas causas são comuns e maçadoras", escreve Carlos Maria Bobone sobre "O Caminho Imperfeito".
Crítica de Livros

Philip Roth não é um escritor-monumento

Roth ataca todos aqueles que se escondem do mundo e que repetem que o fazem “Por Eles, Por Eles”. Aqueles que permanecem monumentos virtuosos mas mortos até ao fim, escreve João Pedro Vala.
Livros

Especial/ Como a revolução de Che foi vivida pelo irmão

451
A 9 de outubro passam 50 anos da morte de Ernesto "Che" Guevara. Antes, no dia 4, é publicado o livro de memórias "O Meu irmão Che", do qual o Observador pré-publica um excerto.
Cartoon

Tiras inesquecíveis de 53 anos de "Mafaldinha"

7.240
A Mafalda, a contestatária, obra do cartoonista argentino Quino, faz hoje 53 anos que foi lançada. Veja algumas das melhores tiras que retratam o quão a "Mafaldinha" marcou desde miúdos a graúdos
Poesia

Quem matou o poeta Luís Miguel Nava?

1.023
No tempo em que festejavam o dia dos seus anos o poeta estava vivo e escrevia imagens que explodiam os sentidos. A 29 de setembro faria 60 anos. Quem celebra, quem lê, quem procura Luís Miguel Nava?
Crítica de Livros

O corpo de Rodrigo Magalhães dá-nos baile

Em muitos aspectos, "Os Corpos" é um romance formal mas o autor consegue novas hipóteses narrativas para fazer sentido a partir de um universo meio policial, meio caótico.
Cultura

Palavra dita, lida e cantada no Festival Silêncio

Duas dezenas de lançamentos de edições independentes, concertos, uma estação de rádio temporária e vários debates compõem o Festival Silêncio, que celebra a palavra entre hoje e domingo.
Porto Editora

Meninas e meninos. Os argumentos da Porto Editora

816
Os livros foram feitos por mulheres, as atividades são semelhantes e, segundo a análise feita pela Porto Editora, há mais exercícios difíceis para as meninas. CIG "lamenta a decisão".
Livros

A poesia que continua a crescer na clandestinidade

338
A poesia continua a mexer entre as novas gerações. Lemos o sétimo número da Apócrifa e fizemos uma visita às Terças de Poesia Clandestina, que agora estão no Desterro. Hoje há mais uma edição: a 73.
Crítica de Livros

O primeiro romance policial americano

Miguel Freitas da Costa regressa a O Caso da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green. E a versão portuguesa tem a singularidade de ter sido feita em parte (cerca de um terço) por Fernando Pessoa.
Lançamentos

As histórias "inacreditáveis" de um advogado

127
O livro "Somente a Verdade", de José Paulo Cavalcanti, autor da famosa biografia de Pessoa, reúne algumas histórias que passaram pelo seu escritório de advogado, sobre Sanchos, Quixotes e canibais.
Livros

Agostinho da Silva, o português errante

983
No CCB, em Lisboa, assinala-se este domingo o Dia Literário Agostinho da Silva, com um programa dedicado a uma figura singular da cultura portuguesa. Carlos Maria Bobone recorda porquê.
Livros

Nicholas Sparks também vem a Portugal

534
Depois de Dan Brown, Paul Auster ou Madonna, Portugal prepara-se para receber mais um famoso internacional: trata-se do autor best-seller Nicholas Sparks. O autor vem apresentar o seu novo romance.
Livros

Publicadas ficções inéditas de Pessoa e Ruy Belo

212
Uma série de ficções inéditas de Fernando Pessoa chega às livrarias na próxima quinta-feira, juntamente com o livro de Ruy Belo "Transporte no Tempo", que marcou o início de uma nova fase.
Livros

Judith Butler. O livro que mudou o sexo e o género

399
Já tem tradução portuguesa o livro de Judith Butler que há quase trinta anos mudou o feminismo e as minorias sexuais. “Gender Trouble” intitula-se agora “Problemas de Género". Será ainda atual?
Cultura

Sophie Hannah cancela ida a Cascais

A escritora escolhida pela família de Agatha Christie para continuar a história de Poirot cancelou a participação no Festival Internacional de Cultura, em Cascais. A organização já tem substituição.
Lançamentos

Porto Editora publica diário de Anne Frank em BD

180
Este mês, chega às livrarias a primeira adaptação de "O Diário de Anne Frank" a banda desenhada. A edição portuguesa, com chancela da Porto Editora, está disponível a partir desta quinta-feira.
Livros

A Festa do Livro de Belém está de volta

315
A "Festa do Livro de Belém", organizada pela Presidência da República e pela APEL, regressa nos dias 21 a 24 de setembro. A programação inclui, além de muitos livros, teatro e cinema.
Literatura

Fadas? Conan Doyle acreditava que existiam

Quando viu as fotografias das primas britânicas Elsie e Frances ladeadas por fadas, Conan Doyle encontrava-se a escrever um artigo sobre seres místicos. "As fotografias foram declaradas autênticas."
Alzheimer

Especial/ "Foi tão difícil que desejei a morte da minha mãe"

312
Senilidade e loucura. O novo livro de Heloisa Seixas, "O Lugar Escuro", é um relato cru e esmagador da doença que afetou a mãe da escritora: o Alzheimer que lhe levou a memória e a personalidade.
Livros

Especial/ Carrie e Harrison: os diários da princesa Leia

Chega às livrarias a 18 de setembro "Os Diários da Princesa", as memórias de Carrie Fisher sobre a rodagem do primeiro filme da saga Star Wars. O Observador faz a pré-publicação de um excerto.
Teatro

Especial/ "Ai, eu precisava agora era de ter 80 anos!"

367
Carmen Dolores, a deusa da palavra, como escreveu Luis de Oliveira Nunes, começou na rádio, paixão eterna, e seguiu depois para os palcos. Aos 93 não se sente a envelhecer. Saudades? "Só do futuro".
Livros

Especial/ As Cenas da Vida Americana de Clara Ferreira Alves

232
Jaime Nogueira Pinto escreve sobre o novo livro de Clara Ferreira Alves. São crónicas "bem escritas e bem pensadas, obrigam-nos a pensar, para concordar ou discordar". E estas são as razões.
Crítica de Livros

O sentido da vida, mas sem açúcar

Antes do filme recém-estreado em Veneza, com Robert Redford e Jane Fonda nos papéis principais, há o livro de Kent Haruf. Nuno Costa Santos diz que é uma pequena obra-prima sobre o amor e a liberdade.
Livros

Especial/ Vulgar, grandioso ou estranho: o que é o kitsch?

Chega a Portugal um ensaio pioneiro de 1925 sobre o kitsch que mantém boa parte da pertinência e cuja leitura se recomenda numa época em que o kitsch se tornou omnipresente mas nem todos o reconhecem.
Lançamentos

Os romances que Fernando Pessoa nunca acabou

365
"A Porta e Outras Ficções", o novo volume da coleção Fernando Pessoa da Assírio & Alvim, inclui os dois romances inacabados do poeta português. A edição é de Ana Maria Freitas.
Man Booker Prize

Anunciados finalistas do Man Booker Prize 2017

101
Paul Auster e George Saunders estão entre os seis finalistas do Man Booker Prize 2017. O grande vencedor é conhecido a 17 de outubro.
Hillary Clinton

Clinton quis propor um rendimento universal básico

Durante a campanha de 2016, Hillary Clinton quis criar um rendimento universal básico. A ideia partiu de um programa que existe desde 1982 no Alasca. Gostou da ideia, mas viu que "não era realista".
Livros

Man Booker Prize: quem são os favoritos?

A lista de seis finalistas do Man Booker Prize será anunciada esta quarta-feira. Colson Whitehead é um dos favoritos, mas Jon McGregor e George Saunders também devem constar da "shortlist".
Literatura

Paul Auster: “Trump quer pulverizar a América”

740
Aos 70 anos não poupa nas palavras sobre o "perigoso" Presidente americano e sempre com tempo para refletir sobre a sua obra e vida. Estivemos com o escritor no Festival Internacional de Cultura.
Igualdade de Género

Porto Editora vai "trabalhar em conjunto" com CIG

Houve uma reunião entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Porto Editora, da qual saiu um compromisso para que as duas entidades "trabalhem em conjunto" na criação de conteúdos.
Livros

Enid Blyton: à procura de tesouros em 800 livros

1.870
O primeiro número d'Os Cinco foi publicado a 11 de Setembro de 1942. 75 anos depois, a autora inglesa continua a ser uma referência. Carlos Maria Bobone lembra porquê em (só podia) cinco pontos.
Livros

"Ainda tenho pesadelos. Este livro transformou-me"

112
A vida de Han Kang mudou quando, em 2016, venceu o Man Booker International com o livro "A Vegetariana". A sul-coreana passou por Portugal para lançar "Atos Humanos", sobre um massacre na Coreia.
Vacinas

Especial/ Mário Cordeiro e a verdade e a mentira das vacinas

1.181
Diz que devia ser óbvio que as vacinas só fazem bem mas que o surto de sarampo que este ano custou a vida a uma adolescente mostrou que ainda há dúvidas. Em livro, Mário Cordeiro responde a todas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site