Economia

Bitcoin chega à alta finança. Até onde irá a febre

Porque é que a criptomoeda está a subir tanto? Ainda faz sentido saltar a bordo da "bitcoinmania"? E paga-se impostos? Perguntas e respostas sobre o que pode ser (ou ter sido) o negócio de uma vida.
CP

Estado reforça capital da CP em 418,3 milhões

O Estado aumentou o capital da CP - Comboios de Portugal em 418,3 milhões de euros. A decisão foi comunicada à CMVM esta segunda-feira.
Sonangol

Sonangol. Ex-dirigente deixa 20 milhões a estafeta

Mateus Morais de Brito foi encontrado morto em 2014. Terá deixado 20 milhões de euros ao estafeta. A família quer resgatar o dinheiro. O estafeta não manifesta intenções de o devolver.
Economia

Portugal vai devolver mais dinheiro ao FMI

415
O Tesouro pretende devolver antecipadamente ao FMI mais mil milhões de euros até final do ano. Portugal encerra assim 2017 com um total de dez mil milhões de euros reembolsados.
Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

1.810
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Mercados Financeiros

Especial/ Gurus dão até 53% em 2 anos. Estude as novas ações

Todas as dez carteiras que desenhámos seguindo os ensinamentos dos gurus de bolsa bateram os índices de ações mundiais. A melhor, que segue a estratégia de David Dreman, rendeu quase o triplo.
Eurogrupo

Especial/ Bastidores. Como Centeno ganhou o Eurogrupo

202
As tensões com a Europa. Os primeiros contactos em março. A tentativa de Moscovici entrar na corrida. A campanha portuguesa e os acordos que fizeram de Mário Centeno o novo presidente do Eurogrupo.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo deixa Marcelo preocupado 

Liderança do Eurogrupo terá consequências inevitáveis em Lisboa. Expresso conta que o Presidente está preocupado com o Orçamento do Estado para 2019 e as muitas reivindicações em ano pré-eleitoral.
Dívida Pública

"É o momento para falar na renegociação da dívida"

433
Coordenadora do BE avisa que "este é o momento político" para falar da renegociação da divida publica. Governo tem que ter a coragem de o fazer, se quer defender uma recuperação económica sustentada.
Estado

Explicador/ Contratação pública. O que vai mudar em 2018?

Os negócios realizados com entidades do setor público vão estar sujeitos a novas regras a partir de janeiro de 2018. A sociedade de advogados DLA Piper ABBC explica as alterações.

brexit

Brexit

Fatura do Brexit é de 40 a 45 mil milhões de euros

A fatura que Londres terá de pagar a Bruxelas devido ao Brexit situa-se entre os 40 e os 45 mil milhões de euros, indicou um porta-voz do governo.
Brexit

Residência, fronteira aberta e uma fatura pesada

O acordo firmado entre a Comissão Europeia e o Reino Unido garante o direito de residência para quem já o tem, não fecha a fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte, mas implica fatura por pagar.
Brexit

Bom Brexit? Nobel da Economia não está otimista 

Nobel da Economia Richard Thaler não está "otimista quanto a um bom acordo" para o Reino Unido sobre a sua saída da União Europeia. Está por definir quando custará. May deve repensar Brexit, defende.
Brexit

Setor empresarial britânico aliviado com acordo

Setor empresarial britânico expressou "alívio" com o acordo sobre o Brexit, que permite passar à segunda fase das negociações, centradas na relação comercial entre Reino Unido e a União Europeia.
Brexit

Tusk avisa. O mais difícil ainda está para vir

Presidente do Conselho Europeu advertiu que o mais difícil das negociações sobre o 'Brexit' ainda está para vir, pois "romper é difícil, mas romper e construir uma nova relação ainda é mais difícil".
Brexit

Parlamento Europeu pede avanço nas negociações

A resolução sobre o Brexit a votar na próxima semana acompanha a da Comissão Europeia na recomendação da passagem à segunda fase negocial com Londres.
Autoeuropa

Até onde pode ir braço-de-ferro na Autoeuropa

830
A fábrica de Palmela sinalizou que está disposta a avançar com novos horários, mesmo sem acordo prévio dos trabalhadores. Governo admite intervir, se as partes quiserem. Próxima semana será decisiva
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos admite BFA na bolsa de Lisboa

Empresária angolana revela planos para vender em bolsa uma parte do capital do Banco do Fomento Angola, operação que pode passar por Lisboa. E quer novos investidores no banco BIC.
Fundo Monetário Internacional

FMI mais otimista alinha previsões com o Governo

O Fundo Monetário Internacional reviu em alta as previsões para o crescimento da economia, diz que as metas do défice serão alcançadas confortavelmente, mas pede ao Governo para reduzir mais a dívida.
Economia

Comissão e BCE pedem maior redução da dívida

Instituições antecipam melhorias na economia portuguesa, mas também um abrandamento no médio prazo, querem mais na redução da despesa e defendem que as poupanças devem servir para reduzir a dívida.
Economia

BCE. Juros de Portugal foram os que mais desceram

Segundo cálculos da Moody's, os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu.
Governo

Há contratos e contratos, há Mário e há Centeno

637
Vivemos tempos extraordinários. Agora os contratos são para cumprir. Em menos de dois anos, o ministro das Finanças passa de virar a página da austeridade para líder do grupo símbolo da austeridade.
Zona Euro

Economias da zona euro crescem 2,6%

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram 2,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016. Em Portugal o PIB aumentou 2,5%.
Bitcoin

Bitcoin: rivais de Zuckerberg multimilionários

Os gémeos norte-americanos Tyler e Cameron Winklevoss, que acusaram Mark Zuckerberg de lhes ter roubado a ideia para o Facebook, passaram a barreira dos mil milhões de dólares em moeda virtual.
Pensões

Pensionistas recebem metade do subsídio de Natal

Depois de quatro anos a receberem a remuneração em duodécimos, os cerca de 2,3 milhões de pensionistas da Segurança Social recebem esta quinta-feira metade do subsídio de Natal.
Mercados Financeiros

Especial/ 2018. Ruína da bitcoin, mais 9 previsões insólitas

265
Aí está a edição de 2018 das "Previsões Insólitas" do Saxo para a economia e finanças. No ano passado, o banco previu a escalada da bitcoin – este ano poderá ser o do descalabro (e nas bolsas também).
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos abre hipermercado em Luanda

147
A empresária vai abrir o terceiro hipermercado da rede angolana "Candando". O novo espaço tem 4.300 metros quadrados e vai criar 375 postos de trabalho.
Incêndios

Benefícios para entidades de gestão florestal

O diploma vai entrar em vigor em janeiro de 2018 e tem por objetivo incentivar as entidades de gestão florestal a prevenir os incêndios e a realizar uma gestão sustentável.
Lesados do BES

Lesados do BES manifestam-se no Porto

Um grupo de lesados do BES vai manifestar-se esta quinta-feira para pedir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal e aos responsáveis do Novo Banco. O protesto está marcado para as 11h.
Parlamento

Centeno matou o diabo, mas vestiu-lhe a pele

132
A eleição de Centeno matou as referências da direita ao "diabo" e à falta de credibilidade do Governo no debate quinzenal. Mas Bruxelas não deixou de ser o "diabo" para a esquerda.
Euro

Euro cai face ao dólar após declarações de Trump

149
O euro estava a cair face ao dólar, ficando abaixo dos 1,18 dólares, pouco depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel.
Economia

Taxas máximas para créditos pessoais caem

As taxas máximas aplicáveis aos créditos pessoais vão descer no primeiro trimestre de 2018, enquanto os juros dos cartões de crédito vão subir, divulgou o Banco de Portugal.
Economia

CMVM quer envolvimento em decisões de bancos

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários considera "indispensável" o seu envolvimento em decisões de resolução de bancos, seja na "participação no órgão decisório" ou no "processo de decisão".
Eurogrupo

Os 10 trabalhos que Centeno tem pela frente

A retoma da economia europeia e o regresso da confiança à zona euro poderia dar a ilusão que Mário Centeno teria o trabalho facilitado, mas os próximos dois anos e meio serão tudo menos fáceis.
União Europeia

Comissão quer Fundo Monetário Europeu em 2019

A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira as suas propostas para o aprofundamento da União Económica e Monetária. Fundo Monetário Europeu e Ministro das Finanças do euro entre as opções.
Governo

Centeno presidente

Sendo a boa notícia de que Costa precisava há muito tempo, a eleição de Centeno poderá traduzir-se na desarticulação da «geringonça» e no início da competição entre o PSD e o CDS para se aliarem ao PS
Inovação

A empresa de robôs que nasceu de um jogo de bilhar

A INTROSYS é a vencedora do Prémio PME Inovação, divulgado esta quarta-feira. Nasceu num Portugal "sem Web Summit" no meio de um jogo de bilhar entre pai e irmãos. A partir daí, cresceu até à China.
Autoeuropa

Autoeuropa avança com novo horário de trabalho

Autoeuropa avança com novo horário de trabalho, depois da rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com os representantes dos trabalhadores.
Corrupção

Prevenção de Corrupção: atenção a ajustes diretos

107
O Conselho de Prevenção da Corrupção vai, em 2018, dar especial atenção à contratação pública e à área dos conflitos de interesses, na qual está a concluir um inquérito feito a mais de mil entidades.
Bitcoin

Bitcoin vai para bolsa e supera os 12 mil dólares

250
Bolsa de derivados de Chicago vai admitir negociação de contratos futuros de "bitcoin", como se de petróleo ou de ouro se tratasse. Com a confirmação da notícia, a "bitcoin" superou os 12 mil dólares.
Penhora

Leviatã, o fisco, o contribuinte e o seu cavaleiro

966
O Estado permite que se use a Autoridade Tributária como o Cobrador do Fraque. Na verdade é ainda pior, porque a AT tem um poder de coerção mais forte do que os tipos da máfia com um taco de beisebol.
Crédito à Habitação

Banco de Portugal pode apertar a malha ao crédito

138
No relatório sobre estabilidade financeira, o BdP anuncia que está a "ponderar" adotar medidas para levar os bancos a avaliar o melhor possível a capacidade creditícia no crédito à habitação.

BdP quer redução da dívida pública acelerada

O Banco de Portugal quer que a redução da dívida pública aconteça a uma maior velocidade. O banco central considera que a economia portuguesa continua excessivamente endividada.
IGCP

Estado adia pagamentos de dívida de 2019 e 2020

232
Operação de troca permite poupar nos juros mas, sobretudo, alongar maturidades da dívida pública e aliviar as necessidades de reembolso de dívida nos anos mais próximos.
Resolução do BES

Grandes fundos pressionam Centeno sobre Novo Banco

108
Fundos de investimento afetados por passagem de dívida para o BES mau escreveram ao novo presidente do Eurogrupo. Avisam Mário Centeno que não esqueceram os erros passados de Portugal.
Presidente do Eurogrupo

Centeno é "rato que não ruge", diz jornal alemão

2.038
Jornal Handelsblatt defende que Centeno, tal como o seu antecessor, Dijsselbloem, vai fazer aquilo que lhe mandam, nem mais nem menos. Mais importante para o euro é o próximo ministro alemão.
Eurogrupo

Centeno (o verdadeiro) já tem conta no Twitter

Depois de ter sido criada uma conta falsa em seu nome – uma conta que até tentou lançar uma notícia de que Christine Lagarde, presidente do FMI, tinha morrido – Centeno já tem conta na rede social.
Crescimento Económico

INE leva decisores a cometer erros "muito graves"

249
A economia portuguesa está a crescer sustentada na procura interna? A leitura do INE é contestada pelo Forum para a Competitividade. As exportações estarão a dar o maior contributo.
Uber

Relação declara que UBER Inc. é ilegal em Portugal

286
Depois da UBER americana recorrer, Tribunal da Relação de Lisboa reafirma decisão da 1ª Instância ao declarar a atividade da empresa em Portugal ilegal. ANTRAL congratula-se pela decisão.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site